Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de tomada 3 pinos


Akira Chung

Posts recomendados

Boa noite, eu estava querendo instalar uma tomada de 3 pinos no meu quarto para utilizar uma régua para proteção elétrica (a régua tem 3 pinos) já que uma atendente disse para mim que não era recomendável usar um T nela, mas conversando com meu pai ele me disse que o sistema elétrico aqui de casa tem apenas o "positivo" e o "negativo" então eu gostaria de saber, é possível instalar essa tomada de 3 pinos com apenas essas duas entradas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Akira Chung disse:

mas conversando com meu pai ele me disse que o sistema elétrico aqui de casa tem apenas fase terra, ou seja, não possui o neutro

Isso parece ser casa com rede elétrica de 230V.

 

Bom, se na tomada sair 2 fios e der para puxar o Terra que será um terceiro então dá para usar.

 

É bom saber se a tomada é 127 ou 230, com multímetro da para ver isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Akira Chung Bom, se seu pai tiver um multímetro, na escala onde tem mostrando 200V ou 700V seria para tomada elétrica, lá vai apresentar a tensão que sai da tomada, der 127V é Fase + Neutro.

 

Se não me engano parece que já vi falar sobre um 230V com Neutro se não me engano, mas isso faz tempo e não afirmo com certeza.

 

Mas se a tomada não tem 3 pinos, então só tem Fase e Neutro mesmo ou 2 Fases para 230V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
28 minutos atrás, Akira Chung disse:

Bom, eu refiz a pergunta ao meu pai (irei agora até corrigir o post xD) e agora ele me explicou que aqui tem o "positivo" e o "negativo" e ele não tem certeza se é terra, fase ou neutro

O "positivo" é fase e "negativo" é neutro.

26 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Se não me engano parece que já vi falar sobre um 230V com Neutro se não me engano, mas isso faz tempo e não afirmo com certeza.

Sim, existe e bastante, aqui onde eu moro em SC a maioria das cidades (ou todas) são 220v fase + neutro (fase + fase da 380v). Particularmente acho melhor assim, alem dos fios serem mais finos na instalação, nao tem aquela confusao de SP de algumas tomadas serem 220v e as outras 127v.

 

E respondendo a pergunta do topico, é sim possivel e (infelizmente) é assim na maioria das casas. O pino central da tomada seria o terra, mas como você nao tem deixe sem nada mesmo, e o fase e neutro ligue nas 2 pontas restantes, nao importa a ordem.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente estou falando errado, os mestres podem te ajudar, Akira, mas já vi gente criando um "terra" com um prego grande - acho que de uns 10cm - pregado na parede, já que não dava para aterrar do jeito certo, uma barra de cobre enfiada 2m abaixo do chão, na terra.

 

Talvez seja melhor do que deixar o pino central da tomada solto... Ou não, talvez nenhum terra seja melhor do que um terra meia boca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth @K.e.V. T.a.G Aqui onde moro (Sombrio/SC) é assim também, senão me engano no Tocantins também usam essa configuração 220V Fase + Neutro. Se essa "régua" possui varistores entre fase e terra você vai estar anulando a função dele de desviar os surtos para o terra. Porém, ainda terá a proteção dos varistores entre fase e neutro, que queimará o fusível caso haja um surto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos @Gu1426  e @K.e.V. T.a.G , obrigado pelos esclarecimentos a respeito do 220V com Fase + Neutro.

 

Eu como moro em Campinas uso tomadas de 127V, mas se não me engano consigo mudar isso entrando em contato com a distribuidora da região (CPFL).

 

Enfim, não afirmei o fator de ter 220V com Fase + Neutro porque fazia tempo que vi falar sobre o tema, e como eu não uso 220V, preferi colocar que "não afirmo com certeza", para não falar besteira e gerar discrepância, portanto nessa parte ficou meio aberto mesmo, para que alguém que use pudesse afirmar algo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Eu como moro em Campinas uso tomadas de 127V, mas se não me engano consigo mudar isso entrando em contato com a distribuidora da região (CPFL).

Não sabia que dava pra mudar isso assim, porém acredito que nem todas as companhias elétricas possam fazer isso.

 

7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Enfim, não afirmei o fator de ter 220V com Fase + Neutro porque fazia tempo que vi falar sobre o tema, e como eu não uso 220V, preferi colocar que "não afirmo com certeza", para não falar besteira e gerar discrepância, portanto nessa parte ficou meio aberto mesmo, para que alguém que use pudesse afirmar algo.

Existe tanto o que você disse 127v fase e neutro (220v trifasico), e tambem o 220v fase e neutro (380v trifasico). 

Só no brasil mesmo pra ter 2 tensoes diferentes e gerar confusao, nunca vi um pais desenvolvido ter 2 padroes de tensão igual o brasil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Eu como moro em Campinas uso tomadas de 127V, mas se não me engano consigo mudar isso entrando em contato com a distribuidora da região (CPFL).

Sim, se é 127 V fase-neutro então pode instalar mais uma fase e entre fases a tensão será 220 V. É a instalação bifásica (2 fases + neutro).

adicionado 1 minuto depois

@K.e.V. T.a.G o Brasil é meio confuso na padronização. Fruto de nossa industrialização tardia. A frequência de 60 Hz só foi padronizada na década de 1960! E existem outras tensões, menos comuns: 120/208V, 115/230 V, 127/254V e aqui em SC mesmo a eletrificação rural é em 440/220V. Neste último caso é para pode usar motores sem sobrecarregar a rede.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Não sabia que dava pra mudar isso assim

 

Existe tanto o que você disse 127v fase e neutro (220v trifasico), e tambem o 220v fase e neutro (380v trifasico). 

Só no brasil mesmo pra ter 2 tensoes diferentes e gerar confusao, nunca vi um pais desenvolvido ter 2 padroes de tensão igual o brasil.

Sobre isso da mudança parece que tem no site da distribuidora, faz tempo que vi, não mexi nisso porque a conta de luz aqui é no nome de minha avó e pra mexer em algo é um sacrificio, tanto que as contas de luz chega com vencimento tudo doido, sempre vem dia 7 ou 8, como minha esposa paga as contas então seria melhor uma data mais longa para dar tempo de ter o dinheiro e não ficar em cima, pois ela não recebe no 3º dia útil, e como é call center conta o sábado também.

 

De fato é uma grande confusão isso das tensões, na minha opinião devia colocar 220V para o pais todo, 380V vi em uma caixa de distribuição de energia no prédio de uma empresa em que trabalhei.

 

 

4 minutos atrás, Ricardov disse:

Sim, se é 127 V fase-neutro então pode instalar mais uma fase e entre fases a tensão será 220 V. É a instalação bifásica (2 fases + neutro).

Nossa, vendo assim é fácil.

 

E eu ainda iria ter resolver outros problemas para fazer isso, pois o terreno aqui é da minha avó e fica aquela confusão pra mudar algo.

 

Pra ter uma ideia mesmo eu preciso arrumar a afiação da casa onde estou, mas sempre que toca nesse assunto dá confusão.

 

Enfim, se não se importarem a gente encerra isso aqui, para não desviar o foco e nossa amiga dona do tópico não ficar confusa.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...