Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

projeto: pc 2020 (mobo, rams & gpu)


Posts recomendados

Olá pessoal, estou no projeto de montar meu primeiro pc, e tô precisando de uma ajuda!

Meu setup atual:
GPU: 1x Nv. Geforce GTX 970 Gaming
CPU: I5 4690 (SK: 1150 LGA | HD Graphics 4600)
MOBO: Gigabyte B85M-D3H
RAM: DDR3 2x8GB(Dual Channel 16GB) 1600
Power S.: Corsair CX600
HD: 1x Seagate Barracuda 1TB
SSD: 1x KINGSTON 120GB

 


[Sim, tenho um ótimo pc, porém ele esta atingindo seus 5 aninhos, então vou dar o merecido descanso e possivelmente, passar "ele" (peças), para outro dono, que fara um bom uso].

E o meu objetivo:
GPU: GTX 1070/Ti / 1080/Ti / 1660 Ti / RTX 2060 / RX 590 (Continuo minhas pesquisas de CB
CPU: Ryzen 5 3600
MOBO: B450M Steel Legend [mATX] (Em dúvida)
RAM: DDR4 2x8GB(Dual Channel 16GB) 3000/3200 [Pelas minhas pesquisas, é o que se encaixa, no melhor custo-benefício, PARA MIM]
Power S.: Corsair CX600 (Manter, porém tenho dúvida, se precisarei comprar uma 650 ou 700)
SSD: 1x Reeinno 1TB
SSD: 1x KINGSTON 120GB (Manter com OS)

CASE: Liketec STREAMER (passível de troca)


Pretendo, ir comprando as peças aos poucos, e me dar de presente, até maio de 2020.
Então, o plano é comprar a placa-mãe (gastando no máximo R$650 e podendo estourar até R$700, de acordo com o custo-benefício [abaixo a lista de "necessidades"]), comprar a CPU (essa não tem jeito, só rezando pra essa black-friday kkk), as memórias RAMs DDR4 8GB 3000/3200, e já passar minha GTX970, e começar a usar o setup NOVO, mesmo incompleto (usando meu HD e o SSD [já com o OS]). Aí, comprar o segundo SSD e trocar o HD (ou manter ele, não sei...), e por final a GPU, dependendo da economia brasileira, do ano que vem (e minha vida financeira kkk).
 

Então, sobre a placa-mãe, pelo que percebi, a favorita do pessoal, é a B450M Steel Legend, que havia sido a minha escolha, até eu começar a procurar memórias RAMs, compatíveis, o que foi um problema. Uma vez que, há poucas com 3000/3200MHz (Lista de compatibilidade).

E após olhar esse vídeo, do canal: Gamers Nexus (Vídeo).

Onde ele testa diversos RAMs, em uma Gigabyte x570 Aorus Master, e avalia que a Memória G.Skill Trident Z CL14, 3000/3200 tem o melhor CB, inclusive com OC (automático ou manual). Fui atrás, porém a Steel Legend, só tem compatibilidade com a G.Skill Trident Z NEO CL16 (F4-3200C16Q-32GTZN) | Como consta na lista de compatibilidade). Me trazendo um preço maior que a própria placa, o que me desmotivou de certa forma, mas caso estejam no seu CB, estaria disposto a fazer esse investimento, uma vez que o computador será comprado em partes. Então avaliei a "segunda" memória em melhor CB, de acordo com o vídeo (como base). As memórias Corsair Vengence, porém elas tem um "CAP" máximo de 3000MHz (de compatibilidade com a S.L.) [Caso alguém saiba, gostaria de saber, se mesmo com 3000Mhz "apenas", esse modelo compensaria]. Então visitei diversos fóruns, e li sobre as memórias ADATA (AX4U320038G16-BRZ), muito elogiadas, por funcionarem muito bem com OC, mesmo automático.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Estou procurando uma B450, como "entrada", para com um dos primeiros computadores que pretendo montar do zero.
Então, algumas que estive de olho, após muita pesquisa, foram:
- B450m HDV R4.0
- B450 PRO GAMING
- B450 TOMAHAWK ou TOMAHAWK MAX
- PRIME B450m GAMING/BR

- B450 AORUS M (mATX)

- TUF B450M PLUS GAMING (mATX/RGB).
 

DÚVIDAS:

1) Alguma dessas placas tem um desempenho maior, do que a Steel Legend, para o MEU setup, AMD?

2) Das memórias citadas, qual a melhor CB, para a Steel Legend, ou determinada MOBO, que seja melhor? Ou, qual memória teria um CB, melhor em 3000/3200MHz para a S.L.

3) Preciso comprar pasta térmica para o R5 3600, ou o cooler já acompanha? 
4) Tem algum gabinete melhor, quesito CB? (com fans integrados)

5) Vou precisar de uma fonte maior que a minha de 600W?

6) Em relação as placas de vídeo citadas, qual teria o melhor CB?

(Lembrando que quando digo Custo-Benefício, penso em um computador que possa aguentar os próximos 4 ou 5 anos)

 

°NECESSIDADES MÍNIMAS DA placa-mãe:
2 x DDR4 Slots de memória (que suportem 3000/3200mhz nativo ou OC)
1 x PCIe 3.0 (PCI_E1) (Pois pretendo ter somente uma GPU, tanto na build final)
2/3 x SATA ports
1 x M.2 slot (Key M)1 [Gostaria da opinião de vocês nessa parte também, se seria melhor, eu comprar um SSD M.2 de 1TB, ou priorizar, mais SATA SSDs, tendo uma quantidade maior, uma vez que tenho o passatempo de editar vídeos pequenos, criar músicas (o que pede algum espaço, para armazenar arquivos de "áudio"), e jogar diversos jogos, dos mais simples aos AAA.
O PLANO É: jogar FULL HD 1080P 60FPS(mínimo), ou 2.5K (que tenho uma noção básica), portanto comprar um monitor novo, pois o meu é um antigão da philips(1336x1280) de 16 ou 18 polegadas hehehe.

E determinados conectores de energia, na placa-mãe, para 2 ou 3 fans, pois pretendo comprar uma case com "tantos" fans, de acordo com as possibilidades da placa, para o melhor custo-benefício, e não deixar um "sobrando". Também, porque não aguento muito ficar limpando ele, então quero um bom airflow e filtros de pó kkk.
Desde já, agradeço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - A melhor B450 de entrada em termos de VRM é a tomahawk, o resto é meio tudo igual

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11793/placa-mãe-msi-b450-tomahawk-chipset-b450-amd-am4-atx-ddr4

 

Fonte:

 

 

2 - Quase todas as memorias de hoje sao compativeis com esses ryzen 3ª geração. Eu, de modo geral, ignoro QVL, memorias na QVL sao mais garantidas de funcionar, mas nao sao 100%, porque o controlador de memoria esta no processador, e nao na placa-mãe

Olhe por exemplo a minha mobo:

https://www.asus.com/Motherboards/ROG-STRIX-B450-F-GAMING/HelpDesk_QVL/

 

A QVL de memoria pro ryzen 2000 foi atualizada em julho de 2018, de la pra ca lançaram um monte de velocidade e modelos de memoria diferente, entao eles testaram so as memorias que estavam sendo fabricadas na epoca e que nao testaram mais depois. As fabricantes teriam de ter um time gigante so pra montar e testar todos os pentes de memorias em todas as placas maes que eles tem no inventorio e ficar atualizando mes a mes. Inviavel. Se voce for se ater a QVLs, em breve voce nao achará memorias para comprar.

 

Fique com a Gskill 3200 Cl16, eu consegui com facilidade subir pra 3600 Cl18, mas substitui a minha por outra gskill 3200 Cl 14, que subi pra 3600 Cl16. Nao senti nenhuma diferença, entao recomendo pegar as 3200 Cl16 mesmo.

 

3 - O cooler ja acompanha e vem pronto para instalar

 

4- Gabinete depende do que voce quer, RGB, vidro, quanto quer pagar, se vai usar water cooler.

 

5- 600W ja da

 

6- Melhor CB seriam as1660 ou no maximo 1660ti, mais que suficiente pra 1080p 60hz tudo no ultra. Arrisco dizer que voce roda quase tudo de hoje acima de 100fps e voce poderia pegar um monitor full hd 144hz com G-Sync

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado pela ajuda!

 

Só confirmar algumas coisas, fiquei meio receoso de por a Tomahawk na lista, por ver muitos reports de muita gente não conseguindo utilizar ela direito e sempre dando erro, mas muita gente elogiando ela também. Queria saber se você acha que vale a pena, pegar ela agora, ou esperar a versão MAX, apesar de apenas mudar a ver. da BIOS e vir com o flash, com ver. nova, certo? O que acha?

 

Eu sou iniciante em todo o quesito "computador", inclusive hoje mesmo que aprendi sobre Cas Latency, então vou confiar nos seus resultados e pegar uma G.Skill Trident 3200mhZ de CL16, mesmo. Enfim, você acha que vale a pena a empreitada de uma GTX 1660 Ti OC, e testar esse mundo de Overclock, mesmo que raso/básico?

 

Fontes:

Reddit da MSI, com alguns reports (ENG)

Canal: BATIST4 (PT-PT) | Com uma review excelente da B450 Tomahawk

Canal: Hardware Unboxed (ENG) | Com uma build, R5 3600 e B450 Tomahawk

Canal: Techquickie (ENG) | Vídeo explicativo sobre Memory Timings (Cas Latency)

 

Então, o setup "fechou" assim:
 

GPU: GTX 1660 Ti (OC?)
CPU: Ryzen 5 3600
MOBO: B450M Tomahawk
RAM: G.skill Tridentz RGB 16GB (2X8GB) DDR4 3200MHz 

Power S.: Corsair CX600
SSD: 1x Reeinno 1TB | HD: Seagate 1TB (passível de utilização)
SSD: 1x KINGSTON 120GB (Manter com OS)

CASE: Liketec STREAMER (passível de troca, mas aparentemente o melhor CB, no momento, pelos fans e RGB 🤷‍♂️)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vitor Kaefer Guttler disse:

Muito Obrigado pela ajuda!

Só confirmar algumas coisas, fiquei meio receoso de por a Tomahawk na lista, por ver muitos reports de muita gente não conseguindo utilizar ela direito e sempre dando erro, mas muita gente elogiando ela também. Queria saber se você acha que vale a pena, pegar ela agora, ou esperar a versão MAX, apesar de apenas mudar a ver. da BIOS e vir com o flash, com ver. nova, certo? O que acha?

CASE: Liketec STREAMER (passível de troca, mas aparentemente o melhor CB, no momento, pelos fans e RGB 🤷‍♂️)

 

Achei esse CASE com a frontal muito fechada, até o gabinete Wheel Jack tem mais espaço para o ar entrar na frontal

 

Com essa grana economizada pega SSD de 240GB

 

Em fóruns brasileiros muita gente também reclamou de problemas com a Tomahawk, eu também ficaria com um pé atrás

 

Complicado

 

Dentre as opções tem a gigabyte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse gabinete é bem melhor e ja vem com 4 fans, tambem nao gosto desses fechados:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11256/gabinete-gamer-cooler-master-masterbox-mb511-rgb-mid-tower-com-4-fan-black-s-fonte-mcb-b511d-kgnn-rgb

 

Quanto a placa-mãe, nao vejo problema na tomahawk, os problemas foram pra atualizar a bios assim que saiu os novos ryzen. No proprio site da terabyte diz que ja vem atualizado, mas eu trocaria a minha strix b450-f por ela sem remorso.

 

Se cabe no orçamento, eu iria na 1660ti se tivesse no maximo 1400 reais. Senao iria na 1660 convencional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Brc disse:
8 horas atrás, Brc disse:

Esse gabinete é bem melhor e ja vem com 4 fans, tambem nao gosto desses fechados:

Quanto a placa-mãe, nao vejo problema na tomahawk, os problemas foram pra atualizar a bios assim que saiu os novos ryzen. No proprio site da terabyte diz que ja vem atualizado, mas eu trocaria a minha strix b450-f por ela sem remorso.

To procurando um gabinete que não passe muito de 250~300 Reais. Ou, pegar um sem e comprar um kit de fans separado, aceito sugestões!!!

Pois é, levando em consideração que, o pessoal que entra no pc, pra falar alguma coisa sobre um produto 80%, é reclamação. E a maioria delas, foram dos gringos. Sendo que hoje em dia, vejo bem menos pessoas, reclamando dela.

Enfim, fico com os seguintes pensamentos/opções:

 

Opção 1:

GPU: GTX 1660 Ti (OC?)
CPU: Ryzen 5 3600
MOBO: B450M Tomahawk
RAM: G.skill Trident Z RGB 16GB (2X8GB) DDR4 3200MHz 

Power S.: Corsair CX600
SSD: 1x Reeinno 1TB | HD: Seagate 1TB (passível de utilização)
SSD: 1x KINGSTON 120GB (Manter com OS)

CASE: (Provavelmente Wheel Jack)

(Me jogando na confiança de que, não terei problemas, e serei feliz kkk)

 

Opção 2:

GPU: GTX 1660 Ti (OC?)
CPU: Ryzen 5 3600
MOBO: B450M Steel Legend (e esperar a possível vinda da Tomahawk MAX, pro brasil ou trocar por outra melhor, no futuro)
RAM: ADATA XPG SPECTRIX D60G RGB 16GB (2X8GB) DDR4 3200MHz 

Power S.: Corsair CX600
SSD: 1x Reeinno 1TB | HD: Seagate 1TB (passível de utilização)
SSD: 1x KINGSTON 120GB (Manter com OS)

CASE: Gabit X (com kit de fans (RGB) separados, numa "build" branca)

 

(Opção sem problemas de compatibilidade, e com um bom CB)

 

Opção 3:

GPU: GTX 1660 Ti (OC?)
CPU: Ryzen 5 3600
MOBO: B450M Steel Legend (e esperar a Tomahawk MAX, pro brasil)
RAM: G.skill Trident Z RGB 16GB (2X8GB) DDR4 3200MHz 

Power S.: Corsair CX600
SSD: 1x Reeinno 1TB | HD: Seagate 1TB (passível de utilização)
SSD: 1x KINGSTON 120GB (Manter com OS)

CASE: (?)

 

Pegar a Steel Legend, e as G.Skill Trident Z 3200MHz, que tem compatibilidade somente até 2666MHz (compatibilidade só chega nos 3200MHz na versão Trident Z NEO), para em um prazo indeterminado, substituir a placa-mãe. Sim, sou bem chato em questão do QVL, mas acredito que isso seja perfeccionismo, porém gostaria de pelo menos uma fonte que demonstra não ter problemas com essas memórias e placa, antes de realmente, pegá-los. Coisa que não encontrei.

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Vitor Kaefer Guttler disse:

To procurando um gabinete que não passe muito de 250~300 Reais. Ou, pegar um sem e comprar um kit de fans separado, aceito sugestões!!!

Pois é, levando em consideração que, o pessoal que entra no pc, pra falar alguma coisa sobre um produto 80%, é reclamação. E a maioria delas, foram dos gringos. Sendo que hoje em dia, vejo bem menos pessoas, reclamando dela.

Enfim, fico com os seguintes pensamentos/opções:

 

O que acham?

 

gabinete gabit x não possui filtro de poeria na parte frontal, wheel jack sim

 

Então nem iria no gabit X

 

Lembrando que a loja kabum não envia placa-mãe com bios atualizada para os RYZEN 3000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decidi que vou comprar um Gabinete Redragon Wheel Jack, só me falta decidir se vou pegar com ou sem fans, e pegar do Ali, ou nacional. Chegando a BF, vou esperar as promos pro R5 3600, quem sabe espero até o final do ano, e após pegar a CPU, decido qual placa e consequentemente, as memórias de acordo com a placa. Quem sabe, não dá tempo da Tomahawk MAX, chegar? heheheh

 

Caso alguém consigo provar um melhor desempenho de uma das duas placas, ou me tirar o fator medo, da Tomahawk, com provas, tanto vídeo ou texto, ficaria muito feliz em vê-las. Da mesma forma, caso alguém demonstre uma performance superior de outra placa, na "mesma" faixa de preço, preferencialmente, não passando dos R$700.

 

Caso, não haja outras discussões sobre os assuntos, esse tópico só vai ser atualizado, quando conseguir comprar o CPU, um abraço! Agradeço a ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vitor Kaefer Guttler disse:

Pessoal, os problemas com a b450 tomahawk, foram realmente, só o pessoal que, não atualizou a BIOS, antes de usar?

ou ela realmente teve mais problemas, depois de atualizar?

 

Procura no google

 

Você tem um MSI Tomahawk e um R5 3600? Chega ae

 

Acessa o primeiro link e leia tudo

 

Um rapaz disse que comprou B450M STEEL LEGEND da KABUM e funcionou com o RYZEN 5 3600

 

Tem a GIGABYTE AORUS ELITE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara, tem algumas versões que o pessoal, tá rodando liso. Já outras que dão mais problema e até diminuem o desempenho das RAMs.

Minha dúvida continua, tô pensando em procurar a versão MAX no Ali, e ver o CB, se tá muito mais caro por lá...

 

Edit: https://pt.aliexpress.com/item/33007228606.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.38ee8e23ph0Kt3&algo_pvid=2e02ff33-0e28-420d-a066-1c061d22c189&algo_expid=2e02ff33-0e28-420d-a066-1c061d22c189-0&btsid=cea185c2-8f07-44c6-9e0b-8d406d5b5ea1&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_10,searchweb201603_55

 

E aí cara... kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...