Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC GAMER de até R$5mil reais


Posts recomendados

senhores, boa tarde.

pretendo comprar um pc para jogos de até/aproximadamente r$5mil reais na black fraude. fiz esse orçamento no pichau com algumas peças que pesquisei, não incluí ssd porque ja possuo e a placa de vídeo porque ainda estou com dúvidas sobre qual modelo adquirir.

alguém pra dar uma luz?


 

citação

 

processador

amd ryzen 5 3600 hexa-core 3.6ghz (4.2ghz turbo) 35mb cache am4, yd3600bbafbox

 

placa-mãe

asus prime b450m-gaming/br ddr4 socket am4 chipset amd b450

 

hd

seagate barracuda 1tb 3.5" sata iii 6gb/s, st1000dm010

 

fonte

corsair vs650 80plus white 650w, cp-9020172

 

memoria

corsair vengeance lpx 32gb (2x16) ddr4 3200mhz preta, cmk32gx4m2b3200c16

 

gabinete

mymax galaxy mid tower led vermelho, mca-fc-ga11a/rd

 

 

image.png.f1e1c12d8e5199d2ddf1b5c9cab61074.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então você tem aproximadamente 1500 reais para a GPU, não é isso? Acredito que nessa faixa de preço compense uma RTX 2060 ou uma RX 5700 XT se você encontrá-las em promoção. Como este é o componente mais importante para você ter um bom desempenho em jogos, recomendo que redimensione seu orçamento para conseguir investir melhor nesse componente. 32 GBs de memória, por exemplo, são muito mais do que o necessário e estão consumindo uma parcela tão grande do seu orçamento que ele acabou ficando todo desequilibrado.

 

Sua escolha de fonte é superdimensionada também, e eu recomendaria 550 w já com muita folga a despeito da GPU que você optar no final.

 

Seu gabinete é de má qualidade e vai comprometer o arrefecimento dos componentes. Recomendo que procure um Thermaltake Versa J22, ou J24 ou J25, pois eles já contam com 4 coolers de boa qualidade pré-instalados, tem excelente qualidade de fabricação, e tem painel frontal em mesh que é a melhor opção para ventilação de qualidade.

 

Seu HD está com preço inflado, e é de marca ruim. Recomendo Toshiba ou Western Digital.

 

No mais, faltou um cooler de qualidade para o processador, pois o que vem com ele não é suficiente para manter bom arrefecimento durante jogos em sessões prolongadas e em ambientes quentes. Recomendo o Cooler Master Master Air MP410P ou superior. Pessoalmente estou achando o MP620P uma excelente opção pelo preço que tem custado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cliffpk

 

 Gabinete, pegue o Pichau Gadit, como ele não acompanha ventoinhas, compre um kit de 3 ventoinhas da própria Pichau também.

 

 Placa-mãe, essa tal de Asus Prime, é sem duvida uma das piores B450 que existem no mercado, como você vai comprar na Black Friday e tem um orçamento alto, recomendaria pegar uma B450 Tomahawk Max ou uma B450 Gaming Plus, são uma das melhores se não as melhores B450.

 

 Processador, se não deseja mexer em overclock ou algo do tipo pegue esse Ryzen 5 3600, do contrário, pegue o Ryzen 5 3600X que possui melhores componentes para overclock.

 

 Cooler para processador, o cooler que eu vejo o pessoal recomendar mais é o Gammax 400, eu recomendo o CoolerMaster 212 Evo Black Edition por ter um visual preto e é excelente para quem faz overclock.

 

 Memória RAM, eu achei extremamente caro esse kit de 2x16GB por quase mil reais, acredito que você encontre memórias mais baratas com essa mesma frequência, se achar uma com chip Samsung por um preço bom, mesmo que seja 2133MHz, recomenda pegar elas, pois chips da Samsung sobem overclock muito fácil, ainda mais os pentes de 4GB ou 8GB.

 

Fonte, essa fonte (VS650) é overkill para sua configuração, uma fonte de 550w como a CX550 já levaria de boa. (lembrando que quanto maior a eficiência, menor sera seu gasto com eletricidade), se achar em promoção uma 80 Plus Gold com preço bom, pegue-a, fontes com eficiência superior a 87% praticamente não esquentam e dependendo do modelo, nem se quer liga a ventoinha.

 

 Placa de vídeo, esses dias eu vi a RX 5700 XT por dois mil reais, acredito que na Black Friday fique mais barato, ela é uma das placas de vídeo mais custo benefício porque se não me engano tem desempenho superior a uma RTX 2060 Super ou uma RTX 2070. Se essa placa de vídeo não caber no seu orçamento, recomendaria a RTX 2060 ou a GTX 1660 TI que já tem desempenho de GTX 1070. (A RTX 2060 é bastante superior a GTX 1070 ou a GTX 1660 TI)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos.

@GenesisG7,

Irei usar o PC principalmente para jogos, apesar de não ser um gamer eu gostaria de ter a tranquilidade de jogar os jogos dessa geração (Red Dead Redemption, The Witcher, etc...) com boa qualidade gráfica. Irei projetar os jogos na minha TV 43" ou usar o monitor que tenho atualmente, que é de 1600x900, porque não gosto muito de monitores maiores... MAS... talvez eu o troque.

 

@William_1223 e @WOZ Dods

Retirei a fonte 650w e substitui por uma 550w, troquei tambem o HD por um Toshiba, no valor de R$248,00 e substitui o gabinete pelo Pichau Gadit, mas ainda estou em duvida pelo modelo Gadit ou pelos modelos apresentados pelo amigo Woz Dods da Thermaltake.

Sobre a placa-mãe, é mesmo uma perda comprar a Asus Prime? Porque como estou comprando em Kit estou achando o valor muito mais em conta do que comprar separadamente.

Encontrei uma RX 5700 XT por mais ou menos R$2000,00 que caberia tranquiliamente no meu orçamento... Sobre o Cooler para o processador, eu já tenho um que resfria muito bem minha configuração atual e que poderia usar, porém não lembro o nome e os dados da compra.

image.thumb.png.2d7c8167bc302a3e2d84a303fd0a86a4.png

 

Por fim a configuração nova ficou: 

image.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@cliffpk Troque essa placa-mãe por uma B450M Steel Legend, B450M Pro4 ou uma B450 Tomahawk.

Em relação a fonte, pegue uma da série CX, e não da VS. No caso, a Corsair CX550.

Não entendi o problema com o HD da Seagate, mas tudo bem. Tanto ele como o da Western Digital e esse da Toshiba irão te suprir bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, cliffpk disse:

Bom dia amigos.

@GenesisG7,

Irei usar o PC principalmente para jogos, apesar de não ser um gamer eu gostaria de ter a tranquilidade de jogar os jogos dessa geração (Red Dead Redemption, The Witcher, etc...) com boa qualidade gráfica. Irei projetar os jogos na minha TV 43" ou usar o monitor que tenho atualmente, que é de 1600x900, porque não gosto muito de monitores maiores... MAS... talvez eu o troque.

 

@William_1223 e @WOZ Dods

Retirei a fonte 650w e substitui por uma 550w, troquei tambem o HD por um Toshiba, no valor de R$248,00 e substitui o gabinete pelo Pichau Gadit, mas ainda estou em duvida pelo modelo Gadit ou pelos modelos apresentados pelo amigo Woz Dods da Thermaltake.

Sobre a placa-mãe, é mesmo uma perda comprar a Asus Prime? Porque como estou comprando em Kit estou achando o valor muito mais em conta do que comprar separadamente.

Encontrei uma RX 5700 XT por mais ou menos R$2000,00 que caberia tranquiliamente no meu orçamento... Sobre o Cooler para o processador, eu já tenho um que resfria muito bem minha configuração atual e que poderia usar, porém não lembro o nome e os dados da compra.

image.thumb.png.2d7c8167bc302a3e2d84a303fd0a86a4.png

 

Por fim a configuração nova ficou: 

image.png

 

O pichau gadit é um gabinete genérico/OEM. Nunca montei com ele por fazer questão de coisas duráveis, especialmente quando a diferença de preço é tão pequena (se comprar o versa que já vem com 4 ventoinhas RGB). Thermaltake tem mais de década de mercado, muitos produtos de alta qualidade e uma boa reputação.

 

Sobre a fonte e o HD, boas decisões.

 

Sobre a placa-mãe, depende do seu perfil. Se você curte fazer over clock e ficar fuçando nas configurações, compre uma melhor. Se você só quer instalar e jogar sem frescura, pode pegar a Asus sem medo. Durável, de boa qualidade, tem todas as expansões que você vai precisar e vai sobrar muito. A primeira Asus que montei foi no início da década passada, montei mais dezenas depois disso, nunca tive problemas.

 

Sobre o cooler de CPU, lembre-se de que seu novo processador é de uma categoria de alto desempenho, e requer bom arrefecimento para funcionar apropriadamente. Além disso, não é todo cooler que é compatível com a plataforma AM4. Ainda mantenho a recomendação do MA410P ou MA620P,  que vão deixar seu CPU rodando a baixas temperaturas sem dor de cabeça. 

 

Lembrando, as reclamações mais comuns aqui no fórum são de superaquecimento de componentes, e é o que mais reduz a vida útil de componentes, e em consequência que mais causa perda dos mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Lembrando, as reclamações mais comuns aqui no fórum são de superaquecimento de componentes, e é o que mais reduz a vida útil de componentes, e em consequência que mais causa perda dos mesmos.

Exatamente, e isso serve pra placa-mãe sem dissipador no VRM, igual essa Asus aí. Placa-mãe, recomendo no mínimo uma Biostar B350GTX ou uma Biostar B450GT3, que tem dissipador, mesmo que o R5 3600 não esquente tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GenesisG7 disse:

Exatamente, e isso serve pra placa-mãe sem dissipador no VRM, igual essa Asus aí. Placa-mãe, recomendo no mínimo uma Biostar B350GTX ou uma Biostar B450GT3, que tem dissipador, mesmo que o R5 3600 não esquente tanto.

Nunca tive problemas com placas mãe sem dissipadores nos VRM em todos os anos de trabalho na área que tenho. Não consigo entender o drama, especialmente quando se indica uma biostar, marca que já tive empilhada no meu laboratório por má qualidade de componentes e consequentemente baixa durabilidade. O site do fabricante inclusive é uma piada..  enfim, não concordo e acho q a Asus é sim um bom investimento. Como alternativa tem um modelo ótimo da gigabyte custando até menos, com a qual montei vários PCs esse ano sem problemas até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cliffpk Você colocou a RX 5700 não a RX 5700 XT, as duas tem uma diferença de desempenho muito grande, em relação a placa-mãe, B450 Asus Prime não possui dissipador de calor no VRM Asus sempre foi uma das melhores marcas de placa-mãe, porém nessa série B450 ela não fez bem. Se quiser algo barato e realmente bom, pegue a B450M-DS3H, possui dissipador de calor no VRM e aguenta um overclock leve no processador. As melhores marcas para B450 são MSI e Gigabyte, esqueça as Biostar ou Asus.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nunca tive problemas com placas mãe sem dissipadores nos VRM em todos os anos de trabalho na área que tenho. Não consigo entender o drama, especialmente quando se indica uma biostar, marca que já tive empilhada no meu laboratório por má qualidade de componentes e consequentemente baixa durabilidade. O site do fabricante inclusive é uma piada..  enfim, não concordo e acho q a Asus é sim um bom investimento. Como alternativa tem um modelo ótimo da gigabyte custando até menos, com a qual montei vários PCs esse ano sem problemas até agora.

Essa frase é inclusive usada pelo Gabriel Torres em seus vídeos. "Uso/usei e nunca tive problema. Não é porque você nunca teve problemas, que outras pessoas não irão ter. "

E não se deve comparar marcas assim, e sim os produtos delas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GenesisG7 disse:

Essa frase é inclusive usada pelo Gabriel Torres em seus vídeos. "Uso/usei e nunca tive problema. Não é porque você nunca teve problemas, que outras pessoas não irão ter. "

E não se deve comparar marcas assim, e sim os produtos delas.

Concordo que cada um tem uma experiência diferente, mas não falo como usuário, falo como técnico. Não falo dos computadores que tive, mas dos que montei, dei suporte do começo ao fim da vida útil. A frase do Gabriel Torres tem todo mérito, em especial quando se tratando com experiências individuais. Para isso temos estatísticas e seria interessante consultá-las se houver dúvidas. 

 

Seja como for, dissipador no VRM eu acho desnecessário a menos que o usuário pretenda fazer OC, e a maioria não tem tempo, saco ou sequer interesse nisso. Por isso apontei que se ele quiser OC deve investir mais na MB. 

 

No final, as pessoas querem usar o PC, e fuçar nele poucos tem tempo ou interesse.

adicionado 2 minutos depois

Ah, e realmente comparar marcas em questões de desempenho seria um enorme erro. Minha comparação, no entanto, é sobre durabilidade, e no mercado de informática a marca fala alto nesse sentido, pode ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@WOZ Dods Falei mais no sentido da durabilidade. Você também estava comparando as marcas em si, o que eu acho um pouco "desleal", visto que a Asus é a líder de mercado. Todas as empresas citadas anteriormente fabricam/fabricaram placas-mãe de alta e baixa qualidade, isso é fato. No canal BR do Peperaio mesmo tem testes que mostram a diferença de placas com um dissipador, mesmo em processadores em stock. Inclusive, tem o teste desta Asus.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, GenesisG7 disse:

@WOZ Dods Falei mais no sentido da durabilidade. Você também estava comparando as marcas em si, o que eu acho um pouco "desleal", visto que a Asus é a líder de mercado. Todas as empresas citadas anteriormente fabricam/fabricaram placas-mãe de alta e baixa qualidade, isso é fato. No canal BR do Peperaio mesmo tem testes que mostram a diferença de placas com um dissipador, mesmo em processadores em stock. Inclusive, tem o teste desta Asus.

 

Ok. Procurei benchmarks da MB, vi diferenças de frações de frame. Essa discussão está sem sentido, o que você valoriza na MB é diferente do que eu valorizo. beleza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cliffpk disse:

Por fim a configuração nova ficou: 

image.png

 

 

Se vai trocar de monitor recomendo que seja FreeSync, vai deixar seus jogos muito mais fluidos

 

Pegaria uma CX 550 ou CX 650 por causa da garantia de 5 anos

 

B450 AORUS M possui dissipador, essa B450 ASUS não

Se quer economizar na placa-mãe, essa B450 AORUS M é uma opção

Agora se quer gastar, B450M STEEL LEGEND ou B450 MSI TOMAHAWK é uma alternativa

 

Gabinete pegaria AERO COOL 500 ou Gabinete Wheel Jack ou Gabinete KAZAN

 

Recomendo que também faça orçamento em outras lojas como terabyte, talvez saia mais em conta ou frete seja menor, é bom fazer comparação para saber o que sai melhor para seu bolso

 

Pegaria o dinheiro economizado nesse gabinete e pegaria um SSD de 240GB

 

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Seja como for, dissipador no VRM eu acho desnecessário a menos que o usuário pretenda fazer OC, e a maioria não tem tempo, saco ou sequer interesse nisso. Por isso apontei que se ele quiser OC deve investir mais na MB. 

 

Sem dissipador ele vai ficar preso nos RYZEN 5, RYZEN 7 vai esquentar demais a placa-mãe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Ok. Procurei benchmarks da MB, vi diferenças de frações de frame. Essa discussão está sem sentido, o que você valoriza na MB é diferente do que eu valorizo. beleza?

Ok, mas não tô falando de frames. 

Siga o exemplo do @brender , que entende mais que eu sobre placas-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GenesisG7 disse:

Ok, mas não tô falando de frames. 

Siga o exemplo do @brender , que entende mais que eu sobre placas-mãe.

Já li o bastante sobre o assunto. Entendi bem a importância de arrefecimento dos mosfets. Continuo com a opinião de que para a maioria dos usuários não faz diferença. Considero mais importante investir em uma boa ventilação do gabinete como um todo. Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Já li o bastante sobre o assunto. Entendi bem a importância de arrefecimento dos mosfets. Continuo com a opinião de que para a maioria dos usuários não faz diferença. Considero mais importante investir em uma boa ventilação do gabinete como um todo. Ok?

 

Com um RYZEN 7 em 100% essa ventilação do gabinete não vai resolver

 

srKxkzA.jpg

 

Se o sujeito vai morrer com o RYZEN 5 na placa beleza, agora se pretender ir para um RYZEN 7 3000 ou RYZEN 7 4000 no futuro, é melhor que a placa seja com dissipador 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, brender disse:

 

Com um RYZEN 7 em 100% essa ventilação do gabinete não vai resolver

 

srKxkzA.jpg

 

Se o sujeito vai morrer com o RYZEN 5 na placa beleza, agora se pretender ir para um RYZEN 7 3000 ou RYZEN 7 4000 no futuro, é melhor que a placa seja com dissipador 

Td mundo usa Blender né? Entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @cliffpk Essa GA-AB350M-DS3H V2 que está saindo por menos de 350 reais, chega a ser melhor que qualquer placa-mãe Asus Prime B450, se quiserem saber onde eu pego essas informações <-, com um update de Bios, aguenta qualquer processador da terceira geração de Ryzens (aguenta até um overclock no Ryzen 5 3600/3600x).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, muito obrigado pelas respostas, demorei um tempo para assimilar tudo aqui.

 

@WOZ Dods

Essa GA-AB350M-DS3H esta com o valor bem em conta. Irei substituir a AsusPrime por ela, então.

Pelo que entendi, eu teria que realizar uma atualização de BIOS para rodar o RYZEN 5 3600, certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, cliffpk disse:

Pessoal, muito obrigado pelas respostas, demorei um tempo para assimilar tudo aqui.

 

@WOZ Dods

Essa GA-AB350M-DS3H esta com o valor bem em conta. Irei substituir a AsusPrime por ela, então.

Pelo que entendi, eu teria que realizar uma atualização de BIOS para rodar o RYZEN 5 3600, certo?

 

A maioria das placas mãe hoje estão vindo já atualizadas para a terceira geração. Convém manda email para a loja antes de comprar para confirmar, e se não vier pergunte se podem fazer o update pra você antes de enviar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...