Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo Mensal de energia elétrica


Posts recomendados

pessoal estou na duvida, alguém que tenha uma configuração similar a minha pode me dizer o impacto que tem na conta de luz no final do mês, vi na net que minha rtx 2080 ti tem um DTP de 250 w em pico ( pode passar disso pois o modelo da msi tem um tdp de até 300w em pico) a pergunta que fica vcs sentiram um aumento na conta de luz? se sim , de quanto? moro no rio de janeiro e a tarifa do kwh está em torno de quase 1 real, sou meio leigo nesta questão de consumo de energia e gostaria que os senhores me ajudassem a esclarecer essa duvida, desde já grato a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, davidgrungenirvana disse:

pessoal estou na duvida, alguém que tenha uma configuração similar a minha pode me dizer o impacto que tem na conta de luz no final do mês, vi na net que minha rtx 2080 ti tem um DTP de 250 w em pico ( pode passar disso pois o modelo da msi tem um tdp de até 300w em pico) a pergunta que fica vcs sentiram um aumento na conta de luz? se sim , de quanto? moro no rio de janeiro e a tarifa do kwh está em torno de quase 1 real, sou meio leigo nesta questão de consumo de energia e gostaria que os senhores me ajudassem a esclarecer essa duvida, desde já grato a todos

Isso depende de quanto você vai usar e com o que você compara, fora outros fares... Na real, não, não faz diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Isso depende de quanto você vai usar e com o que você compara, fora outros fares... Na real, não, não faz diferença.

uso + ou - entre 8 a 10 horas o pc neste mês porque estou de ferias, geralmente trabalhando uso entre 4 a 6 horas por dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, davidgrungenirvana disse:

uso + ou - entre 8 a 10 horas o pc neste mês porque estou de ferias, geralmente trabalhando uso entre 4 a 6 horas por dia

Certo, mas uma coisa é usar 8h a pico, outra é usar só vendo vídeo no youtube ou escrevendo email. No primeiro caso, o consumo é alto; no segundo, é bem pequeno.

 

E de qualquer forma, depende com o que você está comparando. Se comparar com, digamos, uma RTX 2080, o consumo vai ser maior, mas a diferença vai ser muito pouca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@davidgrungenirvana

 

O impacto depende da utilização do PC, basicamente.. Uso mais intenso, em jogos ou fazendo trabalhos pesados, vai demandar mais energia e o consumo será maior.. O mesmo PC, em situação de ver algo na internet ou editando uma planilha no Excel e coisas semelhantes, tende a consumir o mesmo que uma lâmpada..

 

Falando na situação extrema, teria de analisar o consumo de CPU e GPU, num caso de estresse maior.. O 9900K, num teste de estresse, pode chegar na casa dos 90 Watts..

 

766288289_Semttulo.thumb.png.4a708aa0508a7b15eef442ffa899a0d0.png

 

Fonte - https://www.youtube.com/watch?v=M3sNUFjV7p4&t=1491s

 

O problema é que, isso é quando a placa-mãe respeita os parâmetros de Boost da Intel.. Usualmente, não respeitam e o consumo bate nos 140 ~ 150 Watts.. Já sua placa de vídeo, imagino que seja a Gaming X Trio.. Segue

 

https://www.techpowerup.com/review/msi-geforce-rtx-2080-ti-gaming-x-trio/31.html

 

300 Watts, na média, em jogos.. Claro que, em ambos os casos, o consumo varia, dependendo da carga em um e outro.. Aí, vem uma conta de quanto tempo tempo passa no PC (em horas), multiplicado pelo consumo do PC (teria de fazer uma média), multiplicado pelo número de dias que usa o PC.. Resumindo:

 

[Tempo por dia (horas) x Dias de uso no mês x Potência do aparelho] / 1000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Certo, mas uma coisa é usar 8h a pico, outra é usar só vendo vídeo no youtube ou escrevendo email. No primeiro caso, o consumo é alto; no segundo, é bem pequeno.

 

E de qualquer forma, depende com o que você está comparando. Se comparar com, digamos, uma RTX 2080, o consumo vai ser maior, mas a diferença vai ser muito pouca.

estou comparando ao meu setup anterior onde eu tinha um placa gtx 1060 6 gb da gigabyte, ou seja mudei apenas a placa de video para um rtx 2080TI

adicionado 5 minutos depois
3 minutos atrás, RS Faria disse:

@davidgrungenirvana

 

O impacto depende da utilização do PC, basicamente.. Uso mais intenso, em jogos ou fazendo trabalhos pesados, vai demandar mais energia e o consumo será maior.. O mesmo PC, em situação de ver algo na internet ou editando uma planilha no Excel e coisas semelhantes, tende a consumir o mesmo que uma lâmpada..

 

Falando na situação extrema, teria de analisar o consumo de CPU e GPU, num caso de estresse maior.. O 9900K, num teste de estresse, pode chegar na casa dos 90 Watts..

 

766288289_Semttulo.thumb.png.4a708aa0508a7b15eef442ffa899a0d0.png

 

Fonte - https://www.youtube.com/watch?v=M3sNUFjV7p4&t=1491s

 

O problema é que, isso é quando a placa-mãe respeita os parâmetros de Boost da Intel.. Usualmente, não respeitam e o consumo bate nos 140 ~ 150 Watts.. Já sua placa de vídeo, imagino que seja a Gaming X Trio.. Segue

 

https://www.techpowerup.com/review/msi-geforce-rtx-2080-ti-gaming-x-trio/31.html

 

300 Watts, na média, em jogos.. Claro que, em ambos os casos, o consumo varia, dependendo da carga em um e outro.. Aí, vem uma conta de quanto tempo tempo passa no PC (em horas), multiplicado pelo consumo do PC (teria de fazer uma média), multiplicado pelo número de dias que usa o PC.. Resumindo:

 

[Tempo por dia (horas) x Dias de uso no mês x Potência do aparelho] / 1000

entendi , então de acordo com o site de calculo de fonte para pc minha configuração gasta em torno de 509w em pico de uso, eu uso o pc em torno de 8 a 10 horas, vamos supor que eu use o pc em pico durante 8 horas seria então 509*8*30/1000

levando em conta o preço do kwh no rio quase a 1 real daria no total de  122,16 reais por mês apenas com o pc?

adicionado 11 minutos depois
9 minutos atrás, RS Faria disse:

@davidgrungenirvana

 

O impacto depende da utilização do PC, basicamente.. Uso mais intenso, em jogos ou fazendo trabalhos pesados, vai demandar mais energia e o consumo será maior.. O mesmo PC, em situação de ver algo na internet ou editando uma planilha no Excel e coisas semelhantes, tende a consumir o mesmo que uma lâmpada..

 

Falando na situação extrema, teria de analisar o consumo de CPU e GPU, num caso de estresse maior.. O 9900K, num teste de estresse, pode chegar na casa dos 90 Watts..

 

766288289_Semttulo.thumb.png.4a708aa0508a7b15eef442ffa899a0d0.png

 

Fonte - https://www.youtube.com/watch?v=M3sNUFjV7p4&t=1491s

 

O problema é que, isso é quando a placa-mãe respeita os parâmetros de Boost da Intel.. Usualmente, não respeitam e o consumo bate nos 140 ~ 150 Watts.. Já sua placa de vídeo, imagino que seja a Gaming X Trio.. Segue

 

https://www.techpowerup.com/review/msi-geforce-rtx-2080-ti-gaming-x-trio/31.html

 

300 Watts, na média, em jogos.. Claro que, em ambos os casos, o consumo varia, dependendo da carga em um e outro.. Aí, vem uma conta de quanto tempo tempo passa no PC (em horas), multiplicado pelo consumo do PC (teria de fazer uma média), multiplicado pelo número de dias que usa o PC.. Resumindo:

 

[Tempo por dia (horas) x Dias de uso no mês x Potência do aparelho] / 1000

então chegamos a uma conclusão de meu setup com a gtx 1060 6gb consumia em pico 363w  totalizando por mes a quantia de R$ 87,20 de utilização mensal , ja com a rtx 2080ti da msi com pico de uso de 509w , consumo mensal de vai para R$ 122,16  ou seja um aumento de 35,04 mensalmente na minha conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@davidgrungenirvana

 

Como disse lá em cima, isso depende da forma como utiliza o PC.. E isso que mostrei, seria o pior cenário possível, com uso intenso de CPU e GPU.. Eu desconheço algo que faça isso, tirando alguns aplicativos de benchmark.. Imagino que não passe 8 horas fazendo isso..

 

De modo geral, o consumo é menor e teria de ser feito uma média do período em que ele fica ligado, o que é complicado.. Sites NÃO servem pra isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RS Faria disse:

@davidgrungenirvana

 

Como disse lá em cima, isso depende da forma como utiliza o PC.. E isso que mostrei, seria o pior cenário possível, com uso intenso de CPU e GPU.. Eu desconheço algo que faça isso, tirando alguns aplicativos de benchmark.. Imagino que não passe 8 horas fazendo isso..

 

De modo geral, o consumo é menor e teria de ser feito uma média do período em que ele fica ligado, o que é complicado.. Sites NÃO servem pra isso..

sim, sua explicação foi a melhor possível, entendi perfeitamente seu raciocínio tanto que os cálculos que eu postei do setup anterior e o atual são cogitados apenas no pior cenário possível ou seja estou fazendo uma estimativa em um pc sendo usado apenas em estado de pico , graças a sua explicação consegui entender , como funciona o consumo do pc entre um estado idle e um estado em "pico" obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Fácil.

Placa de vídeo: 300 Watts (média de 220 Watts)

Processador: 95 Watts (média de 70 Watts)

Monitor: 50 Watts

Demais recursos: 30 Watts

Total: 370 Watts

 

Se você jogar 10 horas por dia = 3.700 Watts

Multiplicando por 30 dias dará: 111.000 Watts

 

Se o Kw/h for R$ 1,00 então o consumo de seu PC será de R$ 111,00 por mês.

 

Nota:

Mesmo que o processador esteja em 50% de uso, não signifiica que ele esteja gastando 50% da energia, mas na média dá algo em torno de 70% talvez um pouco mais.

 

O Chrome por exemplo consegue aumentar de forma significativamente o uso da CPU sem estar rodando vídos e com vídeo o processador roda entre 60 e 80% da capacidade máxima. Então não são só os jogos que gastam energia, o chrome também gasta e muito (basta abrir o gerenciador de tarefas e ver com seus próprios olhos).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, eugeniovalenca disse:

 

Fácil.

Placa de vídeo: 300 Watts (média de 220 Watts)

Processador: 95 Watts (média de 70 Watts)

Monitor: 50 Watts

Demais recursos: 30 Watts

Total: 370 Watts

 

Se você jogar 10 horas por dia = 3.700 Watts

Multiplicando por 30 dias dará: 111.000 Watts

 

Se o Kw/h for R$ 1,00 então o consumo de seu PC será de R$ 111,00 por mês.

 

Nota:

Mesmo que o processador esteja em 50% de uso, não signifiica que ele esteja gastando 50% da energia, mas na média dá algo em torno de 70% talvez um pouco mais.

 

O Chrome por exemplo consegue aumentar de forma significativamente o uso da CPU sem estar rodando vídos e com vídeo o processador roda entre 60 e 80% da capacidade máxima. Então não são só os jogos que gastam energia, o chrome também gasta e muito (basta abrir o gerenciador de tarefas e ver com seus próprios olhos).

 

 

achei esse video tb que foi muito bem explicado colocando o consumo total de cada sistema usando as seguintes placas 2060,2070 2080 e 2080 ti 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...