Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Voltagens de Vcore e SoC corretos?(r53600)


Posts recomendados

Fala galera, tranquilo?
pra melhorar a temperatura do meu r5 3600 coloquei o processador a 1,3v a 4,0ghz e não mudei mais nada, gostaria de saber se preciso mudar alguma coisa, como por exemplo o NB/SoC, e se eu precisar mudar, como eu faço isso?
Minha placa-mãe é uma x470 gaming plus
desde já, obrigado!
segue a imagem do hwmonitor:

Hwmonitor 1.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você fez underclock para melhorar a temperatura? Não seria melhor melhorar o arrefecimento do gabinete ou colocar um cooler de maior qualidade? 

 

Reduzir a tensão, mesmo que pouco, pode deixar o CPU instável ou reduzir desproporcionalmente seu desempenho. Não recomendo a menos que você não possa melhorar o arrefecimento em hipótese alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você fez underclock para melhorar a temperatura? Não seria melhor melhorar o arrefecimento do gabinete ou colocar um cooler de maior qualidade? 

 

Reduzir a tensão, mesmo que pouco, pode deixar o CPU instável ou reduzir desproporcionalmente seu desempenho. Não recomendo a menos que você não possa melhorar o arrefecimento em hipótese alguma.

Fiz undervoltage, e coloquei as frequencias fixas
se deixar tudo no automático(stock) as tensões variam de 1,2v a 1,47v, provavelmente em stress fica em 1,35v e as frequencias em stress ficam em 3850mhz
eu comprei um deepcool gammax 400, estou esperando ele chegar, por enquanto estou com o cooler box
só queria saber se deixar em 1,3v e 4,0ghz com o nb/soc no automatico a 1,112v terá problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se passou no stress test por uns 10 minutos, não acredito que poderia ficar instável depois. 

Não há teste no mundo que garanta estabilidade em 10 minutos. Alguns pesados (y-cruncher e Prime95 por exemplo), depois de rodados por umas 2 a 3 horas, eu diria que garantem com uns 95%+ de chances de estar estável. Pra garantir 99,9% só depois de muitas horas (12~24+) e, mesmo assim, as vezes você vai pra uma aplicação do mundo real (sei lá, render ou jogo, por exemplo) e toma um tapa na cara que revela uma instabilidade que mesmo os testes de estresse não pegaram. 10 minutos garantem que o sistema está minimamente estável, mas ainda deve ter pelo menos uns 20-30% de chances de apresentar problemas em seguida.
 

1 hora atrás, xXViniciusHenriqueXx disse:

gostaria de saber se preciso mudar alguma coisa, como por exemplo o NB/SoC, e se eu precisar mudar, como eu faço isso?

Tá tudo normal. SoC levemente alto, mas pode ser que seja necessário pra deixar a RAM estável a 3200 MHz. Você pode tentar baixar um passo de cada vez e testar a estabilidade (usa o teste de memória do Prime95 por 30 minutos~1 hora de cada vez). Está em 1.112, baixa pra 1.09 e testa, 1.08 e testa e assim por diante. Quando ficar instável (tela preta, azul, congelamento ou reinício do sistema) você sobe uns 2 degraus e dá uma testada prolongada por várias horas. Acho que perto de 1.05 dá pra chegar fácil, abaixo disso é sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods gabinete é um redragon wheeljack com 3 fans frontais e 1 traseiro

adicionado 1 minuto depois
14 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não há teste no mundo que garanta estabilidade em 10 minutos. Alguns pesados (y-cruncher e Prime95 por exemplo), depois de rodados por umas 2 a 3 horas, eu diria que garantem com uns 95%+ de chances de estar estável. Pra garantir 99,9% só depois de muitas horas (12~24+) e, mesmo assim, as vezes você vai pra uma aplicação do mundo real (sei lá, render ou jogo, por exemplo) e toma um tapa na cara que revela uma instabilidade que mesmo os testes de estresse não pegaram. 10 minutos garantem que o sistema está minimamente estável, mas ainda deve ter pelo menos uns 20-30% de chances de apresentar problemas em seguida.
 

Tá tudo normal. SoC levemente alto, mas pode ser que seja necessário pra deixar a RAM estável a 3200 MHz. Você pode tentar baixar um passo de cada vez e testar a estabilidade (usa o teste de memória do Prime95 por 30 minutos~1 hora de cada vez). Está em 1.112, baixa pra 1.09 e testa, 1.08 e testa e assim por diante. Quando ficar instável (tela preta, azul, congelamento ou reinício do sistema) você sobe uns 2 degraus e dá uma testada prolongada por várias horas. Acho que perto de 1.05 dá pra chegar fácil, abaixo disso é sorte.

minhas memorias entao a 3200mhz com 1,35v t timings de 16 17 17.

Como eu diminuo o soc?

ativo o modo offset - e coloco o valor q vai diminuir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, xXViniciusHenriqueXx disse:

beleza, quando eu chegar em casa eu testo

vi num video da adrenaline o cara colocar o r5 3600 a 1,4v com 0,9 de soc

numa placa-mãe igual a minha

1.4 vai matar o seu chip. Cuidado ao seguir qualquer vídeo que encontra por aí quando o assunto é overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, xXViniciusHenriqueXx disse:

@Shaman93 pois é, por isso que coloquei o vcore em 1,3v, pois se deixar tudo no automatico o vcore varia de 1,2 a 1,47

Essa variação é normal e não prejudica o processador.
O que você não pode é fixar a tensão acima de 1.325 V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Essa variação é normal e não prejudica o processador.
O que você não pode é fixar a tensão acima de 1.325 V.

entendi, no momento esta a 1,3v a 4,0ghz
coloquei SoC a 1,03 e esta tudo bem, ainda não fiz teste de stress pois o cooler que comprei deve chegar hoje ou amanha, aí faço o teste pra ver se ta tudo ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...