Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

superaquecimento plava de vídeo rx580 8gb


Posts recomendados

Bom dia Guys!

 

Então, recentemente comprei um PC GAMER que me deu bastante dor de cabeça. Ele estava desligando sozinho sempre que abria um jogo, mesmo sendo relativamente leve. Depois de investigar e achar fielmente que era a fonte, cheguei a conclusão que era o superaquecimento da placa de vídeo RX 580 8GB XFX. Preciso investigar melhor para saber se é algum defeito dela, ou da fonte, ou se é apenas por morar numa região muito quente e abafada. Comprei um cooler meia boca, da cooler master, de entrada. Vocês acham que um water cooler ou um bom air cooler resolveria? Quando eu fico no ar condicionado, ou com a tampa aberta, não desliga. Mas sinto que preciso de algo mais potente para não me preocupar mais com isso.

 

Tem indicações de modelos/marcas, que sejam um bom custo benefício?

 

Ou vocês acham que pode ser defeito na placa? Ela chega a 80 graus no COD MW(Antes 90, e 70-75 no CS:GO). E atualmente, depois que abri, limpei, e to monitorando temperatura e não deixando o ambiente muuito quente, ela não desliga nessas temperaturas. Quando desligava, eu não sei informar as temperaturas, pois não tava monitorando, mais creio que algo em torno dos 90 ou mais graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Gabinete com frontal relativamente fechada e sem ventoinha na frente, aí complica mesmo. Tente comprar algum tipo de ventoinha para instalar na frontal, ao menos duas, provavelmente já vai ajudar, mas não sei por causa do gabinete. Não iriei indicar nenhum modelo porque não tenho certeza qual seria o melhor.

 Sobre a fan curve, tente configurar ela pelo afterburner, talvez aumentando a velocidade do cooler melhore um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Angelo Só para ter certeza. só a temperatura da placa ta alta? como ta das outras peças? e que fonte você usa? tecnicamente uma VGA é para funcionar normalmente com seu cooler padrão(ao menos com o gabinete aberto ou com um gabinete com um fluxo de ar), a menos que ela tenha algum defeito, visto que ta com essa temperatura, aparentemente pode ter sido algo na fabricação até mesmo a pasta térmica mal colocada. ja aconteceu isso comigo uma vez. de vir uma placa com pouca pasta térmica. porém só levei na loja e troquei sem falar nada :)(apenas acusei temperatura muito alta e com defeito, foi loja fisica não foi na internet). a outra veio boa.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@roberta187 Rapaz, A CPU fica no máximo em 70 Graus creio eu, preciso monitorar melhor, porém, no CS:GO,  que é onde eu mais jogo e monitoro, a GPU fica em torno de 65-70 e a CPU em torno de 55.

 

Não queria mesmo ter a dor de cabeça de enviar de volta, ainda mais torcer pela boa vontade deles de trocar, que acho bem capaz de alegarem que está perfeita. Foi na Terabyte. A instalação de Ventoinhas no Gabinete GAMDIAS ARGUES E1, seria difícil? 

 

 

adicionado 1 minuto depois

@henrique pp é o seguinte: ryzen 5 3600, rx580 8gb xfx, 16gb de ram evil potenza 3200 mhz, placa-mãe biostar b450mg (me arrependi, deveria ter pego uma melhor), cooler de entrada da cooler master, cerca de 90 reais, e fonte riotoro builder 600w.

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, roberta187 disse:

@Eduardo Angelo Só para ter certeza. só a temperatura da placa ta alta? como ta das outras peças? e que fonte você usa? tecnicamente uma VGA é para funcionar normalmente com seu cooler padrão(ao menos com o gabinete aberto ou com um gabinete com um fluxo de ar), a menos que ela tenha algum defeito, visto que ta com essa temperatura, aparentemente pode ter sido algo na fabricação até mesmo a pasta térmica mal colocada. ja aconteceu isso comigo uma vez. de vir uma placa com pouca pasta térmica. porém só levei na loja e troquei sem falar nada :)(apenas acusei temperatura muito alta e com defeito, foi loja fisica não foi na internet). a outra veio boa.

 

Uma RIOTORO BUILDER 600W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Angelo Certo, parece tudo estar ok, a fonte é boa também pelos testes que vi no teclab, mas normalmente o PC desliga por CPU com temperatura muito elevada ou por conta da fonte(só se ela veio com defeito ai no caso), porém você falou q não desliga com a tampa aberta, seu gabinete não tem cooler? é só ver o tamanho q precisa e comprar, normalmente compro doq ja vem no meu gabinete esse aqui.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1139771627-kit-3-cooler-gamer-120mm-12cm-aerocool-en51363-led-vermelho-_JM

Sobre usar water cooler, melhora sim pois em vez do vento quente ser liberado direto no seu gabinete vai ir para o radiador onde o ventilador irá joga-lo para fora (isso melhora a temperatura dentro do gabinete eu mesma ja testei isso, porém a diferença é menor se seu gabinete tem um bom fluxo de ar :)).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@roberta187 Olha, se eu for te explicar toda dor de cabeça que ele me deu... Eu imagino que a fonte pode ter danificado, até pelo fato deu ter usado um cabo com entrada inglesa que vem nela, de 125V. Sendo que minha casa é 220v. Depois de chamar um eletricista e por tomada trifásica com aterramento, troquei o cabo e comecei a usar o 220v. Mas ele so parou de reiniciar nos jogos, quando eu abri a tampa e verifiquei que a placa de vídeo estava SUPER QUENTE. Ai depois disso comecei usar uma ventilação melhor no quarto e a tampa aberta, e depois até fechei, até agora, varias horas jogadas, e nada de desligar. Na minha visão de leigo, só podia ser o superaquecimento da placa de vídeo.

 

Meu gabinete é esse aqui: https://www.gamdias.com/component/index.php/home-7/argus-e1

Pelo que vi, ele suporta entrada pra water cooler na parte de cima, e sobre instalar fans, ainda não entendo muito bem como eu instalaria. Ele vem com 1 fãn traseira apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Angelo pelo q vi sobre a ventilação seria , 3 coolers na frente jogando vento para dentro, 2 em cima jogando para fora, 1 atras jogando para fora, ele diz no manual ter 2 em baixo para o HD/SSD mas ai eu fico na duvida se é melhor ele jogando ar para baixo ou para cima, mas creio q para cima, ja q os d cima e atras estarão jogando ar para fora também. dando um total de 8 cooler como você ja tem 1 falta só 7. O objetivo é criar um fluxo de ar.

 Se a fonte estivesse danificada digamos, ela iria parar se o pc estivesse quente ou frio, pois o que ia fazer ela parar é o consumo, desde q o cooler dela esteja funcionando não á problema com a temperatura dela, só não entendo como o seu PC desliga por conta de temperatura de placa de video, tenta monitorar mais a CPU também, defeito na placa de video sei q pode fazer o PC desligar aconteceu quando minha placa velha precisou fazer Rebaling(solda das esferas no chip) mas nem fiz só comprei outra '-'.

 Só não faz sentido pois a sua é nova, sua placa de video é modelo de referencia? cooler blower(aquele q é tipo uma bolinha na ponta da placa), no geral era bom usar a garantia, isso ai ta muito estranho. na hora q forem passar um benchmark se ta com defeito ele vai desligar com certeza, porque um benchmark é bem mais pesado q jogos. 

 Precisava mesmo é ver a temperatura certinho(cpu e gpu) com certeza em um jogo mais pesado, CS nem serve para teste de GPU ao meu ver, CS aqui mal usa a placa de video ela nem esquenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, roberta187 disse:

@Eduardo Angelo pelo q vi sobre a ventilação seria , 3 coolers na frente jogando vento para dentro, 2 em cima jogando para fora, 1 atras jogando para fora, ele diz no manual ter 2 em baixo para o HD/SSD mas ai eu fico na duvida se é melhor ele jogando ar para baixo ou para cima, mas creio q para cima, ja q os d cima e atras estarão jogando ar para fora também. dando um total de 8 cooler como você ja tem 1 falta só 7. O objetivo é criar um fluxo de ar.

 Se a fonte estivesse danificada digamos, ela iria parar se o pc estivesse quente ou frio, pois o que ia fazer ela parar é o consumo, desde q o cooler dela esteja funcionando não á problema com a temperatura dela, só não entendo como o seu PC desliga por conta de temperatura de placa de video, tenta monitorar mais a CPU também, defeito na placa de video sei q pode fazer o PC desligar aconteceu quando minha placa velha precisou fazer Rebaling(solda das esferas no chip) mas nem fiz só comprei outra '-'.

 Só não faz sentido pois a sua é nova, sua placa de video é modelo de referencia? cooler blower(aquele q é tipo uma bolinha na ponta da placa), no geral era bom usar a garantia, isso ai ta muito estranho. na hora q forem passar um benchmark se ta com defeito ele vai desligar com certeza, porque um benchmark é bem mais pesado q jogos. 

 Precisava mesmo é ver a temperatura certinho(cpu e gpu) com certeza em um jogo mais pesado, CS nem serve para teste de GPU ao meu ver, CS aqui mal usa a placa de video ela nem esquenta.

Pior que eu fiz um Benchmark com um dos programas que a galera recomenda, depois de uns 5 minutos ele desligou também... Como te disse, achei suspeito de quando eu abrir o vídeo do gabinete, a placa de vídeo tá pegando fogo, e depois que fiz circular mais ar, não deu mais problema... Porém não sei até que ponto é defeito de fabrica, e até que ponto é o sistema de refrigeração do ambiente + gpu. Mas claro que pode ser a CPU também, apesar da temperatura sempre ficar em 55 graus no máximo.

Sobre modelo de referência não sei, mas pelo que pesquisei não. É modelo normal, da marca XFX. Gts Black edition. Então o que você indicaria seria por 2 ventoinhas 120mm na parte de cima? Ou um water cooler com 2 de 120? Que sairia bem mais caro né, porém... 

 

adicionado 1 minuto depois

@roberta187 também acho muito tosco no CS a temperatura chegar a 70° as s vezes, apesar de dizerem que alguns sistemas esquemas demais, as vezes o próprio calor do processador pode passar pra placa né...  CS mal usa mesmo a placa,  fortnite idem, chega em 75° as vezes, fora de nexo pra mim. Você acha que o Rma dessas empresas funciona bem? Porquê no meu ver, eles iam alegar com certeza que é problema de falta de refrigeração, e não de defeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Angelo  Vamos resolver essa bagaça agora, e vamos deixar seu computador pronto para aguentar 50ºC de temperatura do ar.

 

1º Pasta térmica de qualidade, se não usou, use.

R: recomendo pasta térmicas de maior Condutividade Térmica W/m.K > 8. Essa era uma das melhores no passado, hoje em dia já tem melhores que ela, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1177990612-pasta-termica-mx-4-arctic-cpu-ps4-gpu-4g-original-lacrada-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=e3490f13-274e-4da8-a27f-d31f804c1f43

A que e recomendo ... é essa abaixo pois é mais atual e tem Condutividade Térmica de 11 W/m.k.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1255404914-pasta-termica-master-gel-maker-nano-cooler-master-nf-_JM?quantity=1#position=4&type=item&tracking_id=284552e5-018e-4380-9123-d15968ade337

 

2º Agora vamos refrescar sua placa de vídeo (Opcional).

R: existem maneiras de ajudar a placa e ficar fria ... sim usa-se isso para jogar mais ar em cima da placa de vídeo. https://pt.aliexpress.com/item/33052192351.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.429a7128tfiiqY&algo_pvid=a69976d5-a1c5-44f5-bbd7-d58590aa9dbc&algo_expid=a69976d5-a1c5-44f5-bbd7-d58590aa9dbc-10&btsid=310678ca-108b-4e5f-bbff-a40e4054e196&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_7,searchweb201603_53

 

3º Water Cooler, (obrigatório) já tentou esfriar uma cabeça de alfinete, assim é os 7 nanômetros, quanto menor a litografia do processador, menos calor e energia ele gasta, mas mais difícil é resfria-lo, ele fica muito sensível a carga de trabalho podendo esquentar rápido e também resfriar rápido, por isso recomendo um water cooler vai manter ele mais frio para ele poder subir bem a temperatura no turbo.

R: só encontrei 2 modelos bons, a vantagem da cooler master é que já vem com a pasta térmica nano da própria empresa que é uma das melhores do mundo para pasta térmicas que não conduzem eletricidade. Assim tiras a temperatura do processador de dentro do gabinete, jogando direto para fora, faltando só mais um cooler pra retirar o ar quente da placa de vídeo.

link 1:https://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-coolermaster-masterliquid-lite120-mlw-d12m-a20pw-r1/

Link 2:https://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-pichau-gaming-aqua-120-led-branco-pgaq-01-120

 

4º Agora está na hora de ventoinhas (FANs ou Ventiladores) para resfriar o ar quente que sua placa de vídeo gera dentro do gabinete.

R: recomendo 2 de 80mm ou 2 de 120mm um jogando ar pra dentro do gabinete e outro para fora. Veja imagens delas, o mais importante na hora de compra um FAN é o Fluxo de Ar medido em CFM (quanto mais melhor) e RPM quanto menor melhor (menos barulho), na prática ignoro os RPM e olho só para o fluxo de AR que é o que mais importa (CFM).

 

120mm (12 centímetros) fan-delta-pra-gabinete-de-pc-12012025-mm

 

80mm (8 centímetros)

ventoinha-cooler-fan-80mm-12v-015a-venti

 

Compre o de 120 se couber ai afinal os de 120 pelo tamanho tam maior fluxo de ar. Indico esse:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1144635422-fan-delta-pra-gabinete-de-pc-12012025-mm-rpm4400-cfm143-_JM?searchVariation=41848192864&quantity=1&variation=41848192864#position=8&type=item&tracking_id=cbe34c8e-52e8-4dc0-9004-de06d346fc3c

 

Isso tudo deve resolver todos os seus problemas. Claro se nada ai tiver vindo com defeito, se tiver algum defeito ai esses procedimentos que citei não vão solucionar seu problema, mas se solucionar é porque não há defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Isso ai é realmente otimo para melhorar temp uso a cooler master nano também, quero comprar esses coolers para colocar em baixo da VGA, mas a minha não passa de 73°C sem cooler no gabinete(gtx 1660ti claro ela é muito mais fria q a RX580) ja comprei os coolers pro gabinete só esperando chegar.

 Motivo de achar q é defeito de fabrica, GPU consegue trabalhar até mais dos 95°C(rx580) sem desligar CPU em média 100°C , não faz sentido estar desligando no minimo era para ter apenas throttling(redução do clock).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, roberta187 disse:

@Henrique PP Isso ai é realmente otimo para melhorar temp uso a cooler master nano também, quero comprar esses coolers para colocar em baixo da VGA, mas a minha não passa de 73°C sem cooler no gabinete(gtx 1660ti claro ela é muito mais fria q a RX580) ja comprei os coolers pro gabinete só esperando chegar.

 Motivo de achar q é defeito de fabrica, GPU consegue trabalhar até mais dos 95°C(rx580) sem desligar CPU em média 100°C , não faz sentido estar desligando no minimo era para ter apenas throttling(redução do clock).

Verdade.. GPU dele era para ir até 90ºC fácil, mas RX 580 são mesmo esquentadinhas.

A minha vai e fica tão quente que chega quase queimar meu dedo quando encosto só na sua carcaça.

 

Outra possibilidade que não citei ... Pode ser o filtro de poeira da fonte de alimentação, filtro que vem com o gabinete pode estar fazendo a fonte esquentar demais e desligar, tive esse problema aqui em casa com uma fonte da Corsair quando exigia a carga máxima dela, sugiro testar a temperatura da fonte também.

adicionado 13 minutos depois

@Eduardo Angelo Acredito que posso ter descoberto o problema.... Apos tentar encontrar sua placa-mãe sem sucesso encontrei um modelo parecido... você deve ter informado o nome errado.

 

Se for esse modelohttps://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=925

ela é péssima sem dissipação nos VRMs o calor do processador jogado pelo cooler box mais o calor gerado dentro do gabinete pelo próprio VRMs e placa de vídeo e memória, somando tudo esta fazendo os VRMs perderem corrente, fazendo não conseguir alimentar o processador e provocando o desligamento do mesmo.

 

Para uma lista de boas placas-mãe sugiro consultar essa tabela, quanto mais verdinho ela tiver melhor.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1d9_E3h8bLp-TXr-0zTJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/htmlview?sle=true#gid=639584818

adicionado 15 minutos depois

OBS: sugiro fazer o procedimento citado por mim lá em cima mesmo assim, que já deve resolver o problema afinal um water cooler sempre é bom.

adicionado 26 minutos depois

OBS2: parece besteira mas .... ainda tem gente que usa estabilizador, isso é uma bomba que mata os computadores com o tempo, sugiro coloca-lo direto na tomada, ou sobre um filtro de linha de qualidade, mas jamais num estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique PP disse:

Verdade.. GPU dele era para ir até 90ºC fácil, mas RX 580 são mesmo esquentadinhas.

A minha vai e fica tão quente que chega quase queimar meu dedo quando encosto só na sua carcaça.

 

Outra possibilidade que não citei ... Pode ser o filtro de poeira da fonte de alimentação, filtro que vem com o gabinete pode estar fazendo a fonte esquentar demais e desligar, tive esse problema aqui em casa com uma fonte da Corsair quando exigia a carga máxima dela, sugiro testar a temperatura da fonte também.

adicionado 13 minutos depois

@Eduardo Angelo Acredito que posso ter descoberto o problema.... Apos tentar encontrar sua placa-mãe sem sucesso encontrei um modelo parecido... você deve ter informado o nome errado.

 

Se for esse modelohttps://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=925

ela é péssima sem dissipação nos VRMs o calor do processador jogado pelo cooler box mais o calor gerado dentro do gabinete pelo próprio VRMs e placa de vídeo e memória, somando tudo esta fazendo os VRMs perderem corrente, fazendo não conseguir alimentar o processador e provocando o desligamento do mesmo.

 

Para uma lista de boas placas-mãe sugiro consultar essa tabela, quanto mais verdinho ela tiver melhor.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1d9_E3h8bLp-TXr-0zTJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/htmlview?sle=true#gid=639584818

adicionado 15 minutos depois

OBS: sugiro fazer o procedimento citado por mim lá em cima mesmo assim, que já deve resolver o problema afinal um water cooler sempre é bom.

adicionado 26 minutos depois

OBS2: parece besteira mas .... ainda tem gente que usa estabilizador, isso é uma bomba que mata os computadores com o tempo, sugiro coloca-lo direto na tomada, ou sobre um filtro de linha de qualidade, mas jamais num estabilizador.

Amigo, muitíssimo obrigado!! Eu me arrependi muito de ter economizado nessa placa-mãe... foi o barato que sai caro. Agora terei que investir num water cooler, ou em outra placa-mãe, e a minha ficará aposentada. Agora veja, eu jogo no máximo 2 horas por dia, quando tenho tempo. E recentemente não tive mais problema com desligamento. Você acha primordial por um Water cooler, ou trocar a placa-mãe mesmo assim? Se fosse para fazer um dos procedimentos que você citou, faria qual?

Meu gabinete é o GAMDIAS ARGUS E1 MID TOWER. Ele suporta um water cooler, mais uma ou duas fãs de 120mm? Esse modelo aqui: https://www.gamdias.com/component/index.php/home-7/argus-e1

A placa-mãe é a que você citou sim.

Não uso estabilizador, e de fato o problema pode estar na placa-mãe/fonte. 

Este computador chegou sem ligar, ai levei num tecnico, ele fez os testes, e quando montou de novo, ligou. Provavelmente tinha algum componente mal encaixado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Angelo Se for o VRM , só do seu gabinete ter uma ventilação ja resolveria, mas se você quiser acabar com o problema era só colocar dissipador nele, tem para vender na internet dissipador para os mosfet.

 isso supondo q seja o vrm, ele consegue trabalhar também normalmente a 90°C até mais, e não creio q seja uma placa-mãe ruim pelas amperagens ela suporta um ryzen 3800x (sem fazer OC obvio), seu ryzen 3600 nem força os VRM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Angelo water cooler compre, ele vai jogar o ar quente para fora, como o @roberta187 disse seu VRM aguenta esse processador de boa, problema é o calor que o  processador esta jogando neles e a placa de vídeo. Do processador se resolve com o water cooler, placa de vídeo colocando um water cooler maior (240mm)  mais do que precisa, assim aumentando e muito a circulação de ar e ajuda a remover o calor que sobe da placa de vídeo, aumentando e mito o fluxo de ar.

 

https://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-cooler-master-masterliquid-240mm-ml240l-rgb-mlw-d24m-a20pc-r1

adicionado 9 minutos depois

depois disto baixa e instala o jogo stellaris, coloca galáxia gigante, coloca 10 impérios, 3 impérios caídos, quando chegar no ano 2400 ou mais na crise de fim de jogo se seu pc não desligar era isso o problema. Provável que ele queime, se tiver alguma peça com defeito esse jogo vai queima-la, acredita aconteceu comigo, mas tem de ser assim configurado o jogo como disse, assim ele vai estressar seu computador como um tudo no máximo por horas enquanto joga, quando os FPS começarem a cair, saberá que os impérios já estão bem grande e começará a travar tudo ai, sempre treva(fica congelando a tela e FPS cai para 1 mas jogo continua funcionado é só essas travadinhas jaja destrava) esse jogo com galáxia gigante e tantos impérios. Esse jogo é o teste definitivo assim podes testar todas as peças e acionar a garantia enquanto há tempo.

adicionado 13 minutos depois

https://store.steampowered.com/app/281990/Stellaris/

tenho quase todas as DLCs mas a que recomendo é a utopia e depois a segunda melhor é apocalypse, mas se for só pra testar compre sem DLC mesmo, mas sem utopia jogo é meio chato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Angelo  Adendo importante que lembrei.

 

Colocar Water cooler embora tire o calor de dentro do gabinete, faz com que o vento gerado pelo cooler box não refresque os VRMs, soluciona-se isso colocando um pequeno FAN bem em cima deles (VRM) preso com linha ou arame plastificado de pão, use barbante assim não corre o risco de conduzir eletricidade. Pode ver mais detalhes nesse vídeo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...