Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória rodando com clock baixo


Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Eu ia comprar memória de 3.600 Mhz, mas comprei a de 3.200 Mhz certificada para Ryzen 3 instalei no primeiro e no terceiro slot, configurei apenas o "profile #1 como me recomendaram e os valores indicados não deveriam ser de 3.200 Mhz ao invés de 2.400 Mhz ? Falta alterar alguma coisa, tensão, ou outra qualquer? 

 

tTGAOlb.jpg

 

GT89sEq.jpg

 

Qzoiwmv.jpg

 

NxjtlWY.jpg

 

 

A6AP90s.jpg

 

lsJRHcy.jpg

 

JkMi1c8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Angern disse:

@misterjohn você ativou o perfil xmp na bios ?

Pelo que andei vendo, XMP é para processadores Intel.

adicionado 0 minutos depois
5 horas atrás, Igor Nunes_499284 disse:

Tem que ir em AI TWEAKER e mudar a memória ram para perfil D.O.C.P(ou XMP, é a mesma coisa) 

Na imagem acima, onde consta "perfil #1" é outra coisa então?

adicionado 1 minuto depois
5 horas atrás, Genérico man disse:

Engraçado, parece que o XMP não foi aplicado, já tentou colocar os timings e a tensão manualmente?

Não saberia alterar os valores manualmente.

adicionado 2 minutos depois

Realmente alguma coisa não está de acordo, às vezes ao ligar, toca 3 bips e o pc liga mas não dá vídeo, ai eu desligo pelo botão power e ligo de novo ai funciona, na próxima vez vou no reset mas acho que isso não é normal e tem que ser sanado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fuçou na bios no modo avançado? Não conheço muito a bios da asus, mas acho válido tentar: 

- entre em modo avançado na bios;

- em "ai tweaker", clique em "Ai overclock tuner"

- selecione D.O.C.P

- verifique se a tensão da ram foi para 1.35v 

- saia da bios e salve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Genérico man disse:

Já fuçou na bios no modo avançado? Não conheço muito a bios da asus, mas acho válido tentar: 

- entre em modo avançado na bios;

- em "ai tweaker", clique em "Ai overclock tuner"

- selecione D.O.C.P

- verifique se a tensão da ram foi para 1.35v 

- saia da bios e salve.

 

Para sair toda a imagem (tv 40") a imagem sai um pouco borrada, mas acho que dá para ver, fiz as alterações, está 1,35 V li pessoas mencionando que era difícil acertar a memória para o Ryzen, mas comprei a recomendada, porque isso ocorre? O que posso fazer? Seria defeito da placa já que ela não aceita o wi-fi ? Isso também é bem comentado na rede, foi assim que  aprendi que tem que desabilitar para instalar o windows, a mesma fonte disse que era para habilitar pós instalação do windows, mas fiz isso e não adiantou.

7XY7c7k.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Mas no final, as alterações adiantaram alguma coisa? A frequência mudou no sistema operacional em programas como cpu-z?

 Achava que os problemas de memória do ryzen tinham acabado (diminuido bastante) com a terceira geração e as bios novas, já que o controlador de memória do chip tinha sido bastante melhorado.

 Já não posso te responder sobre o negócio do wi-fi, mas não acho que tem relação com o caso da ram.

adicionado 14 minutos depois

@misterjohn acabei de ver sua adição sobre os bips, como exatamente são os barulhos? São um bip longo, uma curta pause e dois curtos? Pergunto isso porque de acordo com o manual da placa isso indica erro na hora de detectar a memória, o que é meio suspeito considerando esse problema do xmp.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre os bips, vou prestar atenção, de imediato não sei dizer, mas eu tinha provisóriamente um pente da Corsair de 3.000 Mhz que era lido 2300 Mhz (não lembro exato, mas tem um post sobre isso) mas nunca "refugou" e nunca bipou, ai compro a memória que se diz certificada e acontece isso??? Será que atualizar a bios, irá ajudar alguma coisa? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Genérico man disse:

@misterjohn Se não me engano esses problemas do boost clock foram resolvidos a partir das bios com a AGESA 1.0.0.3 ABBA ou superior, basicamente todas as bios das placas mães am4 que estão disponíveis hoje, acredito eu.

Menos mal, a minha é AGESA 1.0.0.5 Combo AM410.0.3 de 08/01/2019 ....mas preciso resolver a questão da memória, mas me explique algo:

- A memória tem um clock digamos de 1.200 Mhz, para alcançar os mais altos eu tenho que mexer nos parâmetros da bios como tensão entre outros ou ela já vem pronta, assim como essa, se é de 3.200 Mhz, tem que indicar esse valor, como é isso afinal???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema, também AM4 (Ryzen 5 3600x) e MOBO da ASUS, as memorias são 2666MHz, já está selecionado o D.O.C.P na Bios, mas na CPU-Z me informa que estão trabalhando a 1333MHz. Se encontrar alguma solução, por favor poste aqui. Hoje chegando em casa vou atualizar a BIOS para ultima versão, se der certo te informo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jonnytext No sistema operacional, em programas como o CPU-Z, a velocidade da memória é indicada por sua metade, isso porque a memória é DDR o que significa Double data rate ou Taxa Dupla de Transferência, então, no seu caso, a memória está corretamente rodando em 2666 mhz, sem preocupação aí. 

 

@misterjohn Basicamente, quando você compra uma memória ram mais rápida e seleciona o perfil XMP dela ou D.O.C.P, tudo o que ocorre é a mudança de valores na bios para um valor pré determinado na memória ram, que nesse caso é o que a fabricante garante que a ram consiga alcançar. Teoricamente, só de selecionar esse D.O.C.P você já teria conseguido alcançar os 3200mhz com os timings escritos na embalagem da memória. Se a bios estivesse indicando na memória 3200 mhz e no sistema operacional você estivesse vendo ou esses 3200mhz ou 1600mhz (dependendo do programa), estaria tudo correto.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não mexi em  nada desde a última vez de acordo com as imagens abaixo, ia atualizar a bios, mas quando entrei no ambiente do set up, não sei porque o disco onde está o arquivo da bios não foi reconhecido, então acessei o windows com o intuito de copiar o arquivo para um dos que o set up lista, até reconhece todos, mas na hora de indicar o arquivo de atualização, já nesse ambiente da bios, e ai que alguns discos não são reconhecidos, mas eu reparei nos valores e vi que estavam agora marcando os 3.200 Mhz, apenas no CPUz marca 1.600 Mhz, mas como o amigo genérico disse, ele apresenta apenas metade.

Então confrontando as imagens com essas abaixo, parece que finalmente reconheceu o valor exato, por essa razão não vou mexer na bios, por enquanto vai ficar a versão que veio nela, temo que ao instalar a nova desande, então quando for realmente necessário eu altero.

 

Nos locais da imagem onde antes aparecia 2.400 Mhz, agora consta 3.200 Mhz.

 

hikIsGV.jpg

 

JC6ejeb.jpg

 

IpK0Wd6.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Genérico man disse:

Então acho que o problema foi resolvido, só relaxar por enquanto.

Em parte, agora nesse instante, liguei o pc, ficou dando os 3 bips, dois iguais e um mais long parece...então atualizei a bios, pior que estava não vai ficar, se continuar assim vou ter que desabilitar o tal profile#1, fazer o que...espero que essa atualização resolva principalmente a parte do wi-fi, não que eu vá usar agora, mas tem que funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei a bios e hoje fui ligar o pc agora à noite e em duas tentativas não ligou e apresentou os 3 bips, então desabilitei o tal profile#1 mas vou ter que usar uma memória abaixo do que ela rende? Quem pode me esclarecer isso, a AMD que fez o processador ou a Asus que fez a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Para a primeira pergunta, esse caso da memória e os bips está estranho mesmo, já tentou talvez dar uma limpada no slot da placa-mãe ou trocar as rams de lugar uma com as outras? Acho que esse caso seria ou com a asus ou com o fabricante da ram, caso o defeito seja no módulo de memória em sí.

 Para a segunda pergunta, acho que não seria por causa da memória, talvez seja o AIDA64 desatualizado mesmo (não a sua versão, mas todas elas).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Genérico man disse:

@misterjohn Para a primeira pergunta, esse caso da memória e os bips está estranho mesmo, já tentou talvez dar uma limpada no slot da placa-mãe ou trocar as rams de lugar uma com as outras? Acho que esse caso seria ou com a asus ou com o fabricante da ram, caso o defeito seja no módulo de memória em sí.

 Para a segunda pergunta, acho que não seria por causa da memória, talvez seja o AIDA64 desatualizado mesmo (não a sua versão, mas todas elas).

Limpar memórias com borracha eu faço isso desde as 8, 16, 32 Mb, etc., a primeira coisa, é básico, depois eu pego um pincel e limpo a memória para um resíduo de borracha não isolar um contato, e também passo o pincel no slot, e quando faço isso aproveito e reseto a bios, trocar de lugar também já fiz, estava no primeiro e no terceiro, coloquei no segundo e quarto e não adiantou, quanto ao Aida, acho que não tem nada a ver com isso porque foi uma das últimas coisas que eu fiz, verificar com esse programa...de qualquer forma agradeço as suas participações bem como as dos demais que aqui se manifestaram, mas eu desisti, vou procurar outra memória, não sou do tipo que aceita que coisas funcionam com jeitinho, a não ser em extrema necessidade, mas ainda assim por tempo limitado, de modo que não vou conviver com uma situação dessas de um dia liga, outro não, ai dá bip um dia, no outro nao dá, altero a bios, opera com menos frequência, essa papo não é comigo...antes de eu gastar essa moeda, meu i7 funcionava perfeitamente sem o menor indicio de mal funcionamento.

 

Obs: Quando eu habilito o profile#1 surge essa mensagem:

 

O desempenho geralmente é melhor quando o relógio da memória; FCLK é sincronização 1: 1. a estabilidade máxima do FCLK é de cerca de 1800 MHZ; o excesso de volts soc pode causar instabilidade no dispositivo Gen 4.0.

 

Original em inglês:

 

Performance is usually best when memory clock; FCLK is 1:1 sync. maximum FCLK stability is around 1800 MHZ over-volting soc may cause instability on Gen 4.0 device.

 

O que significa isso? Como realizar esse suposto procedimento para evitar a instabilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 O FCLK se refere ao timing do Infinity Fabric dos processadores da AMD. "On Ryzen systems, the latency and available bandwidth for all connected components like the DRAM controller, PCIe bus, etc. is based off the Infinity Fabric speed (FCLK). All of this occurs in an interconnect AMD calls 'Infinity Fabric.' " (Peguei isso de um manual da gigabyte).

 Ao meu entender, quando você desabilitou o perfil 1, a memória foi para 2400 mhz ou 2133 mhz, no entanto, o timing do FCLK, que deveria ser igual (ratio 1:1), permaneceu no timing da memória de 3200 mhz, então acredito que a solução seja procurar a opção do FCLK na bios (deve estar abaixo da memória na seção do "Ai tweaker") e colocar o timing das memórias agora, ou seja, se estiverem em 2400 mhz você vai lá e coloca 1200mhz, e se estiverem em 2133 mhz você coloca 1066.5

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...