Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga com cabo 12v atx conectado


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Recentemente comprei algumas peças para dar um up no meu pc, mas ao instalar as novas peças o computador não ligou mais.
Literalmente nada iniciava, apertava o botão power e nada acontecia, como se tudo estivesse morto.
Fiz vários testes e descobri que ao remover o cabo de alimentação 12v atx do processador a máquina passou a ligar normalmente, mas claro que sem funcionar nada.

Meu setup antigo era uma placa-mãe Gigabyte GA-H81M-S1, Intel Core i3 4170 e 2x4Gb de RAM 1866Mhz DDR3 HyperX Fury.
O setup novo que comprei foi uma placa-mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, um Ryzen 7 2700x e 2x8Gb de RAM 2666Mhz DDR4 também HyperX Fury.
A fonte eu mantive a mesma pois acredito que não seja necessário substituir. É uma XFX 500W XT Bronze Full Wired 80+Bronze.
Se alguém puder me ajudar o quanto antes para descobrir o que pode estar acontecendo, preciso bastante deste upgrade.
Detalhe que ao voltar o setup antigo a máquina ligou e funcionou normalmente.
Detalhe também que na antiga placa-mãe era utilizado apenas 4 pinos da alimentação 12v do processador, e nesta nova são utilizados todos os 8 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Sem chance de você ter ligado o cabo PCIe, de 8 vias também, com o exato mesmo conector, na entrada ATX???

Note que os conectores são iguais porém com polaridade invertida, um com o outro..

Se é isso você dá um curto circuito na linha de 12 Volts da fonte e não deixa ela partir. ela entra em proteção..

 

Veja que um dos conectores tem os fios amarelos no mesmo lado da presilha do conector e o outro tem os fios pretos ai na presilha.

O conector ATX correto é esse que tem os fios amarelos no mesmo lado da presilha

image.png.c20e8041aa679e9141de9e550410f6bf.png

Esse é o que deve ser ligado na placa-mãe

 

 

O conector PCIe é diferente, veja ai.. Tem os fios amarelos conectados no lado oposto ao da presilha.

 

image.png.1b91144008318cedb9cb50901b4ed5ba.png

Claro, ambos são polarizados, não deveriam entrar um no lugar do outro mas tem uns que outros que os fazem entrar, na força bruta, em qualquer buraco...  Esse último dai deve ser ligado a placa de vídeo, se ela necessitar..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...