Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu sonho é ser programador. Poderiam me indicar cursos?


Posts recomendados

Tenho 18 anos e desejo realizar faculdade de ciência da computação. O Clube do Hardware já me ajudou muito e por isso sou grato à @Gabriel Torres e aos demais membros desse maravilhoso clube.

Gostaria de pedir dicas para iniciar na carreira de programação. O máximo que fiz até o momento foi escrever "Olá mundo" em python... Rsrsrsrsrs. Poderiam me indicar cursos, o que aprender de início e como entrar no mercado e progredir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai, tudo bem? Eu faço faculdade de ciência da computação e to no sexto periodo! Eu recomendaria você começar entendendo o básico, declaração e tipo de variáveis, funções, estruturas de repetição (while, for, do while), estrutura condicionais (if else). É o básico de programação e é o que você vai usar em muitas linguagens. Eu recomendaria essa apostila em C que dois professores da minha faculdade escreveram, apesar de C não ser a melhor linguagem pra começar, acho que é bem explicada em relação a esses fatores que eu disse. Qualquer coisa só mandar mensagem.

apostila algoritmos em c

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, DanielGalhardo disse:

E ai, tudo bem? Eu faço faculdade de ciência da computação e to no sexto periodo! Eu recomendaria você começar entendendo o básico, declaração e tipo de variáveis, funções, estruturas de repetição (while, for, do while), estrutura condicionais (if else). É o básico de programação e é o que você vai usar em muitas linguagens. Eu recomendaria essa apostila em C que dois professores da minha faculdade escreveram, apesar de C não ser a melhor linguagem pra começar, acho que é bem explicada em relação a esses fatores que eu disse. Qualquer coisa só mandar mensagem.

apostila algoritmos em c

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DanielGalhardo disse:

E ai, tudo bem? Eu faço faculdade de ciência da computação e to no sexto periodo! Eu recomendaria você começar entendendo o básico, declaração e tipo de variáveis, funções, estruturas de repetição (while, for, do while), estrutura condicionais (if else). É o básico de programação e é o que você vai usar em muitas linguagens. Eu recomendaria essa apostila em C que dois professores da minha faculdade escreveram, apesar de C não ser a melhor linguagem pra começar, acho que é bem explicada em relação a esses fatores que eu disse. Qualquer coisa só mandar mensagem.

apostila algoritmos em c

Você começou na faculdade já sabendo programação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Só sei que nada sei Experimente este curso grátis para te ajudar: https://hotm.art/programar-do-zero

 

Este curso também parece ser legal: https://hotm.art/logica

 

Existem vários cursos online. O ponto principal é você decidir entre fazer ou não faculdade. Vai depender se você vai querer trabalhar em uma empresa ou por conta própria. Eu recomendaria sim você fazer uma faculdade, pois abrirá muitas portas para você no futuro.

 

Lembrando que a faculdade apenas te dá um incentivo a você estudar mais, o importante é você "correr por fora". Muita gente acha que vai "aprender tudo" na faculdade, o que não é o caso. A faculdade apenas te dá uma base, o resto é contigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Boa Tarde a todos

 

Tenho duas sugestões. 

 

Primeiro, como o @Gabriel Torres disse, pesquise muitas informações fora da faculdade (Youtube,livros).

 

Ali só ensinam o básico.

 

Trabalhar, mesmo que estágio ensina bastante também.

 

O que tem que levar em consideração, se você acha legal ficar em uma sala em frente ao computador programando o dia todo.

 

2 - O ideal para quem está começando é aprender lógica de programação .

 

Com lógica você programa em qualquer linguagem.

 

Depois que estiver bem em lógica, ai começa a pensar qual linguagem quer programar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 23/12/2019 às 14:02, LuisFGH disse:

Depois que estiver bem em lógica, ai começa a pensar qual linguagem quer programar

 

Este é um conselho de ouro para tudo relacionado à informática. É a mesma diferença entre fazer uma faculdade de design vs. "curso de Photoshop". No primeiro caso, aprende-se a teoria e, depois, você decide qual será a melhor ferramenta para trabalhar, e não o contrário.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitos recomendam o JavaScript como linguagem boa pra começar por algumas razões.

Você não precisa instalar nenhum interpretador, compilador ou IDE para usá-la. Tudo o que você precisa para programar com JavaScript já está em seu computador: um editor de texto qualquer, pode ser até o Notepad (mas recomendo o Notepad++ ou o Visual Studio Code) e um interpretador, que no caso será seu navegador de internet.

Python também é uma ótima opção.

 

Se você tiver um bom inglês, pode encontrar muito material de altíssima qualidade e gratuito. Como o The Open Source Computer Science Degree e o Academic Torrents.

adicionado 5 minutos depois

 

Adicionando mais alguma informação. Recomendo você aprender o seguinte: fundamentos de lógica, fundamentos de uma linguagem de programação, algum framework para essa linguagem, fundamentos de banco de dados relacional, algum ORM e finalmente se aprofundar na linguagem de programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...