Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 não está esquentando demais?


Posts recomendados

14 horas atrás, Brc disse:

voce fez algo que corrigiu a bomba, pois no primeiro print do aida64 mostrava apenas o Aux2 e a GPU na parte dos Coolers, agora nesse ultimo post mostra a velocidade do pump, cujo fabricante é Asetek. Por isso eu tava querendo ver a tela da bomba e a configuração da bomba na bios e nos programas hehehe

 

Mas enfim, parece que agora ta tudo normal. Parabens!

Agradeço imensamente sua participação, só queria fazer duas correções:

 

"Henrique sou um cara "de qualquer ferramenta" se estou dizendo que está com pressão suficiente é porque está, estou me baseando em dois fatos, primeiro, enrosquei até o fim com a mão,"

- Quando me referi acima que apertei os parafusos com as mãos, não mencionei que foi n a mesma "dose" de cada lado para que o bloco encostasse por igual no processador, conheço essa técnica há muito tempo, sempre apertar em cruz e aos poucos aplicando o mesmo esforço em cada lado;

 

"Mas parece que está entrando nos eixos espero, liguei o pc por volta das 16:00 hs, está 29,5ºC"

- Ao citar a temperatura de 29,5ºC esqueci de mencionar que era ambiente...aqui na baixada é soda...agora já está aqui onde fica o meu pc 28,4ºC por volta das 09:44 min., isso porque é um quarto de empregada padrão, só tem uma porta e um vitrô sendo ambos do mesmo lado, então me viro no ventilador de teto e à noite no ar condicionado, se não to ferrado com a conta de luz...kkkkk...como o cômodo faz fronteira com o corredor social do prédio, estou pensando em colocar elementos vazados para haver circulação de ar, pode ter o vento que for que aqui dentro não move uma pena.

adicionado 8 minutos depois
Em 27/12/2019 às 20:26, Brc disse:

Eu tenho a rog strix b-450f que tem a BIOS bem parecida. E configurei uma tuf x570 wifi igual a sua com um 3600 e mugen 5. Sei que o 3900x gera mais calor, mas o 3600 com mugen ficava beeem mais frio, na BIOS ficava tipo 55 graus e durante jogos pesados batia 73-75.

 

Embaixo do performance BIAS que eu queria ver, desde a parte do TPU ate a parte das tensoes.

 

Quero ver como esta configurado o CPU_FAN(que deve estar ligada a bomba do watercooler). No CPU_FAN voce tem de estar ligado como DC no maximo ou controle desligado. Queria ver o corsair link tambem, dai voce configura o pump pro maximo. 

 

Baixe esse daqui pra temperatura:

https://www.hwinfo.com/download/

 

Checa essas coisas do pump na confguração e poe no stress de novo, com print no hwinfo64

 

Estou achando que esse water ta ruim, bolha de ar ou pouco fluido. ele é antigo? como voce tirou de um lugar e pos em outro, pode ter mobilizado e prendido alguma bolha se nao tiver completamente preenchido. todo watercooler velho vai dando isso...

 

 

 

Porque pensa bem, voce tinha 82 graus no stock cooler e agora ta batendo iso fazendo nada....

 

 

Eu vou verificar isso na próxima vez que ligar o pc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Aqui até circula ar mas a única tomada especial para computador e o canto que cabe o computador aqui em casa é a parede do sol, já queimei até o ombro de ficar encostado na parede jogando e não percebi, queimadura de 1º grau, sabe vermelho dolorido, por manter meu ombro encostado numa parede de 50ºC por 1 hora.  Sei bem como o calor é mal para o computador, mas não posso ficar usando ar condicionado é muito mais caro que um ventilador então o que faço é abri a carcaça do gabinete e meter um ventilador voltado nele.

 

De qualquer forma .. que bom que solucionou. Uma coisa que ajuda muito a não ficar desmontando para limpar é compra um aspirador com soprador de ar. Vai na varanda suga a poeira grossa depois sopra a fina. O meu é um deste comprei por 100 reais na época. http://www.riparo.com.br/aspirador-soprador-de-po-portatil-750w-vh800-black-decker.html

vai precisar limpar sempre se mantiver o gabinete aberto.

 

até mais e feliz ano novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moro em um prédio de 3 andares, sendo apenas 12 aptos, todos aptos aqui ocupam o bloco pelas duas paredes laterais, então ventilação não falta, o problema é que o quarto de empregada não tem circulação porque tanto o vitrô com o a porta ficam do mesmo lado, para amenizar isso teria que colocar elementos vazados no corredor social que faz divisão com  esse quarto...enquanto na favela os caras deixam o ar condicionado ligado dia e noite porque fazem gato ou pagam taxa  simbólica e depois nós pagamos por eles e pior não podemos usar como eles dia e noite.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique PP disse:

@misterjohn  Digo o mesmo também não posso pagar por um ar condicionado, já tenho a dispersa do carro, prefiro ficar com o carro.

 

Faz como falei poe um ventilador apontado nele, deve resolver nos dias quentes.

Tem um ventilador de teto em cada cômodo, ele acaba beneficiando tudo já que o monitor, o notebook, o radio fm que eu tenho aqui, como o ambiente é pequeno  2,46 x 2.33 metros o ventilador segura a onda mas agora, às 13:23 min, está 29,7ºC

 

dxXWL4N.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Amigo, aproveita o final do ano e compra um DeepCool Maelstrom de 120T mesmo e faça o teste. Aproveite que está 150 reais (preço que não machuca ninguém) e troca. Eu vou continuar batendo o martelo que o problema é seu WC ou sua MOBO.

No máximo que dá de diferença mesmo em um 120mm e 240mm é de 2 a 5 graus.... Vale a pensa desfazer desse cara, caso seja ele o vilão da história.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você acha que o wc da Corsair esteja com defeito? Como comprovar isso? Sobre esse "cooler baratinho" está esgotado, tem até com preços menores, mas indisponível, agora valor maior tem vários...kkkkk

O que você acha do "Arnold Schwarzenegger"  Noctua de 1,320 Kg???? Dizem que não prejudica a placa-mãe, será????

 

https://www.waz.com.br/cooler-p-processador-cpu-am4-noctua-nh-d15-se-am4-114360-html/p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o D15S é melhor, da 1 grau de diferenca e tem 100% de compatibilidade com memorias RAM e GPU. Ele é mais angulado pra tras e pro lado, e tem so 1 fan.

 

Eu particularmente sou fã de air cooler, ajudam a resfriar os VRM tambem e nao tem manutencao...

 

Eu boletei o Fuma 2 na pichau e estou esperando chegar. Dai devo ficar com o noctua u12s sobrando em casa se o fuma 2 for melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn @misterjohn na verdade eu nem sei se seria o wc mesmo... Mas eu não vejo outra coisa que poderia ser... Pode talvez ser sim esse ajusto dele no processador. Porque o h60 eu já tive pra Intel, e você apertava os parafusos e parecia que estava tudo muito bem ajustado e fixado. Mas por incrível que pareça tive problemas com aquecimento também, porque ele tinha uma folga... Na verdade era um problema no projeto dele .. você podia apertar os parafusos até espanar (foi até o que aconteceu) e ele nunca ficava encostado certinho no processador... Vale a pena você pegar um já correto sem ter que fazer adaptações ...

 

Mas torno a reforçar, que valeria a pena você arrumar um medidor e medir a temperatura dos vrms dessa sua placa-mãe pra ver se não tem nada fora do normal.

adicionado 13 minutos depois

@Brc realmente existem Air coolers que são mais eficientes que wcs... Eu na verdade só peguei esse wc, porque sempre tive Air cooler hahhaa... Mas aircooler que refresca o vrm só aqueles que direcionam o ar pra placa não e? Porque esse da foto acho que não faria essa função, ele parece ter a mesma configuração do gammaxx 400.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ricardoscasado disse:

@misterjohn @misterjohn na verdade eu nem sei se seria o wc mesmo... Mas eu não vejo outra coisa que poderia ser... Pode talvez ser sim esse ajusto dele no processador. Porque o h60 eu já tive pra Intel, e você apertava os parafusos e parecia que estava tudo muito bem ajustado e fixado. Mas por incrível que pareça tive problemas com aquecimento também, porque ele tinha uma folga... Na verdade era um problema no projeto dele .. você podia apertar os parafusos até espanar (foi até o que aconteceu) e ele nunca ficava encostado certinho no processador... Vale a pena você pegar um já correto sem ter que fazer adaptações ...

 

Mas torno a reforçar, que valeria a pena você arrumar um medidor e medir a temperatura dos vrms dessa sua placa-mãe pra ver se não tem nada fora do normal.

adicionado 13 minutos depois

@Brc realmente existem Air coolers que são mais eficientes que wcs... Eu na verdade só peguei esse wc, porque sempre tive Air cooler hahhaa... Mas aircooler que refresca o vrm só aqueles que direcionam o ar pra placa não e? Porque esse da foto acho que não faria essa função, ele parece ter a mesma configuração do gammaxx 400.

Não tem como ter folga, se houvesse ao tentar deslocar o bloco para os lados ele iria demonstrar essa folga, vai por mim, usei todos os acessórios do WC originais, comprei o bracket no  exterior, apertei até o final, sempre poucas voltas e em cruz para evitar que um lado assentasse mais do que o outro e não encostasse totalmente no processador...pode ser leitura falsa, vai saber. Acho que os air cooler que tem a ventoinha em pé, acaba refrigerando um pouco o que está por baixo;

adicionado 2 minutos depois
10 horas atrás, Brc disse:

o D15S é melhor, da 1 grau de diferenca e tem 100% de compatibilidade com memorias RAM e GPU. Ele é mais angulado pra tras e pro lado, e tem so 1 fan.

 

Eu particularmente sou fã de air cooler, ajudam a resfriar os VRM tambem e nao tem manutencao...

 

Eu boletei o Fuma 2 na pichau e estou esperando chegar. Dai devo ficar com o noctua u12s sobrando em casa se o fuma 2 for melhor.

Esse D15S é compatível com AM4? Com uma ventoinha apenas irá refrigerar igual a um que tem duas?

Desculpe o desconhecimento mas o que vem a ser Fuma 2?

adicionado 25 minutos depois

Fui ver o que era esse tal de Fuma 2, é um cooler que se assemelha ao Noctua e pesa 300 gramas a menos, mas custa metade do preço, o fabricante indica que ele é compatível com AM4 mas faz uma observação sobre backplate:

 

Please note that an original backplate with screw mounting is needed for installation on mainboards with AMD sockets. Please check before buying if the backplate is fixed by screws (example)! If the backplate uses plastic-pins, mounting of this cooler is not possible.

 

http://www.scythe-eu.com/en/products/cpu-cooler/fuma2.html

 

https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-scythe-fuma-2-120mm-scfm-2000 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então você não aprova nenhum dos dois? Quando eu pesquisava para comprar o wc, mencionaram um tal de Lucifer, você conhece? Só irei trocar o meu wc se for mesmo  necessário, mas qual seria o  melhor cooler do mundo, seja air ou cooler?

O Noctua é tido como o ou um dos melhores do mercado.

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/10967/cooler-deepcool-lucifer-v2-intelam4-ryzen-verde-dpgs-mch6n-lcv2

adicionado 5 minutos depois

Seria esse o melhor do mundo? Com essas mangueirinhas não ia dar certo no meu pc, ele tem 560 mm de altura, as ventoinhas ficam presas no topo, essas estão no mesmo plano de placa-mãe ou até daria?

 

8301_99_thermaltake-floe-riing-360-tt-pr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Melhor fabricante de WC é cooler master, problema é que em pró de menos ruído todos o CFM ficava em torno dos 80 agora fica em torno dos 60, menos 20 acho isso triste antigamente eles não se preocupavam com barulho e só com o fluxo de ar...

 

Isso era porque antigamente tinha o FX-8350 e maiores que esquentavam... muito.

mas mesmo assim indico esse se precisar compra

https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/cpu-liquid-coolers/masterliquid-ml240rs-rgb/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique PP disse:

@misterjohn  Melhor fabricante de WC é cooler master, problema é que em pró de menos ruído todos o CFM ficava em torno dos 80 agora fica em torno dos 60, menos 20 acho isso triste antigamente eles não se preocupavam com barulho e só com o fluxo de ar...

 

Isso era porque antigamente tinha o FX-8350 e maiores que esquentavam... muito.

mas mesmo assim indico esse se precisar compra

https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/cpu-liquid-coolers/masterliquid-ml240rs-rgb/

 

Eu tive um air cooler dessa marca, (imagem abaixo) e não gostei nem um pouco, não baixou muito a temperatura, ainda comprei um fan extra, mesmo assim me decepcionou, não lembro detalhes, e no WC ele tem melhor desempenho?

CM-Hyper-212-EVO_19.jpg

 

Esse WC que você indicou parece bacana, podemos considerá-lo um dos melhores? Vi uma relação de temperaturas o que mais abaixava era um wc da Thermaltake, superava a todos e a relação era enorme,o que você acha?

Basta alguém indicar alguma coisa aqui tida como boa que some da praça, nesse caso ai do WC Coolermaster, mas fiz uma rapida coleta de preços e deparei com valores bem diferente, analisando melhor percebi que a referência do produto não é exatamente a mesma, ou faltam ou tem caracteres diferentes, é isso mesmo, tem vários modelos parecidos?

Listei os que eu considerei serem diferentes:

 

https://www.americanas.com.br/produto/47505758/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-rgb-mlw-d24m-a20pc-r1?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_pc_gamer&gclid=CjwKCAiA6bvwBRBbEiwAUER6JYW9gipSV-uCzAx5GSPjCwbM-Z2oD4htgUkCSn5hj6tnvYIuFNiA0hoC5wMQAvD_BwE&i=5d26a88f49f937f62592e92a&o=5bfd738aebb19ac62cf10c42&opn=YSMESP&sellerId=33723440000126&sellerid=33723440000126&wt.srch=1

 

https://www.kabum.com.br/produto/96501/watercooler-cooler-master-masterliquid-ml240r-rgb-mlx-d24m-a20pc-r1?gclid=CjwKCAiA6bvwBRBbEiwAUER6JWOeVHFMP0aN5cKxI3ScPPhNMo0Wao_cvGoGA6UWKEfEtJXqlx94eBoCXgAQAvD_BwE
 

https://www.americanas.com.br/produto/1392333022/water-cooler-masterliquid-ml240rs-240mm-rgb-mlx-s24m-a20pc-r1?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_pc_gamer&gclid=CjwKCAiA6bvwBRBbEiwAUER6JTm2Mtf2MDugvVe8tINnjT3t2mscELN5j00FoUVJU8Zo95Q2WPaq2RoC8JQQAvD_BwE&i=5dc0ec3e49f937f6255a5ea9&o=5df0f071f8e95eac3da3cfb7&opn=YSMESP&sellerId=34502907000170&sellerid=34502907000170&wt.srch=1
 

Obs: no site indicado por ti, aparece a vista explodida do cooler e notei que o motor da bomba está especificado como motor trifásico, como isso é possível se sistema trifásico é corrente alternada com 3 fases ou fios, e sabemos que no pc tudo é na base da corrente contínua, então essa tri-phase se refere a que?

CL5k3IR.jpg

 

 

Esse mané aqui que não tem cara de distribuior (estes agem assim) anuncia e não coloca preço, deve ser aquelas malas que querem mandar por e-mail:

 

 

https://www.oderco.com.br/water-cooler-masterliquid-ml240rs-240mm-rgb-mlx-s24m-a20pc-r1-30351.html

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou super-hyper-mega decepcionado com essa situação, estava feliz com o meu i7 quando resolvi retornar ao AMD depois de um Athlon 64 +4800 (acho que era isso) e também motivado por ganho de performance em vídeos, gastei grana com o Ryzen 9, placa-mãe e memória à altura do processador, mas me ao invés de ter alegrias com o resultado, só tenho lamentações, mesmo com o air cooler in box original, eu ligava o pc já marcava 49ºC, como eu tinha o wc encomendei o bracket para uso no soquete AM4, assim que chegou ao invés de ter melhores resultados parece que piorou com pode se ver na sequência dessa postagem.

Estou em um cubículo, com menos de 6m², um ar condicionado split inverter de 9.000 btus marcando 22ºC ambiente, mas parece que nada aplaca o fogo desse peste de processador.

Alguns disseram pode ser defeito na placa, pode ser no water cooler, mas o que faço, troco de placa, de wc, e se não for isso????

Agora pouco, me ausentei para fazer um lanche, demorei uns 20 minutos, deixei o pc parado sem nada aberto, quanto retornei, constatei que a temperatura havia subido a mais de 80ºC nem que seja momentâneamente, mas subiu, digo isso porque não estava esse valor antes de eu sair, estava na ordem de sessenta e poucos graus, o que também já é alto.

Não sei mais o que fazer, o water cooler está funcionando, o ar que sai no topo do gabinete é frio, porque marca esses valores???? Quando tinha o i7 durante as conversões de video, a temperatura subia beirando os 80ºC, as ventoinhas aceleravam e o ar era quente, após o final do processo tudo voltava ao normal...então devo considerar essa situação como normal do processador?

Até agora tenho passado a maior parte do tempo tentando desvendar esse mistério, não usei ainda para valer em trabalhos de vídeo...o que mais posso fazer??????

 

 

GGIXetP.jpg

 

 

cBf18Hh.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Acho que essa tri-fase ai deve sar as velocidades da bomba que resolveram falar assim.

 

Quanto ao seu cooler não está resfriando, para descartar de uma vez por todas o WC ou acusarmos de vez ele... Compre um air-cooler, mas compre um bom que seja o minimamente possível pesado, air cooler é mais fácil identificar o funcionamento. Recentemente assistindo a ultima live do TecLab, eles comentaram na live deles de 1h, o problema que o noctua e outros air cooler causam, com o peso deles eles envergam o socket do processador causando erro de memória ou qualquer coisa que o processador acesse (placa de vídeo), ai a pessoa pensa ser problema de memória ou de placa de vídeo, mas é o air cooler pesadão que estraga ou fica estragando o socket. Por isso recomendo achar um air cooler bom mas leve e eu não conheço nenhum. Mas deixo a live deles e os comentários

 

 

Esse padrão de ora esquenta ora fica normal ta estranho, sua bomba do water cooler pode estar falhando mesmo. Jeito é testar colocando um novo WC ou um air cooler. Se continuar o problema com um novo DISSIPADOR, envia o processador para RMA que ele pode ter vindo com defeito. Mas faz o que os caras do teclab disseram documenta tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é tutorial, é um filme (mais de 1 hora de duração...😁) eu acho que deveriam fazer mais vídeos e dividir os assuntos, mas voltando ao caso aqui, também temo que cooler como Noctua empenem a placa-mãe, afinal são 1.300 Kg a não ser que deixasse o pc deitado.

Vou fazer o seguinte, primeiro vou relocar o cabo do cooler tirando do CPU_FN e colocar no conector Pump se não adiantar, vou recolocar o cooler in box original, esse com as presilhas não tem como dizerem que dei apertos desproporcionais.

Obs: Estou com o pé quebrado, não posso andar, nem tocar o pé no chão, então tenho o tempo todo desse mundo para isso, é um pouco ruim para manusear o gabinete afinal são mais de 20 Kg o danado...kkkk

 

a7ADgME.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem de ter pelo menos uma ventoinha do watercooler no cpu_fan senão ele não liga. A bomba pode ligar no pump mesmo. 
 

Instalei o Fuma 2 no lugar do Noctua Nh-U12S e nos testes de stress ganhei 2 graus e jogando borderlands 3 também ganhei uns 2-3 graus. Minha temperatura em idle e no desktop está 2 ou 3 graus menor e o scythe é mais silencioso.

 

Enfim, o fuma 2 considero um custo beneficio melhor que o Noctua. Visto que custa 200 reais a menos...

 

Continuarei usando o Fuma 2 por enquanto pra ver se ele da uma assentada na pasta térmica. Depois decido com qual fico e vendo o outro no mercado livre. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Melhoras ai.

Se tiver um ar cooler antigo colocar no processador e ele baixar a temperatura, então é a bomba. pede emprestado a alguém que tenha.

 

Isso considerando que você disse que o vento tava saindo frio quando já esteve a 80ºC, então to levando em conta que a bomba está desligando por algum motivo...

 

Para ter certeza instala um ar cooler bom(pode ser pesado é temporário) emprestado ou usado do mercado livre, só pra testar, identificando a fonte do problema .... descartar se o problema é no sensor do processador ou na bomba do water cooler que não está acionando. Bom, mesmo sendo só o sensor do processador .. este nunca vai chegar no máximo dele, pois o clock é limitado pelo sensor, mesmo sendo um falso positivo (para alta temperatura).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ligar o pc, entrei na bios, marcava 49 Graus

 

feaeXqb.jpg

 

e a situação dos fans era tudo baixa

 

1eSaHKJ.jpg

 

entrei no windows, reiniciei e alterei o plug do wc de Cpu_fan para Aio_Pump, ai deu erro de cpu_fan, alternei para soquete CPU_OUT e repetiu o mesmo o mesmo erro;

 

54X0wqs.jpg

 


mas os fans do wc giravam, a mangueira de baixo estava ligeiramente quente e a de cima fria, alterei o plug do wc para CPU_FAN o pc ligou já indicando 77 Graus na bios, na verdade tava mais baixo, mas ela vai subindo com o tempo e a situação dos fans continua do mesmo modo, baixa rpm, porém as fans do wc girando o que cai a tese de que o wc só seria energizado quando o windows subisse, e a situação dos fans continua baixa rpm.

 

tXxLxBn.jpg

 

Após carregar o windows, acionei imediatamente o Core Temp e acusou 87 Graus, isso apenas com o windows carregado, antivirus e processos normais, nada mais funcionando para ocorrer isso.
psAiD34.jpg

 

Então resolvi instalar o Corsair Link, o antigo programa de monitoramento da Corsair, já que meu cooler é antigo também, e em Profile, existe tres opções, Performance, balanced e quiet, além de Manage Profiles, estava setado em balanced, ai alterei para Performance, com isso ocorreram alterações importantes sobre a temperatura

 

LoqIpc5.jpg

 

Eu já li em vários locais que tem que acessar a bios e marcar ou desmarcar a opção de deixar o cooler girar a 100 % quando usar um water cooler, só não achei isso ai mas alterei no programa da Corsair

 

Hrrb21V.jpg

 

Esse post foi feito em um rascunho primeiro depois coloquei aqui e assim que postei, acionei outra vez o core temp

 

pPzLyNf.jpg
 

Embora tenha caido bem, mas ainda assim deu pico de 69 Graus, não são tarefas muito básicas para ocorrer isso?

 

Obs: Temperaturas em graus Celsious.

 

O que acham disso???????


 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Agora ta maneiro... 70ºC até 75ºC era o correto e é normal ele ter picos altos, pois como disse arquitetura de 7 nanômetros, esquenta e esfria rapidamente. Desde de que fique longe dos 90ºC, agora está muito bom as medições. Parece normal para mim, pelo menos.

 

Mantém ele assim nesse modo que parece ter resolvido, pode ser que ele tenha alguma função memória que armazenou velocidades baixas na configuração antiga, espero que seja isso. De qualquer forma com software dele ativo não deve ter mais problemas.

 

No site da AMD diz que ele suporta até 95ºC, então 70º tem uma margem ai bem grande para dias quentes.

 

"TDP / TDP Padrão: 105W"

"Temps máx: 95°C"

 

Agora não deve ter mais problemas de performance causados pela temperatura.

cpu-temperature.png

 

https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-9-3900x/19.html

10ºC a menos no WC parece normal para mim, afinal eles usaram um Noctua NH-U12 nesse teste. E os testes deles são feitos a 25ºC de temperatura do ar. Como pode ver o Ryzen 9 é esquentadinho mesmo em ralação ao outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tendo problemas de aquecimento isso com um gabinete gigantesco, com coolers de 140 mm e um wc até pouco tempo top de linha, isso com  um Ryzen, mas nas minhas pesquisas pela internet a fim de tentar algo, vejo relatos semelhantes com outros processadores, inclusive intel; já mexi na bios do pc, já alterei com ajuda do programa do wc, melhorou mas não é o modo ideal.

Tenho um notebook Sony, já abri para limpar cooler, trocar pasta, no caso é um i5 e a ventoinha é modesta e ainda refrigera indiretamente, e o espaço interno é todo preenchido com os componentes ao contrário do meu gabinete gigante.

Existe notebook com todo tipo de processadores, inclusive com Ryzen 7, acho que com 9 ainda não tem, mas logo terá e  não haverá problemas com aquecimento, seriam os processadores utilizados em notebook  terem mais tecnologia do que os empregados em desktop? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Os chips de notebook, do modo que eu entendo (e não entendo muito sobre também), são basicamente super capados se comparado as versões convencionais. 

 Como você mencionou, os chips de notebook evitam o problema de super aquecimento, mas o que acontece é que eles possuem um TDP bem mais baixo, e por consequência possuem clocks bem menores e, por enquanto, quantidade menor de núcleos e threads se comparados com as versões de desktop. Posso estar errado, mas eu não vi nenhum processador de notebook que passa dos 4,2ghz, e vejo também que nos notebooks os processadores melhorezinhos ainda são 6 núcleos / 12 threads.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...