Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte simétrica com regulador negativo


Posts recomendados

Olá pessoal, estou com um projeto de fonte simétrica e estou em dúvida se faço duas fontes (0-25V e 0-10A) positiva e faço a conexão mostrada abaixo, ou utilizo um regulador de tensão negativa como o LM337T para tal. O resultado final será o mesmo, ou cada circuito tem seus pós e contras? Abaixo seguem as imagens da conexão citada e do circuito montado com o LM317 na fonte positiva e LM337 na fonte negativa.

entrada.PNG

esquema completo.PNG

etapa negativa.PNG

etapa positiva.PNG

conexão.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa sua topologia é muito precária. A tensão de saída está fora do laço de regulação do CI. Isso vai fazer com que sua fonte tenha uma regulação péssima. Quando se quer ter fontes com o LM317 ou seus irmãos mais potentes a correta topologia para se conseguir maior corrente de saída deve ser mais ou menos assim:

 

image.png.88c318cd11101d8c891dd4f88841b984.png

 

Claro, não é preciso que ela tenha os medidores mas a topologia mais adequada deve ser equivalente a essa dai. O LM338 pode ser substituído pelo LM317.

Referência para mais informações: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, faller disse:

A tensão de saída está fora do laço de regulação do CI. Isso vai fazer com que sua fonte tenha uma regulação péssima.

Ué, mas o datasheet afirma que a tensão de saída máxima é 37V. 

 

2 horas atrás, faller disse:

mas a topologia mais adequada deve ser equivalente a essa dai

Então faltariam os diodos de proteção? Por que de resto tá praticamente igual.

datasheet.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Vitor Bergamaschi Santos disse:

Ué, mas o datasheet afirma que a tensão de saída máxima é 37V. 

Não se trata da faixa de tensão de trabalho mas sim do elo, do laço de realimentação do CI (a tensão de saída vai variar e o CI, por não estar no laço de realimentação, nem vai sentir, não vai corrigir) de modo que a tensão de saída não terá boa estabilidade..

 

Então faltariam os diodos de proteção?

Sim, faltam os diodos de proteção..

 

Por que de resto tá praticamente igual.

Se realmente pensas e vês que está praticamente igual ai a coisa fica preta...  São topologias totalmente diferentes, inclusive tanto no arranjo quanto na função dos transistores adicionais, incluso na polaridade dos mesmos. No seu esquemático usas transistores NPN enquanto na que postei usa transistores num arranjo Darlington (alto ganho) e PNP.

Quando conseguires entender como opera cada circuito verás a enorme diferença..

Procure na internet pela topologia chamada "fontes com booster de corrente".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei, 

2 horas atrás, faller disse:

Não se trata da faixa de tensão de trabalho mas sim do elo, do laço de realimentação do CI (a tensão de saída vai variar e o CI, por não estar no laço de realimentação, nem vai sentir, não vai corrigir) de modo que a tensão de saída não terá boa estabilidade..

nem sabia disso, vou refazer o circuito então, valeu pela ajuda! :D.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estive fora este fim de ano mas fui rever o circuito agora e percebi que meu projeto não era adequado para aplicação, assim só preciso de saída de tensão negativas e positivas de 24v, 12v e 5v então fiz o seguinte esquemático:

 

556822517_schemodul.PNG.73ced3d3e60fb3ddeff1d4bfb5d3b362.PNG

 

 

 

504362555_geralsche.thumb.PNG.b0b5c4ee506ae8b1c86a664418ef05ae.PNG

 

Vou precisar de cerca de 2.5A em cada saída então fiz o arranjo com os transistores tip3055 pois tenho alguns em casa e aguentam até 90W o que é mais que o necessário já que a tensão de entrada é 40v e a corrente não passará de 1.5A, assim o transistor fica com 60w em um dissipador adequado. O porém  é não entendi ainda a diferença entre o uso de PNP e NPN como faller disse, já que consultando os datasheets vi as duas aplicações.

Em 29/12/2019 às 06:36, faller disse:

Se realmente pensas e vês que está praticamente igual ai a coisa fica preta...  São topologias totalmente diferentes, inclusive tanto no arranjo quanto na função dos transistores adicionais, incluso na polaridade dos mesmos. No seu esquemático usas transistores NPN enquanto na que postei usa transistores num arranjo Darlington (alto ganho) e PNP.

Quando conseguires entender como opera cada circuito verás a enorme diferença..

 Agora estou encucado com isso, poderia me explicar melhor por favor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...