Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como recuperar a licença do Windows original em notebook?


HeeroOZ

Posts recomendados

Bom dia, meu pai levou o notebook dele em um assistência técnica e solicitou que colocassem um SSD e o windows no mesmo.

 

Agora depois de alguns meses ele veio comentar comigo que esta dando mensagem que o windows precisa ser ativado.

Foi ai que entendi a besteira que o técnico fez, ele instalou um windows qualquer e craqueou no notebook.

Até onde sei todos os note vendidos no brasil vem com windows original e a cdkey fica embutida na bios ou algo assim.

 

Como posso fazer para recuperar o windows original no note dele, de preferência sem formatar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HeeroOZ Bom dia!

Qual a versão do Windows que ele tinha antes da troca do HD?

Você só consegue ativar se for exatamente a mesma versão instalada antes.

 

Se for Windows 8.1 ou posterior, a ativação deve ser automática quando instalada a mesma versão. Se for Windows 7, pode ser que na parte de trás do notebook esteja a etiqueta do OEM com o serial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@HeeroOZ O notebook é antigo? Os modelos mais recentes têm a licença gravada na BIOS, os mais antigos não... 

 

O técnico instalou o Windows 10, certo? Basta procurar a chave de ativação do Windows que estava no notebook (colada em uma etiqueta na parte inferior ou mesmo na documentação presente junto ao manual) e ativar. Se você inserir a chave do Windows 7 ou 8.1 no Windows 10, deve funcionar. Nos últimos computadores que formatei, ativou normalmente (a Microsoft ainda está permitindo). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, KairanD disse:

@HeeroOZ O notebook é antigo? Os modelos mais recentes têm a licença gravada na BIOS, os mais antigos não... 

 

O técnico instalou o Windows 10, certo? Basta procurar a chave de ativação do Windows que estava no notebook (colada em uma etiqueta na parte inferior ou mesmo na documentação presente junto ao manual) e ativar. Se você inserir a chave do Windows 7 ou 8.1 no Windows 10, deve funcionar. Nos últimos computadores que formatei, ativou normalmente (a Microsoft ainda está permitindo). 


Um cenário que pode ocorrer, o técnico pegar essa chave e usar em outro equipamento (pessoal, de cliente, etc ...) e assim a chave estar atrelada a outro hardware. 

Anti ético, imoral e que já vi em dezenas de casos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, infelizmente grande parte dos técnicos não se preocupa com a licença do Windows. Acha que o usuário só quer a coisa funcionando e esquecem desse "pequeno" detalhe.

 

Realmente se for Windows 10, até consegue ativar com a chave do Windows 7 algumas vezes. O problema é se for Windows 7 OEM, para reinstalar pode ser um saco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cesar de Freitas Henrique

@KairanD

@Openkore

Bom, terei que olhar isso a noite, lembro que quando formatei o meu note pedi assistência da microsoft e com o uso de um programa deles foi criado um boot num pendrive e quando formato o pc a chave foi buscado automaticamente, de acordo com ele na epoca a cdkey era embutida no próprio note e este buscava quando instalado o tipo de windows correto.

 

Enfim, não vou afirmar, mas quase certeza que no note dele não tem etiqueta com a cdkey, e se tava no manual, bom já era hahahha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela sua descrição, parece o Windows 10. Esse pendrive bootável você consegue criar baixando do próprio site da Microsoft.

 

Agora, se não ativou, pode ser que o técnico realmente tenha instalado a versão errada. Se você for no menu de ativação do Windows 10, ele vai mostrar o erro que impede a ativação. Lá deve informar se é a versão incorreta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, HeeroOZ disse:

@Cesar de Freitas Henrique

@KairanD

@Openkore

Bom, terei que olhar isso a noite, lembro que quando formatei o meu note pedi assistência da microsoft e com o uso de um programa deles foi criado um boot num pendrive e quando formato o pc a chave foi buscado automaticamente, de acordo com ele na epoca a cdkey era embutida no próprio note e este buscava quando instalado o tipo de windows correto.

 

Enfim, não vou afirmar, mas quase certeza que no note dele não tem etiqueta com a cdkey, e se tava no manual, bom já era hahahha.

Notebooks com windows até o 7 vem uma etiqueta na Caixa com o serial... Esse serial é especifico pra configuração do hardware do notebook...

 

Depois do 8 fica gravado na BIOS e se for o 10 também fica associado a conta da MS se utilizar. E ai que tem a pegadinha...

 

Na reinstalação do SO, tem que ser a mesma versão, normalmente a Home Single Language... senão realmente não ativa...  o  provável é que o "técnico" não sabia disso e instalado a versão errado e crackou o windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar, se for mesmo caso de versão incorreta, você só consegue corrigir formatando mesmo, infelizmente.

Se for isso mesmo, você baixa a ferramenta no seguinte link:

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Se você tiver dificuldade na hora de criar o pendrive bootável, avisa que a gente dá uma ajuda. Lembrando que o pendrive tem que ter ao menos 8Gb e ele será formatado na hora da criação, então salve seus arquivos antes.

adicionado 1 minuto depois

@bngomes Sim, deve ter sido isso. Não sei porque muito técnico tem mania de querer instalar o "melhor" Windows... Eu lembro que via UM MONTE de PC com Windows 7 Ultimate, obviamente crackeado, sei lá porque. Sendo que o Professional atendia 95% dos usuários...

Acredito que aconteceu o mesmo nesse caso. Devem ter instalado o Pro, mas o notebook devia ter o Home Single Language instalado de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, bngomes disse:

Notebooks com windows até o 7 vem uma etiqueta na Caixa com o serial... Esse serial é especifico pra configuração do hardware do notebook...

 

Depois do 8 fica gravado na BIOS e se for o 10 também fica associado a conta da MS se utilizar. E ai que tem a pegadinha...

Alguns notebooks com Windows 7 já possuíam as licenças registradas na BIOS. Peguei um Vaio antigo para formatar aqui, originalmente com Windows 7, que ativou o Windows 10 sozinho. 

 

6 horas atrás, Cesar de Freitas Henrique disse:

Sim, deve ter sido isso. Não sei porque muito técnico tem mania de querer instalar o "melhor" Windows... Eu lembro que via UM MONTE de PC com Windows 7 Ultimate, obviamente crackeado, sei lá porque. Sendo que o Professional atendia 95% dos usuários...

Diria que o Home Premium atendia a 95% dos usuários... A Pro e a Ultimate não ofereciam recursos interessantes para o usuário comum.

 

6 horas atrás, HeeroOZ disse:

Enfim, não vou afirmar, mas quase certeza que no note dele não tem etiqueta com a cdkey, e se tava no manual, bom já era hahahha.

Se o notebook é recente, então a licença está na BIOS, e você deve conferir a versão do Windows, como informado pelos colegas. Se a Pro estiver instalada, tente colocar a Home. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Eu estou com uma situação parecida, meu primo tem um Dell desses com gabinete ITX, ele veio com o Windows Home 64 original. Comprei um ssd m2 sata pra colocar nele, antes disso preciso ver a licença instalada nele com programas tipo Speecy/ e/outros ou basta instalar o novo Windows (2004) no SSD que já vai ativar ? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, KairanD disse:

@cleyton1206 Se o computador é razoavelmente recente e veio com o Windows 10 original, a licença deve estar registrada na BIOS. Dessa forma, ativa sozinho. Mas não custa anotar a licença antes de formatar... Basta ver no Painel de Controle.

Valeu mesmo.

Acredito que esteja na bios pois é um pc atual, eu até acabei esquecendo de citar que é Windows 10 Home 64. Mas vou anotar mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

O SSD chegou e ontem instalei no dell que tinha dito, antes anotei a chave com um software showkeyplus pra evitar problemas, mas na hora da instalação achei curioso que na minha iso tinha a versão home single language, home e pro e ele nem apareceu pra eu escolher, ele já parece que identificou automático que antes era a Home Single Language e instalou e ativou sozinho, nem precisei fazer nada. Obrigado pelas orientações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, cleyton1206 disse:

O SSD chegou e ontem instalei no dell que tinha dito, antes anotei a chave com um software showkeyplus pra evitar problemas, mas na hora da instalação achei curioso que na minha iso tinha a versão home single language, home e pro e ele nem apareceu pra eu escolher, ele já parece que identificou automático que antes era a Home Single Language e instalou e ativou sozinho, nem precisei fazer nada. Obrigado pelas orientações.

Os dados já ficam na BIOS...por isso não precisa digitar nada... e já sabe sua versão do windows

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...