Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC só inicializa após algumas tentativas


Posts recomendados

Bom dia,

 

Estou com um problema com a minha máquina nova. Ela nunca dá POST de primeira, sendo necessário desligar/ligar no botão de power 4 ou 5 vezes.

Nas primeiras tentativas, o speaker não bipa mas os fans giram no máximo. Na 4ª ou 5ª, geralmente, eles giram mais lentamente, o speaker bipa e a máquina inicializa normalmente.

Durante a utilização, a única coisa que observei é que, após alguns minutos, meu teclado pára de funcionar por alguns segundos e volta. Quando acontece, é uma única vez.

Fora isso, a utilização está estável. As temperaturas estão ok, as tensões aparentam estar todas certas...

 

Neste tópico, onde pedi dicas para adquirir os componentes, descrevi algumas coisas que já foram feitas

Citação

 

 

Basicamente, já fiz Clear CMOS, atualizei a BIOS versão a versão até a mais recente, removi e reinstalei processador, RAM, placa de vídeo, revisei conexões da fonte...

A configuração da máquina é a seguinte:

 

Processador AMD Ryzen 5 1600
Placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR
Memória Crucial Ballistix Sport AT Gray (1x8GB), 2666MHz
SSD Adata XPG Gammix S11 Pro 256GB
Placa de vídeo ASUS RX 580 4GB DUAL-RX580-O4G
Fonte Corsair CX 550
Gabinete Corsair Carbide Series 175R

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Atualizando:

 

O computador ainda apresenta comportamento incomum. Apesar da estabilização em 2133Mhz, se a energia for suspensa (queda de energia, desligamento do filtro de linha ou fonte, etc.), ao religar ele não inicializa de primeira.

Ocorre a mesma situação: fans no máximo, sem vídeo e sem bipe de POST. Se eu segurar o reset por alguns segundos ele volta ao normal e, a partir daí, funciona sem nenhum problema.

 

Em frequências maiores, continua instável como mencionado na primeira postagem. Planejava adicionar outro módulo para aproveitar o dual channel, mas tenho receio de permanecer com instabilidades e não poder usar a frequência máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2020 às 14:05, L. Silva disse:

Atualizando:

 

O computador ainda apresenta comportamento incomum. Apesar da estabilização em 2133Mhz, se a energia for suspensa (queda de energia, desligamento do filtro de linha ou fonte, etc.), ao religar ele não inicializa de primeira.

Ocorre a mesma situação: fans no máximo, sem vídeo e sem bipe de POST. Se eu segurar o reset por alguns segundos ele volta ao normal e, a partir daí, funciona sem nenhum problema.

 

Em frequências maiores, continua instável como mencionado na primeira postagem. Planejava adicionar outro módulo para aproveitar o dual channel, mas tenho receio de permanecer com instabilidades e não poder usar a frequência máxima.

Estou com problema parecido, e provavelmente é a fonte, recomendo você fazer algum teste na fonte.

 

Minha config é quase igual a sua, o que muda é a placa-mãe a320m, memoria ram e fonte

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Leonardo VADS Cheguei a pensar que era a fonte também, mas descartei pois o problema acontece numa circunstância bem específica.

Eu consigo usar o PC normalmente, sem qualquer anormalidade. Apenas há essa dificuldade pra ligar em duas situações:

  1. Energia: após uma queda de energia, desligar a fonte ou tirar da tomada (e somente na primeira inicialização, daí em diante ele liga e desliga normalmente);
  2. Frequência da RAM: se eu setar a frequência em 2400 ou 2666 (demais parâmetros em auto), só dá POST na quarta ou quinta tentativa, e apresenta problema até pra desligar ou reiniciar. Em 2133, como está agora, fica estável.

De todo modo, agradeço pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Troquei a RAM da Crucial por um kit 2x8GB 3000MHz da Geil, configurada para 2133MHz sem o XMP ativado. Não houveram mais problemas, mesmo depois de interromper a alimentação da fonte. Ainda apresenta alguma instabilidade ao subir a frequência da RAM, mas acredito ser incompatibilidade com o controlador de memória do Ryzen de 1ª geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...