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Rúido no headset conectado na placa-mãe (B450F strix)


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Olá, pessoal!
Seguinte, neste fim de semana pedi para um técnico montar meu novo PC: B450F Strix, Ryzen 3600x e memórias 8GB Ballistix. Junto com o gabinete PCYES e GTX1070 que eu já tinha.

O problema que estou tendo é que, depois de conectar meu fone Hyperx Cloud Core, um barulho de ruído/estatico começa a pipocar no fone!

Quando uso o PC, movendo o mouse, rolando a barra de alguma página, etc. sempre aumenta esse chiado.

E o chiado só se dá quando o headset conectado no painel da placa-mãe, no painel da frente, do gabinete, não.


Já tentei de tudo para resolver:

Drivers desinstalado / instalados;
Dispositivo de áudio desativado / ativado;
Drivers realtek antigos instalados;
Driver genérico usado do Windows e etc.
Fiz até um pequeno aterramento no meu quarto, juntei um fio de cobre da minha fonte até um prego na parede.

Enfim, nada parece funcionar!
 

  • Peço ajuda de vocês para alguma ideia de solução! 🙄
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Baixou todos os drivers diretamente dos sites dos fabricantes da placa-mãe e placa de vídeo e instalou? O windows foi reinstalado para a nova placa-mãe? 

Se não for nada disso, recomendo que revise a instalação que o técnico fez, pois algo muito comum de ocorrer é ter curto/vazamento de corrente no gabinete que ocasiona problemas no áudio. Um teste simples a se fazer é desconectar o cabo do painel frontal de áudio da placa-mãe e ver se o problema persiste.

adicionado 1 minuto depois
35 minutos atrás, gabrielac disse:

Fiz até um pequeno aterramento no meu quarto, juntei um fio de cobre da minha fonte até um prego na parede.

Teria que ser da fonte e gabinete, enterrado a 5 m de profundidade para ser inteiramente funcional. Só no prego não vai resolver vazamentos antes de eles atingirem os componentes. Já tentou usar um multímetro para testar? Qual é mesmo sua fonte?

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agora, WOZ Dods disse:

Baixou todos os drivers diretamente dos sites dos fabricantes da placa-mãe e placa de vídeo e instalou? O windows foi reinstalado para a nova placa-mãe? 

Se não for nada disso, recomendo que revise a instalação que o técnico fez, pois algo muito comum de ocorrer é ter curto/vazamento de corrente no gabinete que ocasiona problemas no áudio. Um teste simples a se fazer é desconectar o cabo do painel frontal de áudio da placa-mãe e ver se o problema persiste.

Baixei todos, reinstalei todos os drivers também.

Formatei meu PC ontem e o problema persistia.

 

Qual cabo do painel frontal você quer dizer? Pode me mostrar? É o que conecta o painel frontal p2?

adicionado 8 minutos depois
9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Baixou todos os drivers diretamente dos sites dos fabricantes da placa-mãe e placa de vídeo e instalou? O windows foi reinstalado para a nova placa-mãe? 

Se não for nada disso, recomendo que revise a instalação que o técnico fez, pois algo muito comum de ocorrer é ter curto/vazamento de corrente no gabinete que ocasiona problemas no áudio. Um teste simples a se fazer é desconectar o cabo do painel frontal de áudio da placa-mãe e ver se o problema persiste.

adicionado 1 minuto depois

Teria que ser da fonte e gabinete, enterrado a 5 m de profundidade para ser inteiramente funcional. Só no prego não vai resolver vazamentos antes de eles atingirem os componentes. Já tentou usar um multímetro para testar? Qual é mesmo sua fonte?

Caramba, entrerrar 5 m no aterramento ai já é mais complexo. Multimetro é caro e pode ser encontrado em lojas ou é só pela internert? Como uso para ver se o que eu fiz já é bom? Obrigada pela ajuda

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47 minutos atrás, gabrielac disse:

Qual cabo do painel frontal você quer dizer? Pode me mostrar? É o que conecta o painel frontal p2?

Este cabo vai direto na MB. Ele tem escrito HD AUDIO, e é parecido com o da foto abaixo

image.png.693fba6752e000a9d0ae781f2b9d33b5.png

 

 

Multímetros muita gente tem. Se perguntar para um parente ou vizinho, eventualmente achará um. Existem modelos baratinhos em lojas físicas e na internet, mas se vai adquirir novo recomendo que pegue uma chave de teste como essa: https://www.foxlux.com.br/blog/foxlux-2/como-usar-uma-chave-teste-digital/

Você vai encontrar dela em lojas de produtos elétricos em geral por preços módicos em sua cidade. Se não quiser se deslocar ou não encontrar, pode comprar pela internet procurando pelo termo >> chave de teste digital.

Deixo apenas um link fácil para comprar: https://www.americanas.com.br/produto/203004491?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_todos-os-produtos_geral_gmv&gclid=CjwKCAiA0svwBRBhEiwAHqKjFquzWW9Kz8NeGD_ejTnTLWlj-CclgsKqN-iKg1KELWRaK9ytqkGsahoCRrgQAvD_BwE&i=5c9300f149f937f625bbf781&o=5d69be3b6c28a3cb508bd068&opn=YSMESP&sellerId=12616548000140&sellerid=12616548000140&wt.srch=1

 

O bom dessa chave é que você pode usar mesmo sem ter que aprender a usar, ela não estraga tão fácil quanto multímetros (que estraga muito facilmente), e pode ser usada em qualquer tomada, na conexão do chuveiro e em diversas outras situações para saber se há passagem de carga. O multímetro lhe dará um valor mais preciso de carga mesmo que ele seja muito baixo, e por isso ele é mais indicado (geralmente o que vasa dos gabinetes não é suficiente para ser medido na chave de teste). Pessoalmente, não estou acostumado com meus gabinetes vazando tensão mesmo que mínima, então tendo a pensar (nuca testei) que só de ter passagem de energia já seria um problema. Vou até testar isso quando chegar em casa após meu expediente e falo se meu PC passou no teste com a chave de teste digital ou não.

 

adicionado 0 minutos depois

Ah, sobre o conector de áudio do painel frontal, recomendo que o desconecte porque se houver qualquer curto no painel frontal, desconectá-lo vai deixar o painel traseiro funcionando perfeitamente.

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Em 06/01/2020 às 17:05, WOZ Dods disse:

Este cabo vai direto na MB. Ele tem escrito HD AUDIO, e é parecido com o da foto abaixo

image.png.693fba6752e000a9d0ae781f2b9d33b5.png

 

 

Multímetros muita gente tem. Se perguntar para um parente ou vizinho, eventualmente achará um. Existem modelos baratinhos em lojas físicas e na internet, mas se vai adquirir novo recomendo que pegue uma chave de teste como essa: https://www.foxlux.com.br/blog/foxlux-2/como-usar-uma-chave-teste-digital/

Você vai encontrar dela em lojas de produtos elétricos em geral por preços módicos em sua cidade. Se não quiser se deslocar ou não encontrar, pode comprar pela internet procurando pelo termo >> chave de teste digital.

Deixo apenas um link fácil para comprar: https://www.americanas.com.br/produto/203004491?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_todos-os-produtos_geral_gmv&gclid=CjwKCAiA0svwBRBhEiwAHqKjFquzWW9Kz8NeGD_ejTnTLWlj-CclgsKqN-iKg1KELWRaK9ytqkGsahoCRrgQAvD_BwE&i=5c9300f149f937f625bbf781&o=5d69be3b6c28a3cb508bd068&opn=YSMESP&sellerId=12616548000140&sellerid=12616548000140&wt.srch=1

 

O bom dessa chave é que você pode usar mesmo sem ter que aprender a usar, ela não estraga tão fácil quanto multímetros (que estraga muito facilmente), e pode ser usada em qualquer tomada, na conexão do chuveiro e em diversas outras situações para saber se há passagem de carga. O multímetro lhe dará um valor mais preciso de carga mesmo que ele seja muito baixo, e por isso ele é mais indicado (geralmente o que vasa dos gabinetes não é suficiente para ser medido na chave de teste). Pessoalmente, não estou acostumado com meus gabinetes vazando tensão mesmo que mínima, então tendo a pensar (nuca testei) que só de ter passagem de energia já seria um problema. Vou até testar isso quando chegar em casa após meu expediente e falo se meu PC passou no teste com a chave de teste digital ou não.

 

adicionado 0 minutos depois

Ah, sobre o conector de áudio do painel frontal, recomendo que o desconecte porque se houver qualquer curto no painel frontal, desconectá-lo vai deixar o painel traseiro funcionando perfeitamente.

Obrigada pela ajuda.

Desconectei o hd audio e o ruido permanece quando conecto o P2 na placa-mãe :(

 

Sobre o multimetro, irei em uma loja me informar :)

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12 minutos atrás, gabrielac disse:

Obrigada pela ajuda.

Desconectei o hd audio e o ruido permanece quando conecto o P2 na placa-mãe :(

 

Sobre o multimetro, irei em uma loja me informar :)

Você nos falou o modelo da sua fonte?

adicionado 8 minutos depois

Relembrando aqui, na década passada eu tinha um computador velho com uma placa-mãe que filtrava mal as interferências elétricas. Isso somado a uma fonte medíocre e um gabinete genérico, causava ruídos nos fones de ouvido (nas caixas também, mas eram menos perceptíveis). Era um zunido constante e ocasionalmente um ruído de estalo abafado também. Lembro que tentei de tudo, mas no final entendi que era a placa-mãe falhando mesmo (componentes com defeito). Isso pode ter sido causado pela fonte, pelo gabinete, por falhas elétricas ou até por desgaste da placa-mãe mesmo (essa placa-mãe sofreu muito na minha mão, pois era o centro do meu laboratório).

 

Enfim, depois de pensar muito eu recomendo que teste outros fones. Se não melhorar seu problema, então use um limpador de contatos em pequena quantidade na saída de fones da placa-mãe. Você pode também redirecionar o áudio para qualquer outra das conexões P2 que tem na placa-mãe através do aplicativo da sua placa de som (geralmente Realtek). 

 

Só insisto que nos informe a marca e modelo de sua fonte, pois ela é o fator que mais influi no funcionamento de todos os componentes de qualquer computador, e se for de má qualidade pode estar causando este problema ou até ter danificado sua placa de som.

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Em 08/01/2020 às 14:25, WOZ Dods disse:

Você nos falou o modelo da sua fonte?

adicionado 8 minutos depois

Relembrando aqui, na década passada eu tinha um computador velho com uma placa-mãe que filtrava mal as interferências elétricas. Isso somado a uma fonte medíocre e um gabinete genérico, causava ruídos nos fones de ouvido (nas caixas também, mas eram menos perceptíveis). Era um zunido constante e ocasionalmente um ruído de estalo abafado também. Lembro que tentei de tudo, mas no final entendi que era a placa-mãe falhando mesmo (componentes com defeito). Isso pode ter sido causado pela fonte, pelo gabinete, por falhas elétricas ou até por desgaste da placa-mãe mesmo (essa placa-mãe sofreu muito na minha mão, pois era o centro do meu laboratório).

 

Enfim, depois de pensar muito eu recomendo que teste outros fones. Se não melhorar seu problema, então use um limpador de contatos em pequena quantidade na saída de fones da placa-mãe. Você pode também redirecionar o áudio para qualquer outra das conexões P2 que tem na placa-mãe através do aplicativo da sua placa de som (geralmente Realtek). 

 

Só insisto que nos informe a marca e modelo de sua fonte, pois ela é o fator que mais influi no funcionamento de todos os componentes de qualquer computador, e se for de má qualidade pode estar causando este problema ou até ter danificado sua placa de som.

Minha fonte é a CM Masterwatt 700

Meu gabiente é o PCYes Rhino branco

 

Vou tentar testar outros fones além dos que eu ja testei, mas creio que não ajude muito :( Já acionei o atendimento da ASUS 

 

Estou usando uma placa de som USB por enquanto

--

Aproveitando, caso eu realmente mande para o RMA, estava pensando em montar o pc fora do gabinete.

Basicamente, é colocar a mobo em cima da caixa de papelao dela e ligar os cabos da fonte, certo? Ou tenho de ter algum cuidado especial?

 

Obrigada

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Se tem a opção de uma placa de som USB, ótimo. Se sua placa-mãe ainda estiver na garantia vale muito a pena acioná-la, mas fazer um teste de bancada, ou com um sistema recém instalado, antes de enviar, pode te poupar de transtornos. Se você enviar e eles não detectarem nenhum problema, o custo de envio e retorno ficam por sua conta. 

 

Sua fonte é boa, é a única linha da Cooler Master que eu sei que tem qualidade.

 

33 minutos atrás, gabrielac disse:

Aproveitando, caso eu realmente mande para o RMA, estava pensando em montar o pc fora do gabinete.

Basicamente, é colocar a mobo em cima da caixa de papelao dela e ligar os cabos da fonte, certo? Ou tenho de ter algum cuidado especial?

Ah! Esse é o teste de bancada. Tem que ter cuidados especiais de isolamento e manuseio, mas fora isso é tranquilo. Você extrai a fonte, extrai a placa-mãe, os HDs e SSDs o cabo costuma ter comprimento suficiente para ligar sem ter que extrair (se seu gabinete tiver instalação de fonte embaixo, não precisará removê-la também. 

Sobre a placa de vídeo, certifique-se de que ela está bem encaixada e o cabo de vídeo estável para não desencaixar nada durante o teste. Se tiver o plástico original da placa-mãe, ele é bom para isolar a placa-mãe da superfície onde ela será testada.

 

Agora que parei para reparar que seu PC é basicamente novo. Tendo isso em mente, me preocupo com seu problema estar em algum lugar mais simples do que imaginei, pois placa-mãe nova raramente apresenta esse tipo de problema. Pode ser interferência de algum dispositivo conectado ao PC, um dispositivo USB por exemplo, que esteja causando esse problema. Já pensou nisso? Pode testar com tudo desconectado exceto o fone e o mouse, ou até sem o mouse se você colocar o som para tocar e desconectá-lo.

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2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se tem a opção de uma placa de som USB, ótimo. Se sua placa-mãe ainda estiver na garantia vale muito a pena acioná-la, mas fazer um teste de bancada, ou com um sistema recém instalado, antes de enviar, pode te poupar de transtornos. Se você enviar e eles não detectarem nenhum problema, o custo de envio e retorno ficam por sua conta. 

 

Sua fonte é boa, é a única linha da Cooler Master que eu sei que tem qualidade.

 

Ah! Esse é o teste de bancada. Tem que ter cuidados especiais de isolamento e manuseio, mas fora isso é tranquilo. Você extrai a fonte, extrai a placa-mãe, os HDs e SSDs o cabo costuma ter comprimento suficiente para ligar sem ter que extrair (se seu gabinete tiver instalação de fonte embaixo, não precisará removê-la também. 

Sobre a placa de vídeo, certifique-se de que ela está bem encaixada e o cabo de vídeo estável para não desencaixar nada durante o teste. Se tiver o plástico original da placa-mãe, ele é bom para isolar a placa-mãe da superfície onde ela será testada.

 

Agora que parei para reparar que seu PC é basicamente novo. Tendo isso em mente, me preocupo com seu problema estar em algum lugar mais simples do que imaginei, pois placa-mãe nova raramente apresenta esse tipo de problema. Pode ser interferência de algum dispositivo conectado ao PC, um dispositivo USB por exemplo, que esteja causando esse problema. Já pensou nisso? Pode testar com tudo desconectado exceto o fone e o mouse, ou até sem o mouse se você colocar o som para tocar e desconectá-lo.

 

Pois é! A mobo, CPU, cooler, RAM e um SSD é tudo novo!

 

Já testei também sem nada, somente o fone plugado e nada :( 

 

Obrigada mais uma vez pelas dicas! Neste fim de semana irei fazer o teste da bancada.

 

Ah, para ligar ela, posso deixar os cabos de power e reset conectados do gabinete mesmo?

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29 minutos atrás, gabrielac disse:

Ah, para ligar ela, posso deixar os cabos de power e reset conectados do gabinete mesmo?

Poder pode, mas se quiser realmente eliminar por completo o fator gabinete, pode ligar o computador fechando curto brevemente com a chave de fenda entre os dois jumpers onde o botão de power é conectado. É só um breve encostar da chave de fenda em ambos e o PC liga.

adicionado 2 minutos depois
30 minutos atrás, gabrielac disse:

Pois é! A mobo, CPU, cooler, RAM e um SSD é tudo novo!

 

Já testei também sem nada, somente o fone plugado e nada :( 

Ser tudo novo eu acho bom porque você vai ter facilidade de trocar e não terá que pagar por isso.

A sacanagem é que a última vez que eu vi isso acontecendo aqui no fórum, o rapaz trocou, aí utilizou a MB nova um tempo e o problema voltou do nada. Até hoje ele não descobriu o problema.

A propósito, você usa estabilizador? Tema algum motor elétrico ligado em sua rede elétrica doméstica? Lembrando, equipamentos que interferem na linha elétrica podem causar anomalias no som por interferência, especialmente quando se tem motores ou fábricas por perto.

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2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Poder pode, mas se quiser realmente eliminar por completo o fator gabinete, pode ligar o computador fechando curto brevemente com a chave de fenda entre os dois jumpers onde o botão de power é conectado. É só um breve encostar da chave de fenda em ambos e o PC liga.

Hahahaha vou ver algum video disso porque tenho receio, sempre tive medo de encostar nos jumpers e queimar

 

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