Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
keanu_yves

Geometria Sony Wega KV29FS105

Posts recomendados

Olá, ainda usam CRT?

Estou com este problema (na foto) e não consigo resolver pelo menu de serviço. Mas não sei onde regular fisicamente abrindo a TV. Sei apenas regular o yoke e a convergência, é de fácil acesso.

imgpsh_fullsize.thumb.jpg.6d95403ef3939d3484f6599549cdb334.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@keanu_yves Pelo que eu estou vendo está normal,as geomtrias delas a maioria é assim mesmo elas não são perfeitas,para acessar a gemetria é pelo modo de serviço.

adicionado 6 minutos depois

@keanu_yves Para ajustar a geometria das sony acredito que seja essa daqui é de sony só não sei se vai servir pra essa tv.

1- método de acesso ao modo de serviço.

a) - o televisor deve está em stand-by ( desligado pelo Power off).

b) - Pressione a seguinte sequência de teclas no controle remoto: Display > 5 > volume (+) > Power O tempo para a sequência é de 2 segundos.

c) - Após o televisor irá ligar e aparecer na tela a mensagem SERVICE logo abaixo escrito o item e a função.

d) - pressione o botão 1 ou 4 do controle remoto para selecionar o item a ser ajustado.

e) - pressione o botão 3 ou 6 do controle remoto para mudar a função.

f) - Para gravar na memória pressione os botões MUTING e ENTER

g) - Pressione o botão 8 e ENTER para reinicializar.

h) - Para sair do MODO de SERVIÇO desligue o aparelho, e volte a ligar novamente.

Se for mexer nos dados geometria anota antes todas as numerações da geometria em um caderno caso for ajustar e ficar pior você volta como tava antes.

Compartilhar este post

Link para o post

@LCN Opa, obrigado pela resposta. Eu já tentei corrigir pelo menu de serviço, mas não consigo tirar essa "barriga" horizontal, incomoda em alguns pontos.

Eu sei que em monitores profissionais, dá pra ajustar a geometria abrindo a TV, mas nas comerciais eu não tenho informação.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com o mesmo problema em uma Sony Wega. Leves arcos (barriga) nas linhas horizontais da crt. Conhecido como Wega Bow.

Andei pesquisando. O problema esta no ajuste da bobina defletora (Deflection Yoke - DY). Deve-se subir ou descer a bobina, no eixo y. Para cima ou para baixo. No manual de correção de problemas da Sony esta essa solução, veja pagina 27 e Appendix ii item 4 (V-CENTER). Procure pelo pdf Sony CRT-01 Troubleshoting Training Manual. Veja no youtube os vídeos do Andre Retrogamer sobre bobina defletora. Vídeos: Convergência CRT Arcade. Dicas - Monitor de Tubo CRT e Arcade. Daí é so tomar os devidos cuidados. Usar 240p Test Suit. Abrir a TV e tentar ajustar a bobina defletora (DY). Subindo ou descendo ela. Vou tentar ajustar a minha. Se der certo eu retorno.

Compartilhar este post

Link para o post

Volto com a solução. 

Tinha o mesmo problema na minha CRT Sony Wega modelo  KV29FS110, ou seja, arcos horizontais (como um arco íris).

A solução é levantar a bobina defletora (yoke), puxa-lá para cima no eixo y. Caso os arcos fossem para baixo (como um sorriso), a solução seria abaixar a bobina (yoke), puxa-lá para baixo no eixo y.

Assista os vídeos André Retrogamer para ter noção de como vai agir: https://www.youtube.com/watch?v=SY6PvIBIW7U&t=340s

Mas basicamente você vai abrir a TV. Encapar uma chave philips como fita isolante. Afrouxar a presilha que prente a bobina defletora (yoke). Puxá-la para trás. Tirar as borrachas de cima e de baixo que estão coladas no tubo e travam a bobina. Ligar a TV e utilizar o programa 240p Test Suit. Ajustar a bobina para cima conferindo a imagem gerada na tela pelo 240p Test Suit. Apertar a presilha da bobina. Voltar a colocar os calços de borracha da bobina e prede-los com fita silver tape, ou outra. É isso.

Se para o ajuste de convergência necessitar de fitas magnéticas ( convergence strips -  permalloy) estou vendendo no ML. Segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1576855546-05-paletas-magneticas-convergncia-crt-tv-convergence-strip-_JM

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!