Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock A320M-HD suporta processadores Ryzen acima de 65w?


paulohnr

Posts recomendados

No site da Asrock não lista o 1600x....que é o processador que tenho aqui parado e queria botar pra rodar em stock.

Queria pegar essa placa que está bem barata mas surgiu essa dúvida se o processador rodaria mesmo não sendo listado no site do fabricante.

Então surgiu a dúvida se meu processador rodaria nessa placa.

Utilizaria 16gb da Corsair em 2666Mhz e uma GTX 1060 6gb. O cooler seria um Coolermaster T4 que acho que auxiliaria no resfriamento.

São peças ociosas que tenho aqui e só falta a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link do site:

 

https://www.asrock.com/mb/AMD/A320M-HDV/index.br.asp#CPU

 

Só tem processador até 65w.

 

Entendo que o 1600x é compatível com o A320 mas a minha dúvida seria se a fabricante poderia limitar pela Bios alguns processadores.

 

Neste caso ela não lista os processadores acima de 65w e ainda menciona as versões das bios para os demais processadores se tornaram compatíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, gutopereira disse:

Uma B350 custa uns 50 reais a mais que essa A320, e além de ter um chipset melhor ela ainda vem dissipadores de VRM...
Não acha que vale mais a pena?

Até acharia melhor. Mas não estou achando nenhuma B350 por 50 Reais a mais.

 

A Asrock está por R$ 299,00. Muito barata.

 

Atualmente tenho um PC todo montado com meu filho com um Core2Duo, 8gb e uma GTX 1050 ti rodando os jogos que ele joga a 30FPS (por conta do processador) e no médio ou baixo.

 

O objetivo seria trocar o Core2duo por esse 1600x que tenho parado aqui. Como já tenho todas as outras peças (processador, memória, cooler) só precisaria da placa-mãe.

 

O processador ficaria em Stock mesmo pois ele não faz overclock (ainda) e seria só para ele rodar os jogos de maneira mais satisfatória com essa 1050 ti e futuramente com uma GTX 1060 de 6gb que uso.

 

Por isso não queria nada muito caro...mas se for o caso...estou olhando umas B350 ou B450 que vi mais baratas.

 

Estou pensando em uma Gigabyte B450M S2H que vi com um preço bom...mas tá custando 550 Reais...250 a mais que a Asrock A320.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

https://www.kabum.com.br/produto/101715/placa-mãe-gigabyte-ga-ab350m-ds3h-v2-amd-am4-matx-ddr4?

Era exatamente esta que ira falar, a Giga AB350 DS3H. Plaquinha bem "justa", bom chipset, dissipador no VRM, 4 slots para RAM. Também já a vi por 300 e poucos, basta ficar de olho em promoções.

 

De qualquer maneira acho que o 1600X funciona nesta AsRock de boa, mas não posso colocar a mão no fogo por isso. Se aparecer alguém aqui que já tenha testado seria interessante, do contrário coloca a cara a tapa, no máximo terá o trabalho na devolução da placa.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa B350 se eu colocar a GTX 1060 não conseguirei utilizar o slot PCI com uma placa wifi que tenho aqui.

 

Mas realmente é uma boa placa.

 

Vi outras placas da Asrock com A320 dizendo que não eram compatíveis com 1600x e o pessoal usando tranquilamente o processador.

 

Vou pensar se pego essa B450 ou arrisco na A320 mesmo e se não funcionar devolvo.

 

Se pegar a A320 volto aqui para deixar o resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arrisquei na Asrock A320 e até agora tudo funcionando tranquilo.

 

Preferi colocar o dissipador que veio com meu 3600x para ajudar a refrigerar as VRMs, fiquei com receio que o Coolermaster T4 não fizesse isso.

 

Medi as temperaturas com o HWmonitor e a placa-mãe se manteve em 38º, porém, a CPU ficou em média com 64º com picos em 72°.

 

Achei muito alta a temperatura da CPU, quando usava esse processador no meu PC ele ficava variando entre 40°~50° com um WC, não sei se isso está relacionado ao Cooler Box que coloquei ou é por causa da limitação da placa-mãe.

 

Mas enfim, tirando esta temperatura da CPU tudo funcionou normalmente e a reposta foi conseguida: a Asrock A320M-HD funciona com processador de 95W.

D63A9BDD-DB45-4A58-8DFD-ABB9AB9BEDC7.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tá se arriscando com um processador de 95W nessa placa. No site da Asrock cita que ela suporta processadores de até 65W.  Uso uma A320M-DGS com um Ryzen 5 2600, mas não faço over e o processador está dentro das especificações. Porém, já usei no passado um Phenom X4 9850 (125W) com uma placa-mãe (não me recordo o modelo) que suportava até 95W e funcionou perfeitamente bem por anos antes de um pico de energia torrar a fonte e levar a placa junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Alexander De Farias Gomes disse:

Tá se arriscando com um processador de 95W nessa placa. No site da Asrock cita que ela suporta processadores de até 65W.  Uso uma A320M-DGS com um Ryzen 5 2600, mas não faço over e o processador está dentro das especificações. Porém, já usei no passado um Phenom X4 9850 (125W) com uma placa-mãe (não me recordo o modelo) que suportava até 95W e funcionou perfeitamente bem por anos antes de um pico de energia torrar a fonte e levar a placa junto.

 Mas como você mencionou: "o pico de energia torrou a fonte e levou a placa junto".

 

O teu problema não foi causado por usar uma placa-mãe com especificações abaixo do processador mas pelo pico de energia. Tem mais haver com a fonte (por conta da proteção) que você usava na época que com placa-mãe em si.

 

O Chipset A320 é compatível com o 1600x. O meu receio era mais na Asrock bloquear pela Bios o suporte a esse processador já que ela não listava.

 

Já faz mais de um mês que montei esse processador nessa placa e está rodando tudo tranquilo, sem fazer over, tudo em stock. A única coisa que notei nele foi que a frequência não sobe para 4,1Mhz como acontecia em outra placa que ele estava instalado, a frequência se limita a 3,7Mhz, mas isso é aceitável já que se trata de uma placa-mãe de entrada com A320.

 

Se for para usar em um PC em Stock, para atividades leves, recomendo muito essa placa já que geralmente ela é vendida por menos de R$ 300,00...acima disso, melhor pegar uma B350/B450 como foi indicado acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, paulohnr disse:

 Mas como você mencionou: "o pico de energia torrou a fonte e levou a placa junto".

 

O teu problema não foi causado por usar uma placa-mãe com especificações abaixo do processador mas pelo pico de energia. Tem mais haver com a fonte (por conta da proteção) que você usava na época que com placa-mãe em si.

 

O Chipset A320 é compatível com o 1600x. O meu receio era mais na Asrock bloquear pela Bios o suporte a esse processador já que ela não listava.

 

Já faz mais de um mês que montei esse processador nessa placa e está rodando tudo tranquilo, sem fazer over, tudo em stock. A única coisa que notei nele foi que a frequência não sobe para 4,1Mhz como acontecia em outra placa que ele estava instalado, a frequência se limita a 3,7Mhz, mas isso é aceitável já que se trata de uma placa-mãe de entrada com A320.

 

Se for para usar em um PC em Stock, para atividades leves, recomendo muito essa placa já que geralmente ela é vendida por menos de R$ 300,00...acima disso, melhor pegar uma B350/B450 como foi indicado acima.

Sim, o problema não foi o processador, mas o pico de energia, por isso citei que funcionou bem durante anos. Quando estava jogando algo que exigia mais do processador, o VRM da placa-mãe esquentava muito, mas adaptei um resfriamento e não deu problema.

O 1600X não será bloqueado pelo BIOS e, mesmo que um dia seja, é só não atualizar BIOS. Se a versão atual funciona bem, não há motivo para fazer uma possível futura atualização. Ele não é listado pelo fabricante da placa-mãe porque é um processador de 95W e o fabricante recomenda até 65W. Essa limitação não é por causa de incompatibilidade com o chipset, mas por causa do projeto elétrico da placa-mãe (VRM que alimenta o processador).

Lembre que 95W é o TDP MÁXIMO do processador, não o que ele trabalha o tempo todo em stock. Na maior parte do tempo ele vai puxar menos que isso, mas pode exigir os 95W quando necessário. Então, já que montou o sistema na A320M-HD, recomendo adaptar uns dissipadores no VRM pra evitar que eles torrem no meio de uma jogatina. Precaução nunca é demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...