Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador + Placa de Vídeo compatível com IPM41-D3 SOCKET 775


Posts recomendados

Galera, tô com um PC antigo (funcionando em bom estado) com as seguintes especificações:

Pentium(R) Dual-Core E5300 @2.60GHz

4GB RAM x64 formato DIMM

placa-mãe PEGATRON IPM41-D3

Porém quero fazer um update com as coisas que já tenho, podem ajudar com um processador e uma placa de vídeo compatível com essa placa-mãe?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mary Souza Olá Mary, boa tarde e seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Cara colega, neste caso acredito que essa placa-mãe seja apropriada apenas para processadores de no máximo da linha Core 2 Duo E8***. Como por exemplo os Core 2 Duo E8600. O que você pretende fazer com o computador?

É para um uso básico?

Já cogitou em colocar um SSD?

É possível também colocar até 8GB DDR3 1066Mhz (2x4GB).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Mary Souza Olá Mary, boa tarde e seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Cara colega, neste caso acredito que essa placa-mãe seja apropriada apenas para processadores de no máximo da linha Core 2 Duo E8***. Como por exemplo os Core 2 Duo E8600. O que você pretende fazer com o computador?

É para um uso básico?

Já cogitou em colocar um SSD?

É possível também colocar até 8GB DDR3 1066Mhz (2x4GB).

 

Pelo que vi essa placa suporta só até 4GB, acima disso não tenho certeza de que possa pegar.

Jogo apenas LoL e não uso pra mais nada, porém o FPS acaba ficando por volta de 28, o que atrapalha um pouco, por isso queria colocar um processador melhorzinho e algo de vídeo pra melhorar o desempenho, acha que apenas o Core 2 Duo e o SSD pode ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mary Souza No caso suporta 2 módulos de 4GB. Totalizando 8GB.

 

Para melhorar desempenho em jogos, teria que adicionar uma placa de vídeo. Para isso eu recomendaria que tenha uma fonte de boa qualidade. Qual a marca e modelo da sua fonte atual?

O Core 2 Duo E8600 ajudaria um pouco em games que exigem mais do CPU, mas a placa de vídeo que é responsável para rodar os games.

O SSD em si não trás performance a mais nos games, mas sim diminuição no tempo de carregamento de games e programas, em alguns casos até sendo 10x mais rápido que um HD.

Quanto você pretendia investir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua placa-mãe utiliza memorias DDR3, portanto ela suporta 2 pentes de 4Gb totalizando 8Gb em dual channel...
Em relação ao processador, essa sua placa-mãe possui o chipset G41, então ela suporta os processadores Core2Quad. O melhor deles é o Q9650 que possui clock de 3,0Ghz com 4 Cores e 4 Threads. Na aliexpress voce encontra ele por 150 reais...
Tem também o Q9550 que possui clock 2,86Ghz e custa metade do preço, possui um custo-benefício bem melhor.

Sobre a placa de video, para esse computador eu recomendo a GTX 750ti que é o melhor que o seu computador pode extrair. Na aliexpress dá pra encontrar ela por 220 reais.

Melhorando o processador, memoria RAM e placa de video dá pra voce conseguir jogar até os jogos mais atuais, com qualidade gráfica no Low/Médio e 30-40 FPS. LoL acredito que dá pra conseguir perto de 100FPS...
A fonte para esse Setup se recomenda uma de 350-400W de boa qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Não necessariamente colega, não é só pelo chipset que se indica isto, pois este CPU ele tem um TDP muito alto e uma exigência do VRM maior que os Core 2 Duo. No caso temos que tomar cuidado para não recomendarmos algo e não funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo, como muito bem apontado pelo @GabrielLP14 e recomendo junto, no máximo o que dá para ser feito quanto a CPU é colocar um dual core melhor da linha E8***. Acredito que não mudaria muito, porém seria para melhor.

 

Uma mudança considerável seria uma GPU, disponíveis apenas no mercado de usados (e importado da china) em virtude do tempo pode ser difícil encontrar em bom estado, o que viria acompanhado de uma nova fonte para suprir a alimentação de energia como bem observado pelo @gutopereira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@gutopereira Não necessariamente colega, não é só pelo chipset que se indica isto, pois este CPU ele tem um TDP muito alto e uma exigência do VRM maior que os Core 2 Duo. No caso temos que tomar cuidado para não recomendarmos algo e não funcionar.

 

Quando recomendei esse processador eu ja tinha olhado a compatibilidade da placa-mãe com os processadores Core2Quad...
O TDP dele não é tão alto assim, são 95W. Mas existe também uma outra opção que é o Xeon E5450 que possui a mesma performance com TDP 80W. A vantagem dele é que além de esquentar menos ele custa mais barato, em torno de 55 reais na aliexpress. A desvantagem é que precisa atualizar a BIOS com os microcodes para ele funcionar corretamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, infelizmente na minha cidade não tem muito suporte técnico pra essas coisas e eu não confio muito no meu potencial pra mudar BIOS e dar certo... tô tentando gastar pouco e até por isso não monto um setup do 0 (mas pretendo no futuro), vou dar uma olhada nas peças que falaram, tks ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mary Souza disse:

Galera, infelizmente na minha cidade não tem muito suporte técnico pra essas coisas e eu não confio muito no meu potencial pra mudar BIOS e dar certo... tô tentando gastar pouco e até por isso não monto um setup do 0 (mas pretendo no futuro), vou dar uma olhada nas peças que falaram, tks ^^

Por isso que eu sugeri o Q9550, pois nao precisaria alterar a BIOS e teria muito mais desempenho do que qualquer dual core...

 

Repare nesse comparativo. É quase o dobro de FPS...

 

É logico que tem jogos onde a diferença vai ser menor... Mas acho que vale a pena, voce consegue ele na aliexpress por 80 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@GabrielLP14 Amigo, poderia me ajuda tenho uma configuração muito semelhante, que acompanha

fonte 500w do Kcas

2x4gb 1333hmz dual channel

Pentium Dual core 2.60ghz E5300

SSD kingston 240 gb

HD 520gb

Enfim a minha dúvida é o seguinte... qual modelo de placa de vídeo eu poderia adquirir agora que serviria para um próximo update, digo eu  quero trocar placa-mãe, processador e as memórias RAM, entretanto minha condição não permite fazer isso agora, dai eu queria adquirir uma placa de vídeo muito boa para quando trocar de setup, não precisa-se atualizar a placa de vídeo também.

Inclusive adquiri a fonte e um gabinete, já me antecipando ao próximo upgrade, preciso de uma placa boa para trabalhos pesados com design gráfico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Rocha Nogueira

O problema é que atualmente esta tudo inflacionado! Não sei se é uma boa hora para comprar placa de video no momento...

 

Nessa plataforma 775 uma GTX 750ti estaria ótimo, mas pensando num upgrade futuro mudando de plataforma, a RX 570 seria uma escolha com bom custo-beneficio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2020 às 13:23, Mary Souza disse:

Galera, tô com um PC antigo (funcionando em bom estado) com as seguintes especificações:

Pentium(R) Dual-Core E5300 @2.60GHz

4GB RAM x64 formato DIMM

placa-mãe PEGATRON IPM41-D3

Porém quero fazer um update com as coisas que já tenho, podem ajudar com um processador e uma placa de vídeo compatível com essa placa-mãe?

 

O Guto Pereira, já te recomendou basicamente o que você precisa, siga o conselho dele, eu vou fazer uma pequena alteração nas considerações dele, não que ele esteja errado ele está corretíssimo, mas é que você tem duas possibilidades na aquisição do processador, você pode adquirir o Q9650 ou o xeon X5460  que é a mesma coisa, com isso você com isso você economiza uma grana e tem uma excelente performance.

X5460 https://m.pt.aliexpress.com/item/32851516042.html? ,

Família: https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/codename/26555/harpertown.html

Segundo: spm=a2g0n.productlist.0.0.14db5743fXMC7v

https://m.pt.aliexpress.com/item/32933055159.html?spm=a2g0n.productlist.0.0.82c4763eJOGHfe

GTX 750ti: https://m.pt.aliexpress.com/item/32846297678.html?spm=a2g0n.productlist.0.0.14da216fWxv28Y

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Rocha Nogueira Bom dia, eu tenho um carinho enorme por essa placa-mãe, já me salvou em diversas coisas, 775 ainda será uma relíquia haha. Eu fiz um pequeno upgrade de fonte, coloquei 8GB em dual channel (infelizmente é o que a placa-mãe suporta :( ), troquei o Pentium pra um Quad Core e coloquei a GT 710, até agora não tive problemas, boa sorte com seu upgrade mas, no mínimo o ano que vem conseguirá preços melhores :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa RX 570 é muito boa, mas voce terá bastante gargalo com ela enquanto estiver na plataforma LGA 775...
Eu só indiquei porque voce disse que pretende mudar de plataforma futuramente. Acredito que a partir de um i5 de terceira geraçao já seja suficiente pra conseguir empurrar 100% da RX 570.

 

Em relação aos Xeon para plataforma 775, voce teria que editar a BIOS inserindo os microcodes. Tem que ver se a sua placa-mãe tem esse suporte. Qualquer coisa coloca um Core2Quad Q9500 que é barato e voce nao precisaria modificar a BIOS, sendo que o desempenho dele é bem satisfatório (ainda assim terá bastante gargalo com a essa placa RX 570)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Salve Galera, sou eu novamente  enfim comprei a rx570 4 gb, braba demais ótima recomendação, infelizmente dá gargalo por se tratar de um 775, daí me surgiu o interesse de dar aquele upgrades, e a missão ainda continua de encontrar um bom preço nesta pandemia, até porque as minhas necessidades tem sido urgente tendo em vista época política.

Enfim onde posso comprar Kit's usados ou novos que estejam a preço de banana, já olhei olx mas sem nenhuma oferta decente.

Inclusive paguei 580 na minha rx570, foi caro?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 15/01/2020 às 13:23, Mary Souza disse:

Galera, tô com um PC antigo (funcionando em bom estado) com as seguintes especificações:

Pentium(R) Dual-Core E5300 @2.60GHz

4GB RAM x64 formato DIMM

placa-mãe PEGATRON IPM41-D3

Porém quero fazer um update com as coisas que já tenho, podem ajudar com um processador e uma placa de vídeo compatível com essa placa-mãe?

 

Galera, estou com as mesmas configs, porém com uma fonte atx 500w, 4gb ram que vão virar 8 e pretendo pegar um Q9500. A minha pergunta é se uma gtx960ti iria funcionar nessas condições, sei que estaria capando ela, mas só quero saber se conseguiria rodar alguns jogos e usar para estudos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na aliexpress voce consegue pegar a GTX 950 por 630 reais. Terá um pouco de gargalo mas acho que é o melhor custo-benefício pra voce. 
Com uma GTX 750ti, sabendo configurar os gráficos do jogo voce conseguiria praticamente eliminar o gargalo, mas o preço dela é muito próximo da GTX 950 e não vale a pena...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...