Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

recuperar dados de hd externo seagate pifou


Posts recomendados

14 minutos atrás, Loja Play Sérgio disse:

 

"Não sei qual o motivo de tanta reclamação. HDs, como qualquer dispositivo, está sujeito a falhas."

 

Não é a falha em si, mas sim COMO FOI A ESSA FALHA, a profundidade e dimensão dessa falha ocorrida. Esse é o motivo de minha indignação e meu alerta. Um simples desplugue causou um problema sério equivalente a uma queda feia do dispositivo. Dizem que isso pode acontecer mesmo, ou seja, um simples desplugue errado e já era para o laboratório pagar uma pequena fortuna. 

Então você concorda que esse simples desplugue foi um erro lógico, e não físico? E que qualquer HD de qualquer marca estaria sujeito a este problema, não é algo inerente ao funcionamento físico do HD da Seagate que causou a perda dos dados, qualquer marca de HD que você fizesse o mesmo procedimento estaria sujeito a este problema? Outra coisa, já ouvi muita gente dizendo que desplugar dispositivo removível sem ejetar com segurança não dá nenhum problema. Isso depende muito do sistema de arquivos sendo utilizado. O seu sistema operacional não escreve dados no HD de forma síncrona, muitas vezes o que você vê no sistema operacional não é o que está ocorrendo "por baixo do capô", seu sistema operacional otimiza as escritas para o HD dependendo do sistema de arquivos, e muitas vezes dados ainda estão sendo escritos enquanto que para o usuário a escrita já acabou. E nesse momento se você desligar o HD pode sim perder dados, e dependendo se o que estava sendo atualizado era a tabela de alocação do sistema de arquivos, você pode perder tudo.

Assim sendo, não vejo qual o motivo de reclamar de uma marca específica, tendo em vista que este tipo de problema, sob estas mesmas condições, pode ocorrer com qualquer marca de HDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Tada "Outra coisa, já ouvi muita gente dizendo que desplugar dispositivo removível sem ejetar com segurança não dá nenhum problema."

talvez pen drive, cartões, etc, se não estiver transferindo, como não possue partes móveis "quebrar a agulha" não irá porque não tem obviamente, mas esse pessoal que faz isso pensa apenas na transferência, mas se esquecem que o dispositivo mesmo inerte está energizado e como sabemos, ao desligar há uma tentativa da corrente elétrica em continuar, isso gera um aumento de tensão, e como são dispositivos frágeis, podem ser queimados, a estática que é muito mais branda que desconectar algo energizado pode queimar componentes.

Agora quero ver o cabra falar que desplugou em plena transferência de dados e dizer que não acontece nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o problema não é de quebrar agulha ou algo do tipo. É justamente pelo fato de que muitas escritas são feitas em buffer, e depois transferidas para o armazenamento físico. Muitas vezes um cópia termina, mas os dados ainda estão em buffer, não estão realmente escritas no disco. Você desplugar um HD, mecânico ou flash, pode estar desconectando um dispositivo cuja escrita ainda esteja em buffer e não foi completamente terminada. Lógico que muitas vezes alguns segundos bastam para qualquer escrita finalizar, mas como eu disse, dependendo do sistema de arquivos essa escrita pode demorar mais do que outro. Por exemplo, a maioria dos pendrives é formatado em fat32, e o processo de escrita muda muito para um ntfs, ou para outros sistemas de arquivos Mac ou Linux. Então a forma garantida de se remover um dispositivo é ejetando antes.

Não existe essa de quebrar agulha, a não ser que o HD sofra impacto. O simples fato de desligar não danifica fisicamente o disco. Até porque estando escrevendo ou não, a cabeça do disco pode estar em qualquer parte do dispositivo. Antigamente (isso coisa de 30 anos atrás) você tinha que dar o comando park, ou diskpark, para poder desligar o computador, para garantir que a cabeça do HD seria recolhida para fora do disco, pois o processo de ligar o disco com a cabeça de leitura/escrita no meio do mesmo danificava a superfície do disco, pois a cabeça do HD flutua sobre os discos, e para isso ela depende da rotação do mesmo. Se a mesma não estivesse numa posição fora do disco, ela poderia riscar o disco na inicialização. Há mais de 10 anos os fabricantes de HD implementaram um sistema que dá uma leve descarga elétrica quando o disco desliga, que faz com que a cabeça do HD seja recolhida, isso é completamente normal e não estraga o disco mecanicamente falando.

O problema de remover um dispositivo sem ejetar com segurança não é físico, como eu disse desde o princípio. Quando ocorre a corrupção nesse caso é corrupção lógica, e não física. Corrupção física ocorre de falhas mecânicas.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem sempre procuro dizer, às vezes posso esquecer, que se algo é uma opinião, chute ou sugestão, a não ser que eu conheça a materia como você agora demonstrou, eu até pensava que em caso de desligamento de energia o braço seria puxado por uma mola, mas pelo que você disse até um tempo era semelhante a uma pick up toca disco automática, que se não me engano, se desligasse com o disco tocando, pelo botão power a agulha parava no sulco do disco, mas se desligasse pelos meios adequados o braço primeiro recolhia e assentava na base e só depois desligava, não tenho certeza mas era mais ou menos assim...agora sobre a agulha quebrada ou não, quem disse foi o autor do post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Olha, o problema não é de quebrar agulha ou algo do tipo. É justamente pelo fato de que muitas escritas são feitas em buffer, e depois transferidas para o armazenamento físico."

 

"... agora sobre a agulha quebrada ou não, quem disse foi o autor do post."

 

RESPOSTA:

Sim, o problema é AGULHA QUEBRADA, como na foto já postada anteriormente. O HD travou, ficou offline e depois de várias tentativas, foi aberto e constatou-se agulha danificada. Não é palpite, é fato. Quebrou, ou porque tinha travado com o desplugue inesperado ou por tentativas de recuperar os arquivos usando programas em uma agulha emperrada ou por imperícia do técnico ao abrir o HD e tentar voltar a agulha para a posição inicial de leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O simples fato de desligar a energia do disco não impacta em problemas físicos, pois é isso o que nós fazemos todos os dias quando desligamos nossos computadores. O fato de a cabeça de leitura/escrita não estar devidamente recolhida, como eu disse, não traz nenhum problema em um eventual shutdown, ou em uma perda repentina de energia, pois os discos atuais são feitos justamente de forma a recolher as cabeças de leitura/escrita quando os mesmos sofrem falta de energia elétrica. O processo de ejetar o dispositivo com segurança não é para prevenir falhas físicas, e sim para garantir que os dados estejam escritos no disco no momento da remoção.

Como eu disse, discos estão sujeitos a falhas, inclusive mecânicas, não quer dizer que foi o fato de desplugar o disco que causou a falha, a falha poderia ocorrer durante a operação normal do dispositivo.

E se ocorreu de as "agulhas" travarem no meio do disco e ficarem lá depois de desligar o disco, então esse disco está condenado, pois as cabeças de leitura/gravação nunca devem encostar na superfície do disco, e elas só conseguem ficar flutuando pelos pratos dos discos quando os mesmos estão em movimento (daí a necessidade de "estacionar" as cabeças dos HDs ao desligar o computador, coisa que antigamente tinha que dar um comando para ser feito, nos HDs atuais eles fazem um auto-park, sem necessidade de fazer nada manualmente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou explicar novamente.

 

"Amigo, vamos ser bem sinceros, você errou ao deixar o técnico abrir sem equipamentos para isso, e isso danificou o HD."

 

Meu caro, eu já expliquei isso aqui mesmo nesse tópico. Meus motivos deixei bem claros. E não teve erro não. O HD já estava "MORTO". 

 

"E se ocorreu de as "agulhas" travarem no meio do disco e ficarem lá depois de desligar o disco, então esse disco está condenado,..."

 

Também já expliquei isso aqui nesse tópico. você é que não leu ele todo.

Como já expliquei, o HD é novo, comprado na loja e deu problema com apenas 3 meses de uso. A garantia até que poderia cobrir e me dar um novo, mas daí eu teria que enviar o danificado para a fábrica com meus arquivos dentro e adeus pra eles. Não tenho backup de backup e por isso preferi ficar com o HD danificado para tentar recuperar meus arquivos.

 

Já expliquei tudo isso aqui. Tá tudo aí pra trás.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Loja Play Sérgio

11 horas atrás, Loja Play Sérgio disse:

 

Meu caro, eu já expliquei isso aqui mesmo nesse tópico. Meus motivos deixei bem claros. Se você não leu ou se leu e não quer me entender, daí já é outra questão, passar a ser caso de defensoria da empresa de sua parte mesmo. E não teve erro não. O HD já estava "MORTO". 

 

Não estava "MORTO", li todo o tópico, pois fiquei curioso pois tenho HD dessa empresa e me preocupo, mas se for analisar seu caso foi varios erros que ocasionaram isso.

 

Quando a agulha trava, não é um som baixinho q se oouve que coloca o ouvido perto, é algo mais alto, então abrir ele foi um erro gravissimo, e mesmo se estivesse quebrada a agulha, pra que abrir?? só pra confirmar q ta tudo quebrado?? E esse foi o principal erro, mesmo que fosse erro de fabricação, voce nunca deve abrir um HD, sem equipamentos para isso, sem uma sala em PERFEITAS condições, pois um simples grão de poeira pode acabar ainda mais com o HD e destruir tudo de uma vez!!

 

Ja tive HD que encontrei no meio do MATO(em um aparelho todo quebrado, que encontrei no meio de um terreno baldio) e durou 2 anos comigo, até que travou a agulha e era um barulho insuportável e não aparecia nada, nem mesmo como despositivo como o seu.

 

Então assim, voce nao pode culpar a fabricante pelo erro seu

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Loja Play Sérgio  Foi justamente por um problema parecido que conheci esse fórum. As empresas sérias só abrem hd em último caso e tem que ser em um laboratório especial. Ainda assim é um procedimento arriscado que você precisa assinar uma autorização. 

 

Também fiquei perdido quando tivemos problemas com o storage do meu trabalho, mas o pessoal aqui do fórum me ajudou indicando uma boa empresa. Descobri que esse ramo de recuperação de dados é complicado, cheio de aventureiros e picaretas, principalmente esses que postam vídeos no youtube.

 

Sinto dizer, mas acho difícil você recuperar arquivos nesse disco. Até onde eu sei, as 3 ou 4 empresas confiáveis que existem no Brasil não recebem discos que foram abertos.

 

Comece a fazer backup para não passar mais por esse sufoco.

 

abração!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um mundo ideal, é melhor não ter que usar laboratórios de recuperação de dados, mas a Seagate oferece um software DIY para recuperação e um laboratório que oferece esses serviços. Para mais informações sobre recuperação de dados ou ligue ao número de Serviço de recuperação em laboratório 1-800-475-0143. Você pode ligar para o próximo número para mais Informações sobre o Software de Recuperação de Arquivos; 18555888504.

No entanto, existem vários laboratórios dedicados a esse tipo de serviço. Uma maneira de encontrá-los é usar o Google Maps, colocar palavras como "recuperação" ou palavras relacionadas a esse fim, veja os resultados, ler os comentários e pontuação que as pessoas lhes dão, chamá-los um por um e cotar preços para ter uma ideia de quanto isso poderia custar. Por exemplo, aqui encontrei mais de 20 resultados que coloquei à sua disposição para tentar ajudá-lo a encontrar opções:

  1. Resultados de Recuperação de dados no Maps.
  2. Resultados de Dados no Maps.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ATENÇÃO!

Estou retirando o que eu disse sobre SEAGATE NÃO!

 

Entrei no site do fabricante, preenchi uma reclamação com todos os meus dados e informei os códigos de meu HD e ainda respondi a um questionário de satisfação demonstrando meu descontentamento total com a  empresa.

 

RESULTADO:

A SEAGATE me ligou e se dispôs e tentar recuperar meu dados em seu laboratório nos EUA sem me cobrar os US$ 700 dólares. Só tenho que enviar para eles (pagar uma taxa de alfândega) e aguardar. Tudo dentro da garantia.

 

Aí sim.

  • Curtir 2
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/03/2020 às 19:31, Loja Play Sérgio disse:

RESULTADO:

A SEAGATE me ligou e se dispôs e tentar recuperar meu dados em seu laboratório nos EUA sem me cobrar os US$ 700 dólares. Só tenho que enviar para eles (pagar uma taxa de alfândega) e aguardar. Tudo dentro da garantia.

 

Aí sim.

Quem vê cara não vê recuperação 😜

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

É muito estranho a Seagate ter coberto a garantia e concedido um serviço de recuperação em um HD que foi aberto. 

De acordo com a própria empresa os termos de garantia não cobrem esse tipo de violação. 

 

Enfim, aproveite a graça recebida e reveja os planos de backup da sua empresa. 

 

Um abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/03/2020 às 16:31, Loja Play Sérgio disse:

ATENÇÃO!

Estou retirando o que eu disse sobre SEAGATE NÃO!

 

Entrei no site do fabricante, preenchi uma reclamação com todos os meus dados e informei os códigos de meu HD e ainda respondi a um questionário de satisfação demonstrando meu descontentamento total com a  empresa.

 

RESULTADO:

A SEAGATE me ligou e se dispôs e tentar recuperar meu dados em seu laboratório nos EUA sem me cobrar os US$ 700 dólares. Só tenho que enviar para eles (pagar uma taxa de alfândega) e aguardar. Tudo dentro da garantia.

 

Aí sim.

Que bom! Essas são ótimas notícias. Fico feliz por você e espero que tudo isso seja resolvido muito em breve...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2020 às 22:00, Loja Play Sérgio disse:

Não tenho backup de backup

E nem precisa. Você precisa apenas garantir que tem duas cópias de um arquivo, uma na sua máquina de uso diário e outra em uma mídia externa. Se tiver problema no seu computador, você tem tudo gravado fora dele. Se tiver um problema na sua cópia externa, você tem tudo gravado em seu computador e pode fazer um novo backup assim que providenciar uma mídia externa nova.

Agora se você vai apagar o dado do seu computador, e quer manter uma cópia externa, aí sim eu recomendo você usar outra mídia para manter uma cópia extra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2020 às 12:52, Marco Tada disse:

E nem precisa. Você precisa apenas garantir que tem duas cópias de um arquivo, uma na sua máquina de uso diário e outra em uma mídia externa. Se tiver problema no seu computador, você tem tudo gravado fora dele. Se tiver um problema na sua cópia externa, você tem tudo gravado em seu computador e pode fazer um novo backup assim que providenciar uma mídia externa nova.

Agora se você vai apagar o dado do seu computador, e quer manter uma cópia externa, aí sim eu recomendo você usar outra mídia para manter uma cópia extra.

Foi isso que sugeri quando fiz esse comentário:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...