Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual memória escolher para Ryzen 5 1600 AF?


Husardo

Posts recomendados

Vou montar conjunto R5 1600 + Gigabyte B450M DS3H + 8 GB DDR4. Estou numa fase de pesquisas antes de comprar, já escolhi o principal: a placa-mãe e o proc. Como nunca tive DDR4 e sou leigo quanto a AM4, estou em dúvida quanto às memórias... 

 

1. Vale a pena pegar memórias 3000MHz ou mais, ou posso economizar e pegar 2666MHz e fazer over ?
2. Acham que vale à pena comprar 2 pentes de 4GB? (ainda sobrariam 2 slots na mobo) ou 1 pente de 8gb já estaria OK?
3. As memórias Crucial Ballistix Sport LT 3,000MHz são compatíveis? Qual recomendam? 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Husardo Boa tarde

Qual seria o seu orçamento pra gastar na configuração completa? Já possui monitor? Se sim, cite a resolução e a taxa de atualização (Hz) dele. 

 

2 horas atrás, Husardo disse:

1. Vale a pena pegar memórias 3000MHz ou mais, ou posso economizar e pegar 2666MHz e fazer over ?

Se souber fazer, talvez seja interessante economizar e pegar os de 2666MHz, isso se a diferença não for tão grande. 

 

2 horas atrás, Husardo disse:

2. Acham que vale à pena comprar 2 pentes de 4GB? (ainda sobrariam 2 slots na mobo) ou 1 pente de 8gb já estaria OK?

Recomendo que pegue um de 8GB e depois compre o outro. 

 

2 horas atrás, Husardo disse:

3. As memórias Crucial Ballistix Sport LT 3,000MHz são compatíveis? Qual recomendam? 

São ótimas memórias e estão em promoção. Outro bom modelo é esta: https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-ddr4-3000mhz-branca-tlpbd48g3000hc16c01

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7

Vou jogar em 60Hz e 1080p. Já tenho monitor  e o resto, esse será meu kit upgrade, aproveitando minhas peças.

Configuração da descrição, por isso estou escolhendo o R5 1600.

 

A placa-mãe comprarei no ML (pois tenho crédito lá) e gastarai 550 reais.

 

Resto da configuração pretendo adquirir na Kabum ou outra loja.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nesse caso, recomendo os seguintes componentes: 

 

CPU: Pegue o R5 1600 AF (veja se tem o "AF" no modelo), pois ele é fabricado em 12nm, consequentemente sendo mais eficiente energicamente e alcançando frequências maiores. 

Link do AF: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=107545&gclid=Cj0KCQiA9orxBRD0ARIsAK9JDxQLAWZjrafduzKWEHcGAZsoLjQ-j-4iUpfZwWY6l4RHAAV0nhT_wG8aAv-SEALw_wcB

 

Placa-mãe: Gigabyte GA AB350M DS3H V2 // Biostar B450GT3 // Asrock B450M Steel Legend ( a melhor entre as 3, porém, a mais cara). 

 

Memória RAM: Pegue a que eu recomendei ou a Crucial Ballistix 8GB 3000MHz que está aparecendo com bons preços. 

 

Perdoe-me se esqueci de algo...

Procure em lojas como Terabyte, Pichau e Kabum. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GenesisG7 disse:

 

CPU: Pegue o R5 1600 AF (veja se tem o "AF" no modelo), pois ele é fabricado em 12nm, consequentemente sendo mais eficiente energicamente e alcançando frequências maiores. 

Link do AF: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=107545&gclid=Cj0KCQiA9orxBRD0ARIsAK9JDxQLAWZjrafduzKWEHcGAZsoLjQ-j-4iUpfZwWY6l4RHAAV0nhT_wG8aAv-SEALw_wcB

 

 

Sim, é este mesmo que irei comprar.

 

2 minutos atrás, GenesisG7 disse:

Placa-mãe: Gigabyte GA AB350M DS3H V2 // Biostar B450GT3 // Asrock B450M Steel Legend ( a melhor entre as 3, porém, a mais cara).

 

 

No Mercado Livre (onde vou comprar a placa-mãe por já ter créditos lá) essa Steel Legend tá 650 para cima, muito cara. Tem a GA AB350M DS3H V2, mas só de compradores com certificação ruim e a outra Biostar não achei. São poucas as opções e num outro post fiquei decidido a pegar a Gigabyte B450M DS3H pelos 4 slots de RAM e dissipadores nas VRMs.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@GenesisG7 Poderia me ajudar ?

Vou pegar esse Ryzen 5 1600 AF + GA AB350M DS3H V2 + A memória da Crucial 3000mhz, só que nas specs do processador, o clock max da memória sem OC é 2666mhz, e da placa também, teria problema eu colocar esse pente de 3000mhz ?

Eu vou ter que fazer o oc para poder utilizar os 3000mhz do pente de memória ?

Estou com muita dúvida quanto a isso ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@GenesisG7 Então, vai ser realmente o Ryzen 5 1600 AF + GA AB350M DS3H V2.

Vi vídeos no YouTube onde essa placa ficou lisinha em 3600mhz. Mesmo nas especificações dela dizendo que suporta até 3200mhz. 

 

Já o processador consta como segunda geração. Acha que ele consegue trabalhar em 3600mhz tmb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Aragão

Não posso te afirmar, amigo. São muitas variáveis... 

Já possui as memórias? 

Dependendo dessas variáveis, pode ser que não consiga. Se não conseguir, tente relaxar os timings delas, ou diminua um pouco a frequência. 3200MHz é um bom valor. Se ainda não tiver as memórias, compre de 3000MHz/3200MHz (caso tenha uma noção de overclock). Muito provavelmente vai conseguir subir as frequências delas para valores mais altos, se preferir. Além disso, são mais baratas. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 https://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-team-group-t-force-dark-z-16gb-2x8-ddr4-3600mhz-cinza-tdzgd416g3600hc18jdc01

 

É que encontrei essas e achei o preço muito atrativo, além da marca não ter nenhum contra.

 

A questão é. Se eu tenho essa memória de 3600mhz, mal não vai fazer certo? Mesmo que elas não consigam trabalhar no máximo.

Ou mesmo assim tu acha melhor eu ir de 3000mhz?

Pra falar a verdade não sei se esses 600mhz de diferença é visível realmente, muda muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Matheus Aragão disse:

@GenesisG7 https://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-team-group-t-force-dark-z-16gb-2x8-ddr4-3600mhz-cinza-tdzgd416g3600hc18jdc01

 

É que encontrei essas e achei o preço muito atrativo, além da marca não ter nenhum contra.


3600 MHz CL 18 = 3200 MHz CL 16, mais lento que 3000 MHz CL 14.
 

4 minutos atrás, Matheus Aragão disse:

A questão é. Se eu tenho essa memória de 3600mhz, mal não vai fazer certo? Mesmo que elas não consigam trabalhar no máximo.

Ou mesmo assim tu acha melhor eu ir de 3000mhz?

Não, na pior das hipóteses você não consegue rodar a 3600 e tem que abaixar a frequência, com um pouco de sorte consegue apertar legal os timings.
 

5 minutos atrás, Matheus Aragão disse:

Pra falar a verdade não sei se esses 600mhz de diferença é visível realmente, muda muito?

Praticamente nada. A diferença só aparece com CPU + GPU topos de linha e, mesmo assim, é pequena. Pra Zen e Zen+ o ganho diminui muito depois de 3200 MHz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 entao com esse meu Ryzen 5 1600 AF + GA AB350M DS3H MHz.. o que tu me recomenda são memórias de 3200mhz mesmo?  Me recomenda alguma com bom custo benefício? 

 

https://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-team-group-t-force-dark-z-16gb-2x8-ddr4-3200mhz-cinza-tdzgd416g3200hc16cdc01

 

Essa de 3200mhz está com preço legal tmb.

 

Desde já muito obrigado pela ajuda cara!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Matheus Aragão disse:

@Shaman93 entao com esse meu Ryzen 5 1600 AF + GA AB350M DS3H MHz.. o que tu me recomenda são memórias de 3200mhz mesmo?  Me recomenda alguma com bom custo benefício? 

 

https://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-team-group-t-force-dark-z-16gb-2x8-ddr4-3200mhz-cinza-tdzgd416g3200hc16cdc01

 

Essa de 3200mhz está com preço legal tmb.

 

Desde já muito obrigado pela ajuda cara!

 

Essa tá bem bacana, pegaria ela mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá! Estou com essa dúvida, comprei algumas peças pra fazer um upgrade no meu PC, peguei um Ryzen 5 1600AF, uma placa-mãe  Asus Prime B450M Gaming/BR, e dois pentes de memória de 8gb ddr4 cada com 3200mhz, a placa-mãe suporta memórias de 3200 porém estou na duvida se o processador vai utilizar essa velocidade

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 8 meses depois...

@Excelsior Tudo bem?

 

Eu já comprei o R5 1600 AF na loja que explode e deve chegar nos próximos dias.

 

A sua placa-mãe é exatamente a Steel Legend, se for, teve algum problema com relação à BIOS para reconhecer o R5 1600 AF?

 

Com relação às memórias, após terminar a instalação e configuração, poderia relatar a experiência, a melhor forma para eu fazer e até qual frequência a memória vai trabalhar, se o XMP vai funcionar?

 

A previsão de entrega é para terça-feira.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Excelsior Tudo bem?

 

Eu já comprei o R5 1600 AF na loja que explode e deve chegar nos próximos dias.

 

A sua placa-mãe é exatamente a Steel Legend, se for, teve algum problema com relação à BIOS para reconhecer o R5 1600 AF?

 

Com relação às memórias, após terminar a instalação e configuração, poderia relatar a experiência, a melhor forma para eu fazer e até qual frequência a memória vai trabalhar, se o XMP vai funcionar?

 

A previsão de entrega é para terça-feira.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Cavalcantesim, minha placa-mãe é a B450M Steel Legend. As peças chegaram entre quarta e sexta feira. O Ryzen 1600 AF funcionou de boa. Pelo que vi vai dar zebra se você atualizar a BIOS para usar processadores da linha 5XXX porque não vai reconhecer a primeira geração. Minha placa veio com a versão 2.90 da BIOS. Velocidade, como está em 3000mhz deixei a tensão em "auto". Mas o perfil XMP dela ajusta a velocidade para 3600mhz e a tensão para 1.350V. Eu estou aguardando o dissipador do SSD para essa semana. No M.2 esquenta muito. E também pretendo postar a respeito do SSD Xing Ling que chegou pra mim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Cavalcantesim, minha placa-mãe é a B450M Steel Legend. As peças chegaram entre quarta e sexta feira. O Ryzen 1600 AF funcionou de boa. Pelo que vi vai dar zebra se você atualizar a BIOS para usar processadores da linha 5XXX porque não vai reconhecer a primeira geração. Minha placa veio com a versão 2.90 da BIOS. Velocidade, como está em 3000mhz deixei a tensão em "auto". Mas o perfil XMP dela ajusta a velocidade para 3600mhz e a tensão para 1.350V. Eu estou aguardando o dissipador do SSD para essa semana. No M.2 esquenta muito. E também pretendo postar a respeito do SSD Xing Ling que chegou pra mim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...