Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

suspender o pc estraga o hardware?


nickyfull

Posts recomendados

bom primeiramente não sei se devo postar esse tópico nessa área mais bora la, bom galera eu sempre deixo meu computador em modo de suspensão ou eu coloco ele manualmente ou ele entra em modo de suspensão sozinho, para mim isso não e um problema é ate que bom porque eu simplesmente aperto uma tecla do meu teclado e o pc ja liga de imediato, mais ah questão é deixar o pc em modo de suspensão estraga os componentes do meu pc? pois vi um cara falando isso em um post no facebook e como eu deixo o meu pc em suspensão o tempo todo isso me chamou ah atenção né, e por isso que vim aqui lhes pedir essa informação 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvo engano, desde o windows 2000 tem essa opção de suspender o PC. Se estragasse o equipamento já teria sido removida há tempos.

Porém, consome mais energia do que desligar de fato o PC. Se, por exemplo, não for usar o PC de um dia pro outro, recomendo desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estragar por si não estraga, mas tem inúmeras desvantagens em deixar um PC em suspensão ao invés de desligar e desligar também na chave do filtro de linha, o consumo em stand by de um PC é um dos maiores se não for o maior gastador de energia em espera de uma casa, o PC em espera esta exposto constantemente a rede elétrica e a surtos de tensão, e existe algum aquecimento das peças da placa-mãe em espera em relação a completamente desligado,

 

Outra questão é que se você tiver alguma alteração de hardware enquanto p PC esta em hibernação, remover um HD, ou placa quando retornar é tela azul na certa...

 

Em caso de notebook deixar em espera pode acabar com a bateria e gera aquecimento adicional das peças.

 

A unica vantagem é que você não vai precisar trocar a bateria do CMOS tão cedo, um PC que fica muito tempo fora da tomada geralmente gasta uma bateria por ano

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estraga, o máximo que pode acontecer é algum programa parar de funcionar, por exemplo, um programa de edição aberto com muitas camadas de áudio, vídeo e efeitos aberto, este programa pode vir a parar de funcionar, mas não é regra. O ideal é desligar o PC pois, ao se fazer isso, é cortada a fonte de energia que passa pelos componentes e o excesso de energia que fica solto na máquina (este sim pode vir a causar algum problema) começa a "sumir", isso apenas se você não tiver aterramento. Caso o motivo de querer deixar o pc ligado seja a demora que ele leva para carregar, sugiro a compra de um SSD. Vou instalar um hoje no meu pc por causa da lentidão em carregar os programas. Em um SSD de 240Gb posso instalar o W10 + Photoshop + Autodesk Maya + Unity e ainda sobra 70% da memória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, F4b10 disse:

Estragar por si não estraga, mas tem inúmeras desvantagens em deixar um PC em suspensão ao invés de desligar e desligar também na chave do filtro de linha, o consumo em stand by de um PC é um dos maiores se não for o maior gastador de energia em espera de uma casa, o PC em espera esta exposto constantemente a rede elétrica e a surtos de tensão, e existe algum aquecimento das peças da placa-mãe em espera em relação a completamente desligado,

 

Outra questão é que se você tiver alguma alteração de hardware enquanto p PC esta em hibernação, remover um HD, ou placa quando retornar é tela azul na certa...

 

Em caso de notebook deixar em espera pode acabar com a bateria e gera aquecimento adicional das peças.

 

A unica vantagem é que você não vai precisar trocar a bateria do CMOS tão cedo, um PC que fica muito tempo fora da tomada geralmente gasta uma bateria por ano

ah sim entendi em partes vou passar ah desligar por causa da energia pois eu achava que não consumia energia, sem contar que tenho ssd que faz o windows iniciar rapidamente, agora sobre ah parte da bateria que fiquei na duvida mesmo tipo o que seria bateria de CMOS ?

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, Jeferson Fagunde disse:

Não estraga, o máximo que pode acontecer é algum programa parar de funcionar, por exemplo, um programa de edição aberto com muitas camadas de áudio, vídeo e efeitos aberto, este programa pode vir a parar de funcionar, mas não é regra. O ideal é desligar o PC pois, ao se fazer isso, é cortada a fonte de energia que passa pelos componentes e o excesso de energia que fica solto na máquina (este sim pode vir a causar algum problema) começa a "sumir", isso apenas se você não tiver aterramento. Caso o motivo de querer deixar o pc ligado seja a demora que ele leva para carregar, sugiro a compra de um SSD. Vou instalar um hoje no meu pc por causa da lentidão em carregar os programas. Em um SSD de 240Gb posso instalar o W10 + Photoshop + Autodesk Maya + Unity e ainda sobra 70% da memória.

cara eu deixo meu pc em suspensão por ser mais pratico de ligar o pc tipo eu aperto uma teclado do teclado e pronto, ta na tela inicial do pc pronto para usar, mais agora que fiquei sabendo que consome muita energia vou passar ah desligar, sobre o ssd eu ja tenho e porque eu achava mais pratico mesmo e tb não sabia que consumia energia, pessoal aqui de casa vai me matar quando ah conta de energia chegar pois ficou quase o mes todo em suspensão haha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nickyfull O consumo de um PC em standby é alto quando comparado com outros aparelhos em standby, como um TV ou impressora por exemplo, Um PC tipico gasta 5 a 10W em standby, enquanto um eletroeletrônico moderno gasta menos de 3W, Um PC em standby o mes inteiro daria algo entre 3 a 6 kW a mais na conta de luz no fim do mes, coisa de 3 a 5 reais...

 

Na placa-mãe tem uma bateria botão CR2032 que mantem a data e hora e algumas configurações do PC mesmo quando ele esta fora da tomada, essa bateria costuma durar anos e custa menos de 5 reais em qualquer papelaria.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, F4b10 disse:

@nickyfull O consumo de um PC em standby é alto quando comparado com outros aparelhos em standby, como um TV ou impressora por exemplo, Um PC tipico gasta 5 a 10W em standby, enquanto um eletroeletrônico moderno gasta menos de 3W, Um PC em standby o mes inteiro daria algo entre 3 a 6 kW a mais na conta de luz no fim do mes, coisa de 3 a 5 reais...

 

Na placa-mãe tem uma bateria botão CR2032 que mantem a data e hora e algumas configurações do PC mesmo quando ele esta fora da tomada, essa bateria costuma durar anos e custa menos de 5 reais em qualquer papelaria.

 

 

ah entendi agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ai esta confundindo "suspensão" com "hibernar"...

 

São coisas diferentes, no modo suspensão realmente há um gasto de energia e portanto essas desvantagens do consumo de energia e desgaste das peças.

No modo hibernar não há qualquer gasto de energia e voce pode inclusive retirar o cabo da tomada ou desligar o filtro de linha. 

 

Mas como já mencionaram antes, se voce tem SSD então não tem motivos pra usar a hibernação ou a suspensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...