Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc congela e depois desliga


Posts recomendados

Recentemente eu comprei um pc novo, faz uma semana que estou usando, o problema é que nos últimos 2 dias tive problemas de congelamento durante alguns jogos, primeiramente pensei que os componentes do pc não fossem recomendados para aqueles jogos, porém após pesquisar, vi que as as configurações do meu pc superam os requisitos mínimos dos jogos; também pensei que era superaquecimento, tirei a porta do gabinete, mas ocorreu o congelamento do mesmo modo. Qual deve ser o problema do pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que tem uns programas que previnem o congelamento de aplicativos.

 

Quando ele congela, é que ele ta em um loop infinito e sem saída pra fazer tarefas em paralelo, aí ele acaba fazendo milhões de operações matemáticas por segundo, esquenta e reinicia..

 

Procura por Aplicativos Anti Freeze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Xeviousbr disse:

Sei que tem uns programas que previnem o congelamento de aplicativos.

 

Quando ele congela, é que ele ta em um loop infinito e sem saída pra fazer tarefas em paralelo, aí ele acaba fazendo milhões de operações matemáticas por segundo, esquenta e reinicia..

 

Procura por Aplicativos Anti Freeze

Ok, vou pesquisar alguns aqui, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Mavitu disse:

Recentemente eu comprei um pc novo, faz uma semana que estou usando, o problema é que nos últimos 2 dias tive problemas de congelamento durante alguns jogos, primeiramente pensei que os componentes do pc não fossem recomendados para aqueles jogos, porém após pesquisar, vi que as as configurações do meu pc superam os requisitos mínimos dos jogos; também pensei que era superaquecimento, tirei a porta do gabinete, mas ocorreu o congelamento do mesmo modo. Qual deve ser o problema do pc?

Não tente rodar seu PC com tampo aberto. Tivemos um membro do fórum semana ou duas atrás que perdeu a placa-mãe por causa de uma bobagem dessas.

 

Se quer saber se seu PC está superaquecendo, use o MSI Afterburner. Ele monitora as temperaturas durante o uso e pode inclusive exibi-las sobre a tela do jogo para que você tenha sempre controle sobre a saúde do PC.

 

Agora vamos a seu problema. Congelamentos podem ocorrer por várias razões, mas no caso de jogos e de uma máquina nova, o mais comum é que esses jogos não tenham todos os aplicativos necessários instalados. Você deve sempre verificar se o C++ está instalado em todas as suas versões, se o DirectX foi devidamente atualizado (bibliotecas antigas ainda são necessárias para alguns jogos antigos), e se você não estiver rodando o windows 10, o Netframework também tem que ser atualizado.

 

Além de tudo isso, é imprescindível que seus drivers estejam atualizados, sendo baixados únicamente do site do fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo. Nunca baixe drivers de qualquer outro lugar, e nunca deixe os drivers genéricos do windows instalados.

 

Geralmente essas medidas vão solucionar travamentos em jogos, a menos que hajam falhas de hardware, onde o diagnóstico mais detalhado é necessário.

 

Observação: Se você tiver aproveitado seu disco de sistema de outro computador, travamentos e instabilidade são inevitáveis. Você deve sempre instalar o sistema para a máquina onde vai utilizá-lo. Similarmente, BIOS atualizada é recomendável, e uso de XMP pode causar instabilidades também. 

Observe que quando o jogo travar, pressionar as teclas CRTL, ALT e DEL ao mesmo tempo abre a tela de menus do windows sobre qualquer aplicativo congelado, e abrindo o gerenciador de tarefas a partir dali, você pode fechar o aplicativo congelado. Se essa tela estiver disponível nos congelamentos que você descreveu, então seu problema provavelmente não é hardware, mas sim programas ou sistema mal instalados ou falhando.

adicionado 3 minutos depois

Outra coisa que esqueci de mencionar. Há jogos que usam sistemas anti-cheat e outras proteções. Nesses jogos, programas que estejam rodando em segundo plano (sejam eles trainers, bots, captura, gerenciamento, monitoramento, etc.) podem causar crash e congelamentos. Sempre que um jogo se comportar estranhamente, tente desativar todos os programas que estejam rodando em segundo plano e teste novamente. Muitas vezes uma bobagem como um discord aberto (com integração ativada) pode causar uma infinidade de problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não tente rodar seu PC com tampo aberto. Tivemos um membro do fórum semana ou duas atrás que perdeu a placa-mãe por causa de uma bobagem dessas.

 

Se quer saber se seu PC está superaquecendo, use o MSI Afterburner. Ele monitora as temperaturas durante o uso e pode inclusive exibi-las sobre a tela do jogo para que você tenha sempre controle sobre a saúde do PC.

 

Agora vamos a seu problema. Congelamentos podem ocorrer por várias razões, mas no caso de jogos e de uma máquina nova, o mais comum é que esses jogos não tenham todos os aplicativos necessários instalados. Você deve sempre verificar se o C++ está instalado em todas as suas versões, se o DirectX foi devidamente atualizado (bibliotecas antigas ainda são necessárias para alguns jogos antigos), e se você não estiver rodando o windows 10, o Netframework também tem que ser atualizado.

 

Além de tudo isso, é imprescindível que seus drivers estejam atualizados, sendo baixados únicamente do site do fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo. Nunca baixe drivers de qualquer outro lugar, e nunca deixe os drivers genéricos do windows instalados.

 

Geralmente essas medidas vão solucionar travamentos em jogos, a menos que hajam falhas de hardware, onde o diagnóstico mais detalhado é necessário.

 

Observação: Se você tiver aproveitado seu disco de sistema de outro computador, travamentos e instabilidade são inevitáveis. Você deve sempre instalar o sistema para a máquina onde vai utilizá-lo. Similarmente, BIOS atualizada é recomendável, e uso de XMP pode causar instabilidades também. 

Observe que quando o jogo travar, pressionar as teclas CRTL, ALT e DEL ao mesmo tempo abre a tela de menus do windows sobre qualquer aplicativo congelado, e abrindo o gerenciador de tarefas a partir dali, você pode fechar o aplicativo congelado. Se essa tela estiver disponível nos congelamentos que você descreveu, então seu problema provavelmente não é hardware, mas sim programas ou sistema mal instalados ou falhando.

adicionado 3 minutos depois

Outra coisa que esqueci de mencionar. Há jogos que usam sistemas anti-cheat e outras proteções. Nesses jogos, programas que estejam rodando em segundo plano (sejam eles trainers, bots, captura, gerenciamento, monitoramento, etc.) podem causar crash e congelamentos. Sempre que um jogo se comportar estranhamente, tente desativar todos os programas que estejam rodando em segundo plano e teste novamente. Muitas vezes uma bobagem como um discord aberto (com integração ativada) pode causar uma infinidade de problemas.

Sobre o gabinete, já recoloquei a porta, e ficou aberto menos de um dia.

Vou verificar as versões desses aplicativos e respondo aqui.

Sobre os programas em segundo plano, nas configurações já estão desativados os programas da microsoft, mas possuem diversos outros programas rodando em segundo plano no gerenciador de tarefas, qual deles devo desativar? (Fora os programas dos componentes como placa de vídeo ou processador, que, obviamente, não devo desativar)

 

adicionado 4 minutos depois
22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Além de tudo isso, é imprescindível que seus drivers estejam atualizados, sendo baixados únicamente do site do fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo. Nunca baixe drivers de qualquer outro lugar, e nunca deixe os drivers genéricos do windows instalados.

 

22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

BIOS atualizada é recomendável

 Como eu disse, o pc é novo e veio já montado e configurado, com as bios e drivers atualizados feito por onde eu encomendei, a pichau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mavitu disse:

Sobre o gabinete, já recoloquei a porta, e ficou aberto menos de um dia.

Vou verificar as versões desses aplicativos e respondo aqui.

Sobre os programas em segundo plano, nas configurações já estão desativados os programas da microsoft, mas possuem diversos outros programas rodando em segundo plano no gerenciador de tarefas, qual deles devo desativar? (Fora os programas dos componentes como placa de vídeo ou processador, que, obviamente, não devo desativar)

 

adicionado 4 minutos depois

 

 Como eu disse, o pc é novo e veio já montado e configurado, com as bios e drivers atualizados feito por onde eu encomendei, a pichau.

Nos diga qual é a configuração completa do seu PC por favor, em especial modelo e marca da fonte.

 

No seu título do tópico você diz que o PC desliga (o que muda completamente a abordagem inteira), mas omite isso no tópico em si. O PC está mesmo desligando sozinho? Você o liga direto na tomada ou tem algo entre ele e a tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

Nos diga qual é a configuração completa do seu PC por favor, em especial modelo e marca da fonte.

Processador

AMD Ryzen 3 3200G Quad-Core 3.6GHz (4GHz Turbo) 6MB Cache AM4, YD3200C5FHBOX

Cooler

Cooler Box(Acompanhado do processador)

placa-mãe

AsRock A320M-HD

Memória

Team Group T-Force Vulcan 8GB (1x8) 2666MHz DDR4

Placa de vídeo

Sapphire Radeon RX 570 4GB GDDR5 Pulse 256-bit, 11266-04-20G

Disco Rígido interno (HD)

HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM, HDWD110XZSTA

Fonte

FONTE PICHAU GAMING NIDUS 500W BRONZE 80 PLUS, PG-5001-BR

Gabinete

Gabinete Gamer TGT Mortar Lateral Acrilico, TGT-MTR-01

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

No seu título do tópico você diz que o PC desliga (o que muda completamente a abordagem inteira), mas omite isso no tópico em si. O PC está mesmo desligando sozinho? Você o liga direto na tomada ou tem algo entre ele e a tomada?

Sobre isso, serei mais específico, quando ocorre o congelamento, de primeira a imagem e o som congelam, depois a imagem se arrasta de um modo muito lento e travado e após alguns segundos trava de vez, porém o som destrava e continua por mais tempo que a imagem, até que tudo trava. Das vezes que isso ocorreu, a primeira vez eu deixei o pc ligado até o monitor, o teclado e mouse desligarem, assim eu apertava o botão de ligar e iniciava normalmente; mas outras vezes eu desligava pelo botão na cpu e ligava de novo.

 

O cabo de alimentação está conectado a uma régua ligada na tomada, nessa régua também são ligados o monitor e um carregador de celular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua configuração parece OK. A fonte Nidus eu tinha muito receio até outro dia, mas foi publicada uma matéria oficial que a avaliou e ela se saiu muito bem. A memória é de uma marca que eu tenho pavor, mas não sei se ela causaria esse tipo de problema especificamente. 

 

Enfim, minhas recomendações iniciais permanecem as mesmas. Faça a atualização dos programas e drivers, da BIOS também (hoje atualização de BIOS é mais segura e pode ser feita diretamente de dentro do windows, sem violação de garantia). Conferir se o XMP está ligado na BIOS (pode ser que esteja mesmo sendo desnecessário) é uma boa. 

 

Se quiser conferir se há algum problema de hardware pode usar o memtest86 e o HDtune, mas eu acho improvável que seja esse o problema. Algumas placas mães estão experimentando problemas com memórias em dual channel (mesmo quando recém compradas), e eu tenho minhas suspeitas que isso se deve a patches de vulnerabilidades que elas receberam nos últimos anos, sendo interessante ver o comportamento do PC com apenas uma memória instalada (ou ambas, mas fora do dual channel).

 

No mais, a origem dos jogos que você tem (se não forem steam) pode também ser a causa. Observe bem isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Observe que quando o jogo travar, pressionar as teclas CRTL, ALT e DEL ao mesmo tempo abre a tela de menus do windows sobre qualquer aplicativo congelado, e abrindo o gerenciador de tarefas a partir dali, você pode fechar o aplicativo congelado. Se essa tela estiver disponível nos congelamentos que você descreveu, então seu problema provavelmente não é hardware, mas sim programas ou sistema mal instalados ou falhando.

Acabou de ocorrer o congelamento, quando apertei as teclas, apareceu um aviso de erro após alguns segundos, dizendo que eu teria que reiniciar o computador por meio do botão ligar e desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu erro é aparentemente bem mais sério do que eu imaginava. Recomendo inicialmente a reinstalação do sistema operacional inteiro, com instalação de todos os drivers baixados unicamente dos sites dos fabricantes da placa-mãe e da placa de vídeo (baixe antes e iniciar o processo de formatação). Se isso não gerar resultados, teremos de fazer o diagnóstico do hardware. Se houverem erros de hardware, aí você precisará acionar a garantia dos componentes, mas estará muito melhor armado para fazê-lo se souber exatamente qual é o componente com defeito. Em contrapartida, sempre pode enviar o PC inteiro para a loja que o vendeu/montou, o que eu não recomendo a menos que você tenha muito mais paciência do que eu e a maioria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Seu erro é aparentemente bem mais sério do que eu imaginava. Recomendo inicialmente a reinstalação do sistema operacional inteiro, com instalação de todos os drivers baixados unicamente dos sites dos fabricantes da placa-mãe e da placa de vídeo (baixe antes e iniciar o processo de formatação). Se isso não gerar resultados, teremos de fazer o diagnóstico do hardware. Se houverem erros de hardware, aí você precisará acionar a garantia dos componentes, mas estará muito melhor armado para fazê-lo se souber exatamente qual é o componente com defeito. Em contrapartida, sempre pode enviar o PC inteiro para a loja que o vendeu/montou, o que eu não recomendo a menos que você tenha muito mais paciência do que eu e a maioria.

De primeira opção, tentarei entrar em contato com a Pichau ( Loja em que comprei) amanhã. Informarei a eles sobre esse erro do congelamento e se for preciso eu reenvio o pc para, acho que tenho paciência pra isso.

adicionado 37 minutos depois

@WOZ Dods Outra coisa que não informei, apenas em determinados jogos acontecem esse congelamento, os dois mais frequentes utilizam do sistema Easy Anti-Cheat, outros como League of Legends nunca tive um travamento ou congelamento sequer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...