Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alternativa para virtualização de sistemas


FFmarini

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Pessoal, estou com um projeto pessoal em que tenho o seguinte cenário; em casa hoje, tenho alguns notebooks antigos (Celerons, i3 primeira geração e pentium) onde cada um consta um sistema/serviço - 

  1. - Home Assistant - Automação residencial (funcionando)
  2. - LibreELEC Kodi - Media Center (funcionando)
  3. - Tonido - Servidor Cloud pessoal (em teste)
  4. - Servidor NAS para Backup - (em andamento)

A minha ideia é reduzir toda essa bagunça (4 notebooks) em algo mai centralizador, então pensei em centralizar tudo em um só hardware (com uma configuração melhor), e aí que peço ajuda, centralizo tudo em um sistema (Ubuntu Server, Fedora Server) e crio uma VM para cada sistema, ou tento por pelo Docker com contêiners (estou começando a estudar a plataforma agora) ou quem souber uma outra alternativa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@FFmarini Tudo bem?

 

Eu tenho dois cenários quando tenho que trabalhar com programas legados.

 

22 minutos atrás, FFmarini disse:

Servidor NAS para Backup - (em andamento)

Em um cenário (empresa) tenho um servidor NAS com Nas4Free (hoje XigmaNas), um dos seus serviços além do armazenamento de arquivo é virtualizar com o Virtualbox, então não preciso de outros sistemas para armazenamento, ftp, compartilhamento de arquivos ,compartilhamento de mídia DLNA, sincronização (clound syncthing/rsync) e virtualização.

 

Acho que o Nas4Free já cumpre todos os sistemas que você está utilizando no momento em um só, com configuração amigável pelo webmin.

image.png

 

Quando os sistemas legados precisam de configurações muitos específicas para rodarem eu prefiro ubuntu server com VMs feitos pelo XEN.

 

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...