Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de presença com som de latido


PauloJGomes

Posts recomendados

Olá Pessoal, estou iniciando, como hobby, um curso de eletronica mas estou bem cru ainda.
Como eu não encontrei um sensor de presença que tenha som de latido de cachorro, vou tentar fazer um.
Alguém pode me ajudar a começar do zero?
Explico: Meus vizinhos têm gatos e gosto destes bichinhos, mas vez em quando eles acabam por estragar as plantas que também gosto.
Por este motivo gostaria de colocar um sensor de presença que assim que ele passar na frente, emita latidos de cachorro, para ele se assustar e ir embora.
Muito obrigado e abração....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

+ de 1 ano sem resposta... posso até ter visto mas na época não vi conexão com o que vem a seguir...

 

Uma alternativa é usar sensor comum atuando num baratérrimo Modulo Dfplayer Mp3 Player com som de latido gravado. 1/2 que gostei da ideia e quase penso em fazer uso do que comprei há alguns meses. Outra alternativa é fazer o sensor atuar num circuito que gera ultrassom de média potência. este já estava na minha lista de projetos. Também tenho problema com cães e gatos e muito + ... morcego, maritaca, pombo e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Funciona!!!

 

Tive um cachorro Pastor Alemão.

Um gato entrou no quintal de casa à noite. Ele ficou em cima de um muro.

O cachorro latia muito.

O que aconteceu foi que eu tive que levantar para ver a cena. O cachorro latindo junto ao gato, que permanecia parado sobre o muro.⛔

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Haha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2021 às 12:20, MOR disse:

Não Funciona!!!

 

Tive um cachorro Pastor Alemão.

Um gato entrou no quintal de casa à noite. Ele ficou em cima de um muro.

O cachorro latia muito.

O que aconteceu foi que eu tive que levantar para ver a cena. O cachorro latindo junto ao gato, que permanecia parado sobre o muro.⛔

MOR_AL

 

Gato zen, rs...

 

Umas ideias, talvez não sirvam para nada mas enfim...

 

Será que o gato ficou tranquilo mas só porque estava vendo o cachorro, @MOR? Talvez se o cachorro não estivesse visível, o gato, para ficar zen, tivesse que procurá-lo e, não encontrando, chispasse dali.

 

Quem sabe se não seria o caso de montar um "latidor" estéreo, que desse um "perdido" nos sentidos dos gatos? Tenta acompanhar o som, por exemplo, no início de "Podres Poderes", do Caetano Veloso... Se o som mudar de canal e até de volume de forma aleatória, aí é que o gato fica paranoico... E os alto-falantes não precisam nem ficar tão longe assim um do outro.

 

E talvez gatos associem latidos a perigo - ainda mais se não conseguirem descobrir de onde vem o som - mas parece que há sons comprovadamente irritantes a gatos e cachorros em frequências e/ou dissonâncias* que a gente não percebe. (Será que mesmo sem perceber, não acaba afetando a gente? Algo como a gente fica inquieto mas não sabe porque?)

 

Por último, será que tem amplificador que reproduz acima de 20KHz? E alto-falante para essas frequências?

 

* - Assim como nos números primos, parece que há frequências que não se combinam numa terceira frequência, se não me engano nem falha a memória, 937Hz e 997Hz... Essas frequências a gente ouve - e irritam - mas talvez haja alguma coisa acima dos 20KHz...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por último, não esqueça de comprar um sensor normal (não PET), pois o PET não detecta animais (em teoria).

Bichos são complicados. Os cachorros daqui da rua eu jogo um laser daqueles verdes (não precisa jogar no bicho nem no olho deles), basta fazer luz perto que eles saem correndo (durante a noite).

Entretanto tem alguns cachorros e gatos que nem ligam pra isso...

Mas... voltando ao aparelho pretendido...

Comprando um sensor normal, na saída dele, (muitos tem um relezinho), ali você pode ligar qualquer coisa...

Claro que para coisas mais pesadas precisará de um driver ou uma cadeia de relés, ou outras opções...

mas pode até colocar um espantalho movido a motor... que levante quando o gato vem...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...