Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletrônica Nomes Códigos PR PC PD PL PJ


Posts recomendados

Boa tarde, eu gostaria de saber o que significam essas nomenclaturas, estou tentando consertar essa placa, porém nunca trabalhei com eletrônica, o que eu sei é medir portas, e algumas coisas que já tenho noção da tensão.

 

PR15, PR16, PR17
PC15, PC16, PC17
PQ2, PQ3
PD1, PD2, PD3 / D1, D2, D3
L1, L2, L3 / PL1, PL2     
PJ1, PJ2

RN1 , RN2

 

Além do mais alguma sugestão do que pode ser, já que não da partida ? Porém as luzes acendem ?
 


7f7d6fdf-2b12-4ac1-824d-dafdbe259a03.thumb.jpg.58997c873de92451798f7ecea0d20a56.jpg
    7dff4922-cf34-4661-bfee-29ee1d56b63b.thumb.jpg.8da31e7b597603d7a56ee7cb79c22232.jpg

 

 

 

31974e3e-f35e-42d5-880c-73dcaa97c419.jpg

adicionado 0 minutos depois

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A princípio sim. Há boa possibilidade de você conseguir medir os resistores na placa. Já os capacitores ela tende a zero. O mesmo ocorre com a chance de um R ou C queimar e você ter que trocar e ainda menor de depois disso seu equipamento funcionar pois o defeito era só esse.

E sim, geralmente capacitores são marrons e resistores pretos. Quando não tem valores impressos é que o valor está identificado no tape (rolo, embalagem) pra ser identificado pelo funcionário alimentador da máquina incersora automática.

 

Parece que não estou vendo c115...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Observe na segunda imagem que eu mandei no circulo mais abaixo tenho um capacitor marrom e um capacitor preto, os código respectivos C114, C115, minha duvida surgiu quando vi essas cores diferentes para o mesmo componente em tese. Como posso saber o valor que deveria ter nele ?

 

image.png.2304da7da4b2a94d417ca64f4e614a97.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo pra ter certeza absoluta de que peça se trata, só mesmo removendo e medindo. Ou com algum insght acumulado também dá. P.ex. seguindo as trilhas vendo pra onde vai, se for num ci, consulte o datasheet dele. Mas isso só mesmo com alguns anos de calos e só mesmo se lhe for muito muito importante e se tiver relação com a solucionática da coisa.

 

E sim. existem componentes cujas cores são idênticas e sim misturam-se na mente inexperiente. Não se preocupe... você tem a juventude portanto o tempo a seu favor. Tenha também vontades!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

U8= Ci,

C114, C115 = capacitor

RN2 e RN3 = conjunto de 4 resistores ...

Só não entendi o fato de você querer saber até os componentes que não existem na placa, como o D5...

Está apenas querendo conhecer as nomeclaturas dos componentes ou você está pensando em testar todos eles?

 

Se ele não está dando partida, dificilmente o problema vai estar em um capacitor ou resistor...

Você deve seguir a entrada de 12v, os reguladores de tençao, a linha do botão liga desliga...

 

Ela sofreu algum curto?  Se sim, pode ter queimado os reguladores DC-DC que fica na linha dos 12v...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl Boa tarde, estou tentando compreender a nomenclatura a primeiro momento, o conceito de vários componentes acabei de terminar de estudar em tese, através de apostilas e fóruns... não compreendo porque o D5 não existe, veja que circulei em rosa "D5", ele tem uma solda ali, por isso da pergunta. Meu objetivo:

 

  • Conhecer as nomenclaturas escritas no PCB.
  • Testar os componentes da placa, colocar o conhecimento em prática, mas para isso preciso saber o que a nomenclatura significa.
  • Quero tentar consertar essa placa-mãe.

 

O notebook sofreu um curto, recebeu 70V de uma carregador portátil, porém ele acende 3 luzes, como pode ser observado em uma das fotos.

 

Obs: Como posso identificar um regulador de tensão ? Para seguir essa entrada de 12V preciso seguir a linha carregador, porém o carregador envia 19V. Fiquei em duvida nessa parte. Mas sinceramente essa parte do componente não existir também não ficou claro para mim 

 

 

Eletronica.thumb.jpg.73ddd104368adda25db608e56e93ef8c.jpg

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Para seguir essa entrada de 12V preciso seguir a linha carregador, porém o carregador envia 19V.

Isso, segue a entrada do carregador, depois de um certo ponto(passado por alguns componentes), esta tensão ficará 12v... Veja se ela está presente...

 

12 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Como posso identificar um regulador de tensão ?

Geralmente são Ci's de três ou 5 terminais, mais isso não  é regra...

 

14 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

não compreendo porque o D5 não existe

A placa está cheio de marcações de componentes não usados, é bom ir se acostumando com isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lá vai chute... mas com um pouco de insight técnico:

-PJ: J de jumper: geralmente usado em algum momento único p.ex. uma programação (Programming Jumper)

-RN: resistor network: rede de resistores

-T: boa parte do tempo é pra transistor mesmo

Mas não existe padronização. O fabricante coloca o que lhe aprouver. P.ex. este resolveu colocar U5 como ci. (eu também coloco). Mas há quem preferiria CI5 ou IC5

E sim, os ausentes não são necessários pra esta placa ou modelo. Pode ser útil pra outras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Airtonarl disse:

 

20 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

não compreendo porque o D5 não existe

A placa está cheio de marcações de componentes não usados, é bom ir se acostumando com isso.

à título de curiosidade sobre alguns dos componentes ausentes:

No projeto inicial ainda em fase de testes estes componentes tinham finalidades de proporcionar robustez ou filtrar eventuais interferências eletromagnéticas.
Durante os testes de emissões de interferências e pulsos de radiofrequencia estes componentes são removidos um a um para verificar como o equipamento se comporta, se após a remoção do componente o equipamento ainda atender as diretrizes e normas específicas, eles não serão mais montados no processo de fabricação.
Alguns países/empresas possuem diretrizes/normas diferentes para estas questões então da mesma forma, para alguns países/empresas os componentes serão instalados, para outros não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl @Isadora Ferraz @Eder Neumann obrigado pelas considerações, ainda gostaria de tirar duas duvidas.

 

- Como posso aprender a seguir esses 12V, youtube, ou existe algum tipo de apostila para tal ?

- A nomenclatura PC62, circulo branco, pode ser o que? 

 

 

Minha didática de estudo sobre eletrônica está no caminho ou recomendam seguir algum tipo especifico de livro ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Matheus Andrei Jankovski disse:

didática de estudo sobre eletrônica está no caminho

Eu acho que você está queimando etapas por isso me abstenho de usar a intuição técnica pra PC2.

 

agora, Matheus Andrei Jankovski disse:

seguir algum tipo especifico de livro ?

Um investimento mínimo que tem tudo pra valer a pena. (Já desisti da comissão kk... )

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente não o adquiri. Mas eis um bom momento pro chefinho @Gabriel Torres(pensar na minha comissão kk) te elucidar um pouco mais sobre o livro de sua autoria. Apesar que aquele resumo já nos ser uma boa referência introdutória. Por isso o indico cegamente há anos... Qualquer dia compro um, dou uma lida e confirmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ultimamente meus conhecimentos de eletronica estão todos "na nuvem" através de datasheets, fóruns e artigos na internet, sempre que preciso de uma consulta recorro a internet...
Estes dias me peguei pensando no que aconteceria se a suposta terceira guerra que estava para começar nos levasse a extinção das comunicações como temos hoje e a humanidade  regridisse para uma era sem tecnologia onde apenas alguns poucos tivessem os conhecimentos para conseguir fazer uso das tecnologias simples indispensáveis como a eletricidade. Neste momento eu pensei que todo meu conhecimento seria extinto junto da internet e comecei a elaborar um plano B, Não tenho livros do meu ramo de atuação em casa (pois nao tenho o habito de ler, apesar de ter alguns títulos em casa) e fiquei pensando em começar um acervo e o primeiro lugar em que fui buscar conhecimento escrito em via física foi aqui no forum. porém, o livro é eletrônico T.T
Se fosse físico eu já teria comprado, e recomendado para alguns amigos que vivem me pedindo para consertar as coisas deles ihaehaehhaehae
Não sei dizer por que mas sou mais fã dos livros de papel do que de vidro, apesar de ter também pensamentos ambientalistas e saber do trabalho que dá (e a poluição gerada) para imprimir e encadernar um livro.
Acho que poderia ser bacana liberar uma pré-venda para avaliar o interesse e só mandar imprimir se atingir uma quantidade que valha a pena mandar produzir.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Como posso aprender a seguir esses 12V

Aprenda para que serve cada um desses componentes, qual sua função no circuito... Com isso você vai aprender a ler esquemas e entender como e porque a "coisa" funciona... 

Depois de um tempo,  e alguns

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

anos de calos

vai ficando mais fácil e natural, que em alguns casos nem precisará de esquema para resolver certos problemas...

Quando já estiver familiarizado com os componentes mais comuns, comece a ler esquemas de fontes de alimentaçao, pois em todo aparelho eletrônico( como esta sua placa por exemplo), elas estarão presentes...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Além desses componentes que circulei na placa, quais outros que me recomendam ter em mente ?

indutores, relés, amplificadores operacionais (acabam se apresentando como circuitos integrados mas é importante entender seu funcionamento) e fusíveis (fusíveis se apresentam de formas muito variadas, é importante saber reconhecê-los pois as vezes são eles que se sacrificam para salvar nosso equipamento)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E Ainda no assunto das letras, esquece a letra P, o que vale é a letra da frente. 

No caso desta placa a letra P serve pra indicar um estágio ou circuito diferente, não é uma norma, é uma coisa que qualquer fabricante coloca a seu gosto. Já vi letra A, letra Z ou até mesmo números. 

No caso da segunda letra, aí sim temos uma coisa que é padrão (pelo menos para a maioria dos fabricantes conhecidos). 

B de bateria 

C de capacitor 

CV de capacitor variável 

D de diodo 

E de capacitor eletrolitico (não é muito usado, mas eu já vi) 

F de fusível 

IC de integrated circuit (circuito integrado, nas placas nacionais as vezes aparece CI) 

J de jumper (fiozinho ou trilhas sob a placa) 

K significa relé 

L significa indutor mas tem circuitos que aparece como linha, no caso a linha de alimentação geralmente AC e outras vezes também pode significar lâmpada. 

M são instrumentos de medição, como por exemplo o ponteiro do multímetro, instrumentos de uma fonte de alimentação ou então instrumentos usados em equipamentos de áudio. 

Em outros casos M também pode significar motor. 

N aparece como o neutro da tomada, quando a alimentação é AC. 

P de potenciômetro, mas as vezes usam RV (resistor variável) ou só R mesmo 

Q de transistor 

R de resistor 

RP de resistor pack e RN (resistor Network) consiste do mesmo componente que são uma série de resistores no mesmo invólucro com um de seus terminais comuns 

S de switch (chave ou interruptor) as vezes aparece como terminal de saída, as vezes usam SW que quer dizer a mesma coisa. 

T na maioria das vezes de transformador, mas as vezes pode ser T de transistor ou de tiristor. Também existe a nomenclatura TR para os mesmos componentes. 

U outra forma de nomear circuito integrado 

V de varistor (antigamente usavam para válvulas ou mesmo cinescopios) e também pode significar bateria ou fonte de alimentação. 

X pode ser alguma carga qualquer, ou mesmo lâmpadas 

Y não é muito usado, mas aparece em circuitos onde se tem solenoides ou válvulas eletromecânicas

Z de zener (no caso o diodo zener) as vezes usam DZ, ZD ou mesmo D para esse componente 

 

Não mencionei as letras H e W, mas tem locais onde elas aparecem. Na maioria das vezes são códigos criados pelos próprios fabricantes. 

 

Ainda existem outros componentes não mencionados que usam duas letras para formar seu código, mas esses nem sempre seguem padrão, então não vou colocar aqui. 

Um exemplo é quando tem um alto falante, as vezes aparece FT, AF ou mesmo FTE. Quando o aparelho é importado aparece SP ou SPK (speaker). Na maioria das vezes são componentes fáceis de identificar e a nomenclatura está ali somente pra cumprir tabela. 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Renato.88 disse:

não é uma norma, é uma coisa que qualquer fabricante coloca a seu gosto

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

até mesmo números. 

 

Certa feita vi um esquema que só tinha números..1022, 4501, 7390 em cada componente De imediato pensei "...p q p.. que burrice dos cara. Mó difícil a manutenção deste circuito. Me ferrei". Quando veio a pci pra montar a mesma coisa na serigrafia dela 1022, 4501, 7390... "p q p ao quadrado!!" Mas havia um detalhe: nas bordas haviam números sequenciais de 10 a 100 em x e y. "P q p!... mó fácil de achar as peças do esquema na placa! São coordenadas!"

Enfim.. cada mania com seu lôco...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...