Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda drástica de FPS no Ark Survival após formatar


Posts recomendados

Olá, comprei uma memória de 8gb de RAM 3000mHz, da mesma da que já tinha no PC antes e um SSD de 500gb, antes de eu adicionar essas partes e formatar, o Ark pegava tipo 130+ de FPS com os gráficos no épico e Alto, mas depois que coloquei esses dois novos, o FPs caiu para 50, mal chega a 60, então se puderem, me digam o que pode estar acontecendo? Desde já agradeço muito a ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pudesse postar sua configuração dava para ter uma ideia melhor. Tomando por base que as únicas alterações foram as relatadas, imagino que seja relacionado às memórias. Por ser rápido de fazer, sugiro retirar o pente novo, retornando à configuração anterior para testar. Vale a pena verificar também se elas estão em dual channel (tem placas com 4 slots de memória que em alguns modelos o dual são bancos 0 e 2 em outras se usa o 0 e 1) e se o XMP está ativo. Imagino que o mais provável é que as memórias não estejam trabalhando bem em conjunto, forçando o controlador de memória a trabalhar num regime de contingência. Sugiro fazer também um benchmarking de memória com cada pente separadamente e os dois. As vezes baixar um pouco a frequência pode fazer elas darem menos erro e ter um resultado final melhor. É comum em overclock, antes de se chegar na parte que o micro trava, se entrar numa zona que a frequência nominal está alta mas o desempenho começa a cair. Pode ser que o lote dessa memória nova não seja tão bom quanto a anterior que conseguia levar os 3GHz de boa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, DavidIKG disse:

Olá, comprei uma memória de 8gb de RAM 3000mHz, da mesma da que já tinha no PC antes e um SSD de 500gb, antes de eu adicionar essas partes e formatar, o Ark pegava tipo 130+ de FPS com os gráficos no épico e Alto, mas depois que coloquei esses dois novos, o FPs caiu para 50, mal chega a 60, então se puderem, me digam o que pode estar acontecendo? Desde já agradeço muito a ajuda !

Ao formatar você instalou todos os drivers do site do fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo ou deixou só os drivers padrão do windows mesmo?

 

Você se lembra quais eram as configurações de qualidade de imagem que estava usando no interior do jogo antes da formatação?

Tem algum programa rodando em segundo plano agora que você não utilizava antes? 

Você instalou seus programas (chrome, zip, vídeo player, etc.) baixando em qual site?

adicionado 7 minutos depois

@DavidIKG Pegando o gancho do colega @APitt , tem muitas placas mãe hoje em dia que estão sofrendo com o uso de dual channel. A minha própria foi uma das primeiras que vi incorrerem nesse problema logo após um update de BIOS. Durante os jogos eu tinha altos e baixos na framerate que não eram causados nem pela GPU nem pela CPU, pois ambas tinham desempenho de sobra. Estas quedas de desempenho aconteciam na forma de frame drops, onde em um instante a framerate ficava estável a 60 FPS, mas de repente caía para 30 ou menos e voltava lenta e gradualmente até os 60 estáveis novamente. essa oscilação era acompanhada de uma queda acentuada na tensão das memórias (acompanhei pelo MSI afterburner para observar). Testes e mais testes depois descobri que com as memórias fora do dual channel o problema desaparecia completamente. Desde então tenho rodado somente assim, mas tenho visto regularmente pessoas que experimentam problemas similares, tanto aqui quanto em fóruns internacionais.

 

Minha teoria é de que esses problemas ocorreram depois da integração das correções de vulnerabilidades de CPU meltdown, spectre e similares. De alguma forma versões mais recentes de BIOS acabam saturando a banda dos canais de memória e eventualmente isso pode até danificar o canal (como inclusive eu pude atestar que ocorreu comigo e com algumas outras pessoas).

Isso é apenas uma teoria, não posso afirmar com certeza se é o caso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...