Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Thiago Costa 2001

Todos os jogos com muito serrilhado. (Anti-aliasing/render)

Posts recomendados

Já postei esse tópico no site da microsoft mas ainda não tive resposta que solucionasse meu problema, então vou repostar aqui também.

Link do post original: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/games_windows_10/todos-os-jogos-com-muito-serrilhado-anti/40ccd297-6e3f-424e-ac68-76d803c9ae4b?tm=1581785060003

------------------------------------------

 

 

 

Olá. Venho sofrendo com um problema em todos os meus jogos, que é o serrilhado fora do comum. É mais perceptível em alguns jogos que em outros, GTA V por exemplo fica muito feio, já witcher 3 se torna praticamente injogável. Esse problema se torna mais notável em árvores, folhagens e grades, que ficam com muito serrilhado, parecendo que tá "tremido". Jogo sempre em full hd, com todas as texturas no máximo e todos os filtros ligados. Aparentemente não é um problema no monitor ou na placa de vídeo, pois já troquei ambos. A única "solução" que encontrei foi quando coloquei o PC em uma TV 4k, em 1080p o erro persiste, mas ao mudar a resolução para 4k ele desaparece. Também já alterei todas as configurações de filtragem, tanto dos jogos quanto da placa-mãe. Já formatei o PC, tentei até jogar sem placa de vídeo e nada resolveu. Vou deixar uma imagem anexada como exemplo.

 

Não é um serrilhado normal, como é possível ver acima. Várias pessoas vêm sofrendo com esse mesmo problema há um tempo e a microsoft simplesmente ignora. Como eu já disse, não aparenta ser problema de hardware, pois já levei até em técnico para testar com outras peças, o que não resolveu, talvez seja algum driver do windows gerando conflito com o antialiasing. Esse problema ocorre tanto em placas de vídeo da Nvidia quanto AMD. Vou deixar alguns links abaixo para vocês verem o que a comunidade já tentou fazer para corrigir esse problema. Espero uma resposta. Grato.

 

Meu PC:

I5-7500

Win10 Pro

RX 590 8gb

EVGA 600w

16gb de RAM hyperx fury

 

Links:

https://linustechtips.com/main/topic/638876-jagged-shadowspop-inlow-lod-and-jagged-aa/page/2/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1242791-problema-com-serrilhados-anti-aliasing/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1403092-serrilhado-na-maioria-dos-jogos-1080p/

https://adrenaline.com.br/forum/threads/muito-serrilhado-em-todos-os-jogos-pc-1080p-1920x1080.657504/

https://www.youtube.com/watch?v=m1cbebogFD4

https://www.youtube.com/watch?v=ytNZyuk2Iew

https://www.cnet.com/forums/discussions/flickering-shimmering-edges-on-all-games-please-help-me-592210/

de69075a-aa32-4457-a947-97d3e1a3b154.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando você passou a ter o problema? Foi logo após adquirir hardware novo?

Acho que o que vou falar vai te desagradar, mas... O problema está no seu cérebro. Não me entenda errado, as imperfeições gráficas de fato estão lá. Os serrilhados, a cintilação, etc. Mas são defeitos inerentes à renderização dos jogos em questão. E não é só no PC, pessoal reclama muito nos consoles (todos) também. De fato em alguns fica pior, em outros melhora e nos jogos antigos praticamente não existia. Mas os jogos antigos usam motores de renderização diferentes e tem uma quantidade de detalhes ridícula quando comparados aos jogos atuais. Se você encucar com esses artefatos, o que acontece é que seus olhos passam as buscar por eles. O que é um detalhe, caso você não dê bola, passa a ser um defeito terrível que impede que se concentre no jogo. Pra mim essa foto do Witcher é um ótimo exemplo, você teve que tirar a foto de uma distância surreal (digamos 10 vezes mais próximo do que joga normalmente, dá pra ver os pixels da imagem) e mesmo assim não me parece nada gritante. Quando comprei o PC novo, depois de anos sem acompanhar os lançamentos, encarnei nessas e por um tempo me incomodou bastante. Esse é o momento em que a gente passa a analisar cada detalhe, pra ver tudo que mudou e melhorou. Cheguei a perguntar pra esposa se ela via algo de errado e... Surpresa, não. Apontei pra ela os defeitos e a reação foi tipo "ah, vejo sim, mas não atrapalha". A essas alturas já parei de olhar e consigo jogar prazerosamente os jogos novamente. As imperfeições estão lá, mas sem focar nelas não assombram.

Pra resolver o "problema" você vai ver gente que trocou CPU, GPU, fonte, placa-mãe, memórias, monitor... Formatou, reinstalou o jogo, mexeu em todas as configurações gráficas possíveis, alterou registros do Windows, usou programas de terceiros... E nada resolveu. Por mais amarga que seja a conclusão acho que ela é indiscutível: o problema está nos olhos de quem vê.

Como você notou, em 4k melhora (mas, se olhar bem atentamente, vai ver que os problemas ainda estão lá, apenas amenizados... Honestamente sugiro que nem olhe muito pro cérebro não bugar em 4k também). No GTA V especificamente, MSAA x8 também dá uma suavizada legal, mas com uma 590 deve ficar injogável. Então você tem três escolhas: compra um hardware mais potente pra rodar em 4k; pára de olhar pros detalhes e aproveita o deleite gráfico de todo o resto que é bem renderizado; larga de mão os jogos em que a distração é tanta a ponto que te impeça de jogar.

Acho que é isso. Adoraria estar enganado e, caso eu esteja e você encontre uma solução, peço que me avise. Mas a essa altura do campeonato acho difícil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta @Shaman93 ! Mas realmente acho que tem algo errado. Quando eu jogava em HD no meu monitor antigo não via serrilhado nenhum (só em jogos antigos), agora que tô jogando em full-hd tá tudo serrilhado. Sinceramente, nunca tive frescura com gráficos, mas tem alguns jogos que nem dá pra jogar direito, Rainbow Six mesmo é tanto serrilhado que nem dá pra ver direito o cenário e os inimigos, o que atrapalha a jogatina (coisa que não acontecia quando eu jogava em HD, mesmo que no low). Sabe, não é algo comum, tem alguma coisa errada acontecendo, por isso tem tanta gente reclamando disso. Mesmo quando eu jogava no PS3 em full hd não tinha problemas com serrilhados, e o pc que supostamente era pra ser bem melhor fica essa porcaria. E objetos como árvores por exemplo, se tiver pouca coisa longe fica parecendo uma aberração qualquer.

 

Obs.: não sei dizer exatamente quando começou esse erro, mas notei pela primeira vez depois que comprei minha placa de vídeo e meu monitor novo e abri o witcher 3, zerei witcher 1 e o 2, tinha um pouco de serrilhado, mas achei que era do jogo mesmo, e como eu disse não tenho frescura com essas paradas, mas quando fui jogar o 3 até assustei de tão horrível que tava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no windows as letras ficam normais? ou fica como se fosse um serrilhado também? porque ja vi coisa parecida e passei por isso, mas era em tudo, nao so em jogos, pra resolver deixei drivers atualizados, coloquei a resolução no maximo do monitor(meu é 1366x768, estava em 1360, esses 6 fazem diferença) 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta usar o g-sync ou freesync com o seu monitor pra ver se melhora, inclusive qual o seu monitor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual seu monitor e que tipo de cabo usa pra ligar na vga?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Henrique Souza Espindola disse:

Tenta usar o g-sync ou freesync com o seu monitor pra ver se melhora

Não tem nada a ver...

@Eder Neumann Aqui eu uso um LG 29WK600-W (2560 x 1080) e o cabo é um HDMI que veio com o próprio monitor, se não me engano é HDMI 2.0. Já testei com driver genérico do Windows e também com o específico do monitor. Experiencio os mesmos 'problemas' do OP, mas já estou quase totalmente convencido de que não são problemas (no sentido que são inerentes aos jogos em questão e não podem ser resolvidos, a não ser pelos desenvolvedores dos próprios jogos). Acho que umas rodadas de CS 1.3 podem ajudar a lembrar o que é bom pra tosse 😅

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@jpplokox As letras ficam normais sim, só se eu chegar bem perto que consigo ver um pouco de serrilhado. 

Meu monitor não tem freesync@Henrique Souza Espindola . Uso cabo o HDMI que veio no monitor "LS24D332HSX/ZD, 24" ful HD da Samsung@Eder Neumann .

@Shaman93 Acho que a única "solução" vai ser aceitar mesmo kkkk já tentei basicamente de tudo e nada resolveu 😕

adicionado 6 minutos depois

Esqueci de citar mas a maioria dos jogos ficam com um "filtro granulado", mesmo diminuindo a nitidez do monitor, isso foi mais notável no the division 2 e no re 2, vou deixar uma foto como exemplo mas os serrilhados e esse efeito fica pouco visível porque a câmera do meu celular não é muito boa.

https://drive.google.com/open?id=1iyy72OQPIf1xp0PCWT_bOqRxomw6f4Bm

Foi mal, deu que a imagem é grande pra anexar então coloquei no drive.

Esses serrilhados são mais evidentes nas folhagens e cabelo dos personagens. No AC Unity mesmo o cabelo do cara tava muito estranho, parecia que tinha bugado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Shaman93 disse:

Não tem nada a ver...

@Eder Neumann Aqui eu uso um LG 29WK600-W (2560 x 1080) e o cabo é um HDMI que veio com o próprio monitor, se não me engano é HDMI 2.0. Já testei com driver genérico do Windows e também com o específico do monitor. Experiencio os mesmos 'problemas' do OP, mas já estou quase totalmente convencido de que não são problemas (no sentido que são inerentes aos jogos em questão e não podem ser resolvidos, a não ser pelos desenvolvedores dos próprios jogos). Acho que umas rodadas de CS 1.3 podem ajudar a lembrar o que é bom pra tosse 😅

eu uso uma tv 32" com resolução máxima de 1366x768, e meus jogos ficam espetaculares... mas antes eu tentava rodar eles a 1080, aí ficava feio pra xuxu, com MUITO serrilhado. depois que descobri que não da pra forçar resulção grande em tela pequena (que nao tenha suporte para a resolução em questão) tudo se resolveu.

Problema similar eu tinha com o note e a TV da casa da mãe (uma samsung de 42"), onde a TV usava um algoritmo para estender a imagem na tela, ficava feio também além de acrescentar um delay irritante, resolvi parametrizando a TV para somente reproduzir o sinal sem ajuste algum de tamanho e posição, aí configurei o resto pelo PC. ficou lindão também.

 

@Thiago Costa 2001 se tem serrilhado nos textos do windwos então pode ter coisa errada... tente ver as configurações do monitor sobre estender e posicionar a imagem.

 

Por via das dúvidas, printe as telas de configuração de video para nos por gentileza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Thiago Costa 2001 serrilhado nas letras nunca é uma boa coisa, principalmente em versões mais modernas do windows, pois esses fazem as letras ficarem "bonitinhas" então se tem serrilhado, algo errado acontece

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirei um print. Talvez vocês consigam ver como a situação está, é bem pouco mesmo, nada que chega incomodar. Só se ligar o "modo jogo" do monitor que a situação piora.

2020-02-19.thumb.png.3392220578f6f8c10b2b2f04af8e3472.png

adicionado 5 minutos depois

Coloquei algumas imagens no drive sobre as informações de resolução, tá tudo em full hd.

Obs. O modo jogo tá ligado.

Link: https://drive.google.com/open?id=1v_v6Hfuku0L5fNqYd98Uqyne59MYmW2h

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

printe também as config no software da vga e da tela de configurações de escala e configurações avançadas de tela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No driver da placa deixei nas configs padrão.

Coloquei as imagens na mesma pasta do drive.

https://drive.google.com/open?id=1v_v6Hfuku0L5fNqYd98Uqyne59MYmW2h

adicionado 4 minutos depois

Meu monitor ainda tá na garantia (acaba fim do mês). Tô pensando em trocar pelo Acer 24'' KG241 FHD. Tenho quase certeza que não é problema no monitor, mas sei lá, pelo menos esse da Acer tem freesynch.

Atualmente eu uso esse: https://www.amazon.com.br/gp/product/B07MVPD3VK/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quais são as opções destas funções?

image.png.cff83b69d29dceaa5f703573fc7a0d2e.png

 

image.png.e09db9739dbda79ca0d381e0ddaf95cb.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Eder Neumann disse:

eu uso uma tv 32" com resolução máxima de 1366x768, e meus jogos ficam espetaculares... mas antes eu tentava rodar eles a 1080, aí ficava feio pra xuxu, com MUITO serrilhado.

Aí é outro caso... Você está falando em tentar forçar uma resolução superior à que o monitor suporta, o que realmente tende a ficar muito ruim. Se você pegar um monitor nativo 1920x1080, o que vai ficar péssimo é justamente o oposto, descer pra uma resolução inferior. Você já jogou num monitor 4k? "Espetacular" as vezes é questão de referência... Atualmente a única coisa que eu consigo tolerar em resolução abaixo de 1080p é um CS competitivo simplesmente porque os bonecos ficam mais gordos, é mais fácil de acertar a mira. A qualidade de imagem indiscutivelmente fica muito pior (e não é nem questão de desempenho, porque meu setup empurra uns 300+ fps tanto faz se em 1080p ou resolução baixa).
As minhas configurações de vídeo estão iguais a que você mandou. Sinceramente duvido muito que seja questão de configuração, já tentei todas as mudanças (inclusive múltiplos drivers diferentes) possíveis. Pela descrição imagino que o OP esteja na mesma situação.

@Thiago Costa 2001 Não vejo serrilhado nas letras. Acredito que você esteja se referindo aos próprios pixels da tela. Se você se aproximar demais da tela, digamos 5 cm ou menos, qualquer monitor vai ter isso. 'Modo jogo' deve aumentar a nitidez, aí a distinção entre os pixels fica ainda mais visível. Uma coisa que pode ajudar um pouco aí é ajustar o ClearType do windows, joga ClearType na busca e segue as telas de configuração. Quanto ao granulado, não é opção do jogo? Nas configurações gráficas, 'film grain' ou algo do tipo? Muitos jogos tem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Turma, acredito ter achado a solução, ou pelo menos fiz grande progresso. Vou realizar mais alguns testes e em breve aviso vocês.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Thiago Costa 2001 disse:

Turma, acredito ter achado a solução, ou pelo menos fiz grande progresso. Vou realizar mais alguns testes e em breve aviso vocês.

Aguardo ansioso 👍

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Thiago Costa 2001 E aí, resolveu mesmo? Conta pra nós!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
agora, Gabriel Augusto Assis disse:

E aí alguém sabe como ele resolveu? Eu estou tendo o mesmo problema.

 

Pois é, o op até entrou depois, dia 1o de março, mas resolveu não responder...

Meu palpite continua sendo que não resolveu, porque não é um problema. Ou melhor, pode até ser um problema, mas é inerente às engines gráficas e incontornável, a não ser pelos desenvolvedores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!