Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como melhorar velocidade internet Residencia


mribeirof

Posts recomendados

Pessoal, boa tarde

recentemente mudei e instalei a NET de 120MB aqui em casa . Instalaram o roteador Dual Band e configuramos as duas bandas..

na sala onde esta o aparelho, show de bola.. a rede 5G no celular chega a 120 fácil... no computador no 2G chega a 70... 

problema é que quando vou para os quartos a velocidade cai demais.. chega a 10 na rede 2G..

segundo o tecnico da NET esse problema é normal, porque tem as paredes, tem espelho etc...

ele sugeriu eu pedir para a net instalar uma extensao da rede, onde eles viriam puxar um cabo do roteador para os quartos e ai em um quarto eu poderia colocar outro roteador externo. Diz ele que isso é melhor do que colocar um repetidor no meio do caminho.

Fiquei na duvida se essa é a melhor opcao.. se eu colocar um outro roteador mais potente ja no cabo da sala mesmo (deixando o roteador da net so como modem) ja resolve?

alguem ja passou por isso?

no caso de colocar mesmo um roteador externo, alguem tem sugestao de bons equipamentos?

 

obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A potência do roteador terá pouco ou nenhum efeito nesse caso. O problema que se tem com a queda de sinal em outros cômodos se dá pelo fato de que o sinal de rádio não atravessa barreiras sólidas (paredes). 

 

Instalar outro roteador via cabo (em cascateamento) teria o efeito desejado de aumentar a qualidade de sinal em outras partes da casa, mas isso acarretaria em um gasto considerável (passar cabos não é exatamente fácil ou barato, fora o gasto com um outro roteador).

Outra opção que você tem é usar powerline. Powerline é um tipo de aparelho que usa a rede elétrica da sua residência para transmitir o sinal de rede, sem ter que alterar nada na mesma. Você precisaria apenas dos aparelhos powerline e de duas tomadas livres (sem filtros de linha ou qualquer outro tipo de aparelho conectado), uma perto do roteador e outra onde você deseja que o sinal chegue (o ideal é instalar o segundo em um local central aos cômodos que estão sem sinal). Ambas as tomadas tem que estar na mesma rede elétrica (mesma fase).

Ao contrário de repetidores, o powerline não tem perda de qualidade ou velocidade em comparação à rede cabeada. Um repetidor degradaria muito seu sinal e a qualidade do mesmo, mas o powerline conseguirá entregar a mesma velocidade que o roteador entrega.

 

Este modelo eu já usei algumas vezes e tive excelentes resultados:

Extensor Wireless Powerline Tp-link Tl-wpa4220kit - R$ 270,00

Extensor Wireless Powerline Tp-link Tl-wpa4220kit - R$ 329,90

 

A instalação é simples e em muitos aspectos automatizada, com instruções claras para realizá-la, dispensando então a necessidade de contratação de um especialista (diga-se de passagem que os "técnicos" das provedoras raramente sabem instalar uma simples rede, quem dirá esse tipo de equipamento).

Outra vantagem desse método é que uma vez que você comprar o kit básico, que consiste de um aparelho central (o menor dos dois), você pode instalar vários outros (salvo engano até 16) APs secundários onde quiser em sua casa. O AP é vendido separadamente por um preço menor, inclusive.

 

Só para tranquilizá-lo, o uso de powerlines não causa qualquer tipo de interferência em sua rede elétrica, não atrapalha qualquer outro aparelho.

adicionado 8 minutos depois

Esqueci de falar. Há uma limitação na distância máxima (em metragem de cabos) entre um ponto elétrico e outro para que os powerlines funcionem corretamente. Cada modelo tem um alcance máximo, sendo que este modelo específico o alcance é de 300 metros de fiação elétrica. Outra coisa que esqueci de mencionar é que você pode, ainda, conectar dispositivos cabeados na unidade powerline WIFI para aparelhos que demandam conexão cabeada (consoles de video game, televisores, etc.), obtendo então a velocidade máxima que esses aparelhos demandam para operarem corretamente, pois mesmo a curtas distâncias as conexões wireless podem não ser suficientes para certos tipos de aparelhos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...