Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação upgrade PC (CPU, Ram e MB) por +- R$1000


Posts recomendados

Recentemente meu PC atual pifou (i5 4690, z97 g43 gaming, 16 gb ddr3 1333mhz), e como nao estou conseguindo resolver de jeito nenhum ja estou começando a mapear um possível upgrade. Tenho uma gtx 1600 de 6gb e uma fonte da corsair de 600w alem de hd, ssd, etc, entao pretendo trocar apenas essas 3 partes e nao me parece valer a pena continuar com ddr3 (as memorias parecem estar funcionando, entao se acharem que ainda valem a pena investir em uma mobo e uma cpu com suporte a ddr3 também aceito sugestão)

 

Quero gastar cerca de 1000 reais, atualmente as peças que estou flertando sao as seguintes.

 

ryzen 5 1600

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=107545

 

placa-mãe asus a320m

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=95677

ou

asrock 320m

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asrock-a320m-hd-ddr4-socket-am4-chipset-amd-a320-1

 

ram ddr4 hyperx 8 gb

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/listagem/listagem.cgi?string=ddr4&btnG=

 

 

O que daria cerca de 1000 reais. Esse setup seria melhor que meu antigo? fico com medo apenas porque o clock do ryzen 1600 é mais baixo que meu antigo 4690 e não pretendo fazer overclock. (alem dessas placas nao parecem sustentar overclock e as que suportam fogem do meu orçamento)

Também vi uma possibilidade de pegar um ryzen 5 2600 + 8gb de ram usados por cerca de 800 reais, entao pegaria mais essa placa-mãe da pichau pra montar o sistema.

Outra possibilidade é pegar um ryzen 5 2600 da china, é furada?

 

O que acham que vale mais a pena? Considerando que não quero fazer overclock, vale mais a pena outro sistema?

Minha intenção é jogar em full hd - 60 fps mid-high na maioria dos jogos e 100+ fps em jogos de esport.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugo Frota Meu qrido to fazendo o MESMO upgrade. 1 Coisa o 1600 da Kabum é o Modelo AF de 12nm isso significa q ele é praticamente um 2600 levemente capado. Então não vale mt a pena pegar 2600 da china.
Segundo essa mobo é INCRIVEL é a A320 mais bem construída. O VRM e Mosfets delas são o Mesmo da Asus Rog Strix. Então ela tranquilamente aguente um upgrade pra um Ryzen de 4 geração. Vá nela.
Terceiro eu conversando com a rapaziada, acho que é interessante pegar 2x4 2666.Porque, ryzen em single channel perder bastante desempenho, e ainda nem temos previsão de quando 8gb será pouco para games e a EX B320 da asus tem capacidade pra um 4x4. Isso é o que eu farei agora só estou procurando 2666 de 4gb pra comprar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Inst_Daniel disse:

@Hugo Frota Meu qrido to fazendo o MESMO upgrade. 1 Coisa o 1600 da Kabum é o Modelo AF de 12nm isso significa q ele é praticamente um 2600 levemente capado. Então não vale mt a pena pegar 2600 da china.
Segundo essa mobo é INCRIVEL é a A320 mais bem construída. O VRM e Mosfets delas são o Mesmo da Asus Rog Strix. Então ela tranquilamente aguente um upgrade pra um Ryzen de 4 geração. Vá nela.
Terceiro eu conversando com a rapaziada, acho que é interessante pegar 2x4 2666.Porque, ryzen em single channel perder bastante desempenho, e ainda nem temos previsão de quando 8gb será pouco para games e a EX B320 da asus tem capacidade pra um 4x4. Isso é o que eu farei agora só estou procurando 2666 de 4gb pra comprar. 

Não tinha pensado nisso de 4gb, como a placa-mãe tem 4 slots faz sentido até.

Sabe se essa placa-mãe suporta overclock mesmo sendo A320? Estou achando o stock clock do 1600 muito baixo, por isso tô com receio de pegar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Hugo Frota disse:

Não tinha pensado nisso de 4gb, como a placa-mãe tem 4 slots faz sentido até.

Sabe se essa placa-mãe suporta overclock mesmo sendo A320? Estou achando o stock clock do 1600 muito baixo, por isso tô com receio de pegar. 

 

Overclock só em B350 ou B450

 

Eu pegaria uma B350 ou B450 com dissipador e 4 slots de memória

 

Qual é sua fonte atual ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Hugo Frota O Ryzen 5 1600 AF tem desempenho single core pouco inferior ao seu Core i5 4690, mas mesmo assim é um processador muito superior em jogos, porque vai eliminar o stutter do quad core e, com essa placa de vídeo, vai extrair a totalidade do desempenho com folga. Seu Core i5 4690 é um 4/4. O R5 1600 AF é um 6/12. Nem tem comparação, é outro mundo. 

 

Eu recomendaria (e muito) pegar uma placa-mãe B350. É muito fácil fazer overclock nesses processadores, mesmo com o cooler box, e ganhar um bônus de desempenho legal e gratuito. Acho que você não deveria desprezar essa possibilidade.

 

Se a placa-mãe comprada tiver quatro slots de memória, você pode optar por 2x 4GB de memória ram. Se tiver apenas dois, definitivamente compre apenas 1x 8GB, porque é extremamente provável que você venha a fazer um upgrade depois, e aí o segundo slot fica livre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, brender disse:

 

Overclock só em B350 ou B450

 

Eu pegaria uma B350 ou B450 com dissipador e 4 slots de memória

 

Qual é sua fonte atual ?

Tô com uma Corsair vs 600 (que agora tô em dúvida se ela foi danificada também, mas creio que não). 

Pois é, o problema é que tão cobrando no mínimo 500 reais nas b350 mais baratinhas.  

 

adicionado 2 minutos depois
5 horas atrás, KairanD disse:

@Hugo Frota O Ryzen 5 1600 AF tem desempenho single core pouco inferior ao seu Core i5 4690, mas mesmo assim é um processador muito superior em jogos, porque vai eliminar o stutter do quad core e, com essa placa de vídeo, vai extrair a totalidade do desempenho com folga. Seu Core i5 4690 é um 4/4. O R5 1600 AF é um 6/12. Nem tem comparação, é outro mundo. 

 

Eu recomendaria (e muito) pegar uma placa-mãe B350. É muito fácil fazer overclock nesses processadores, mesmo com o cooler box, e ganhar um bônus de desempenho legal e gratuito. Acho que você não deveria desprezar essa possibilidade.

 

Se a placa-mãe comprada tiver quatro slots de memória, você pode optar por 2x 4GB de memória ram. Se tiver apenas dois, definitivamente compre apenas 1x 8GB, porque é extremamente provável que você venha a fazer um upgrade depois, e aí o segundo slot fica livre. 

Pois é, tá tentador não pegar uma placa-mãe melhor, mas já começa a fugir do orçamento. Vou dar uma pesquisada.

E isso de stutter era meu maior problema com o PC antigo, ele rodava tudo tranquilo mas nunca ficava liso. 

 

 

5 horas atrás, gutopereira disse:

Esses dias vi uma B350 da BIOSTAR por 359 reais, ou seja mesmo preço da A320 porém ela vai te permitir overclock...

 

A B450 vai sair do orçamento dele!

Eita, vou procurar, por esse preço já dá pra comprar. 

adicionado 9 minutos depois

https://www.cissamagazine.com.br/placa-mãe-biostar-racing-am4-ddr4-b350et2?utm_source=google&utm_medium=Shopping&utm_campaign=placa-mãe-biostar-racing-am4-ddr4-b350et2&inStock&gclid=Cj0KCQiA4sjyBRC5ARIsAEHsELEW3A5S5zKHbLo2KUJJam8iT-65LUS_4F2dFechByFWmncKT7rpPokaAlYwEALw_wcB

 

Essa daqui já dá pra fazer overclock? Ela acaba saindo por uns 400 pelo frete, mas na Americanas tem uma com preço parecido e ainda parcela em 12x. Vale a pena? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa placa voce consegue fazer overclock, o único porém é que ela nao possui dissipador de VRM. E num upgrade futuramente se voce for colocar um Ryzen 7 que possui 8 núcleos, provavelmente voce terá problema de aquecimento nos VRM...

 

Bom, mas nada te impede também de voce comprar uns dissipadores de aluminio e colar sobre os mosfets do VRM. voce encontra no mercado livre por uns 20 reais! Depois ainda pode colocar uma fan soprando sobre eles pra deixa-los bem fresquinho! 

 

Uma outra desvantagem dessa placa é não ter entrada M2 para SSD NVMe, não sei se voce teria intenção de usar esse tipo de SSD... 

Mas um SSD sata3 já supre muito bem qualquer usuário comum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gutopereira disse:

Nessa placa voce consegue fazer overclock, o único porém é que ela nao possui dissipador de VRM. E num upgrade futuramente se voce for colocar um Ryzen 7 que possui 8 núcleos, provavelmente voce terá problema de aquecimento nos VRM...

 

Bom, mas nada te impede também de voce comprar uns dissipadores de aluminio e colar sobre os mosfets do VRM. voce encontra no mercado livre por uns 20 reais! Depois ainda pode colocar uma fan soprando sobre eles pra deixa-los bem fresquinho! 

 

Uma outra desvantagem dessa placa é não ter entrada M2 para SSD NVMe, não sei se voce teria intenção de usar esse tipo de SSD... 

Mas um SSD sata3 já supre muito bem qualquer usuário comum!

Pois é, isso de não ter entrada m2 é algo que achei meio ruim, mas os testes que vi é bem imperceptível "ao olho nu" a velocidade desses m2 em relação a data. 

 

Só tenho medo de fazer ********** no overclock e queimar a placa se comprar uma com essa possibilidade kkkk. Garantia cobre overclock? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...