Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter fonte 127 > 220


Sr. Burns

Posts recomendados

Tenho uma fonte duma impressora (anexo) que preciso converter de 127 pra 220.

 

Tem jeito ?

 

  • Achando que era bivolt, botei no 220. Por sorte só queimou o capacitor de entrada;
  • Não consegui identificar o CI de controle, nem alguns componentes de vidro (de qualquer forma, coloquei no anexo o que encontrei escrito);
  • Onde simbolizei indutores (três), são na verdade taps do transformador.

 

Fotos:

https://tinyurl.com/wb464rq

 

 

EPS-119.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

publique em desenho e fotos...

 

Feito.

Coloquei um link no tópico.

 

20 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Se queimou o capacitor, deve ter queimado o fusível e o varistor também.

 

Na verdade ta funcionando a fonte

Nenhum sinal aparente de dano além daquele

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu vi o componente de vidro e ci controlador mas como ta funcionando, então não há o que somar...

 

IMG_20200229_101920_DRO.jpg?psid=1&width

 

IMG_20200229_101029_DRO.jpg?psid=1&widthparece que você sugou a solda do trafo...

 

Você não consegue manipular com segurança total diretamente o circuito pra 220.

EPS-119.pdf?psid=1&width=144&height=2048

A alternativa mais segura é um autotrafo mesmo. Um pequeno de 500Va ou menos deve atender sua impressora

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é simplesmente mudar algo. O desafio é trazer a V em C5 para uns 170Vdc (em 220 dá 300)

EPS-119.pdf?psid=1&width=1366&height=204

Uma alternativa semi insegura é um dimmer limitado a 50% ou menos

Outra é um trafo bivolt de alguma sucatinha qualquer

 

1 minuto atrás, Matthwus disse:

um dobrador de tensão externo ?

ele precisa do contrário...Sua rede é 220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Não é simplesmente mudar algo. O desafio é trazer a V em C5 para uns 170Vdc (em 220 dá 300)

EPS-119.pdf?psid=1&width=1366&height=204

Uma alternativa semi insegura é um dimmer limitado a 50% ou menos

Outra é um trafo bivolt de alguma sucatinha qualquer

 

ele precisa do contrário...Sua rede é 220

Ops kkkk

Acho que melhor mesmo um auto trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

O C5 (e o que mais for necessário) eu mudo pra 400 volts...

 

Acredito que o CI que regula o chaveamento consegue lidar com qualquer tensão de entrada, bastando mexer nos componentes externos dele.

(Não sei qual é esse chip, mas geralmente esses reguladores de fonte chaveada são feitos pra que as fontes sejam bivolt).

 

Essa era a minha "estratégia"

 

Acho que vou medir todas voltagens que consigo, e colocar no esquemático pra ver se ajuda.

Duvido que seja só dobrar o valor dos componentes pra corrente cair pela metade, mas me parece que todos são lineares.

 

E gostei da ideia do dimmer...

 

A impressora ficou parada por anos (pode até estar trancada), por isso não queria desembolsar um trafo e correr risco.

Quero ressuscitar ela porque da pra instalar bulk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Sr. Burns disse:

O C5 (e o que mais for necessário) eu mudo pra 400 volts...

 

Acredito que o CI que regula o chaveamento consegue lidar com qualquer tensão de entrada, bastando mexer nos componentes externos dele.

(Não sei qual é esse chip, mas geralmente esses reguladores de fonte chaveada são feitos pra que as fontes sejam bivolt).

Penso eu que pra ligar a fonte em 220VCA, além do capacitor o trafo também precisa de umas espiras a mais.

EM algumas fontes se tem um capacitor de poliéster em série com o trafo. Eu não sei bem pra que ele serve, mas imagino que a reatância capacitiva muda as coisas conforme a tensão de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Renato.88 disse:

Penso eu que pra ligar a fonte em 220VCA, além do capacitor o trafo também precisa de umas espiras a mais.

EM algumas fontes se tem um capacitor de poliéster em série com o trafo. Eu não sei bem pra que ele serve, mas imagino que a reatância capacitiva muda as coisas conforme a tensão de alimentação.

Provavelmente terá que alterar as espiras sim, pois a umas semanas atrás criei um tópico aqui para alterar a fonte que eu queria montar de 220vac para 127vac, pois eu reduzi as espiras no primário do trafo pela metade, e aparentemente funcionou, não aqueceu nada no trafo. Mais interessante seria contar as espiras como ele esta e fazer a proporção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Sr. Burns disse:

O C5 (e o que mais for necessário) eu mudo pra 400 volts...

a

 

12 horas atrás, Renato.88 disse:

o trafo também precisa de umas espiras a mais

 

12 horas atrás, Matthwus disse:

Provavelmente terá que alterar as espiras sim,

 

Pra chaveados - freq alta - o buraco é mais em baixo. Ao fazer isso altera-se a indutância o que pode provocar resultados práticos imprevisíveis mas sim previsíveis pela teoria - que não me pertence.

 

12 horas atrás, Renato.88 disse:

um capacitor de poliéster em série com o trafo.

É outro estilo de fonte.

 

@Sr. Burns pra aprendizado e adrenalina vale a experiência. Mas pra resolver o problema e usar sua impressora penso que vale comprar uma fonte bivolt. É relativamente barata - mais que o autotrafo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...