Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repetidor wifi com roteador via cabo pegando o ip do roteador principal


Posts recomendados

Em 21/01/2019 às 11:30, arfneto disse:

Olá

Tem várias maneiras de fazer isso.

 

Eis uma, para o caso de ter um ou poucos roteadores adicionais em sua rede:

 

Seu roteador inicial, ZyXEL, está em 192.168.1.1, como disse. Veja nele a configuração de endereços do servidor DHCP. É só um intervalo então vai ter algo assim:


 inicio 192.168.1.100 final 192.168.1.200. isso quer dizer que dispositivos em sua rede que estejam configurados para receber endereço dinamicamente via DHCP vão receber um endereço nesse intervalo. E vão ficar com esse endereço por no mínimo o tempo que está definido em Lease Time, outra opção na mesma tela. Desculpe se estou escrevendo o óbvio

Separe então endereços nessa rede 192.168.1.X fora desse intervalo, para usar com seus roteadores adicionais. Apesar de comum, creio de essa nomenclatura "roteadores repetidores" não é correta ou mesmo significativa. Na verdade em geral você não quer rotear nada novo ou sequer criar uma nova rede ou segmento dela, em termos de rede IP.

 

Para fazer o simples no seu caso com apenas dois roteadores e para ter uma rede wi-fi no segundo roteador ligado via cabo no primeiro, continue lendo :)

 

Nesse caso pode usar por exemplo entre 192.168.1.2 e 192.168.1.99. Claro que precisa ajustar isso à sua configuração.

 

Separe por exemplo 192.168.1.2 para seu segundo roteador, esse DIR-615. Vá na configuração dele e defina o endereço dele como fixo em 192.168.1.2. Desabilite o servidor DHCP dele porque isso só irá criar dificuldades adicionais se ativo. Ligue o cabo que vem do ZyXEL nele em uma das portas LAN. Esqueça a porta WAN nesse caso. Também só iria criar mais problemas.

Pronto. Assim já vai poder acessar o roteador adicional através da rede e concluir a configuração como precisar. Ele vai estar na mesma rede de seus computadores.

 

Você vai estar usando o segundo roteador como um switch de rede e um ponto de acesso de rede sem fio, mas o controle da rede continua sendo feito pelo ZyXEL. E todos os micros ligados em qualquer um deles continuam na mesma rede então pode usar impressoras e transferir arquivos e tal, sem stress. Tem outras maneiras de fazer isso, mas não acho que compensa sequer tentar...

 

Pra não dizer que não avisei, muita gente acaba com essa dificuldade: se vai programar o segundo roteador em sua mesa com um computador ligado direto via cabo nele, precisa colocar seu micro manualmente na mesma rede, já que o serviço DHCP está desabilitado no roteador, certo? Não se esqueça disso. Se ele está fixo em 20.19.20.19 por exemplo, você deve colocar seu micro em 20.19.20.20 por exemplo, direto na configuração de rede. E acessar http://20.19.20.19 do seu micro dará acesso ao roteador

 

Espero ter ajudado

ARFNeto

 

 

Estou com a mesma dúvida, e quanto à rede wifi do segundo roteador? Pode ter o mesmo SSID e senha do primeiro roteador (como DHCP)?

 

Outra dúvida, neste trecho:

"Pra não dizer que não avisei, muita gente acaba com essa dificuldade: se vai programar o segundo roteador em sua mesa com um computador ligado direto via cabo nele, precisa colocar seu micro manualmente na mesma rede, já que o serviço DHCP está desabilitado no roteador, certo? Não se esqueça disso. Se ele está fixo em 20.19.20.19 por exemplo, você deve colocar seu micro em 20.19.20.20 por exemplo, direto na configuração de rede. E acessar http://20.19.20.19 do seu micro dará acesso ao roteador."

 

Você diz que seria necessário fazer a configuração manual de IP em equipamentos ligados via cabo diretamente no segundo roteador, mas não seria o primeiro roteador que distribuiria IPs para os novos dispositivos conectados via DHCP?

E porque essa faixa de IP "20.19.20.20" se o IP do segundo roteador é 192.168.1.2?

 

Obrigado pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Wilker Zamboni Boa tarde

 

Se que você tiver uma dúvida, crie um tópico novo, e caso você encontre um tópico semelhante a sua dúvida apenas "cite".

Falo isso porque as vezes alguém vai responder determinada dúvida, e o usuário se baseia na primeira postagem.

Eu vou falar a maneira que eu faço que para mim sempre deu certo.

Suponhamos que você tem um novo roteador, mesmo que forem de marca diferente, a primeira coisa que você precisa fazer definir o IP de acesso de ambos equipamentos.

E manter os dois na mesma classe de IP, assim desta maneira você terá controle total estando conectado tanto no primeiro roteador.

Normalmente eu escolho o roteador mais robusto com mais funções para ser o primeiro, e o modelo mais simples para ser o secundário.

Roteador A você vai definir o ip 192.168.0.1 e Roteador B você vai definir endereço de ip 192.168.0.2.

A faixa de inicial de IP do Roteador A você vai colocar em 192.168.0.3 e final 192.168.0.254.

Roteador B você desabilita o DHCP e depois você vai ligar porta LAN com LAN, não é LAN com WAN.

Já o SSID prefiro deixar um diferente do outro.

router.JPG

Fazendo desta forma que te falei, se você estiver conectado no roteado A você consegui acessar o reteador B e vice versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Wilker Zamboni Boa tarde

 

Se que você tiver uma dúvida, crie um tópico novo, e caso você encontre um tópico semelhante a sua dúvida apenas "cite".

Falo isso porque as vezes alguém vai responder determinada dúvida, e o usuário se baseia na primeira postagem.

Eu vou falar a maneira que eu faço que para mim sempre deu certo.

Suponhamos que você tem um novo roteador, mesmo que forem de marca diferente, a primeira coisa que você precisa fazer definir o IP de acesso de ambos equipamentos.

E manter os dois na mesma classe de IP, assim desta maneira você terá controle total estando conectado tanto no primeiro roteador.

Normalmente eu escolho o roteador mais robusto com mais funções para ser o primeiro, e o modelo mais simples para ser o secundário.

Roteador A você vai definir o ip 192.168.0.1 e Roteador B você vai definir endereço de ip 192.168.0.2.

A faixa de inicial de IP do Roteador A você vai colocar em 192.168.0.3 e final 192.168.0.254.

Roteador B você desabilita o DHCP e depois você vai ligar porta LAN com LAN, não é LAN com WAN.

Já o SSID prefiro deixar um diferente do outro.

router.JPG

Fazendo desta forma que te falei, se você estiver conectado no roteado A você consegui acessar o reteador B e vice versa.

 

Obrigado por responder.

Estou fazendo errado? A minha dúvida é muito parecida com a dele e parte dela foi respondida no comentário do colega acima. Devo criar um novo tópico e começar do zero todo raciocínio das conversas? 

 

Sobre sua resposta. Me restaram algumas dúvidas: 

1- Caso eu ligue equipamentos via cabo no roteador secundário, o roteador principal com DHCP habilitado atribuirá IPs para eles? Preciso fazer isso manualmente? Se sim, é feita no roteador principal ou no secundário?

2- Caso conecte aparelhos via wifi no roteador secundário, o roteador principal com DHCP habilitado atribuirá IPs para eles?

3- Criar SSIDs diferentes para os wi-fiz dos roteadores não significa que são redes diferentes, certo? Ao me conectar na rede wi-fi do roteador secundário o IP será dado pelo roteador primário?

 

Obrigado pela ajuda de sempre!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wilker Zamboni disse:

1- Caso eu ligue equipamentos via cabo no roteador secundário, o roteador principal com DHCP habilitado atribuirá IPs para eles? Preciso fazer isso manualmente? Se sim, é feita no roteador principal ou no secundário?

Os equipamentos via cabo ou wifi  conectados no secundario serão sempre executados pelo roteador principal, o roteador secundario fica como um peso morto que so serve pra aumentar os numeros de coneções via cabo, ou enviar o sinal wifi mais longe.

 

Agora penso eu que, os equipamento primario, 99 porcetos das vezes, sao equipamentos vagabundos, e as pessoas querem porque querem que eles sejam o primario, pra mim isso é um engano porque so vai sobrecarregar esse equipamento que sao sempre vagabundos. Eu prefiro que o roteador secundario tambem esteja com DHCP habilitado pra dividir a carga de processamento e nao pesar em somente em um equipamento. Pensamento meu.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Wilker Zamboni disse:

Estou com a mesma dúvida, e quanto à rede wifi do segundo roteador? Pode ter o mesmo SSID e senha do primeiro roteador (como DHCP)?

 

Pode, mas nem sempre é conveniente. 

 

9 horas atrás, Wilker Zamboni disse:

"Pra não dizer que não avisei, muita gente acaba com essa dificuldade: se vai programar o segundo roteador em sua mesa com um computador ligado direto via cabo nele, precisa colocar seu micro manualmente na mesma rede, já que o serviço DHCP está desabilitado no roteador, certo? Não se esqueça disso. Se ele está fixo em 20.19.20.19 por exemplo, você deve colocar seu micro em 20.19.20.20 por exemplo, direto na configuração de rede. E acessar http://20.19.20.19 do seu micro dará acesso ao roteador."

 

Você diz que seria necessário fazer a configuração manual de IP em equipamentos ligados via cabo diretamente no segundo roteador, mas não seria o primeiro roteador que distribuiria IPs para os novos dispositivos conectados via DHCP?

E porque essa faixa de IP "20.19.20.20" se o IP do segundo roteador é 192.168.1.2?

 

É um exemplo. Só que o que eu disse está claro aí:

 

Citação

programar o segundo roteador em sua mesa a partir de um computador ligado via cabo de rede

 

NESSE caso. Porque você precisa acessar o segundo roteador e ele não vai ter DHCP habilitado. Confirme se entendeu.

 

No uso normal nessa configuração apenas o primeiro roteador vai fornecer endereços IP, mas não para os eventuais roteadores adicionais, que vão usar endereços IP DENTRO da rede do primeiro mas FORA da faixa de endereços do servidor DHCP. Isso porque assim você pode acessar qualquer um deles diretamente na rede e não só o primeiro.

 

Não há nada de especial em usar mais servidores DHCP na mesma rede e é conveniente em muitos casos. Apenas não era o caso do tópico aqui

adicionado 7 minutos depois
6 horas atrás, Wilker Zamboni disse:

1- Caso eu ligue equipamentos via cabo no roteador secundário, o roteador principal com DHCP habilitado atribuirá IPs para eles? Preciso fazer isso manualmente? Se sim, é feita no roteador principal ou no secundário?

2- Caso conecte aparelhos via wifi no roteador secundário, o roteador principal com DHCP habilitado atribuirá IPs para eles?

3- Criar SSIDs diferentes para os wi-fiz dos roteadores não significa que são redes diferentes, certo? Ao me conectar na rede wi-fi do roteador secundário o IP será dado pelo roteador primário?

 

1- Sim. qualquer servidor DHCP na rede poderá responder em um certo tempo. Como só terá um será esse um o cara. Em geral, devido à simplicidade extrema desses roteadores "modernos",  deve rodar o servidor DHCP no roteador que tem acesso a internet via porta WAN. Isso porque a maioria desses infelizes não tem mais opção de digitar o IP do gateway padrão e assumem que é o do próprio servidor DHCP.

 

2- Sim, desse modo sim.

 

3- Não, não significa. Redes TCP/IP são isso: Um endereço IP e uma máscara de rede. E um gateway padrão. WiFi é outra coisa: via ethernet ou wifi depois de conectado o equipamento vai buscar um servidor DHCP para associar ao seu endereço MAC e ingressar na rede IP

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Wilker Zamboni Bom dia

 

Citação

 

Obrigado por responder.

Estou fazendo errado? A minha dúvida é muito parecida com a dele e parte dela foi respondida no comentário do colega acima. Devo criar um novo tópico e começar do zero todo raciocínio das conversas? 

 

Sim, você está fazendo de maneira errada, é sempre bom abrir seu próprio tópico, porém; você só pode colocar a sua dúvida em um tópico que está em destaque.

Citação

 

Sobre sua resposta. Me restaram algumas dúvidas: 

1- Caso eu ligue equipamentos via cabo no roteador secundário, o roteador principal com DHCP habilitado atribuirá IPs para eles?

 

Sim, o primeiro roteador que será responsável por fornecer IP para o "segundo roteador", o segundo roteador é como se fosse extensão do primeiro.

O segundo roteador não precisa receber IP, ele é responsável apenas por distribuir os IPs que vem do primeiro roteador, é como você ligar um filtro de linha no outro.

38631872430141659.jpg?w=328

Suponhamos que você ligue um filtro de linha A (igual o da imagem) e ou outro filtro de linha B, e em umas das tomadas do  filtro de linha você  liga um liquidificador.

O filtro de linha só está alimentando o liquidificador, porque o filtro de linha A está fornecendo energia para ele.

A ideia é essa.

Citação

2- Caso conecte aparelhos via wifi no roteador secundário, o roteador principal com DHCP habilitado atribuirá IPs para eles?

Correto, o primeiro roteador é responsável, por atribuir IP no equipamentos conectado no segundo roteador.

Citação

3- Criar SSIDs diferentes para os wi-fiz dos roteadores não significa que são redes diferentes, certo? Ao me conectar na rede wi-fi do roteador secundário o IP será dado pelo roteador primário?

Não, você pode ter 3 roteador, e cada um com uma SSID diferente, se todos estiverem ligados LAN com LAN, e logicamento o DHCP desligado.

Todos eles vão estar ligados na mesma rede.

image.png

Se você tiver um notebook ligado no primeiro roteador com uma impressora compartilhada, e no segundo roteador um outro notebook, sem nem uma dificuldade você vai conseguir acessar a impressora compartilhada do primeiro notebook.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, roblox_gamer disse:

Até onde Eu sei, o repetidor sempre irá pegar as principais informações do roteador

 

Não, não vai. Apenas SSID e senha da rede wifi

 

4 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

O segundo roteador não precisa receber IP, ele é responsável apenas por distribuir os IPs que vem do primeiro roteador, é como você ligar um filtro de linha no outro

 

No entanto, como eu expliquei, na prática ele precisa de um endereço na rede e fora do escopo do servidor ou servidores DHCP, para poder ser acessado pelos micros da rede para gerenciamento.

 

As portas LAN desses equipamentos são um switch. Apenas isso. E como tal podem cascateados --- cascading --- e é só isso. É função normal de um switch fazer isso. Eles são "responsáveis" apenas pela comutação --- switching --- de pacotes. As funções desses roteadores atuam entre a porta WAN e LAN e são muitos serviços, não só o serviço de DHCP. Com o uso apenas das portas LAN eles se tornam switches de 4 portas.

 

A bem da verdade você pode rodar o servidor DHCP em um micro da rede, bem como o NAT para se conectar a internet, e ter apenas switches na rede, mas nesses casos usaria algo com mais portas, 16, 25, 48, algo assim.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negativo, sempre o repetidor irá pegar as informações do roteador, tanto é que quando você coloca um repetidor, o mesmo pede para realizar uma " varredura " na rede em busca de redes wireless disponíveis. e lhe informa se você deseja copiar as informações do roteador ou criar outra diferente

 

Porém a maioria dos repetidores somente aceitam funcionar com informações iguais ao roteador, como os da marca TP-LINK, que somente permitem mudar o SSID e raramente o Canal, o resto precisa ser igual, e o DHCP sempre será fornecido pelo roteador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, roblox_gamer disse:

Negativo, sempre o repetidor irá pegar as informações do roteador, tanto é que quando você coloca um repetidor, o mesmo pede para realizar uma " varredura " na rede em busca de redes wireless

 

2 horas atrás, roblox_gamer disse:

Porém a maioria dos repetidores somente aceitam funcionar com informações iguais ao roteador, como os da marca TP-LINK, que somente permitem mudar o SSID e raramente o Canal, o resto precisa ser igual, e o DHCP sempre será fornecido pelo roteador

 

@roblox_gamer Negativo o que? você simplesmente repetiu o que eu expliquei, mas disse que não concorda? 

Um repetidor wi-fi --- ou um roteador wifi operando no modo repetidor --- é só isso: repetidor. De wifi. 

 

Leia o que você listou: Varredura de rede wireless? é isso. Só isso. Wireless. Wifi. SSID? Canal? Wireless. Só isso.

 

O DHCP não precisa ser fornecido pelo roteador. Nada tem a ver com wifi ou repetidor. Apenas o repetidor não tem essa função, porque ele é só um repetidor de wi-fi.

 

O servidor DHCP pode rodar em qualquer micro da rede. Não precisa rodar em um roteador. O repetidor wi-fi apenas capta clientes wifi. Uma vez conectados à rede ethernet --- aqueles números, 802-11a/b/g/n/a/c/az você sabe --- eles vão enviar pacotes pela rede IP --- são chamados pacotes DHCPDISCOVER --- procurando um servidor DHCP. E o primeiro servidor que responder vai conectar o cliente a uma rede, dessa vez IP, e fornecer endereço ip e máscara de rede. E o endereço de gateway, através do qual o cliente conectado ao repetidor vai acessar redes externas e a internet. 

 

Para você entender melhor, coisas que NÃO são copiadas incluem:

  • tabelas de roteamento NAT
  • regras de Firewall
  • regras de entrada, como encaminhamento de portas
  • regras de Qos
  • controle de acesso, lista negra e branca de clientes
  • se for o caso, configuração do servidor DHCP
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui estamos falando do conjunto modem + roteador wireless + repetidor  e não servidor disso ou daquilo

Portanto o que Eu mencionei acima é o correto embora você ache que não

Tudo que você listou é definido no roteador

Se você não quer entender, paciência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2020 às 08:17, Wilker Zamboni disse:

No meu caso são roteadores medianos mas preciso que seja a mesma rede para que a automação residencial rode na casa toda.

é so fazer o que arfneto diz

5 horas atrás, arfneto disse:

você simplesmente repetiu o que eu expliquei

Deu sorte, pois o normal é ele editar e mudar o texto rs rs

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, roblox_gamer disse:

Aqui estamos falando do conjunto modem + roteador wireless + repetidor  e não servidor disso ou daquilo

Portanto o que Eu mencionei acima é o correto embora você ache que não

Tudo que você listou é definido no roteador

Se você não quer entender, paciência

Mano, não estamos falando de repetidor 😅

 

São dois roteadores.

Mas eu agradeço a intenção de ajudar.

 

Em 05/03/2020 às 11:41, Edvaldo J. Frederico disse:

@Wilker Zamboni Bom dia

 

Sim, você está fazendo de maneira errada, é sempre bom abrir seu próprio tópico, porém; você só pode colocar a sua dúvida em um tópico que está em destaque.

Me desculpe pelo erro, vou procurar me atentar a isso. É que me deu a impressão que eu estaria criando um conteúdo repetido.

 

Obrigado pela ajuda de todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...