Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem de desktop até R$ 8.000,00


Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo nessa comunidade e entrei hoje aqui, este é o meu primeiro post e também o mais importante no curto prazo, creio eu.


Após 5 anos com um Desktop decidi trocar por um novo agora, já era hora, mas estou com uma série de dúvidas, gostaria que alguém que entenda do assunto me ajudasse.

Se tem um assunto que nunca entendi bem no mundo dos computadores é a questão da Placa de Vídeo.  E como NAO SOU gamer, nunca dei muita importância, logo, todos os meus computadores prévios eram  de placa On-Board.

Acontece, que mesmo não sendo gamer, eu tenho dúvidas se investir (1500-2000 reais ) numa boa placa de vídeo faria muita diferença no próximo computador que estou pensando montar.

Eu estou com 8k disponíveis pra montar essa máquina, então acho que dá pra montar uma máquina boa, com várias variáveis, eu só não sei ainda qual a melhor pra mim.

Lembrem-se, eu não sou GAMER, porém, contudo, entretanto, eu uso programas como o Google Chrome, frequentemente com mais de 100 abas abertas, as vezes 150, e outros programas rodando em paralelo.

No meu caso uma placa de vídeo aumentaria muito a fluidez do meu sistema? ou como não sou Gamer, devo apenas investir em mais memória RAM?

Estou pensando em montar a próxima máquinha com 32gb ou 64gb de RAM, justamente pra talvez nao precisar da placa de vídeo,  .

Porém nao sei se o computador ficaria mais poderoso, com digamos 16GB de RAM e uma boa placa de vídeo, entendem?  Eu não sei qual setup vai ser o melhor e mais rápido.

O computador que penso montar é o seguinte : 

Processador : AMD Ryzen 7 3700 x Octa-Core 3.6GHz
Cooler : WATER COOLER CORSAIR HYDRO SERIES H45 120MM, CW-9060028-WW
Motherboard : placa-mãe ASUS PRIME-B450M-GAMING/BR DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B450
Memória Ram : MEMORIA G.SKILL RIPJAWS V 32GB (2X16) DDR4 2400MHZ VERMELHO, F4- 2400C15D-32GVR
Placa de Vídeo : PLACA DE VIDEO GALAX GEFORCE GTX 1660 6GB GDDR5 1-CLICK OC 192- BIT, 60SRH7DSY91C
HD : SSD TEAM GROUP T-FORCE DELTA MAX RGB 1TB 2.5" SATA III, T253TM001T3C302
Gabinete : GABINETE GAMER PICHAU POUTER II LED BRANCO, VIDRO TEMPERADO, PGPO-02-BRANCO
Fonte : FONTE CORSAIR VS650 80PLUS WHITE 650W, CP-9020172
Windows 10


Esse é o computador que estou pensando montar, vocês tem alguma sugestao de troca pra mim? essa placa de vídeo é boa? mesmo para um não-Gamer como eu?

Eu pensei na possibilidade também de Colocar uma Placa-Mãe ASrock que dá suporte à 64gb de RAM e nesse caso eu tiraria a placa de video offboard.

Por favor, me ajudem, quero saber qual a melhor configuração pra esse tipo de computador que estou pensando.

MAIS RAM E SEM OFFBOARD?

 

OU MENOS RAM E UMA PLACA DE VIDEO OFFBOARD?

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc  A loja que estou vendo é a Pichau, por quê? tem outra melhor?

Outros programas que uso, é skype, whatsapp web, telegram, spotify, o máximo de jogo que eu jogo é jogar Xadrez no Chrome.

O chrome é o programa que uso mais, e em geral deixo mais de 100 abas abertas, o que penso eu, consome muita memória.

Então pelo setup que voce viu eu descrever, você recomenda eu descartar essa  PLACA DE VIDEO GALAX GEFORCE GTX 1660 6GB GDDR5 1-CLICK OC 192- BIT, 60SRH7DSY91C ?


é melhor entao 64gb de ram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, pichau está ótima. É que essa memória é meio cara pelo que oferece. Acho que pelo seu uso você pode começar com 2x16gb e depois você resolver se precisa de mais. Tem essa opção aqui:

 

https://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-team-group-t-force-dark-z-32gb-2x16-ddr4-3000mhz-cinza-tdzgd432g3000hc16cdc01

 

Placa de vídeo acho besteira pegar a 1660. Só se você for usar ela no futuro pra jogar algo. Senão, pode pegar uma mais em conta, tipo uma rx 570 4gb:

https://www.pichau.com.br/placa-de-video-sapphire-radeon-rx-570-4gb-gddr5-pulse-256-bit-11266-04-20g

 

placa-mãe com 4 slots de ram:

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b450-aorus-m-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b450

 

o gammaxx 400 não tem, mas tem um similar só que tem rgb:

https://www.pichau.com.br/cooler-deepcool-gammaxx-gte-rgb-dp-mch4-gmx-gte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc Brc, é que nunca tive computador com placa de vídeo, e como nao entendo nada de placa de vídeo, achei que essa poderia ser boa,   ela é ruim pelo preço ou é boa e roda tudo?


Essa placa de video que você indicou nao é muito fraca comparada com o resto do setup?  pois nada adianta um computador com configuração arrojada e uma placa de video fraca nao é?



Minha duvida principal é a seguinte,   pra mim que NAO SOU GAMER,  seria melhor 64GB de ram, 2x32GB RAM CORSAIR

ou 16 ou 32 GB DE RAM, porém com uma boa placa de video?


eu nao sou gamer, mas pro trabalho uso muito o CHROME, e em geral mais de 100 abas abertas, entao acho que ele tem mais sede de RAM DO QUE PLACA de video, estou errado?



E a placa-mãe que estou pensando colocar é essa aqui agora : 

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asrock-x570-steel-legend-ddr4-socket-am4-chipset-amd-x570



O que voce acha? entendeu minhas duvidas?



Eu to querendo investir uns 8k nesse computador, já pra nao precisar ter que trocar por um bom tempo, e quero uma máquina rápida também.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JackORiley disse:

@Brc Sim preciso de wi-fi cara, todo mundo usa wi-fi nao?


Cara só uma coisa, tu entendeu que eu nao sou Gamer ne?  Vou realmente precisar de placa de video com 64 Gb de ram?


Não estaria gastando 2k a toa?

A placa de vídeo não tem 64gb de ram. Lê de novo lá. É RAM normal que falei pra por 64gb. 
 

Tem pessoas que usam no cabo pra manter uma velocidade mais constante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele não citou que a placa de vídeo tem 64gb de VRAM, mas sim ele tem dúvidas se vai precisar de uma placa de vídeo colocando 64 de ram no pc.

 

Supondo que essa seja a pergunta, não, você não está gastando "2k" à toa (mil da placa + mil das memórias, certo?). A placa tem atuação em processamento gráfico, uma não completa a outra!

Segundo que o ryzen não possuí vídeo integrado, logo você terá que ter uma off board e mesmo sabendo que você não joga ou joga pouco, uma placa intermediária como essas está sendo o melhor custo/benefício no mercado do full hd, vai que tu resolve jogar uns joguinhos triple A pra brincar um pouco ou até mesmo para trabalho no computador como renderização via gpu mas acho que em um pc onde tem um ryzen 7 3700x está superdimensionado para uma rx 570 fazendo ela ser o limitador do computador o que não te impede de trocar ela depois, claro.

 

Eu também começaria com 2x16gb de ram e se você vê a necessidade de mais ram poderá colocar mais 2x16gb, assim também fazendo um quad channel e ganhando desempenho! Também recomendaria colocar uma fonte da linha cx (cx650 com 5 anos de garantia) da Corsair e não as Vs, isso também te habilita modificar e melhorar o computador sem ter que troca-la mais pra frente.

 

E claro que para colocar os 4 pentes de memória ram teria que trocar a placa-mãe já citada acima. Eu gosto das bios da AsRock mas a Gigabyte tem os melhores timings de memória junto com as MSI, pensando em um futuro Overclock tanto nas memórias quanto no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola  Sim Henrique, você entendeu,  minha dúvida é se ficaria bom a Placa on-board mesmo, porém com 64 Gb de ram pra compensar.

Os 2k a mais que eu me referi foi àpenas em relação à placa de vídeo, no caso a PLACA DE VIDEO GALAX GEFORCE GTX 1660 6GB GDDR5 1-CLICK OC 192- BIT ( elá está quase por esse valor na Pichau.)

Minha principal dúvida é  a seguinte,  já que o processador ryzen 7 3700x  está superdimensionado pra rx570, nao seria melhor entao, gastar mais, e colocar logo uma placa de vídeo condizente com o desempenho do ryzen 7 3700x?


Porquê tipo, eu não sou GAMER como já mencionei, mas já que estou querendo montar um computador rápido, prefiro não economizar em alguma área se isso for diminuir a potência do PC.


Eu vou te dar 3 cenários aqui, e  queria que você me dissesse qual seria o mais rápido pra esse computador que estou montando. 
 

Cenário 1-  Ryzen 7 3700x + 32Gb RAM +  GALAX GEFORCE GTX 1660 6GB GDDR5  ? . Ou...
Cenário 2- Ryzen 7 3700x +64Gb RAM + rx570 ? Ou...
Cenário 3- Ryzen 7 3700x+ 64Gb RAM,( sem placa de vídeo ) ?  A dúvida aqui é se 64Gb de Ram já não bastaria, já que nao sou gamer, e  essa rx570 parece ser bastante inferior ao Ryzen 7 3700x, logo fico na minha cabeça pensando se nao estaria jogando dinheiro fora com essa rx570.

Cenário 4- Ryzen 7 3700x +32Gb RAM + alguma outra placa BOA, NAO INTERMEDIÁRIA ?


Não sei se ficou tudo claro, mas desde já agradeço .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, JackORiley disse:

@Henrique Souza Espindola  Sim Henrique, você entendeu,  minha dúvida é se ficaria bom a Placa on-board mesmo, porém com 64 Gb de ram pra compensar.

Os 2k a mais que eu me referi foi àpenas em relação à placa de vídeo, no caso a PLACA DE VIDEO GALAX GEFORCE GTX 1660 6GB GDDR5 1-CLICK OC 192- BIT ( elá está quase por esse valor na Pichau.)

Minha principal dúvida é  a seguinte,  já que o processador ryzen 7 3700x  está superdimensionado pra rx570, nao seria melhor entao, gastar mais, e colocar logo uma placa de vídeo condizente com o desempenho do ryzen 7 3700x?


Porquê tipo, eu não sou GAMER como já mencionei, mas já que estou querendo montar um computador rápido, prefiro não economizar em alguma área se isso for diminuir a potência do PC.


Eu vou te dar 3 cenários aqui, e  queria que você me dissesse qual seria o mais rápido pra esse computador que estou montando. 
 

Cenário 1-  Ryzen 7 3700x + 32Gb RAM +  GALAX GEFORCE GTX 1660 6GB GDDR5  ? . Ou...
Cenário 2- Ryzen 7 3700x +64Gb RAM + rx570 ? Ou...
Cenário 3- Ryzen 7 3700x+ 64Gb RAM,( sem placa de vídeo ) ?  A dúvida aqui é se 64Gb de Ram já não bastaria, já que nao sou gamer, e  essa rx570 parece ser bastante inferior ao Ryzen 7 3700x, logo fico na minha cabeça pensando se nao estaria jogando dinheiro fora com essa rx570.

Cenário 4- Ryzen 7 3700x +32Gb RAM + alguma outra placa BOA, NAO INTERMEDIÁRIA ?


Não sei se ficou tudo claro, mas desde já agradeço .

Ué, achei uma por 1000 reais na loja que explode, Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 1-Click OC, 6GB, GDDR5 - 60SRH7DSY91C. E por esse preço mais do que compensa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola  " 

Ué, achei uma por 1000 reais na loja que explode, Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 1-Click OC, 6GB, GDDR5 - 60SRH7DSY91C. E por esse preço mais do que compensa "

Essa placa está indisponivel aqui, acho que acabou no estoque??? me indicaria outra estão boa ou levemente superior, nao muito mais cara?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola ah cara desculpa,  pensei que você tinha lido antes, que eu tava montando esse PC inteiro  NA PICHAU,  nao sabia que era na kabum essa ai, vou ver agora.

Qual semelhante À essa eu posso pegar na Pichau?

A tal da Zotac é boa? ATi?


Não entendo p..... nenhuma de placa de vídeo, meu único critério é que, se é muito barata não parece ser boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha placa RTX 2060 é da ZOTAC e por 1700 na época de lançamento da placa foi o melhor custo/benefício que eu encontrei! Ela bate seus 2020mhz facilmente com um OC básico, mas eu acho que mesmo montando o pc todo na pichau, comprar apenas 1 item na Kabum mesmo pagando 2 fretes não é prejuízo algum visto que a placa tá bem em conta! 

adicionado 1 minuto depois

image.png.9e24ac6c154c25268f3128e41dd1be1e.png
Se você for ver o visual dessa 1660 para a minha 2060 é bem parecido, a construção de dissipação de calor é boa e possuí uma boa margem para OC mas ainda acho que pagar 300 reais a mais nela não faz sentido algum, apenas para comprar em uma loja só

adicionado 4 minutos depois

E lá ta mais barato por conta de promoção, e não porque a placa é pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola Entendi, acho que vou comprar ela separado na kabum mmesmo, e contrato algum técnico pra instalar quando chegar aqui,.

Me fala uma coisa essa Zotac Geforce GTX 1660, nao é muito inferior ao Ryzen 7 3700x?  ela da conta do recado?

Ou como eu nao sou gamer uma rx 570, 580 ja estaria bom pra mim, só por ter off-board mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela não irá limitar o processador em nada, só vai entregar o que ela pode já que nenhum componente do computador é limitador dela, está ótima para o setup que já é superdimensionado para placas de vídeo, suportando até a última geração de placas NVIDIA e AMD. 
Sobre a instalação de placa de vídeo, você não necessita de nenhum técnico, a entrada pci-e é apenas 1 (pode até ser mais dependendo da placa, mas só as high end vão ter mais possibilitando crossfire/sli). É literalmente encaixar e colocar um parafuso do lado para segurar ela naquela posição.

adicionado 6 minutos depois

Sobre a placa-mãe não coloque uma muito simples para não gerar incompatibilidade, eu aconselho no mínimo uma B450 tomahawk, que é possivelmente a melhor b450 do mercado, ou parte para uma x470.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola Entendi henrique, porém me diz uma coisa, qual seria uma Placa de Vídeo,  DO MESMO NIÍVEL do Ryzen 7 3700x?   uma que seja moderna como ele? qual seria a que eu deveria comprar?

até 2 mil reais eu encontro uma placa do nivel do processador? dimensionada pra mesma potencia dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma placa dimensionada onde em teoria seria limitada para o processador em questão basicamente nem existe ainda. Então nem tem como se preocupar com isso, comprando esse processador ele te abre margem de alguns anos até ter que trocá-lo, colocando outras placas nesse tempo, fique tranquilo. @JackORiley

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/03/2020 às 19:16, JackORiley disse:

@Henrique Souza Espindola Entendi henrique, porém me diz uma coisa, qual seria uma Placa de Vídeo,  DO MESMO NIÍVEL do Ryzen 7 3700x?   uma que seja moderna como ele? qual seria a que eu deveria comprar?

até 2 mil reais eu encontro uma placa do nivel do processador? dimensionada pra mesma potencia dele?

Amigo, só pra constar. A RX570 não é uma placa fraca, nem mesmo para gamers. Imagina pra você, que já afirmou várias vezes que não é gamer.

 

Em suma, a placa de vídeo vai aliviar o trabalho do processador e das memórias RAM, por possuir (adivinha), processador e memória RAM dedicadas para a pesada tarefa de renderizar gráficos.

 

O negócio é que a RX570 e a 580 tiveram um corte generoso de preços por parte da AMD, justamente para incomodar o mercado da NVIDIA. A RX570, mesmo custando o mesmo que a NVIDIA GTX mais barata, tem a performance de uma placa intermediária. Portanto, mesmo para gamers ela já atende bem (em 90% de todos os jogos existentes, ela entrega 60fps em FullHD com qualidade média e alta)

 

Essas placas maiores, como a NVIDIA GTX 1660, AMD RX5600 XT e acima são destinadas para jogadores que buscam rodar jogos com gráficos tudo no ULTRA e com resoluções FullHD acima de 60FPS...

 

A maioria das pessoas normais não tem necessidade de uma placa de vídeo acima das RX570 que tem modelo com até de 8GB de VRAM.

 

Eu mesmo trabalho com edição de vídeos e uma placa como a RX570 já está de boa! (Apesar que montei um PC com o Ryzen 5 2600 + GTX1080 e 32GB de RAM)

 

Se quiser performance para tarefas de navegação, pode investir em 32GB de memória (2x 16GB) com pelo menos 3200MHz e um SSD M.2 NVME com pelo menos 1500Mb/s de leitura. No mais, pegue uma boa placa-mãe, como essa B450 Tomahawk que indicaram, ou a msi b450 Steel of Legends que vão atender perfeitamente o Ryzen 7 3700X. Pegue a fonte NIDUS 500 da Pichau (que tem reconhecimento da cybernetics e selo 80+)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...