Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador lepy-838 e TPA 3116


Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou com uma duvida aqui e se alguém puder ajudar ficarei muito grato, a duvida é:

 

Eu recentemente comprei dois amplificadores um lepy-838 2.1

E um circuito mono para subwoofer 100w com o TPA 3116D2

Aqui o link desse circuito:

https://pt.aliexpress.com/item/4000088917994.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.7531b90aOaifmx

 

Então eu tenho um subwoofer de 12 polegadas 150wrms

O lepy-838 tem um ótimo som mas ele não aguenta tocar o subwoofer, ai queria saber se tem alguma forma de soldar dois fios com o sinal que vai para o CI do subwoofer do Lepy e ligar esses dois fios na entrada do amplificador 100w o tpa3116...

 

 

Eu abri o lepy e a saída que o Subwoofer é conectado é um CI Amplificador LA4445 8F4 eu não consegui descobrir onde é a entrada do sinal dele, se alguém puder ajudar eu ficarei muito grato!

 

Sei que é meio gambiarra mas queria ligar dessa forma para aproveitar os dois amplificadores que tenho e economizar uma graninha rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

esse ci já recebe as frequências mais baixas ele não faz o corte dentro dele mesmo né?

Terá que ver no seu circuito, pois este ajuste para frequências baixas pode ser feita tanto na entrada como na saída, ou até uma mistura dos dois. 

 

45 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

No tpa3116 onde ficam os pinos de entrada?

Pinos "4" e "10"...

 

TPA3116.png-1230x0.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

aí o controle do volume vai ser apenas um potenciômetro em série certo?

Você não precisará ligar o sinas nos pinos "4" e "10", use a entrada de sinal (P2) do amplificador...

 

O volume você controla tanto no 1° amplificador como no 2°...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Airtonarl disse:

Você não precisará ligar o sinas nos pinos "4" e "10", use a entrada de sinal (P2) do amplificador...

 

O volume você controla tanto no 1° amplificador como no 2°...

Entendi, mas aí o sinal vai passar por dois filtros passa baixa, nesse caso não pode dar zumbido ou deixar o som meio estranho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

mas aí o sinal vai passar por dois filtros passa baixa, nesse caso não pode dar zumbido ou deixar o som meio estranho?

No 1° amplificador, pegue o sinal o mais antes possível do Ci LA4445, 

Evitando assim, os filtros deste primeiro amp... 

 

Mande fotos desse seu primeiro amplificador. 

Como está sendo feita a entrada de áudio para ele? Pendrive, bluetooth ou cabo P2 ? 

Se for por cabo, você pode mandar este sinal direto para o 2° amplificador.

 

Faça testes práticos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl pesquisando na internet achei essa página que tem fotos e descreve um pouco o lepy-838 que é o primeiro amplificador, e tem fotos frente e verso, esse aplificador é exatamente igual ao meu...

 

http://www.totlogcon.com/lp838/index.htm

 

segundo o site o segundo amplificador é um TDA7057AQ

 

Por curiosidade a entrada de áudio do TDA7057AQ seriam os pinos 3 e 5 e o terra do áudio é o pino 6 é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você manda o sinal para ele através de cabo (RCA), você pode mandar este mesmo sinal direto para a entrada ( P2 ) do amplificador TPA... E ainda, usar um SUB menos potente na saída do lepy-838...

 

59 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Por curiosidade a entrada de áudio do TDA7057AQ seriam os pinos 3 e 5 e o terra do áudio é o pino 6 é isso?

Isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Airtonarl disse:

Como você manda o sinal para ele através de cabo (RCA), você pode mandar este mesmo sinal direto para a entrada ( P2 ) do amplificador TPA... E ainda, usar um SUB menos potente na saída do lepy-838...

 

Certo mas aí o volume de graves vai ser apenas o próprio tpa o circuito do lepy vai funcionar mas apenas em stand by certo?

Estava pensando 

Posso derivar fios da entrada do tda7057 para ligar em outros amplificadores também?

Tenho dois amp de 100w aqui...

Tenho muitos amplificadores parados aqui rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Certo mas aí o volume de graves vai ser apenas o próprio tpa

Isso.

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Posso derivar fios da entrada do tda7057 para ligar em outros amplificadores também?

Sim... dando uma boa estudada em ambos os circuitos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Airtonarl disse:

 

 

Sim... dando uma boa estudada em ambos os circuitos...

Então não é só ligar os amplificadores na entrada dos CI tem que estudar o circuito antes certo?

Mas eu devo olhar o circuito antes procurando o que exatamente?

Achei que era apenas ligar nos pinos de entrada do CI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender muito do amplificador a qual você for ligar, se ele tiver várias entradas por exemplo( rádio,USB,bluetooth,AUX e outras), é preciso fazer modificações no circuito...

 

Se ele tiver apenas uma entrada de sinal, fica mais fácil...

 

Ps: nunca ligue a saída de um, na entrada de outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl certo, na verdade desse lepy eu acho que vou aproveitar apenas o pré amplificador, a potência dele é muito baixa...

 

Os amplificadores que tenho são apenas entrada e saída para as caixas mais nada...

Nesse caso é só fazer a ligação na entrada do CI do lepy né?

 

Estava até pensando em comprar um pré amp com potenciômetro grave médio agudo mas está meio carinho hoje em dia sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Esses capacitores podem ser eletrolíticos comuns?

Se for usar eletrolítico, devem ser bipolar ( sem polaridade )...

 

Se ainda insistir em usar eletrolítico comum( com polaridade), use dois em serie,

Positivo de um com positivo do outro.

 

Mais dizem que o melhor mesmo são os de poliéster.

 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

E qual a diferença do som do capacitor 4,7uF para o 1uF por exemplo?

Um vai deixar o som mais agudo que o outro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Airtonarl disse:

Se for usar eletrolítico, devem ser bipolar ( sem polaridade )...

 

Se ainda insistir em usar eletrolítico comum( com polaridade), use dois em serie,

Positivo de um com positivo do outro.

 

Mais dizem que o melhor mesmo são os de poliéster.

 

Um vai deixar o som mais agudo que o outro...

O de 1uF é mais agudo que o de 4,7uF? Quanto mais capacitância mais agudo ou é o contrário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Quanto mais capacitância mais agudo

Isso... Mas não utilize capacitancias maiores que o recomendado...

estes são testes que você pode fazer na prática 

Se for usar dois em serie( positivo de um com positivo do outro ), use o valor de 4,7 uf, neste caso você terá uma capacitancia total aproximada de 2,2 uf...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Airtonarl disse:

Isso... Mas não utilize capacitancias maiores que o recomendado...

estes são testes que você pode fazer na prática 

Se for usar dois em serie( positivo de um com positivo do outro ), use o valor de 4,7 uf, neste caso você terá uma capacitância total aproximada de 2,2 uf...

entendi, mas no caso se usar um capacitor de 1uF ele vai deixar passar mais frequências graves para o tweeter certo? mas o ideal é usar o valor mais alto ou mais baixo de capacitancia? Ou isso vai de tentativa e erro mesmo? Coloca um testa e se nao ficar bom coloca outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

mas o ideal é usar o valor mais alto ou mais baixo de capacitancia?

 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Coloca um testa e se nao ficar bom coloca outro?

é isso ai...

 

1 uf, 2.2 uf, 3.3 uf e 4.7 uf são valores próximos, então não haverá grandes alterações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

certo mas eles interferênciam no volume do tweeter ou apenas mudam o corte de frequência?

 

3 horas atrás, Airtonarl disse:

estes são testes que você pode fazer na prática

 

32 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

mais capacitância menor volume menos capacitância mais volume

 

46 minutos atrás, Airtonarl disse:

1 uf, 2.2 uf, 3.3 uf e 4.7 uf são valores próximos, então não haverá grandes alterações.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl ok amanhã vou atras dos capacitores, mas ainda estou pensando aqui no caso para adaptar o lepy acho que vai ser muito trabalhoso, estava pensando o seguinte:

 

O rádio do meu carro tem um som bom só falta um equalizador, nesse caso se eu abrir ele e descobrir qual é o CI amplificador dele será que consigo tirar as perninhas da entrada do CI e soldar fios da trilha para o pré amplificador médio grave agudo e depois do pré soldar esses fios no CI original do rádio?

 

Acho que pode ser menos trabalhoso do que ficar desmontando os amplificadores e ressoldando tudo...

 

O que acha é viável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ComandateGustavo disse:

@Airtonarl ok amanhã vou atras dos capacitores, mas ainda estou pensando aqui no caso para adaptar o lepy acho que vai ser muito trabalhoso, estava pensando o seguinte:

 

O rádio do meu carro tem um som bom só falta um equalizador, nesse caso se eu abrir ele e descobrir qual é o CI amplificador dele será que consigo tirar as perninhas da entrada do CI e soldar fios da trilha para o pré amplificador médio grave agudo e depois do pré soldar esses fios no CI original do rádio?

 

Acho que pode ser menos trabalhoso do que ficar desmontando os amplificadores e ressoldando tudo...

 

O que acha é viável?

 

@Airtonarl Acabei de desmontar o rádio e o unico CI é um YD1029b

Quais seriam os pinos de entrada desse CI?

 

Não achei o datasheet dele de jeito nenhum...

 

Saberia me falar quais os pinos de entrada dele?

Se não souber existe uma forma prática de descobrir testando na plaquinha de onde vem o sinal para ele?

 

 

WhatsApp Image 2020-03-07 at 12.20.29.jpeg

WhatsApp Image 2020-03-07 at 12.20.29 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-03-07 at 12.20.30.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...