Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 + RX 5700 XT Red Devil - Gargalo


Posts recomendados

Boa noite pessoal, tudo bem com vocês?
Estou precisando de uma ajuda com meu PC.
Estive montando um PC AMD, com as seguintes configurações: processador Ryzen 9 3900 x, placa de video RX 5700 XT Red Devil, placa-mãe Asus TUF X570, 16 GB de memória DDR4 3666 MHz, fonte de 700 w. Instalei todas as peças, formatei o PC e instalei os drivers. Computador rodando liso, porém quando reiniciei o mesmo ele começou com alguns travamentos (mais nítido quando rodo vídeos e jogos - mesmo com o FPS alto, porém com muitas quedas de frames). Pesquisando sobre, pude perceber que muitos usuários da AMD tem problemas com drivers, foi quando comecei a testar vários deles, porém nenhum resultou em um resultado satisfatório. Peço a ajuda de vocês com esse problema, e se alguém passou por isso e conseguiu resolver, por favor me indique o caminho, ficarei muito grato. OBS: instalei driver do processador, Chipset e nada funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Welington Besen disse:

Computador rodando liso, porém quando reiniciei o mesmo ele começou com alguns travamentos (mais nítido quando rodo vídeos e jogos - mesmo com o FPS alto, porém com muitas quedas de frames)

 

onde estão instalados os jogos? em hd?

 

uma coisa é certa, gargalo nunca, jamais será.. gargalo é quando alguma peca limita o desempenho da outra, mais comum entre processadores fracos limitando as placas de video.. o que no seu caso passa e muito longe de ser isso

 

quais jogos ocorre isso? qual sao as resolucoes adotadas? ja checou as temperaturas do processador/placa de video enquanto joga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só estou usando um SSD, que fica bem baixo a porcentagem de utilização do mesmo (conforme foto). Quanto a temperatura, o processador em torno de 55 graus e placa de video em torno de 65 - 70. Testei no único jogo que estou jogando ultimamente (Fortnite). Uso a resolução 1920x1080. Acho estranho que quando instalo os drivers ele funciona normalmente, porém quando reinício o PC volta os travamentos

Screenshot_2020-03-11-23-51-03-849_com.miui.gallery.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Brc disse:

Consegue gravar os travamentos?

 

- Desativou aceleração de hardware dos navegadores e discord?

- Mexeu algo na bios alem do xmp?

- Plano de energia em ryzen balanced?

- Tenta colocar o auto-undervolt no adrenalin tambem

Gravei um video e fiz o upload dele no YT, se puder assistir - https://www.youtube.com/watch?v=6OVMQTpc6Y8

- Discord nem cheguei a instalar no PC, ja do navegador, não desativei a aceleração;

- Resetei a BIOS e deixei ela original, com a memória em 2000 Mhz (não funcionou);

Ja essa questão dos planos de energias e do auto-undervolt irei testar, pois não tenho conhecimento dos mesmos

adicionado 3 minutos depois
6 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

ainda recomendaria tb o teste das memorias com o memtest

 

https://www.memtest86.com/

Memórias normais @rodrigo.dcvieira

Tinha uma GeForce 1050 ti instalado na mesma máquina, porém quando chegou a RX 5700 XT, só fiz a troca das mesmas, dai que começaram os problemas de travamentos, por isso creio que seja algum driver ou algo de imcompatível com a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Welington Besen disse:

Gravei um video e fiz o upload dele no YT, se puder assistir - https://www.youtube.com/watch?v=6OVMQTpc6Y8

- Discord nem cheguei a instalar no PC, ja do navegador, não desativei a aceleração;

- Resetei a BIOS e deixei ela original, com a memória em 2000 Mhz (não funcionou);

Ja essa questão dos planos de energias e do auto-undervolt irei testar, pois não tenho conhecimento dos mesmos

adicionado 3 minutos depois

Memórias normais @rodrigo.dcvieira

Tinha uma GeForce 1050 ti instalado na mesma máquina, porém quando chegou a RX 5700 XT, só fiz a troca das mesmas, dai que começaram os problemas de travamentos, por isso creio que seja algum driver ou algo de imcompatível com a placa de vídeo.

Desative entao a aceleração de hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Welington Besen disse:

processador Ryzen 9 3900 x, placa de video RX 5700 XT Red Devil, placa-mãe Asus TUF X570, 16 GB de memória DDR4 3666 MHz, fonte de 700 w

você informou que a fonte é de 700W, mas isso em si não diz se ela é boa ou não.

Qual a marca, modelo?

Sua configuração não é para dar gargalo, se não for a fonte ruim pode ser algum problema na gpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Rhyner disse:

você informou que a fonte é de 700W, mas isso em si não diz se ela é boa ou não.

Qual a marca, modelo?

Sua configuração não é para dar gargalo, se não for a fonte ruim pode ser algum problema na gpu.

A fonte é uma Gigabyte 700W 80 Plus Bronze Semi Modular - B700H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Welington Besen disse:

A fonte é uma Gigabyte 700W 80 Plus Bronze Semi Modular - B700H

Pesquisei sobre a fonte e o que posso dizer que ela é .. ok. 

Tem alguns que falam mal e outros bem ... não sei bem o que opinar. Mas pelo teste do teclab ela se sai bem.

 

Tente por desencargo desinstalar os drivers pelo DDU (https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html) e dps instala os drivers pelo site do fabricante. Não use booster driver ou semelhantes.

Eu tava com um problema semelhante e isso resolveu no meu caso.

 

PS: não use estabilizador, somente filtro de linha ou direto na tomada.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Rhyner disse:

Pesquisei sobre a fonte e o que posso dizer que ela é .. ok. 

Tem alguns que falam mal e outros bem ... não sei bem o que opinar. Mas pelo teste do teclab ela se sai bem.

 

Tente por desencargo desinstalar os drivers pelo DDU (https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html) e dps instala os drivers pelo site do fabricante. Não use booster driver ou semelhantes.

Eu tava com um problema semelhante e isso resolveu no meu caso.

 

PS: não use estabilizador, somente filtro de linha ou direto na tomada.

 

 

 

 

Irei seguir os passou de desinstalar pelo DDU. Muito obrigado pela atenção. Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

oi, montei esse pc primeira vez, amd to tendo os mesmos problemas, esses gargalos, barulho no som, tipo como se fosse o processador, e o fps dos jogos caindo do nada, monitorando o uso do cpu ele continua o mesmo, to achando q é essa gpu, esse ultimo driver faz esquentar muito, e também testei driver 2019, apesar q tinha comprado uma 1660 super e devolvi por esquentar muito mais não acontecia esses problemas no fps cair tudo do nada, é ryzen 7 2700 stock, gpu rx 5700 xt sapphire pulse,16gb ram dual t force 3200 padrão, mais tive q por  xmp na bios pra pegar esses 3200, q antes só ficava 2400, b450m steel legend, adata ssd, hd barracuda, fonte é aquela semi modular evga 750 w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LeonMnzs disse:

oi, montei esse pc primeira vez, amd to tendo os mesmos problemas, esses gargalos, barulho no som, tipo como se fosse o processador, e o fps dos jogos caindo do nada, monitorando o uso do cpu ele continua o mesmo, to achando q é essa gpu, esse ultimo driver faz esquentar muito, e também testei driver 2019, apesar q tinha comprado uma 1660 super e devolvi por esquentar muito mais não acontecia esses problemas no fps cair tudo do nada, é ryzen 7 2700 stock, gpu rx 5700 xt sapphire pulse,16gb ram dual t force 3200 padrão, mais tive q por  xmp na bios pra pegar esses 3200, q antes só ficava 2400, b450m steel legend, adata ssd, hd barracuda, fonte é aquela semi modular evga 750 w.

Abre o Adrenalin, vai em manual tuning e coloca no status máximo 2000mhz de frequência e 1100mV de tensão. Ou se quiser ser mais agressivo igual a mim, 1900mhz com 1000mV. 
 

tenho essa mesma placa e uso com 1900mhz/1000mv bem tranquilo. 
 

estou no último driver WHQL 20.2.2 e não tenho nenhum problema.

 

voce atualizou bios, chipset drivers também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc  sim atualizei tudo. mais ta aocntecendo isso mesmo em jogos mais leves. 

adicionado 1 minuto depois

fortnite no epico , mas tinha alguns programa abertos.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Screenshot_4.png

Screenshot_5.png

Screenshot_6.png

Screenshot_7.png

Screenshot_8.png

Screenshot_9.png

adicionado 19 minutos depois

esses prints pra se alguem acha algum erro kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc  hey ta vendo esse storport.sys q aparece ai no programa lantencymon e ta altíssimo, então eu consegui resolver ele, diminuiu muito mesmo o uso dele, e aparentemente diminuiu as gagueira no fortnite, não tenho certeza absoluta, mais o que teste parece que senti o pc bem mais suave, e no jogo também apos diminuir o uso desse trem ai kkkkkk, e mesmos apos abrir varios programas ao mesmo tempo, o som n deu nenhuma travadinha, nadinha, só q no teste do hd do Crystal mark, diminuiu  a velocidade do hdd, só q esse hd ta com stroremi ativado, não sei se preciso desativar e refazer pra ver se volta a velocidade, apesar q  não é tão importante, talvez eu ate desative isso, eu usei um ssd de 32 gb m2 sata q tinha sobrando usei pra acelerar o hd de games, mais só aumentou uns 30 mb na velocidade, sabe, mas essa parte da historia acho q não tem nada a ver com o uso daquele storport.sys, pois os jogos q testei , tudo q abri nos testes estava no ssd 240, nada nesse hd q ta  juntado com ssd de 32, só que o driver acho q controle ambos por isso apesar de ter dado melhora nos games e pc sdd , diminui o a velocidade no hdd,  então eu fiz isso pra diminuir o  uso daquele driver :  Como corrigir:

Clique na guia controladores IDE / ATAPI

Agora, altere o driver AMD Sata para SATA AHCI, da Microsoft. E pronto. Não há mais interrupções quando o Windows procura atualizações de driver. Eu também tive esse problema e isso estava me deixando louco. 

adicionado 4 minutos depois

ate a amd recomenda isso, parece q aqueles nao é comaptivel com windows 10, só anteriores: https://www.amd.com/en/support/kb/faq/pa-250 

fonte dos forum que achei aquela solução https://www.sysnative.com/forums/threads/very-high-dpc-latency-by-storport-sys-and-ndis-sys.12037/ e  https://www.overclock.net/forum/132-windows/1638801-i-need-help-fixing-dpc-latency-caused-storport-sys.html

adicionado 5 minutos depois

vou continuar testando

adicionado 5 minutos depois

espero que tenha sido isso mesmo. kkk

adicionado 6 minutos depois

acho q nao preciso limpar mais cmos né, tenho medo disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
5 horas atrás, Welington Besen disse:

@LeonSweeto Conseguiu resolver amigo? Ou devolveu a placa mesmo?

Parece que quando resolvo um problema, aparece outro nessa placa kkk

Estou com problema de gagueira no Fortnite também, além de outros jogos

Não consegui resolver, eu fiz milhões de coisas, os games fica dando gagueira, drop de fps, sim no fortnite é um terror, eu devolvi a placa ,mais eles não quer trocar por outra marca pois passou os 7 dias, vou tentar o Procon, querem mandar pra garantia, não quero placa de garantia nas primeiras semanas, remendada,  ou outra  eu não quero ter uma placa dessa novamente não, tenho certeza que vou passar todos problemas de novo. Todos drivers q lançam tem relatos de problemas parecidos nos comentários, em fórum.  Enquanto isso to usando meu note com a 1060 q milhoes de vezes mais estável e sem problemas em relação a essa placa ai. kkkk   Eles  Verificamos que a garantia foi acionada após os 7 dias em relação à data da entrega, dessa maneira não se enquadra dentro dos parâmetros do CDC para devolução por Direito de Arrependimento. Nesse caso será possível realizar procedimentos de garantia apenas em relação ao defeito, sendo permitido apenas a substituição de produtos pelo mesmo modelo adquirido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeonSweeto Bah cara, complicado.

Comprei essa placa justamente para não ter problemas, mas o que mais me deu foi dor de cabeça. Uma pena, minha primeira experiência com a AMD e me decepciono assim. Minha 1050 ti funciona melhor que a RX 5700 XT, ja fiz de tudo e mesmo assim não resolvi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Welington Besen disse:

@LeonSweeto Bah cara, complicado.

Comprei essa placa justamente para não ter problemas, mas o que mais me deu foi dor de cabeça. Uma pena, minha primeira experiência com a AMD e me decepciono assim. Minha 1050 ti funciona melhor que a RX 5700 XT, ja fiz de tudo e mesmo assim não resolvi

É  triste , uma placa dessas é caro pra nos aqui no br, pra ser pior que outras mais baratas, o que adianta em testes se sair bom, e na hora do uso diário ser um lixo, teve jogo levíssimo pra essa gpu  que que nao consegui jogar pelo fps caindo,  la nos problemas conhecidos de drivers continua informando que a serie 5000 tem problemas de gagueira e todos drivers que testei acho que tinha isso na descrição, vende uma placa com esses tipos de problemas, se eu soubesse jamais compraria, no inicio que comecei a testar eu pensei que teria solução,  quanto mais você tenta usa  mais você percebe q nao dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...