Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu PC estraga toda hora uma peça diferente


Posts recomendados

Preciso de ajuda, meu computador está toda hora estragando uma peça diferente, no último ano eu troquei de placa-mãe 4 vezes, e 3 placas de vídeo, não sei se é problema de energia ou algo do tipo, queria saber se alguém poderia me ajudar. Nessa última vez, eu mexi no computador de noite e no outro dia quando acordei ele já não tava mais ligando, nem dando sinal algum de vida... levei no técnico e ele me disse que a placa-mãe e a placa de vídeo tinham dado problema. E sempre acontece assim, eu termino de usar o computador um dia e no outro ele não liga mais por problema em alguma placa, ele nunca morre enquanto eu uso, se alguém puder ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Lecate quais as marcas das fontes que você utilizou durante o tempo que pifou essas peças? Você usa estabilizador? Para um diagnóstico preciso, seria necessário um engenheiro elétrico verificar a fiação da casa para ver se está tudo ou ok ou ela é a causa dos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas Só tive que trocar de fonte uma vez, a minha primeira era uma EVGA Bronze 80Plus 450w, e a atual é uma Thermaltake 80Plus Smart 430W
As placas-mãe que eu já tive foram:
H110M Gigabyte (usava com um G4560)
B250-M Asus (usava com o G4560 também)
H310CM HG4 Asrock (usava com um i3 9100)
nunca usei estabilizador com nenhuma das fontes, e quanto ao engenheiro elétrico vou ver se consigo ver isso. agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Lecate estabilizador descartado, resta a fonte e a fiação da casa. Além disso, pode ser necessário uma medida que eu pessoalmente recomendo em alguns casos. Pode parecer uma medida radical, porém garanto que é totalmente correta, ressaltando que em caso necessário, a demissão do técnico deve ser realizada. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Lecate quando uma pessoa está lhe atrapalhando, seja intencionalmente ou sem a intenção, e não tem como corrigir a pessoa, o jeito é a demiti-lá. O que é a demição? É parar de ter relação profissional, acadêmica ou até mesmo familiar com a pessoa. 

 

Querer dar uma de bonzinho e lero-lero, gugu dádá quando a pessoa precisa ser demitida, será ruim para você. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um problema tão estranho só pode ser causado por problemas de flutuação de tensão; pessoalmente, nunca vi problema assim. Em relação ao PSU, diz-se que outras partes arruinam o PSU antes que o PSU estrague as peças de sua máquina (desde que seja um bom PSU e não um dos super baratos com má reputação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas Ah sim, entendi, já comprei peças novas mas ainda to na insegurança de isso acontecer de novo, vou tentar ver a afiação da casa mesmo e atualizo aqui 

adicionado 0 minutos depois

@Seagate sim eu vou ver esse negócio da tensão das tomadas, obrigado 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  

Em 13/03/2020 às 10:22, Eduardo Lecate disse:

@Grande Mestre Lucas Ah sim, entendi, já comprei peças novas mas ainda to na insegurança de isso acontecer de novo, vou tentar ver a afiação da casa mesmo e atualizo aqui 

adicionado 0 minutos depois

@Seagate sim eu vou ver esse negócio da tensão das tomadas, obrigado 

Se os seus problemas forem muito frequentes, acho que você pode adicionar algo entre a tomada e a máquina. Já discutimos esse tópico aqui e acho que extensões, reguladores, etc ... não são muito bem-vindos. Mas você pode escolher um UPS, um tipo específico de UPS porque existem varios mas use o chamado line interactive ou linha interativa. Os UPS de linha interativos também lidam com quedas de energia e por um preço muito mais barato que os UPS on-line (também conhecidos como True-UPS), usando um tipo especial de transformador que varia sua tensão de saída em resposta a flutuações momentâneas de energia. Portanto, quando a energia é reduzida, o transformador ainda pode manter uma saída estável sem mudar para a energia da bateria. E como os no-breaks de linha interativa custam apenas um pouco mais do que os modelos do tipo mais barato (Offline/Standby UPS)... o consenso geral é: UPS de linha interativos tem o melhor valor geral dos três que acabei de mencionar a você. Este é um documento da Schneider Electric e especifica muito mais detalhadamente, deixo aqui caso você queira lê-lo: https://download.schneider-electric.com/files?p_enDocType=White+Paper&p_File_Name=JSII-5YQSBR_R0_PT.pdf&p_Doc_Ref=SPD_JSII-5YQSBR_PT

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
Em 21/03/2020 às 00:59, Seagate disse:

Se os seus problemas forem muito frequentes, acho que você pode adicionar algo entre a tomada e a máquina. Já discutimos esse tópico aqui e acho que extensões, reguladores, etc ... não são muito bem-vindos. Mas você pode escolher um UPS, um tipo específico de UPS porque existem varios mas use o chamado line interactive ou linha interativa. 

No-breaks de linha interativa devem ser evitados. Eles causam problemas, assim como no-breaks offline. Esse tipo de equipamento não é bem-vindo, ao contrário, por exemplo, de bons filtros de linha com DPS, que são amplamente recomendados.

 

Em 21/03/2020 às 00:59, Seagate disse:

Mas você pode escolher um UPS, um tipo específico de UPS porque existem varios mas use o chamado line interactive ou linha interativa. Os UPS de linha interativos também lidam com quedas de energia e por um preço muito mais barato que os UPS on-line (também conhecidos como True-UPS), usando um tipo especial de transformador que varia sua tensão de saída em resposta a flutuações momentâneas de energia. Portanto, quando a energia é reduzida, o transformador ainda pode manter uma saída estável sem mudar para a energia da bateria.

Na presença de energia, esse tipo de equipamento não opera com o inversor, mas sim como um estabilizador, adicionando vetores de tensão por meio de mudanças de um autotransformador. O inversor assume apenas quando não há energia, embora permaneça ligado. O resultado é o mesmo conjunto de problemas que qualquer estabilizador comum provocaria. Usando esse tipo de equipamento, você cria a condição ideal para danificar fontes de PFC ativo como a do autor do tópico. 

 

Em 13/03/2020 às 01:22, Seagate disse:

Um problema tão estranho só pode ser causado por problemas de flutuação de tensão...

Fontes com PFC ativo são Full Range e operam com qualquer tensão da ordem de 90V a 264V. Não existe qualquer razão para tentar "corrigir" flutuações momentâneas de tensão da rede elétrica que a fonte absorveria sem qualquer tipo de alteração em seu funcionamento. Ao adicionar um no-break off-line ou de linha interativa, você atrapalha o trabalho da fonte ao invés de ajudar:

 

 

 

 

 

 

image.png

 

pfc ativo.png

 

Em 21/03/2020 às 00:59, Seagate disse:

E como os no-breaks de linha interativa custam apenas um pouco mais do que os modelos do tipo mais barato (Offline/Standby UPS)... o consenso geral é: UPS de linha interativos tem o melhor valor geral dos três que acabei de mencionar a você. 

O consenso geral é não utilizá-los... A regra é nunca recomendar qualquer coisa que tenha um estabilizador. Nos próprios manuais desses equipamentos (estabilizadores, no-breaks offline e no-breaks de linha interativa) costuma ter um aviso para não ligar fontes que tenham PFC ativo neles (vide exemplo acima).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...