Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença de SSD NVMe e M.2 SATA para usuário comum


Posts recomendados

Tenho Notebook Aspire 3 e queria instalar um SSD M.2 nele. Ele suporta o NVMe, mas fico na dúvida se é necessária esse tipo de sofisticação ou não. Quero utilizar o SSD para rodar o Windows 10 e alguns jogos e programas selecionados (pretendo adquirir um de 240/256GB). Vendo as taxas de escrita sequencial e de gravação dos M.2 SATA III, as de leitura ronda os 500-550MB/s e de gravação 500-550MB/s também. Já os M.2 NVMe frequentemente passam a casa dos 1000, 1500MB/s em ambos quesitos. Alguns chegam até 3500MB/s de leitura. A pergunta que fica é: Faz real diferença na inicialização de sistema, jogos e programas? Ou a casa dos 500MB/s já supera bastante o HDD e se compara com a atuação de um NVMe para esse tipo de uso?

 

Outra dúvida que gostaria de sanar: Salvo engano meu notebook aceita NVMe Gen 2.0x3 ou x4 (algo assim, leigo no assunto). Se eu optar por um NVMe Gen 3.0x4 ou 3.1x4, ele irá funcionar tranquilamente? Terei algum problema com isso?

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Pinheiro Olá, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Vamos jlá, caro João, você raramente vai sentir uma diferença, a não ser em alguns cenários, onde você faria um uso excessivo do discos, como por exemplo cópia de arquivo imensos, aberturas de projetos imensos em programas como Adobe Premier, Sony Vegas, Autocad, Sketchup, vocâ até pode talvez sentir um pouco mais de responsividade do sistema, mas no uso diários, simples carregamento de games, abertura de programas você não vai reparar, pois ainda sim o Barramento SATA III dá conta do recado com muita folga.

Uma dica que você sente sim ao comparar 2 SSDs é se ele possui DRAM Cache, uma boa quantidade de SLC Caching, além de ter uma boa controladora, que é o "CPU" do SSD além é claro de ter boas NANDs.

Se quer o máximo de desempenho evite SSDs DRAM-LESS.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @GabrielLP14!

E quanto a presença do dissipador, para o mesmo tipo de uso, faz diferença? 

Não consegui encontrar modelos SATA III com dissipador, somente os NVMe, logo, o dissipador fazendo diferença ou não se torna um fator de comparação ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Pinheiro Sim faz diferença sim, pois embora os SATA tendem a esquentar menos ainda sim podem superaquecer dependendo da posição e do local que forem instalados, mas se o seu sistema for bem refrigerado dispensa até a necessidade de dissipador, mas é claro, se tiver é ainda melhor.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 me restou uma dúvida! Salvo engano meu notebook aceita NVMe Gen 2.0x3 ou x4 (algo assim, leigo no assunto). O que significa esse x2, x4 que vemos seguindo a geração? Onde eu posso encontrar a informação sobre qual padrão meu aparelho aceita? Se eu pegar um NVMe que tem geração acima do que o meu aceita, funcionará normalmente? Se eu pegar um xNúmero (x2, x3, x4) menor ou maior do que o meu aceita, funcionará normalmente também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Pinheiro Então, vamos lá, no caso essas "X1 X2 X4" é o número de "LANES"/"TRILHAS" de comunicação que é feito diretamente com o processador. SSDs SATA geralmente se comunicam com o Chipset que então se comunica com o CPU. CPUs M.2 NVMe já possui um barramento PCI-EXPRESS(mesmo barramento de placas de vídeo usam) para se comunicar com o CPU, na 3º gen (PCI-E 3.0) cada lane (X1) tem aproximadamente 1GB/s(quase 8Gbps). Ou seja se você tem um SSD de PCI-E Gen 3 X4 ele possui 4 lanes que possibilita SSDs de até 32Gbps ou 4000MB/s.

SSDs M.2 X2 Gen 3.0 já possibilitam SSDs de até 16Gbps ou até 2000 MB/s.

 

Caso queira comparar SSDs lado a lado, veja esta tabela que eu fiz, já adicionei mais de 1040 SSDs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Pinheiro Tem que ver o modelo exato do notebook, dependendo do fabricante eles especificam, você tem que verificar 3 coisas.

O padrão das entradas M.2, por exemplo, do tipo M, do tipo B, to tipo B+M, também tem que verificar de acordo com esse ítem anterior que citei, se suporta M.2 NVMe X2 ou X4 ou se suporta M.2 com barramento SATA. Além é claro, tem que verificar o tamanho máximo suportado. 95% dos SSDs mais vendidos são no padrão 2280 que é 80 milímetro de comprimento por 22 de largura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2020 às 01:17, João Victor Pinheiro disse:

Tenho Notebook Aspire 3 e queria instalar um SSD M.2 nele. Ele suporta o NVMe, mas fico na dúvida se é necessária esse tipo de sofisticação ou não. Quero utilizar o SSD para rodar o Windows 10 e alguns jogos e programas selecionados (pretendo adquirir um de 240/256GB). Vendo as taxas de escrita sequencial e de gravação dos M.2 SATA III, as de leitura ronda os 500-550MB/s e de gravação 500-550MB/s também. Já os M.2 NVMe frequentemente passam a casa dos 1000, 1500MB/s em ambos quesitos. Alguns chegam até 3500MB/s de leitura. A pergunta que fica é: Faz real diferença na inicialização de sistema, jogos e programas? Ou a casa dos 500MB/s já supera bastante o HDD e se compara com a atuação de um NVMe para esse tipo de uso?

 

Outra dúvida que gostaria de sanar: Salvo engano meu notebook aceita NVMe Gen 2.0x3 ou x4 (algo assim, leigo no assunto). Se eu optar por um NVMe Gen 3.0x4 ou 3.1x4, ele irá funcionar tranquilamente? Terei algum problema com isso?

 

Agradeço desde já!

Sobre o Notebook, segundo alguns levantamentos que fiz o Aspire 3 A315 42 R1B0 tem o M.2 PCIe em x2, conforme nosso colega @GabrielLP14 sendo assim teríamos uma leitura máxima de 2000MB/s, na realidade ficando com uma leitura de 1500~1700MB/s, Então não sei se seria viável instalar um SSD com PCIe x4, pois no fim ele estaria com metade da largura de leitura. Infelizmente fiquei desapontado com a marca Acer, pois a mesma não disponibiliza nem manual completo muito menos um atendimento útil ao consumidor, onde você solicita uma informação simples em relação a um produto deles e eles não sabem responder.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, FelipeVRS1 disse:

Sobre o Notebook, segundo alguns levantamentos que fiz o Aspire 3 A315 42 R1B0 tem o M.2 PCIe em x2, conforme nosso colega @GabrielLP14 sendo assim teríamos uma leitura máxima de 2000MB/s, na realidade ficando com uma leitura de 1500~1700MB/s, Então não sei se seria viável instalar um SSD com PCIe x4, pois no fim ele estaria com metade da largura de leitura. Infelizmente fiquei desapontado com a marca Acer, pois a mesma não disponibiliza nem manual completo muito menos um atendimento útil ao consumidor, onde você solicita uma informação simples em relação a um produto deles e eles não sabem responder.

Nossa somente X2? Caramba.... que curioso, geralmente os fabricantes permitem mais os X4, mas deve ser limitado por causa ddo CPU. Mas de qualquer maneira seria "MELHOR" que um SATA convencional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...