Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual MTU correto colocar nas configurações do Roteador?


Posts recomendados

Boa tarde!

 

Prezados,

 

Estou com dúvida de qual valor referente ao MTU colocar nas configurações do roteador, por padrão meu roteador vem com MTU 1480.

Fazendo os testes sobre o melhor valor, eu achei 1452 é necessário eu somar esse valor 1452 + 28 = 1480 ou coloco direto 1452 nas configurações do roteador?

 

image.thumb.png.18935390fce47c9b38f5c843848be0ba.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa somar os 28 sempre.

 

Roteadores inteligente sabem por exemplo quando voce esta usando o modo pppoe e aumenta o padrão para 1500,

quando o roteador ta usando o modo dhcp ou ip fixo ele limita a entre 1480 a 1492.

 

Diminuir esses numeros somente ira gerar fragmentaçao de pacote.

 

A tendencia é sempre usarmos o maximo que o dispositivo nos permitir.

 

resumindo, Modem1500 ai o cabo de rede se conecta ao roteador vai estar entre 1480 a 1492 dependendo os recursos que estiverem ativado. e no final o cabo de rede ou wifi vai para o pc e o windows inteligentemente tambem se ajusta a 1480. Ai na volta, os dados saem do seu pc a 1480, o roteador vai adicionar por exemplo algum protocolo onde a soma ira dar +2 faz de conta, que dai vai pro modem, o mesmo acrecenta o byte do ppoe +10 faz de conta, E assim teremos a unidade maxima 1500.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, roblox_gamer disse:

 

MTU em 1500 é para conexão que utiliza dhcp, exemplo CLARO / NET

MTU em 1492 é para conexão que utiliza pppoe, exemplo VIVO / GVT / VELOX

Meu provedor é local da cidade fibra óptica, minha ONU está em modo bridge, e o roteador em PPPoE, mtu padrão já está em 1480 limite máximo dele ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, rguesser disse:

Meu provedor é local da cidade fibra óptica, minha ONU está em modo bridge, e o roteador em PPPoE, mtu padrão já está em 1480 limite máximo dele ...

 

isso que ele disse meio que nao existe. Se tu viu o video, quem define o padrão maximo é o equipamento la do provedor, la que vai dizer se vai ser 1500 1520 na sua, vale a maxima do aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, tudo bem?

 

Quando se utiliza conexão ethernet, o mtu máximo é o permitido pela interface, que por padrão, todo e qualquer roteador é default 1500, porém, pode se trabalhar com jumbo frame (o máximo suportado pela interface, que tem roteadores que suportam 9216) Vale lembrar que quanto mais serviços você vai adicionando no pacote (vlan, qinq, vpn, mpls,l2tp, ipsec...) o pacote fica maior, mas isto não é o seu caso.

 

O protocolo pppoe suporta o mtu máximo de até 1492, a cima disso não passa, ele fragmenta, lembrando que o pppoe é um túnel em cima de conexão ethernet, com isto ele utiliza 8 bytes da ethernet com isto o máximo de 1492.

 

Eu recomendo você trabalhar com o padrão do roteador, nunca alterar, pois dependendo do processamento do roteador, você vai sentir lentidão caso os pacotes estejam sendo fragmentados, quem define o tamanho de mtu permitido é o servidor do provedor, que nas boas práticas é utilizado em 1492 ou 1480, porém, alguns alteram para um padrão fora disso.

 

Att;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Cadu Campos disse:

Olá amigo, tudo bem?

 

Quando se utiliza conexão ethernet, o mtu máximo é o permitido pela interface, que por padrão, todo e qualquer roteador é default 1500, porém, pode se trabalhar com jumbo frame (o máximo suportado pela interface, que tem roteadores que suportam 9216) Vale lembrar que quanto mais serviços você vai adicionando no pacote (vlan, qinq, vpn, mpls,l2tp, ipsec...) o pacote fica maior, mas isto não é o seu caso.

 

O protocolo pppoe suporta o mtu máximo de até 1492, a cima disso não passa, ele fragmenta, lembrando que o pppoe é um túnel em cima de conexão ethernet, com isto ele utiliza 8 bytes da ethernet com isto o máximo de 1492.

 

Eu recomendo você trabalhar com o padrão do roteador, nunca alterar, pois dependendo do processamento do roteador, você vai sentir lentidão caso os pacotes estejam sendo fragmentados, quem define o tamanho de mtu permitido é o servidor do provedor, que nas boas práticas é utilizado em 1492 ou 1480, porém, alguns alteram para um padrão fora disso.

 

Att;

Ok, obrigado pela ajuda....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...