Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga sozinho quando abro jogo


Posts recomendados

Então galera, boa noite.

Estou com um problema: montei um pc há pouco mais de 4 meses (no final de 2019). De lá pra cá tenho usado ele e rodado diversos jogos além de fazer live e edição simples de vídeo. Nunca tive problema. Hoje (24/03/2020) fui tentar rodar um dos jogos que to jogando atualmente (Shadow of The Tomb Raider) e o pc simplesmente desligou com menos de 5 minutos de jogo. Após desligar, a luz do gabinete que indica que o pc está ligado, continua acesa, porém não dá para ligar ele pelo botão, só se desligar o botão da fonte e ligar tudo de novo. Tentei mais algumas vezes e o mesmo aconteceu. Reinstalei o drive da gpu e continuou a mesma coisa.

Obs 1: o computador está ligado em um filtro de linha, porém NUNCA tive esse tipo de problema.

Obs 2: testei com jogo mais leve (PUBG LITE) e mais pesado (The Division 2). O mesmo aconteceu.

 

Segue o meu setup:

- placa-mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2;

- Processador Ryzen 5 1600;

- Memória Ram HyperX 8gb 2400mhz;

- Placa de video Amd Radeon XFX RX 570 4gb;

- 1 HD de 1 tb;

- Fonte Corsair CX 500;

- Teclado básico e mouse gamer hoopson.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OPiantino acabei de fazer isso tanto com a memória ram quanto com a placa de vídeo. liguei o pc, abri o jogo. rodou por poucos minutos e o mesmo aconteceu, desligou.

@Loclyh então, as peças são novas (menos a fonte, que tem pouco mais de 5 anos). Então, não sei se seria a pasta térmica. Sobre a temperatura, jogo com o MSI Afterburner aberto, a temperatura máxima que a gpu bate é 76º. Já o processador, fica nos 50º.

Observei que quando a velocidade das ventoinhas da GPU aumentam, ele desliga. Consigo fazer tarefas simples sem problemas (navegar na internet, downloads, aplicativos leves). Mas, quando o pc exige alguma coisa da GPU, ele desliga.

adicionado 44 minutos depois

Atualização:

 

Estou fazendo testes aqui, aumentando manualmente a velocidade dos coolers da placa de vídeo (pelo MSI Afterburner). Coloquei uma velocidade maior do que costuma ficar quando abro um jogo. Não sei se isso quer dizer algo.
Até o momento tá sem desligar. Irei testar já já com algum jogo aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2020 às 11:12, André Aguiar Ferreira disse:

então, as peças são novas (menos a fonte, que tem pouco mais de 5 anos)

Olá, boa tarde.
As fontes Corsair são ótimas, muito bem recomendadas e a toda prova, porém todo e qualquer aparelho elétrico/eletrônico tem o seu tempo de vida útil reduzido em função do tempo de utilização... Até os mais bem conceituados.
Sugiro você começar os seus testes por esta CX500, talvez tenha perdido rendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daianne Limeira  oi oi!

Então, eu não tenho outra fonte pra testar =/
Agora pela tarde, um técnico deu uma olhada e "acha" que pode ser a placa de vídeo esquentando. Eu posso conseguir outra gpu para testar, mas é mais fraca e não solicitaria tanta potência da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização:
O problema não só continua como aumentou. Agora, além de desligar quando abro jogos, também desliga quando uso algumas aplicações simultâneas (algumas abas abertas, mídia aberta). Além disso, algumas vezes ele não liga (quando aperto o power, ele pisca o led do gabinete e simplesmente não liga).

Já testei com outra placa de vídeo e o problema continuou. Quando acontece o problema dele não ligar, percebi que se eu desplugar o cabo da tomada da fonte e deixar um tempo fora da energia, eu consigo ligar o mesmo.
Segundo um cara que avaliou, disse que o problema pode ser no slot da placa-mãe... Porém, não estou confiando nele pois o mesmo não foi honesto em outras questões.
Estou procurando alguma outra pessoa pra avaliar e me dizer qual componente devo trocar. Mas, algum de vocês poderia me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

@André Aguiar Ferreira Olá, amigo! Muito provavelmente você já tenha resolvido o problema, mas vou responder afim de ajudar a outros. Passei por algo semelhante e o problema era relativamente simples de se revolver, memória. Meus pentes de memória estavam falhando sempre que a demanda desta aumentava rapidamente e o PC desligava. Ou seja, quando usava aplicações ou jogos muito pesados. Resolvi facilmente trocando os pentes expandindo a memória, também comprei de qualidade superior aos que eu tinha e pronto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Sei que esse tópico parece antigo, mas o problema ainda é recorrente com uma galera. (desculpa adms kkk)

 

Seguinte, tive esse mesmo problema durante esta semana e tentei diversas maneiras de corrigir isto e vou deixar abaixo a lista de coisas que fiz e que no final deu certo.

 

O meu computador funcionava normalmente com navegadores, vídeos, ferramentas convencionais, porém quando causava um pouco mais de stress no hardware ele acabava desligando sem sinal algum, vasculhei a internet e muitas pessoas mandavam trocar fonte, placa-mãe e coisas do tipo, mas eu como qualquer pessoa que quer economizar, fui atrás de arrumar eu mesmo.

 

Passos que segui no inicio:

- Abri o computador e retirei as memórias RAM, no meu caso utilizo 2 slots de um total de 4 da minha MB, liguei o mesmo usando somente uma delas nas duas situações e nada resolveu;

- Limpei GPU e memórias com borracha e nada;

- Retirei o cooler da CPU e troquei pasta térmica e...NADA;

- O gabinete do PC possui uma parte atrás que esconde os cabos, e pra minha surpresa, ao abrir tinha TEIAS de aranha e até uma aranha viva dentro, quando vi, "matei" a charada.

 

A teia de aranha é condutora de eletricidade e de calor, variam de acordo com a umidade e tudo mais, porém as teias alcançavam a fonte que comprei há menos de 01 ano e eu estava condenando ela como principal influenciadora, acabou que a teia de aranha abrangia uma área bem extensa e alcançava a fonte e um pedacinho da placa-mãe, podendo ser um motivo de fechar algum curto ou algo do tipo em algum lugar, pois eu possuo dois discos rígidos nesta área e eles estavam cobertos por teias.

 

Realizei uma limpeza minuciosa em todo o gabinete, ficou beeem limpo e quando realizei os testes, adivinha? Não desligou mais.

 

Fiz testes de stress de GPU e CPU, os dois juntos e nada mais aconteceu, às vezes uma limpezinha nas áreas escondidas do PC podem ajudar. 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...