Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

comapatibilidade de memória ryzen 7 2700x


Posts recomendados

boa noite! estou pensando em adquirir um ryzen 7 2700x para trabalhar com edição, ai eu estava de olho em um kit de memórias hyperx fury de 3733mhz para casar o kit, quando me deparei que no site da amd diz que o suporte de memória do ryzen 7 2700x é de 2933mhz. a dúvida e a seguinte, teria alguma maneira da memória rodar a 3733mhz com o ryzen 7 2700x?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Pasti Montes Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega vamos lá, estas velocidades que os fabricantes estipulam são velocidades que eles "garantem" que vá funcionar de maneira estável. 

Por que isso? Então, dentro do processador, além dos cores e threads, há algo chamado IMC(Integrated Memory Controller) que é o controlador de memória, antigamente ele ficava na northbridge mas com o passar do tempo a AMD e a INTEL o migraram para dentro do CPU.

Por que isso é importante? Pois quem determina a questão de quantidade de memória suportada, velocidade suportada e o número de canais suportado, não é apenas a placa-mãe. Mas o processador também, ou seja, você pode ter uma placa-mãe com suporte a 4 módulos de memória que suporte 4x16GB(64GB) no total e mesmo que seu CPU suporte 128GB, você ficaria limitado a placa-mãe, e vice versa.

Só que ai entramos em um dilema mais chato, processadores Ryzen da 1º geração tinham como recomendação máxima pela AMD memória de até 2.666MHz, acima disto eles não garantia mais. Ou seja você podia usar memórias 3000MHz 3200MHz ou 3600Mhz? Sim podia, só que embora as placas mães suportassem essas frequências, muitas vezes o controlador de memória não "aguentava" trabalhar nesta frequência. Ao ativar o XMP, você tinha Tela azul, crash, bugs, instabilidades em geral. O pior que isso era literalmente uma loteria do silício(material utilizado na fabricação de CPUs e de outros hardwares), pois haviam CPUs Ryzen de 1º geração que suportavam memórias mais rápidas que outros CPU. Por exemplo, se eu e você tivessemos comprado um Ryzen 7 1700X naquela época, e ambos tivessemos comprado um kit de memória bem rápido, digamos que um kit 3200MHz, o seu kit podia funcionar e o meu não, ou vice versa, mesmo usando kits idênticos. Isto ocorria por limitação do controlador.

 

Na 1º geração raramento você via gente conseguindo usar kits acima 3200Mhz pois era difícil demais o IMC suportar, na 2º geração a AMD conseguiu otimizar e aprimorar o IMC tanto que a velocidade que eles garantiam subiu de 2666MHz para 2933MHz. Na 3º geração aprimoraram ainda mais, tanto que agora eles dizem que 3200Mhz eles garantem.

 

Porém ocorre outro problema, isso para qualquer CPU do mercado(tanto intel ou AMD) que tenha IMC dentro do CPU, quantos mais módulos de memória você usa, mais difícil é conseguir estabilidades com módulos de memória mais rápido.

Por exemplo, se você pega um Ryzen 9 3900X, ele tem grandes chances de trabalhar bem com 2 módulos de memória 3600MHz ou 3733MHz, isso com 1 pente ou 2, agora 4, é muito mais difícil, com 8, ainda é mais difícil.

 

Para ver na prática o que eu expliquei, veja este vídeo do Teclab, eles testaram vários 9900K, 9600K, sendo que alguns funcionaram com memória 4600MHz/4800Mhz e outros CPUs não(CPUs que são idênticos) mas que o IMC deles em si não tem a mesma qualidade.

 

adicionado 1 minuto depois

Resumindo, eu não recomendo você por memórias 3733MHz no 2700X pois há boas chances de nem funcionar. 3200Mhz seria algo mais "normal" para esse CPU.

 

PS: Qual placa-mãe pretende investir para por este 2700X?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 explicação perfeita, então um kit com 3200mhz casaria perfeitamente com o 2700x, a placa-mãe que pretendo e uma https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=108346 eu optei por pegar uma mais cara que vi reviews dela que apontam ser de qualidade e boa margem de upgrade, a fonte que uso e uma xfx gold 650w modular

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

comprei esse mesmo processador e uma memoria ram de 3000mhz (Memória XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41 | KaBuM!), estou tentando usar numa b450m gaming br e simplesmente não da video, o que pode ser? a placa é nova e a memoria ram também, comprei o processador da aliexpress e aparenta estar novo! estou usando uma placa de video de 1gb antiga so pra dar video, ela funciona normal (nesse pc que to digitando to usando ela). O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...