Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteadores ou switch para dividir rede 300mbps entre 4 casas.


Posts recomendados

Boa tarde a todos, 

minha família mora em uma pequena rua de cerca de 50M, temos 4 casas e pensamos em dividir um plano de internet fibra entre  as 4, atualmente temos 15 megas cada e estamos querendo atualizar para fibra já há um bom tempo, porém nossa rua não recebe fibra, mas a rua paralela sim... temos as duas esquinas da rua e é na de baixo que passa a fibra. 

A ideia é colocar o ponto oficial da net na casa da esquina e passar por mais 3 casas até o ponto final, todas elas com seu wifi... Imagino que seja necessário  cerca de 15-20M entre cada casa, tendo na melhor das hipóteses 60M no total entre um roteador e outro. Qual seria mais ou menos a perda de mbps na ultima casa? 

Pesquisei e vi que seria necessário roteadores com portas gigabit de até 1000mbps...Qual o aparelho mais barato possível que me entregaria esta velocidade (ele precisa retransmitir a rede para a proxima casa e ao mesmo tempo transmitir via wifi)? 

pensei em utilizar hub switchs para baratear e cada um colocaria seu próprio modem, pois não há necessidade de 300 mbps em todas as casas(só a primeira e a ultima...), Qual seria o switch mais barato como conexão gigabit? 

e por ultimo, qual o tipo de cabeamento necessário para a transmissão nesta velocidade?  

 

Estou tendo muita dificuldade em encontrar aparelhos, pois sempre que penso ter encontrado um, ao ver as especificações reparo que se trata de portas lan de 10/100 e não 1000. gostaria de saber a forma mais econômica possível de fazer esta conexão (pois o custo sera triplicado) de forma que não seja necessário passar múltiplos cabos (apenas uma conexão de 300 mbps que chega em uma casa e retransmite para a outra) ao mesmo tempo que não haja muita perda de velocidade (a minha é a ultima casa).

 

Um muito obrigado,

Felipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Bueno  Primeiro que dependendo a empresa que lhe vende a fibra, ela dá um aparelho chamado Onu, Essa Onu pode ter de 1 a 4 portas lan extra.

 

ou seja uma Onu mesmo que seja fast internet  ela conseguiria enviar ate 4 cabos de rede ou seja 4 casas com velocidade maxima de 100 mega cada casa.

 

Exemplo de aparelho 

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-848250640-gepon-onu-ont-overtek-ot-04fe-r-frete-gratis-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=Cj0KCQjwsYb0BRCOARIsAHbLPhGF5_A-tJerQUhnKjpjm-U-NfrabVep0duccOqkdejWwp0RumTzE90aAoCfEALw_wcB&quantity=1

 

Esse aparelho aguenta receber ate mil megas, sendo dividos em 100 megas suas portas lan se usado todos ja totaliza 400 megas Mais o Wifi  ele segura tranquilo 12 aparelhos celulares em 2,4ghz consumindo 50 mega totalizando 600 megas

400+600= 10000

adicionado 12 minutos depois
3 horas atrás, Felipe Bueno disse:

(apenas uma conexão de 300 mbps que chega em uma casa e retransmite para a outra

Neste caso eu vejo um problema, e se a casa 1 consumir toda a banda fazendo o download, as proximas casas vai pipocar em briga. O esquema de mandar 3 cabos de rede limitado a 100 megas da a certeza e a garantia que nao havera briga.

E cabo de rede nem é estão caro assim. 

adicionado 24 minutos depois

Se a empresa fornecer a onu de uma porta lan, vide exemplos abaixos ai tu é obrigado a comprar Switch ou roteador que contenha essas 4 portas lan, e ainda seja suficiente bom para nao ficar travando conforme a demanda de uso..

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1332244567-onu-110b-intelbras-conversor-de-sinal-gponepon-ethernet-_JM?matt_tool=26177295&matt_word&gclid=Cj0KCQjwsYb0BRCOARIsAHbLPhFrVjGJGabqUQFAQTaEuBYyN20BuvIBC31iYcxqZurA_VFpwhGgXGsaAu09EALw_wcB&quantity=1

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1407864278-onu-110-gpon-epon-1-porta-gigabit-intelbras-_JM?quantity=1&variation=49216507931

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...