Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um workstation do zero


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde. Não entendo muita coisa sobre informatica e estou avaliando a possibilidade de comprar as peças para montar um novo computador, claro que irei passar para um técnico montar.

Estou em duvida nas escolhas dos itens. Vou listar abaixo o que eu fui definindo (através das minhas pesquisas) e quero a critica de vocês, principalmente sobre compatibilidades, gargalos e desempenho alcançado. A maquina é para uso em software como SolidWorks, NX Siemens...

 

Se possível, opinar possibilidades de baixar o custo.

 

image.png.b4feecae959fc636c46fd7a8861e1e9a.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia. Estou avilando as 3 opções de placa-mãe e gostaria da opinião de vocês:

 

placa-mãe MSI B450M PRO-VDH, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4 - 652,00R$

placa-mãe ASRock B450M Steel Legend, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 709,92

placa-mãe Gigabyte B450M DS3H, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4 - 609,90R$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Soares Ferreira Qual site você esta comprando? porque ja adianto q talvez, na minha leiga analise, essa placa-mãe nao seja suficiente pra segurar o processador em uma temperatura boa abaixo dos 90ºC, principalmento pelas suas atividades. Por nao ter tanto dissipador nos VRMs essa q você sugeriu no orçamento nao deve dar conta de segurar o processador 100%. Pra você ter uma leve comparação pra entender melhor, a Steel legend b450m tem dissipadores bons e o limite dela é suportar o ryzen 5 3600x (com leve over clock). voce pegando uma inferior a ela conseguiria rodar também, mas provavelmente diminuiria a vida util das suas peças em geral por causa do aquecimento. No mais, parece um setup equilibrado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi!

Para finalizar, das três que citei no inicio, qual você sugere para evitar o problema de aquecimento?

adicionado 1 minuto depois

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13115/kit-upgrade366-placa-mãe-processador-amd-ryzen-memoria

 

 

Da uma olhada nesse kit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das três do inicio eu iria de steel legend, tanto que foi ela que adquiri. É certo que vai manter seu processador funcionando sem ultrapassar certos limites. Também indico ela porque é a que eu mais tenho conhecimento.
A respeito do kit, o preço nao parece ser vantajoso, cada item ta saindo da media de quase 1000 reais, você esta pagando "mais barato" no processador e mais caro na placa-mãe e nas RAMs.

adicionado 4 minutos depois

Inclusive, quase ia esquecendo, se for optar pela Steel Legend tenta dar uma conferida se vale a pena pro seu orçamento colocar um SSD do tipo M.2, e nao Sata 3. Deve surtir uma diferença boa pro uso que voce vai destinar porque a capacidade de leitura e gravação dos SSDs M.2 sao maiores que os de entrada SATA 3, o que implicaria em melhor aproveitamento nas atividades dos programas q você citou. A steel legend tem 2 slots pra SSD M.2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar muito suas dicas para montar meu SETUP, muito obrigado

 

 

arpoveitar e colocar mais um ponto em discussao: Li sobre a pouquíssima diferença de desempenho entre o Ryzen 5 3600x e o 3600 (sem o X). E a diferença de custo é significativa. 

Qual sua opinião sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Soares Ferreira De fato a diferença é bem pouca, cerca de 5 a 8%. o Ryzen x é resumidamente um 3600 que aguenta mais pressão, se você nao for fazer overclock nao vejo o porque de comprar o x. E nesse caso, fazendo um OC te indicaria placas melhores como uma Z370, que daria pra fazer isso com segurança sem se preocupar com temperatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...