Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclok/Undervolt Ryzen 3500X no AMD Ryzen Master


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Boa noite Senhores ! 

Aprendi pesquisando na internet que existe vários fatores para considerarmos se tratando de Overclock em processadores, dentre eles os principais, Tensão e frequência que influencia direto na temperatura . A situação é a seguinte, meu processador  ( Ryzen 3500X 6 cores, Placa mão B450 M da Asus)  estava esquentando cerca de 80 graus em Stock quanto estressado ( utilizando gabinete aberto)  vale ressaltar que utilizei pasta térmica de prata de qualidade, mas queia melhorar mais a temperatura, então Abaixei a tensão,  porque vi que a tensão influencia diretamente na temperatura, e limitei a tensão em 1.07 Volts e resolveu, mas para fins de teste subi a frequência de 3.6 para 4.1GHZ e a tensão se mantem em 1.07 volts, para minha surpresa o processador funcionou normalmente e e sem esquentar muito ( não chega nos 70 Graus) . Gostaria de saber porque o processador em stock puxa 1.3, 1.4 volts ? é prejudicial pros componentes eu ter limitado a tensão? o desempenho do processador é o mesmo?  tenho essas duvidas...

OVERCLOCK.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
13 horas atrás, Douglas Reeis disse:

Gostaria de saber porque o processador em stock puxa 1.3, 1.4 volts ?

A princípio, o fabricante da placa-mãe não tem como saber quanto o seu chip precisa de tensão para aguentar a frequência dele, então é mais fácil só colocar um valor bem mais alto do que o necessário do que arriscar baixar e ter gente ligando toda hora porque o PC está com "problema".

 

13 horas atrás, Douglas Reeis disse:

é prejudicial pros componentes eu ter limitado a tensão?

Não. Inclusive, é até melhor: quanto menos tensão e calor, mais suas peças devem durar.

 

13 horas atrás, Douglas Reeis disse:

o desempenho do processador é o mesmo?

SE a frequência for a mesma, sim. Note o "se": você corre o risco dos algoritmos de boost te darem menos clock por causa da tensão menor, mas até aí, também não é nada que o controle manual das frequências não resolva.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...