Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Douglas Reeis

RESOLVIDO Overclok/Undervolt Ryzen 3500X no AMD Ryzen Master

Posts recomendados

Boa noite Senhores ! 

Aprendi pesquisando na internet que existe vários fatores para considerarmos se tratando de Overclock em processadores, dentre eles os principais, Tensão e frequência que influencia direto na temperatura . A situação é a seguinte, meu processador  ( Ryzen 3500X 6 cores, Placa mão B450 M da Asus)  estava esquentando cerca de 80 graus em Stock quanto estressado ( utilizando gabinete aberto)  vale ressaltar que utilizei pasta térmica de prata de qualidade, mas queia melhorar mais a temperatura, então Abaixei a tensão,  porque vi que a tensão influencia diretamente na temperatura, e limitei a tensão em 1.07 Volts e resolveu, mas para fins de teste subi a frequência de 3.6 para 4.1GHZ e a tensão se mantem em 1.07 volts, para minha surpresa o processador funcionou normalmente e e sem esquentar muito ( não chega nos 70 Graus) . Gostaria de saber porque o processador em stock puxa 1.3, 1.4 volts ? é prejudicial pros componentes eu ter limitado a tensão? o desempenho do processador é o mesmo?  tenho essas duvidas...

OVERCLOCK.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Douglas Reeis disse:

Gostaria de saber porque o processador em stock puxa 1.3, 1.4 volts ?

A princípio, o fabricante da placa-mãe não tem como saber quanto o seu chip precisa de tensão para aguentar a frequência dele, então é mais fácil só colocar um valor bem mais alto do que o necessário do que arriscar baixar e ter gente ligando toda hora porque o PC está com "problema".

é prejudicial pros componentes eu ter limitado a tensão?

Não. Inclusive, é até melhor: quanto menos tensão e calor, mais suas peças devem durar.

o desempenho do processador é o mesmo?

SE a frequência for a mesma, sim. Note o "se": você corre o risco dos algoritmos de boost te darem menos clock por causa da tensão menor, mas até aí, também não é nada que o controle manual das frequências não resolva.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

hardware-hacking.jpg

Aprenda a hackear dispositivos de hardware!

CLIQUE AQUI E CONFIRA AGORA MESMO!