Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

intel core i5 9600kf + Hyper 212 Turbo


Posts recomendados

Ola pessoal. Queria tirar uma dúvida, to achando meu processador muito quentinho.

 

Hoje esta fazendo 21c. No teste do occt chegou pegar 89c mantendo entre 70 e 75c. Em jogos é normal ele pegar fácil quase 80c

Os coolers estão a 100% incluindo os do processador.

 

Tudo em stock

 

Cooler hyper 212 turbo, novo. Ficava mais quente então eu tirei os coolers vermelhos que vem nele, são bem fracos na moral, e coloquei 1 do meu outro Hyper 212x + 1 akasa Vyper fazendo um push pull. Ambos tem 2000rpm + ou -

 

Config: asus tuf b360, i5 9600kf, RTX 2060 Super Galax EX, 16gb 2666mhz, 1 tb nvme, 2 tb hdd, corsair cx550, 6 coolers no gabinete, sharkoon TG5 (troquei os coolers padrão que eram horríveis).

 

Sei que a mobo não faz Overclock, eu não ia comprar esse processador desbloqueado mas paguei 949 enquanto o bloqueado estava mais caro.

 

A pasta térmica é a que veio no cooler da Cooler master. Já tirei e apliquei novamente.

Acham normal ou pode ter algo errado?

Recomendam alguma pasta térmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que já vi temperaturas melhores com esse processador em stock em jogos usando coolers como o 212.
Mas podem variar conforme a configuração de cada um.

 

Esse gabinete veio com 3 fans frontais?
Pelo que recordo essas fans são do tipo slim com espessura 20 mm.
Talvez o painel por ser restritivo, o ideal seria terem incluído fans padrão de 25 mm.

 

Chegou a verificar as temperatura em outros componentes, placa de vídeo, placa-mãe, discos rígidos.
Se quiser tem o HwMonitor disponível aqui.

 

A Intel tem um utilitário próprio de teste disponível aqui.
Execute esse teste, mas se as temperaturas ficarem alta é melhor abortar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM rodei o teste da intel, deu o resultado da imagem em anexo.

 

faz agora 16c aqui na minha cidade (RS)

 

Sim, ele veio com 3 fans frontais e mais 2 atras. porém quase não faziam vento e substitui por 6 Gamemax GMX-GF12R, que diziam ter 87cfm mas parece bem menos. porém já faz mais "vento" que as outras.

Pelo HW Monitor as outras temperaturas parecem ok, e a placa de vídeo nunca vi passar dos 70c em jogos.

temperaturas.PNG

91602645_1054386518280666_1950941323150229504_n.jpg

91615730_1124956224514027_1182715572480114688_n.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo teste e fotos está tudo certo.

Apenas não consegui ver o posicionamento correto das 2 fans do 212.
As fans tem que soprar em direção da saída de ar traseira:

 

 


Cooler-Master-Hyper-212-LED-installation


Air-Flow-of-the-Fan.jpg

 

 

 

Dependendo do lote, tem chips que aquecem mais e outros menos.
Assim creio que essas temperaturas sejam normais, o 212 está se mostrando limitado com o processador em 4.3 Ghz.
Não sei dizer se desativando o turbo boost, limitando a 3.7 Ghz as temperaturas ficariam mais baixas.

 

Acabei achando um vídeo aqui, mostrando temperaturas do 9600K em jogos usando o wc de 240.
Teve momentos dependendo da % de carga, a temperatura passou dos 70C.

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM 

os coolers estão soprando o ar para fora (direção do cooler de trás).

 

Então está normal? não pensei que ele esquentaria tanto, rsrs.

Acabei de sair de um FX6300, com o Hyper 212x ele fazia 50c no máximo, então achei bem estranho essa temperatura.

 

De qualquer forma obrigado ;)

você recomenda alguma pasta térmica para compra? eu vejo um pessoal recomendando muito a Artic silver mas não encontro ela nas lojas online, no ML tem mas sou bem desconfiado xD 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive o 212, é um cooler decente com certeza, mas dependendo do cpu seu desempenho é um pouco limitado.

 

Lembro de ter visto temperaturas mais baixas do 9600K, mas como disse pode variar conforme configuração de cada um e os chips de lotes diferentes.

 

O FX-6300 tem limite de temperatura 70C.
O sensor da linha FX digamos é digital, não mostra a temperatura real do processador.
A temperatura é um valor calculado a partir de uma fórmula que usa sua própria escala.
O sensor é mais preciso com o cpu em load, com temperaturas a partir de uns 35C - 40C.

 

Não sei qual a pasta que veio junto.

Caso tenha vindo o Mastergel, a pasta é de boa qualidade:


404.jpg


 

Já vi revisões do 212 vindo com a bisnaga com nome genérico Cooler Master:


TCR1-c04.jpg

 

A pasta apesar de não tem especificações divulgadas atende as necessidades.
 

Mas creio que não vale a pena trocar a pasta que veio com o 212.

Só se preferir utilizar uma pasta mais conceituada.

 

A AS5 embora seja uma pasta com formulação antiquada ainda é considera boa.
Só se atente que ela é capacitiva, não pode ser aplicada em trilhas com risco de danificar componentes.

 

Particularmente recomendo o MX-4.

Mas existem várias outras tão boa quanto como Gelid, Deepcool, Mastergel.


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...