Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vega 8 travando em vídeos do YouTube


Ir à solução Resolvido por David Armstrong,

Posts recomendados

Me desculpem se essa não é a categoria correta.

 

Tenho um Ryzen 3 3200g sem placa de vídeo, ou seja, uso a integrada Vega 8 dele, e estou enfrentando um "problema"

 

As vezes os vídeos no youtube começam a travar quando coloco 1080p 60fps por exemplo, mas tem vezes que eu boto 4k e roda numa boa.

Ou seja, tem vezes que trava e as vezes não, e percebi no gerenciador de tarefas que trava quando a gpu está sendo utilizada 100% ou próxima disso.

 

Mandei uma print e como podem perceber no gráfico do Vídeo Encode, quando da esses picos o vídeo começa a travar, e quando desce roda normal.

Seria algum problema ou é completamente normal pra esse tipo de placa de vídeo?

Gerenciador de Tarefas 04_04_2020 01_06_52 (2).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Olá Gabriel. Tenho uma coisa pra te contar: tenho um 3200G e também sofro do mesmo problema! Pra rodar youtube sem lag, tenho que deixar em 720p. Se for pra 1080p, mesmo se for 30fps, as vezes ocorrem esses lags. Se for 1080p60, pior ainda. E no gráfico do gerenciador de tarefas, também coincide o uso próximo de 100%, o que não faz sentido, já que um mero vídeo no youtube não tem como usar 100% de uma GPU de potência razoável como a Vega 8, a não ser que ela esteja rodando em clocks baixíssimos por exemplo. Os jogos rodam muito bem, com desempenho próximo de GT 1030, RX 550, por aí, o que era esperado. Desligando a aceleração de GPU no navegador resolve, mas isso não faz sentido, já que até uma GeForce 9500 de 12 anos atrás roda vídeos do youtube em 1080p sem lag, então a Vega 8 tem que dar conta. Parece ser algum problema com driver, não sei. 

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho exatamente o mesmo problema, já tentei de todas as formas, atualizei todos os drivers possíveis, fiz tudo que se imaginar, mas não resolve o problema.

 

Outro ponto é que não se trata apenas do navegador e do youtube, ao rodar vídeos locais em HD pelo VLC o mesmo problema acontece, o Video Encode prega no 100%.

 

Realmente deve ser um problema no processador, pois não faz o menor sentido. Rodo jogos pesados como Forza Horizon 4, Gear Tactics, Tekken 7, entre outros rodam liso, sem travar mesmo com a GPU com uso máximo.

 

Quem souber de algo pra solucionar compartilhem conosco.

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra aumentar a quantidade de pessoas com o mesmo problema ou semelhante, tenho uma cpu ryzen 3 3200, placa-mãe Asus prime b450m, com mais ou menos 9 meses de comprado, nunca tive problemas até uns 2 meses atrás quando o pc começou a congelar do nada. Foi daí que comecei a perceber que ele só congela quando assisto videos em 1080p no youtube, e só no youtube. Localmente, via VLC não tenho problemas, outros sites como netflix, crunchroll etc não tenho problemas , mas basta tentar o youtube em qualquer navegador, e o pc congela, tendo que reiniciar "no dedo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Pelo visto não sou só eu que tenho esse problema

 

Deve ser alguma incompatibilidade de driver que a AMD ainda não resolveu, não sei... porque a Vega 8 querendo ou não é um forte gráfico integrado, rodo jogos com ela tranquilo também, o problema é sempre no YouTube!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
8 horas atrás, David Armstrong disse:

@_Gabriel V, @Ricardo Minuzzo e @WMoreira Qual navegador de vocês? tentem ir nas configurações do seu navegador e tenta procurar a opção "Usar aceleração de Hardware quando disponível" e desativa essa opção. Geralmente está em "Sistema". 

Uso o Chrome, e cara, só testei com um vídeo até agora mas parece que isso resolve sim! Vou fazer mais testes mas quem mais puder testar comenta aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, David Armstrong disse:

@_Gabriel V, @Ricardo Minuzzo e @WMoreira Qual navegador de vocês? tentem ir nas configurações do seu navegador e tenta procurar a opção "Usar aceleração de Hardware quando disponível" e desativa essa opção. Geralmente está em "Sistema". 

O meu já está com essa função ativada, infelizmente não vai resolver o meu caso.

De qualquer forma, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, desde aquele dia eu literalmente não tive mais problemas! O problema foi totalmente resolvido comigo! Até o entanto nenhum vídeo travou ao colocar nas máximas resoluções.

 

Parece que temos uma primeira opção para solução, amigos!:

 

Ir nas configurações do seu navegador e procurar a opção "Usar aceleração de Hardware quando disponível" e desativá-la! Geralmente está em "Sistema". 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Otávio Rebelato Resolveu sim!! 

adicionado 8 minutos depois

@_Gabriel V, @WMoreira, @Ricardo Minuzzo, @Adriano Cassimiro E @Otávio Rebelato. Solicitei o suporte da AMD, tentamos de tudo, fora isso de desativar a esta opção no navegador. Porém sem sucesso, infelizmente.
 

Então acionei a garantia(RMA) e acho que hoje estarei mandando o processador para eles analisarem.
 

Aconselho a vocês fazerem o mesmo! Entrem primeiramente em contato com o SUPORTE deles, se não obtiverem sucesso, acionem a Garantia. Eles precisam saber para arrumarem isso. Pois eles acham que o meu caso é isolado e não é!
 

Fiz isso porque não é algo comum, não era para está acontecendo isso e não quero arriscar problemas futuros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Rebelato Desculpa a demora amigo. Então, comigo isso não resolveu, pois o erro acontece em todos os navegadores que eu use, e se não me engano esta opção de desabilitar a aceleração de hardware só existe no Chrome.

@David Armstrong Eu até pensei em fazer isto, mas não posso ficar sem computador por causa do trabalho, então não teria como enviar o processador, mas ainda assim vou entrar em contato com o suporte da AMD. Eu tentei o suporte da PICHAU, mas é uma porcaria, você abre ticket e é quase impossível de conseguir ter retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Cassimiro Existe no novo Edge também. Desabilitar a opção

"Usar aceleração de hardware quando disponível", parece resolver, porque ele deixa de usar o vídeo integrado pra usar somente o processador. se você está tendo gargalos possa ser que outra coisa esteja consumindo muito seu processador. Recomendo que quando começar a dar esse problema apertar "Ctrl+Shift+Esc", isso abre o gerenciador de tarefas e você verá o que esta consumindo seu hardware, se de fato é o navegador ou outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, David Armstrong disse:

@Adriano Cassimiro Existe no novo Edge também. Desabilitar a opção

"Usar aceleração de hardware quando disponível", parece resolver, porque ele deixa de usar o vídeo integrado pra usar somente o processador. se você está tendo gargalos possa ser que outra coisa esteja consumindo muito seu processador. Recomendo que quando começar a dar esse problema apertar "Ctrl+Shift+Esc", isso abre o gerenciador de tarefas e você verá o que esta consumindo seu hardware, se de fato é o navegador ou outra coisa.

O meu não dá gargalo, ele simplesmente congela, trava e só desligando e ligando manualmente. Única coisa que realmente funciona é a diminuição da "tensão".

adicionado 3 minutos depois
5 minutos atrás, Adriano Cassimiro disse:

O meu não dá gargalo, ele simplesmente congela, trava e só desligando e ligando manualmente.

Só pra atualizar: Hoje atualizei o windows e a situação piorou. Primeiro que meu papel de parede simplesmente sumiu, fica só a tela escura de fundo. Não é nada de mais, é só pôr de volta, mas a pergunta é "Porque isto aconteceu numa simples atualização de SO?"

 

Segundo: Antes ele só congelava quando eu assistia vídeos em Full HD (1080p), agora após está atualização ele simplesmente passou a congelar do nada, só com o Chrome aberto (a opção de aceleração de hardware está desativada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Então galera. Recomendo acionar a garantia. Eu entrei em contato com o suporte por e-mail, junto a eles, fizemos inúmeros testes mas nada resolveu. Então ele me indicaram acionar a garantia. Então fiz, eles já receberam e constataram que o processador estava com problemas. Estou esperando chegar o que eles mandaram. Qualquer coisa informo aqui! SE PUDEREM, ENTREM EM CONTATO COM ELES. POIS FALARAM SOBRE O MEU CASO SER ISOLADO!! O que claramente não é!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, David Armstrong disse:

Então galera. Recomendo acionar a garantia. Eu entrei em contato com o suporte por e-mail, junto a eles, fizemos inúmeros testes mas nada resolveu. Então ele me indicaram acionar a garantia. Então fiz, eles já receberam e constataram que o processador estava com problemas. Estou esperando chegar o que eles mandaram. Qualquer coisa informo aqui! SE PUDEREM, ENTREM EM CONTATO COM ELES. POIS FALARAM SOBRE O MEU CASO SER ISOLADO!! O que claramente não é!!!!

Então eu pedi a garantia pelo site da amd, eles receberam a solicitação, mas até agora não mandaram nada sobre mandar pra eles, como você entrou em contato direto com suporte? eu só achei a comunidade deles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Otávio Rebelato disse:

Então eu pedi a garantia pelo site da amd, eles receberam a solicitação, mas até agora não mandaram nada sobre mandar pra eles, como você entrou em contato direto com suporte? eu só achei a comunidade deles

Faz quanto tempo que você solicitou a garantia? Foi por e-mail?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@David Armstrong Ja acionei o suporte da AMD, agora tô na fase dos testes. Uma enrolação enorme. Me pediram para testar a memória em cada um dos slots rodando (esqueci o nome do teste) por nove horas cada uma das vezes. Um trabalho da *****@Otávio Rebelato minha placa-mãe é a mesma que a sua.

Quando acionei o suporte eles disseram que pelas situações citadas e pelo fato do teste com o Prime95 ter travado a máquina, o problema realmente era com o processador. Mas só ficam mandando testes e mais testes, e isso já tem quase 1 mês.

Obs: percebi que o PC também congela quando assisto vídeos a 720p 60fps .. 720p normal não trava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...