Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

perda de desempenho repentinamente com i3 e gt1030


Posts recomendados

Olá a todos, boa tarde.
Recentemente percebi algo estranho com meu computador (i3 2130 e uma Gt 1030 GRDD5), estava acostumado a jogar jogos como Fortnite a 60fps (no low, em 1366 x 768), porém no dia que o jogo recebeu uma atualização nova eu percebi perda de desempenho notável no meu sistema, conhecidencia ou não, alguns dias antes eu havia mudado de cidade (e tive que transportar o computador comigo)

Eu acreditei que era algo da atualização do jogo e deixei de lado por um tempo, tanto que nunca mai nem mesmo entrei no jogo novamente. 
Porém hoje voltei a jogar um outro jogo que jogava antigamente, Paladins, que costumava jogar a +60fps (no high, em 1366 x 768) e eu percebi uma perda de desempenho absurda. O jogo (que é bem leve), caia muito da casa dos 60 mesmo após eu reduzir o padrão gráfico para o médio, foi quando realmente percebi que algo estava errado. 

Decidi olhar o que poderia estar errado em meu computador e agora ficam aqui as coisas que ja fiz : 
Obs : Eu moro no nordeste do brasil, bem no sertão cearense, aqui é quente pra caramba e eu não tenho ar condicionado no lugar onde o computador fica. 

Obs² : Estou usando o Windows 10 na sua versão mais atualizada

 

Abri o CrystalDiskInfo : Todos os discos saudáveis (São 2 hds, um de 1tb e outro de 500gb, os jogos estão todos no de 1tb) (ambos 7200RPM funcionando ok)

Rodei mais uma partida de paladins (no medium e no high) só que dessa vez com o MSI Afterburner monitorando tudo : 

  • Em ambas as qualidades gráficas, tive um desempenho parecido (quedas de fps)
  • O processador as vezes passava dos 90% de uso, e sua temperatura não excedeu em nenhum momento os 64°C
  • Percebi que a queda acontecia quando o processador aumentava o uso (e isso acontecia de repente, ia dos 87% pros 92% e ai o jogo dava uma leve travada) 
  • A placa de vídeo não excedeu os 60% de uso (muito menos do que isso quando rodei o jogo no low) e sua temperatura nem chegou perto dos 60°C
  • A memória da placa de video não excedeu 1gb de uso (e não ficou variando)
  • A memória RAM do computador excedeu por pouco 6 gigas de uso (8 gigas disponíveis, DDR3 1333mhz

 

Depois disso, decidi olhar as temperaturas no HWMonitor :  

  • Temperatura do processador, placa de video, HDS em idle OK
  • A tensão estava estranha, o +12V estava dando cerca de 8V e o +5V estava dando quase 6V
  • Temperatura da placa-mãe ok, exceto pelo sensor TMPIN1 que está batendo a casa dos 127°C (falarei mais sobre isso depois)

 

Também decidi checar os dados no sensor no Aida64 : 

  • Temperatura do processador alta em idle (68°C) e esse valor divergia dos dados do HWMonitor e do MSI Afterburner
  • tensão completamente normal (12 volts eram 12 volts, 5 volts eram 5 volts, etc..)
  • Temperatura do PCH alta (127°C que eu logo associei com a TMPIN1 do outro programa) 

 

Essa temperatura anormal desse sensor é um problema antigo desse Pc, e ao colocar a mão em qualquer parte do gabinete, ele aparenta estar normal (deveria estar mais quente se realmente algo lá dentro estivesse fritando tanto assim, creio eu)
É isso, eu não sei mais o que pode estar errado com o computador, então eu vim aqui pedir recomendações do que eu posso fazer para tentar descobrir o que está acontecendo.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...