Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Cesar de Freitas Henrique

Qual a diferença de Sinal Tx e Rx?

Posts recomendados

Boa noite meus amigos.

 

Seguinte: há alguns meses tenho notado que minha internet (Claro - Net de 120Mb) está muito instável, principalmente em jogos. Eu tenho variações de ping, perda de pacotes e outros problemas praticamente em todos os jogos que tento jogar.

 

Nas últimas semanas devido às quarentenas, está pior ainda, portanto resolvi agendar uma visita técnica para verificação.

 

O técnico mediu os níveis e me disse que o sinal Tx estava fora do normal, e que esse era o nível de sinal que o modem recebia. Ele observou que no meu cabeamento tem 5 conectores (ou splits, não sei o nome certo) e isso deve estar atrapalhando o sinal chegar até o modem.

 

Pois bem, eu posso ser leigo no assunto, mas sou técnico de informática, então resolvi dar uma pesquisada para entender melhor o meu problema.

 

Ai vem minha dúvida: no primeiro site que encontrei, veio assim:

  • Receive Power/Downstream Power Level = Rx. Seria, em tese, o sinal que o modem recebe.

  • Transmit Power/Upstream Power Level = Tx. Seria, em tese, o sinal que o modem envia.

 

O que faz perfeito sentido, se levarmos em conta o nome em inglês. Agora, se for isso mesmo, o técnico da Net está falando besteira? Porque vocês podem ver no meu print que o sinal que está fora do normal é o Tx, que seria o de transmissão, correto?

 

O técnico me disse que não poderia fazer nada enquanto não arrumasse o cabeamento, e me deu 2 opções:

  1. Fazer um furo no andar superior para trazer o cabo diretamente do poste, eliminando as conexões;
  2. Ligar o modem da net no andar inferior e puxar um cabo de rede até o segundo andar.

 

Eu medi os sinais no ponto de baixo e, acredite, está ainda pior. Ai fiquei completamente confuso em relação ao Tx e Rx.

 

E por fim, última dúvida: é obrigação da NET ver isso, não? Se eu solicitar uma visita técnica reforçando que o sinal está ruim e pedindo para eles refazerem completamente a infra, eles tem obrigação de atender? Do jeito que o técnico falou, parecia até obrigação minha resolver o problema...

 

Desculpem o tópico longo.

 

Obrigado.

 

 

unknown.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

5 conectores no cabeamento, com certeza isso influencia e muito no sinal e realmente procede

Normal é apenas um central ou no máximo dois, o segundo ligado ao principal

Esse sinal TX deve ser de no máximo 51

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@roblox_gamer Obrigado pela resposta.

Sim, eu concordo que qualquer conector no meio vai ocasionar perda.

 

Mas por exemplo, ligando em um ponto onde tinha somente 1 conector, o sinal Rx fica ruim. E ligando no que ele sugeriu, que fica no andar inferior e no caso teriam 2 conectores, o Tx vai para 56, fica pior ainda.

 

O que pode indicar também problema nos cabos, imagino eu.

 

Estou pensando em ligar na Net e solicitar que repassem todos os cabos para tentar resolver o problema. E dessa vez deixar com menos emendas no meio do caminho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Se vai pagar bem carinho para repassar todo cabeamento desde o poste e pelo interior da residência

Antes de tudo, o técnico têm obrigação de ir no poste onde está plugado o seu cabo e ir medir lá e não através de aplicativo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso questionei se, em tese, a obrigação não é deles de ver o cabeamento. Porque se o sinal não chega legal no modem, ele que tem que arrumar.

 

Acho que vão cobrar apenas a visita técnica, que seria R$90,00. Além do mais no contrato tem direito a 1 visita técnica grátis por mês. Vou procurar me informar e, se possível, vou pedir sim para eles repassarem tudo. Até porque o cabeamento é bem antigo e vamos combinar que não pagamos barato pela assinatura, né...

 

Mas sim, ele mediu no poste, acho, e constatou que o problema era do poste para dentro. Eu digo acho porque no início da visita técnica eu não pude acompanhar, quem acompanhou foi minha irmã.

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!