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Problemas com HD Sata que não está sendo reconhecido normalmente


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Hoje durante o dia, percebi que a partição de um dos HDs sumiu. Quando reiniciei o computador, teve momentos que não reconheceu nem na BIOS. Depois passou a reconhecer novamente, mas o Windows não reconhece de forma correta e nem aparece mais a partição dele. Agora está aparecendo da seguinte forma:

Estou com medo de fazer qualquer coisa e perder a chance de recuperar os dados de vez, tem muita coisa importante nesse HD.

 

ddnb1zO.jpg

 

lJot2Jb.jpg

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Já tentou formatar pelo diskpart? Usou programas de terceiros pra tentar recuperar?

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

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Em 06/04/2020 às 12:38, mick 07 disse:

Já tentou formatar pelo diskpart? Usou programas de terceiros pra tentar recuperar?

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

No passo 3 deu ok, aí abri pelo HD Tune e apareceu assim:

 

87Iawub.jpg

 

O HD agora tá fora do computador, vou deixar ele desligado até chegar a placa lógica que meu amigo vai me mandar, de um modelo igual.

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  • Membro VIP
29 minutos atrás, MarcosFreitasSP disse:

@Danilo Souza tente trocar a placa apenas ser tiver backup dos arquivos.

Essa operação é condenada por especialistas de storage e pode corromper os dados do disco mesmo se a controladora for idêntica.

 

 

Parece que o meu caso não é tão simples. Estão discutindo o mesmo problema neste tópico aqui:

 

https://forum.hddguru.com/viewtopic.php?f=1&t=35867

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  • Membro VIP
50 minutos atrás, MarcosFreitasSP disse:

Para não arriscar perder os dados, seria mais prudente fazer contato com laboratório especializado aqui do Brasil do que mandar para essas empresas estrangeiras.

 

Ah não, não pretendo mandar pra nenhum gringo. Quanto será que cobram para recuperação desses dados em média?

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@Danilo Souza a única vez que tive contato com esse serviço foi para recuperar dados críticos de um servidor de trabalho. 

 

As poucas empresas sérias que atuam no Brasil vão exigir que você leve o hd para análise antes de fornecer orçamento.

 

Tem certeza que não existe qualquer cópia de segurança em algum cloud (Dropbox, Google drive , etc) ? As vezes você nem sabe que tinha um serviço desses rodando no pc.

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  • Membro VIP
5 minutos atrás, MarcosFreitasSP disse:

@Danilo Souza a única vez que tive contato com esse serviço foi para recuperar dados críticos de um servidor de trabalho. 

 

As poucas empresas sérias que atuam no Brasil vão exigir que você leve o hd para análise antes de fornecer orçamento.

 

Tem certeza que não existe qualquer cópia de segurança em algum cloud (Dropbox, Google drive , etc) ? As vezes você nem sabe que tinha um serviço desses rodando no pc.

 

Tenho certeza que não. Era um HD de 2TB com muitos dados importantes, fora fotos de pelo menos 20 anos pra cá.

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