Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais as melhores marcas de SSDs chineses?


Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Fala, galera. Então, tenho um SSD de 120 gigas da SanDisk, mas estou querendo um com maior espaço de armazenamento. Estava olhando no Aliexpress e tem muitos SSDs com um bom preço. As marcas que mais se destacam, nos quesitos preço, mais vendidos e melhores classificações são a KingDian e KingSpec. Tem quem fala que elas são boas, mas durabilidade pouca, já outros falam que é balela essa história de pouca durabilidade. 

 

Apesar de saber que nesses casos vale muito da sorte, queria saber de vocês se são realmente confiáveis. Se quem tem realmente aprova a durabilidade e a sua velocidade. Pelo que vi nos comentários do Ali, são produtos de qualidade. Quero saber de vocês. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Matheus Nogueira da Silva Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega vamos lá, primeiramente, SSDs da linha Sandisk Plus são péssimos.... e boa parte dos SSDs chineses podem até ser piores(não todos), mas em si não compensa investir em SSDs chineses, pois são de baixo custo, ou seja usam geralmente controladores simples e provavelmente DRAM-LESS, sem falar que os de baixa capacidade devem ter apenas 1 chip NAND, isso acaba prejudicando ainda mais a performance dos SSDs.

 

Eu fiz uma análise breve de diversas marcas, e alguns eu até vi que possuem DRAM Cache e não são totalmente lixos, isso se forem encontrados pelo preço certo.

 

Veja esta tabela de SSDs que eu fiz, há mais de 1.100 SSDs e diversas marcas chinesas:

Tabela de comparação de SSDs Rev 1.0 (28-03-2020) - por Gabriel Ferraz / GabrielLP14

 

Nesta tabela você pode comparar SSD um ao lado do outro. Uma dica, veja se o SSD possui DRAM Cache e SLC Cache, e se possível tem bons resultados de performance aleatória(não as sequências).

 

PS: Marcas chinesas que recomendo que NÃO COMPRE, Kingspec, principalmente os SATA III 2.5", eles conseguem ser pior que os sandisk Plus, LV Cards, goldenfir, Kingchuxing.

 

Um dos poucos modelos que vi que aparentemente são decentes e possuem uma boa capacidade de DRAM Cache e SLC Cache são os Kingdian SATA III 2.5" S280 e S370. Os S400 são DRAM-LESS portanto não valem a pena.

  • Curtir 7
  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14Obrigado, cara. Então, estou vendo vários vídeos no YouTube que mostra que essas duas marcas que te falei são boas, mas vou dá uma analisada na sua tabela, olhar o modelo certinho. Tipo, eles são baratos, mas não de graça. Tipo, o de 512 gigas da KingSpec ta 365 reais, e o KingDian tá 350 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nogue1ras Bom, se esses "youtubers" tiverem feito uma análise detalhada do SSD é uma coisa, um testezinho meia boca no Crystal Mark é outra, procure review onde foi aberto o SSD, mostrou-se o controlador, número de NANDs, testes realísticos....

E foi o que falei, não recomendo os kinspec SATA... se quiser comprar compre por sua compra e risco, mas veja isto antes:

 

 

Entenda que tudo que é barato demais, há uma razão, e nesses casos geralmente são componentes de menor qualidade, e investir muito pouco em algo que vai armazenar algo imprescindível (seus dados) é um tiro no pé.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Realmente, acabei de ver esse vídeo aqui. Assim, eu sempre armazeno o meus arquivos em nuvens, mas to afim de algo mais confiável mesmo. Estou pensando nesse da KingDian. Vou pesquisar bem. Se eu encontrar umas preços legais, compro de uma marcar melhor por aqui mesmo. Já vi falar que a Corsair é boa, A Adata parece ter boas referências. De qualquer forma vou pesquisar bem. Valeu amigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nogue1ras A sim, corsair é bom, ADATA também, mas ouvi dizer que o RMA da ADATA é meio ruim, tente ver SSDs como o Crucial BX500, porém ele é DRAM-LESS, caso queira um SSD c/ DRAM Cache aqui no Brasil veja um MX500.

 

Para ver testes realísticos de SSDs, procure por testes de leitura 4K e gravação 4K.

Caso precise a planilha que eu fiz está ai, caso tenha qualquer dúvida colega é só falar.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 06/04/2020 às 21:32, GabrielLP14 disse:

@Matheus Nogueira da Silva Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega vamos lá, primeiramente, SSDs da linha Sandisk Plus são péssimos.... e boa parte dos SSDs chineses podem até ser piores(não todos), mas em si não compensa investir em SSDs chineses, pois são de baixo custo, ou seja usam geralmente controladores simples e provavelmente DRAM-LESS, sem falar que os de baixa capacidade devem ter apenas 1 chip NAND, isso acaba prejudicando ainda mais a performance dos SSDs.

 

Eu fiz uma análise breve de diversas marcas, e alguns eu até vi que possuem DRAM Cache e não são totalmente lixos, isso se forem encontrados pelo preço certo.

 

Veja esta tabela de SSDs que eu fiz, há mais de 1.100 SSDs e diversas marcas chinesas:

Tabela de comparação de SSDs Rev 1.0 (28-03-2020) - por Gabriel Ferraz / GabrielLP14

 

Nesta tabela você pode comparar SSD um ao lado do outro. Uma dica, veja se o SSD possui DRAM Cache e SLC Cache, e se possível tem bons resultados de performance aleatória(não as sequências).

 

PS: Marcas chinesas que recomendo que NÃO COMPRE, Kingspec, principalmente os SATA III 2.5", eles conseguem ser pior que os sandisk Plus, LV Cards, goldenfir, Kingchuxing.

 

Um dos poucos modelos que vi que aparentemente são decentes e possuem uma boa capacidade de DRAM Cache e SLC Cache são os Kingdian SATA III 2.5" S280 e S370. Os S400 são DRAM-LESS portanto não valem a pena.

eu comprei um goldenfir e durou poucos meses, acho q vou comprar esse kingdian ai. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Minha experiencia com SSD Chinês. Meu Gondenfir de 240gb morreu ontem apos 1,5 anos de uso (mais ou menos). O estrago só não foi maior pois tinha feito backup a pouco tempo (perdi apenas alguns arquivos mais recente e outro que escaparam do backup). Em comparação, tenho um SSD Kingston de 120gb com mais de 8 anos está firme e forte. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Os SSD da marca Sandisk Plus são ruins porque possuem velocidade de gravação mais baixa que os concorrentes(BX500, A400, WD green, etc)? Ou alem disso ele tambem possui uma baixa durabilidade como os chineses?

 

Obs: procurei no google informações sobre morte prematura Sandisk 480Gb, mas só vi algumas coisas falando sobre o A400 da Kingston (satafirm s11)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Velocidade de leitura e escrita sequência SÃO IRRELEVANTES no uso diário do computador, o que influência são diversos fatores, como por exemplo, o controlador do SSD, o firmware do controlador, a quantidade de NANDs Flashs em si no SSD, se ele possui DRAM Cache ou não, o volume do SLC Cache, entre outros.

 

O problema dos A400 e Sandisk plus é que suas velocidades degradam rapidamente com um breve uso do SSD, ao se utilizá-lo de uma maneira mais exigente, digamos uma cópia de arquivo por exemplo, suas taxas de velocidade despencam....

 

Os SSDs Chineses são parecidos com esses SSDs, porém alguns são sim melhores que esses A400 / Sandisk Plus.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Sim, isso eu ja percebi. Quando faço alguma cópia de arquivo grande, depois de alguns poucos Gb a velocidade de gravação caiu MUITO! Isso acontece provavelmente devido ao baixo cache de slc...

 

Mas como o meu objetivo com ele era apenas ganhar agilidade no windows, para isso ele esta me servindo bem pois a velocidade de leitura não depende de cache. O computador liga em menos de 20 segundos, a tela de loading do windows dura 4 segundos! Com o meu antigo HDD o windows levava mais de 1 minuto pra ligar!

Esse SSD eu comprei há 2 anos, lembro que consegui ele bem barato, acho que paguei 320 reais. Por isso que acabei escolhendo ele na epoca, até então nao tinha lido reviews criticando essa velocidade de gravação ruim comparado com os outros SSD de entrada.

 

Há 6 meses comprei um Samsung EVO 860 500Gb para colocar no computador que uso no trabalho, fiz questão de comprar um bom SSD porque lá no trabalho preciso ter algo com segurança. Mas antes de instalar lá eu quis instalar ele no meu computador de casa pra poder comparar com o Sandisk. Instalei o windows 10 nele e verifiquei que o tempo de boot e a tela de loading do windows levam praticamente o mesmo tempo! Ou seja, para o uso do computador no dia a dia não faz diferença nenhuma. Já para copiar arquivos grandes e backups, aí faz muita diferença pois o samsung consegue manter a velocidade de gravação alta devido a memória dram LPDDR4 que não existe no Sandisk.

 

Mas eu tenho receio de que esse Sandisk G26 venha a sofrer morte prematura, assim como acontece com esses chineses e o Kingston A400. Foi mais por isso que te perguntei, pois ainda não vi muitas reclamações sobre o Sandisk referentes a esse problema...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2020 às 15:14, gutopereira disse:

Sim, isso eu ja percebi. Quando faço alguma cópia de arquivo grande, depois de alguns poucos Gb a velocidade de gravação caiu MUITO! Isso acontece provavelmente devido ao baixo cache de slc...

Sim exato, isto é um horror, e de verdade eu nem creio que os A400 possuam SLC Cache cara....

 

Em 07/06/2020 às 15:14, gutopereira disse:

Já para copiar arquivos grandes e backups, aí faz muita diferença pois o samsung consegue manter a velocidade de gravação alta devido a memória dram LPDDR4 que não existe no Sandisk.

A vantagem de ter DRAM também é que em cenários onde a utilização do SSD é mais demandada você sente uma responsividade maior também, e isso no próprio dia a dia você sente isso... com um Samsung em relação a um A400 você sente na pele a responsividade, pelo menos em todos que teste eu senti, já comparei Sandisk Plus vs Samsung vs A400 vs MX500 vs BX500 e os samsung tem uma responsividade maior, pelo que senti em relação à estes DRAM-LESS.

 

Em 07/06/2020 às 15:14, gutopereira disse:

Mas eu tenho receio de que esse Sandisk G26 venha a sofrer morte prematura, assim como acontece com esses chineses e o Kingston A400. Foi mais por isso que te perguntei, pois ainda não vi muitas reclamações sobre o Sandisk referentes a esse problema...

Única Sandisk que eu arriscaria pegar seria o Ultra

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
3 horas atrás, DavidCameron disse:

@GabrielLP14 esses da Crucial possuem DRAM? Sabe qual a garantia deles?

O MX500 possui dram, e o BX500 não possui...

A durabilidade de ambos acredito ser a mesma, o que muda é que ao copiar arquivos muito grandes (por exemplo 10 ou 20Gb), o SSD com dram vai conseguir manter uma alta taxa de gravação, já o SSD dram-less depois de 5-10Gb a velocidade cai bastante.

 

Os SSD WD Green são dram-less e os WD blue possuem dram...

Todos os Samsung possuem dram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DavidCameron MX500 sim, o BX500 é DRAM-Less

@gutopereira Na verdade não é bem assim, não é necessariamente a DRAM que causa isso, nestes cenários ter ela não influenciaria em muita coisa, o que causa isso é o volume de pSLC Cache que o SSD aloca de forma estática ou dinâmica.

19 horas atrás, gutopereira disse:

O MX500 possui dram, e o BX500 não possui...

A durabilidade de ambos acredito ser a mesma, o que muda é que ao copiar arquivos muito grandes (por exemplo 10 ou 20Gb), o SSD com dram vai conseguir manter uma alta taxa de gravação, já o SSD dram-less depois de 5-10Gb a velocidade cai bastante.

 

Os SSD WD Green são dram-less e os WD blue possuem dram...

Todos os Samsung possuem dram.

Samsung agora lançou um NVMe DRAM-Less com HMB entretanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um SSD chinês e bom foi o TCSUNBOW X3 de 240GB, ele era barato e tinha DRAM.

 

Mas agora parece que eles vendem o mesmo modelo DRAM Less.

 

Eu acho que para o usuário comum, pouca diferença faz ser com DRAM ou DRAM Less, porque o acesso mais rápido já compensa. Agora a experiência com os Kingston DRAM Less foi péssima, peguei um de 480 e outro de 960 que depois de 2 semanas algumas gravações eram mais lentas que o HD, a leitura boa mas a gravação ruim. Felizmente a loja entendeu como defeito e não tinha para troca e devolveu os valores.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...