Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como substituir corretamente esse Mosfet?


DkiFH

Posts recomendados

Boa Noite, sou ainda bastante iniciante no mundo da eletrônica mas já montei alguns projetos simples como pedais e pequenos amplificadores... agora queria montar algo como esse booster que encontrei no site da tonepad:

 image.png.75ded75b8e1e1573fdf4ab252103d762.png

No caso vou retirar o millennium bypass porque vou montar usando uma chave 3pdt.

Mas meu problema é que nunca montei nada utilizando mosfet antes e não entendo muito bem o funcionamento deles. 

Como não tem eletrônica aberta aqui na cidade por causa da quarentena, queria saber se posso substituir esse bs 170 por um bff2n60 (que tirei de algum equipamento dos que desmonto para praticar e reaproveitar peças... acho que era uma fonte chaveada, mas não tenho certeza pois faz tempo que ele está guardado aqui).

 

As informações que encontrei nos datasheets dos dois componentes são:

 

bs170: 

image.png.d06e969084c5f7d6e9f52a6c3dbd8e12.png 

 

bff2n60

image.png.23c0aeaee7f1f9017d52c7afc7657840.png

 

Sei que são bem diferentes, mas já pensando em futuras gambiarras e pequenos projetos, gostaria de saber quais parâmetros devo levar em conta na hora de comparar dois mosfets para substituí-los... 

Ex: Quais parâmetros podem ser maiores ou menores que o original do projeto? o que não pode ser diferente entre eles? 

Porque assim, caso eu encontre mais algum mosfet nas placas que guardo para retirar peças, poderei comparar por conta própria... 

 

Desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então apenas como teste não tem perigo de estragar o mosfet ou botar fogo em alguma coisa não né? kkkkkkk 

O meu objetivo para falar a verdade é só ter uma noção de como isso vai soar... já montei um outro com transistor e um com opamp... particularmente até agora o de opamp me agradou mais... talvez pelo projeto ou pelos componentes utilizados... mas queria mesmo saber como esse aí vai soar...  

 

Acha que essa diferença de 0,5R na resistência teria algum problema? 

 

Muito obrigado por estar me ajudando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DkiFH uma coisa não tem nada a ver com a outra... 

O que pede no circuito é um MPF102, ele é um JFET. 

O BS170 é um D-MOS FET de baixa potência. 

E o 2N60 é um MOSFET de alta potência. 

 

A linha JFET tem funcionamento diferente da MOSFET uma não substitui a outra. 

 

Um substituto para o MPF102 é o BF245. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DkiFH disse:

Então apenas como teste não tem perigo de estragar o mosfet ou botar fogo em alguma coisa não né?

Não, me referi a possíveis substituição de mosfets o principal que deve observar é a tensão e corrente. 

Porém como eu disse esses dois que você postou aí são bem diferentes, não da pra substituir um pelo outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 O MPF102 (Q2) não vai ser usado, pois faz parte do circuito do bypass... O bs170 é o que está marcado como Q1 na lista de materiais. 

 

@lucas35 Entendi então. 

 

@xyko-2020 Nesse site que você passou mostra muitos transistores diferentes como equivalentes ao bs170... inclusive um 2n60k... agora fiquei confuso se vai dar ou não pra substituir... kkkkkk

 

Na verdade acho que vou tentar testar com o 2n60 para ver o resultado... pode dar algo errado tipo pegar fogo ou queimar o amp onde ele vai ser ligado?

Porque se for só o risco de não funcionar, vou montar ainda hoje na protoboard...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DkiFH disse:

Na verdade acho que vou tentar testar com o 2n60 para ver o resultado... pode dar algo errado tipo pegar fogo ou queimar o amp onde ele vai ser ligado?

Não vai pegar fogo... Nem queimar nada... 

Se não funcionar vai sair um som baixo, chiando ou talvez não saia nada mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...