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4 códigos de erro diferentes em um mesmo dia.


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Minha namorada ganhou um computador já informada que ele dava problema, mas como cavalo dado não se olha os dentes, falei pra ela pegar que eu tentaria resolver.

É um Core 2 Quad Q8300 em uma Gygabyte 965P-DS3, com 4 pentes idênticos de 2GB DDR2 800mhz.

A princípio deu a mensagem MEMORY MANAGEMENT e corrompeu os arquivos do windows de modo que não dava pra iniciar e o ponto de restauração que eu criei também sumiu. Por ter dado pau nos arquivos, comprei outro HD. Também instalei um Blizzard T2 da CM por já ter sofrido com tela azul aleatoria por conta de aquecimento. Reinstalei e passei o memtest86, que não apontou nada. o checkdisk também passou tranquilo.  Tudo instalado e eu fui passar uma tarde usando, e foi onde vi uma coisa que eu nunca tinha visto antes: 4 telas azuis com 4 mensagens diferentes em um mesmo dia.

Os dois primeiros foram ao fazer logon. A terceira e quarta foram parecidas, ligou e ficou um bom tempo normal até que aleatoriamente durante o uso aconteceu.

As mensagens em ordem cronológica são:

  1. IRQL NOT LESS OR EQUAL
  2. PAGE FAULT IN NONPAGED AREA
  3. SYSTEM SERVICE EXCEPTION
  4. MEMORY MANAGEMENT

 

Resta a RAM e a MB. Deixei 2 pentes e falei pra ela ficar usando pra ver se da o problema, na tentativa de por eliminação achar se algum está com defeito. Se for a MB vai complicar porque vai dar pau em qualquer formação de pentes.

O que complica mais ainda é que as vezes ela usa 4 dias e não acontece nada. Então será um longo processo até achar o problema.

Por nunca ter visto algo assim antes resolvi vir aqui e pedir ajuda dos mais sábios porque realmente ta *****.
Desde já obrigado.

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  • Moderador

Boa tarde,

 

Faremos alguns testes

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

 

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

 

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

 

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

 

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado. 

 

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo). 

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

 

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma. 

 

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada. 

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  • Core 2 Quad Q8300, Gygabyte 965P-DS3, 4x KVR800D2N6/2G, GTS 250 1GB.
  • Windows 10 Home, original e atualizado pelo windows update.
  • O HD é totalmente novo, acabei de comprar.
  • Temperaturas normais, acabei de instalar um Blizzard T2 da CM. (AIDA64)
  • MemTest86 OK. Diagnostico de Memoria do Windows OK. Checkdisk OK.
  • Já troquei a placa de vídeo, antes tinha uma GT630, coloquei uma GTS 250, o problema continua.
  • MB não possui atualização de BIOS.
  • Instalei o WinDbg para gerar relatórios futuros.

 

adicionado 4 minutos depois

Fazendo testes de stress com o AIDA64, ele da falha de hardware com a CPU e com a memória, mas com o HD não.

cpu.jpeg

hd.jpeg

memoria.jpeg

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  • Membro VIP

Perdoe se algumas perguntas já tenham sido respondidas anteriormente, mas assim fica mais fácil de acompanhar. Abraços.

 

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

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